Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

wreges

Ajuda um iniciante com muitas dúvidas

Recommended Posts

Postado em

Pessoal ,

Meu nome é Wagner, e estou com muitas dúvidas em relação ao som que estou tentando montar,e gostaria muito de poder contar com a ajuda dos caros para resolver algumas delas !

Bem o meu set hoje é o seguinte:

Player = Pioneer 80prs ( comprado de um usuario aqui do forum )

Amp = Fosgate 4.6

Kit 2 vias = Morel tempo 6

Sub = JL 10w3v3 4

Bom o que acontece é que,recentemente troquei o player,usava um kenwood excelon x494,pelo 80prs,diga-se de passagem,parece que troquei de amp,que som forte e defenido tem esse player.

Mas estou pensando em fazer um downgrade no kit e no sub,pois não penso em tratar as portas tão logo,pelo motivo de querer trocar de carro, ( o meu hoje é um prisma),porque trabalho com ele,e estou querendo trocar meio que logo !

Por esse motivo,penso que os Morel estão sendo sub utilizados,assim também como o JL, então pretendo fazer o seguinte:

Pegar um kit duas vias audiophonic,acho que o 6.2,e um sub de 8 polegadas,talvez um Questo, ou até mesmo usar um par de mid NAR 650 s3 que está sem uso em casa, e ir atrás de um tweeter razoável e fazer o corte pelo player,apesar de eu não saber como se faz isso,ainda não sei usar o 80prs rsrsr !!

Assim estou querendo fazer, pelo motivo de baixar o investimento no som do carro,mas montar algo ENXUTO e com Qualidade.

Pois confesso que a minha grande paixão é som residencial ( ainda vou conseguir montar um bom sistema ), mas enquanto isso não é possível,vou me contentado com o meu sonzinho automotivo mesmo !

Quanto ao Amp , sei que é o elo mais fraco do sistema, tenho em mente pegar um bom 3 canais,ou até mesmo um 5 canais,caso decida usar o kit bi amp,mas quero continuar usando somente UM amplificador ,para não ter que usar duas baterias e etc !

Então é isso ,se alguém me ajudar ,tipo o que você faria dentro dessas opções,ficarei muito grato,pois realmente não sei o que seria melhor hoje !

E aproveitando,como não posso abrir tópico nos classificados,se alguém tiver interesse nos Morel e no Sub ( este já está com caixa de 18 lts selada,em mdf de 20 mm),pode entrar em contato por mp ou no email:

wagner.reges@hotmail.com

ps: como trabalho o dia inteiro na rua,vou poder acompanhar o tópico somente à noite,mas já deixo aqui os meus sinceros agradecimentos para todos os que colaborarem !

Abs.

Postado em

Cara ne, terminei de ler seu tópico vc com fosgate e morel querendo baixar de nível só baixar o ganho dos amps man!

Assim qndo vc quiser colocar algo a mais no som vc já terá!

Se for um apaixo nado por som vai entender oque estou falando.

Postado em

Cara ne, terminei de ler seu tópico vc com fosgate e morel querendo baixar de nível só baixar o ganho dos amps man!

Entendo sim,uma boa música em um bom equip é de arrepiar ! Vlw

Postado em

Não entendi direito porque vc está querendo trocar....

Seu Set é um BOM set! Se bem acertado, ainda mais com o 80 prs, tem tudo pra ficar bem agradável!!

Então,é que como não pretendo gastar mais com tratamento nas portas,colunas para os tweeters,bateria extra,penso que como falei,o kit morel eo sub pode ficar sendo muito para o sistema,e já vi que prá tocar esses mid tem que ter um amp bem " parrudo" .

Postado em

Então,é que como não pretendo gastar mais com tratamento nas portas,colunas para os tweeters,bateria extra,penso que como falei,o kit morel eo sub pode ficar sendo muito para o sistema,e já vi que prá tocar esses mid tem que ter um amp bem " parrudo" .

Entendi.

Mas, não é porque vc quer fazer um downgrade, é que vai ficar melhor.

Se com os equips que vc ta usando não tá conseguindo extrair o que eles podem, não é com equips inferiores que vai conseguir.

Se vender, depois é complicado pra comprar tudo de novo.

Não precisa sair correndo pra fazer os tratamentos, faz devagar e de boa, tem uma tonelada de tópicos explicando como se fazer sozinho.

Minha opinião: Vc vai se arrepender!

Postado em (editado)

Na real, estou achando meio complicado conseguir arrancar tudo o que o Morel pode dar ! Pensei em pegar algo, também com qualidade, e que os mids fossem mais presentes usando esse mesmo amp !

Editado por wreges
Postado em

naõ seria mais facil vender o amp para pegar outro melhor entao? tratamento da pra fazer com 200 reais e um dia de sobra, alem do som, o ambiente do carro ficar melhor com o tratamento.

Postado em

Bom o que acontece é que,recentemente troquei o player,usava um kenwood excelon x494,pelo 80prs,diga-se de passagem,parece que troquei de amp,que som forte e defenido tem esse player.

Não é tão grande a diferença não velho, vai ver que quando você tinha o kenwood você tocava o som com a bateria em 12v e agora com o 80prs ta testando o som em 14v.

Postado em

Não é tão grande a diferença não velho, vai ver que quando você tinha o kenwood você tocava o som com a bateria em 12v e agora com o 80prs ta testando o som em 14v.

tem diferença pra caramba... ja tive ambos, o 80 prs tem mais peso nos graves e medios...

Postado em

Concordo com as opiniões do pessoal. Se fizer o downgrade vai reduzir o sistema como um todo. E não acho o 4.6 um gargalo tão grande assim, acho que baixar o nível do kit traria resultados ainda menos satisfatórios.

Se acha que com mais potencia o Morel desenvolveria melhor, pq não faz um teste ligando o kit em bridge?

Se gostar troca o amp por outro mais potente e com qualidade semelhante.

Mas se vc realmente tem essa idéia, poderia utilizar o kit German Maestro Alpha ou Helix Dark Blue, ambos bem cotados no fórum.

Abs

Postado em

Agradeço à todos pelas opinioes e dicas até aqui :legal: :legal: :legal: !

acho que vou seguir o conselho da maioria e ter um pouco mais de calma e ir ajeitando o sistema aos poucos . Já que comecei... vamos ver no que dá!

Postado em

O básico pra ter uma resposta decente dos mids é o tratamento das portas, pode por o que quiser lá não vai mudar tanto, mas se tratar, vai ter uma melhora significativa, e 3 a 4 rolos de 15cm de largura já são suficientes, menos de 150,00.

Postado em

Pessoal,

nesse fim semana troquei os mids da Morel pelos da Nar , mas mantive o cross eo tweeter Morel .

achei que limpou mais o som ,embora pareça que ficou pouca coisa mais baixo ,mas na minha pouca experiência,achei que ficou melhor., tanto que estou pensando em deixar os Nar e fazer os cortes pelo player !

Alguém já fez essa comparação prá opinar ?

Postado em

tem diferença pra caramba... ja tive ambos, o 80 prs tem mais peso nos graves e medios...

Velho revivendo isso eu acho o seguinte, se x pessoas dizem que o som do 80prs é mais forte nos graves e medios do que o kenwood, você tende quando compará-los achar isso, tipo assim tu já tem isso na cabeça, o pionner é melhor que o kenwood, não sei se você me entende mas eu acho que isso influência bastante, claro não quero falar que você está errado mas até onde eu percebi a diferença não é tão grande.

Postado em

Agradeço pelas dicas, de todos !

Acho que vou ficar com os mids da Nar e os tweeters do Morel,mas tenho dúvidas quanto ao crossover!

O que,na opinião de vocês seria melhor prá essa configuração, fazer os cortes pelo player,nesse caso terei que comprar um amp de 5 canais,ou comprar um cross da Nar ?

Postado em

Velho revivendo isso eu acho o seguinte, se x pessoas dizem que o som do 80prs é mais forte nos graves e medios do que o kenwood, você tende quando compará-los achar isso, tipo assim tu já tem isso na cabeça, o pionner é melhor que o kenwood, não sei se você me entende mas eu acho que isso influência bastante, claro não quero falar que você está errado mas até onde eu percebi a diferença não é tão grande.

Cara, eu fui um dos primeiros se nao o primeiro do forum a ter o 80 prs testado em um bom set... Entao eu nao tinha influencia de outros...

Abs

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...