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victorj

Qual Mega Capacitor Xing-Ling comprar?

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Chegou sim, Victor. Ainda não instalei. Estou querendo fazer up nos amplificadores, HU, sub, cabeamento (instalação em geral) e daí ia colocar o MC.. enfim, quase tudo vai ser novo.

 

Esperando a SD lançar esse novo modelo de 1000rms, HU 80PRS chegar no final de março, o Lucas lançar o PV SW1000 de 15"....... devo colocar o MC quando já tiver com tudo isso em mãos.

 

Até lá, vou tentar mudar algumas coisas na instalação pra ver o resultado nesse aspecto da alimentação da bb4500d... e nisso quero fazer o teste de carga máxima do alternador.

 

Abs

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blza, vai aproveitar fazer td de uma vez. Eh uma pena pois n vms ter a resposta de mudou algo ou nao com o MC . Abraços

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Até poderia fazer esse teste específico, Victor. Aliás, farei, no próximo sábado, só pra matar a dúvida. So preciso de um tutorial pra instalar o MC sem tomar choque ou colocar fogo no carro..

 

Em tempo, testei o alternador hoje colocando uma resistência de 2ohms no bb4500d e exigindo ao máximo. Resultado: alternador liberou, nesse teste, 160a pra todo o sistema (carro + som). Então, aprovado.. tudo certo com ele. Na bateria, tensão de 13,4v antes do teste e 13v na hora do teste, motor em 2k rpm (esposa acelerando, rs)..

 

O chato foi o fuse queimar.. esqueci que o fuse da bateria pro amplificador era de 100a.. ai não pude conferir a corrente que o amplificador estava consumindo sozinho..

 

Enfim.. vou colocar o MC pra retornar o resultado aqui.. se souberem de um tutorial seguro para carrega-lo e descarrega-lo, por favor, me avisem.

 

Abs

 

 

 

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Posso fazer o que esse cara fez?

 

Deixo tudo conectado lá atrás, apenas positivo da bateria desplugado e uso o resistor como ele fez?

 

Abs

Editado por guilhermebb

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Tenho um SSL 10F, vem 2 MC dentro. Quando ligo, o fusível do sistema de alimentação queima e o MC esquenta... Não consegui faze-lo funcionar.

 

 

 

Comprei no PY

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Guilherme, você pode testar o alternador com várias resistências em paralelo como eu lhe falei antes ou colocando uma resistência (na impedância mínima do amp) na saída do seu amplificador e fazer o teste. Mas este último teste é mais perigoso, pois o amp trabalha no limite e não pode ficar muito tempo (mais de uns 5 segundos) assim, pois pode queimar, e no caso do B.Buster é pior ainda pois não tem led clip e não dá pra saber quando já está saturado (distorcendo) e continua aumentando o volume, aí o amp pode queimar mais facilmente ainda.

 

Pra carregar um MC não tem erro, é só comprar um resistor entre 20 e 40 ohms 10W ou 15W e ligar em série no terminal positivo do MC e conectar a outra perna do resistor no terminal positivo da bateria. O terminal negativo do MC conecta normalmente na bateria. Depois disso basta esperar uns minutos, coisa de 3 a 8 minutos (depende do resistor e da capacidade do MC).

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vei, compra um pisca pisca de natal no 1,99

 

Ten uns novos de LED que muda de cor. Seus clientes vão enlouquecer com tanto brilho e efeitos de luz.

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Guilherme, você pode testar o alternador com várias resistências em paralelo como eu lhe falei antes ou colocando uma resistência (na impedância mínima do amp) na saída do seu amplificador e fazer o teste. Mas este último teste é mais perigoso, pois o amp trabalha no limite e não pode ficar muito tempo (mais de uns 5 segundos) assim, pois pode queimar, e no caso do B.Buster é pior ainda pois não tem led clip e não dá pra saber quando já está saturado (distorcendo) e continua aumentando o volume, aí o amp pode queimar mais facilmente ainda.

 

Pra carregar um MC não tem erro, é só comprar um resistor entre 20 e 40 ohms 10W ou 15W e ligar em série no terminal positivo do MC e conectar a outra perna do resistor no terminal positivo da bateria. O terminal negativo do MC conecta normalmente na bateria. Depois disso basta esperar uns minutos, coisa de 3 a 8 minutos (depende do resistor e da capacidade do MC).

 

Beleza, Lucas.. bem simples o procedimento do MC.

 

Quanto ao alternador, fiz o teste colocando a resistência no ampli. Coloquei 2 ohms mesmo, pois foi a que usei na regulagem do 308. Clip básico.. e tudo certo.. 160a foi o pico de fornecimento do alternador.

 

Nisso tudo me surgiu uma dúvida... por que vc manda um cabo do positivo do alternador e um do positivo da bateria pro barramento? Estava pensando em fazer igual.. pela lógica, parece que com isso temos uma tensão mais estável no ampli, é isso?

 

Pensei o seguinte:

 

Cabo da bateria pro ampli: ampli puxa da bateria, que puxa do alternador.

 

Cabo da bateria e do alternador pro ampli: ampli puxa dos 2, mantendo a tensão mais controlada.

 

Pergunto isso porque notei de novo uma tensão bem mais baixa no borne do ampli em comparação à tensão na bateria. Ampli em 10v e bateria em 13v.

 

Abs

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q eu saiba esse negocio de carregar o Mc antes é soh pra n dar faisca qnd for plugar o positivo. Tanto eh q meu instalador loco nao carregou coisa alguma soh vi ele plugando rapidao os cabos e disse: precisa carregar nada nao soh ligar aki kkkkkkkkkkkkk, ai eu ateh falei: se pega fogo no carro vc q vai paga msmo kkkkkkkk

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Beleza, Lucas.. bem simples o procedimento do MC.

 

Quanto ao alternador, fiz o teste colocando a resistência no ampli. Coloquei 2 ohms mesmo, pois foi a que usei na regulagem do 308. Clip básico.. e tudo certo.. 160a foi o pico de fornecimento do alternador.

 

Nisso tudo me surgiu uma dúvida... por que vc manda um cabo do positivo do alternador e um do positivo da bateria pro barramento? Estava pensando em fazer igual.. pela lógica, parece que com isso temos uma tensão mais estável no ampli, é isso?

 

Pensei o seguinte:

 

Cabo da bateria pro ampli: ampli puxa da bateria, que puxa do alternador.

 

Cabo da bateria e do alternador pro ampli: ampli puxa dos 2, mantendo a tensão mais controlada.

 

Pergunto isso porque notei de novo uma tensão bem mais baixa no borne do ampli em comparação à tensão na bateria. Ampli em 10v e bateria em 13v.

 

Abs

 

Guilherme, eu optei por dois cabos de 53mm² (um do alternador pro barramento e outro da bateria pro barramento) pra evitar o máximo possível de queda de tensão mesmo, pois como não uso bateria auxiliar e tenho praticamente 2kW de som, queria aproveitar o máximo possível do que eu tinha. Sem falar na maior estabilidade, como você disse. Além disso meus cabos passam do lado do motor (coisa de 5cm) então o cabo já esquentaria mais por causa do calor do motor, e com o cabo mais quente, tenho maior resistência e maior queda de tensão, e com dois cabos tentei dar uma minimizada nisso. Junto com o barramento, alternador de 150A e MC de "35F" consigo manter meu som o tempo todo acima de 13V (em qualquer ponto) mesmo no volume máximo (clip on rsrs), sem utilizar nenhuma bateria auxiliar. Vale a pena.

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Muito bom, Lucas. Era o que imaginei mesmo. Vou "copiar" isso.

 

Resta uma dúvida.. em tese, temos 2 opções:

 

1 - Unir os 2 cabos no cofre mesmo e passar só 1 pelo carro;

2 - Passa os 2 pelo carro e unir somente no PM;

 

Sei que o 2 é a melhor opção, mas será que haveria assim tanta diferença do método 1 pro 2? Acho que a perda não deve ser tão significante.

 

Estava pensando em usar de 34mm mesmo, um saindo do alternador, outro do + da bat e unir no cofre mesmo num distribuidor com fusível e daí mandar 1 de 34mm pelo carro.

 

Meu caso será sempre 700 a 800rms pro sub (vou usar só 1 PV 15" 4ohms) + a alimentação de 1 kit 2 vias. Bem menos que o seu.. Será que assim fica bom?

 

Abs

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Muito bom, Lucas. Era o que imaginei mesmo. Vou "copiar" isso.

 

Resta uma dúvida.. em tese, temos 2 opções:

 

1 - Unir os 2 cabos no cofre mesmo e passar só 1 pelo carro;

2 - Passa os 2 pelo carro e unir somente no PM;

 

Sei que o 2 é a melhor opção, mas será que haveria assim tanta diferença do método 1 pro 2? Acho que a perda não deve ser tão significante.

 

Estava pensando em usar de 34mm mesmo, um saindo do alternador, outro do + da bat e unir no cofre mesmo num distribuidor com fusível e daí mandar 1 de 34mm pelo carro.

 

Meu caso será sempre 700 a 800rms pro sub (vou usar só 1 PV 15" 4ohms) + a alimentação de 1 kit 2 vias. Bem menos que o seu.. Será que assim fica bom?

 

Abs

 

essa sua ideia nao faz sentido , pois se vc pensar bem o polo positivo da bateria ja ta servindo de ''distribuidor'' sendo q o cabo do alternador já vai pra lá e de lá vai soh um cabo pra malas.....ao meu ver seria a msm coisa q vc ta pensando no item 1, e do msmo jeito teria apenas 1 cabo passando no carro, e nao 2 como seria a idéia = do Lucas.

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Guilherme, eu optei por dois cabos de 53mm² (um do alternador pro barramento e outro da bateria pro barramento) pra evitar o máximo possível de queda de tensão mesmo, pois como não uso bateria auxiliar e tenho praticamente 2kW de som, queria aproveitar o máximo possível do que eu tinha. Sem falar na maior estabilidade, como você disse. Além disso meus cabos passam do lado do motor (coisa de 5cm) então o cabo já esquentaria mais por causa do calor do motor, e com o cabo mais quente, tenho maior resistência e maior queda de tensão, e com dois cabos tentei dar uma minimizada nisso. Junto com o barramento, alternador de 150A e MC de "35F" consigo manter meu som o tempo todo acima de 13V (em qualquer ponto) mesmo no volume máximo (clip on rsrs), sem utilizar nenhuma bateria auxiliar. Vale a pena.

Lucas tem como por uma foto de como está montado o distribuidor no porta malas?? pra gente saber como ficou, os cabos e ligaçoes.....abraços

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Victor, acho que faz sentido sim... vc ligar somente no positivo da bateria, tem que considerar que aquele cabo que vai do alternador pra bateria será responsável por suprir a bateria (carregá-la) e o som ao mesmo tempo. Se liga um específico do alternador indo direto pro som, há um reforço e, em tese, menor perda.. Por mais que o polo da bateria possa servir como distribuidor, acho que podemos afirmar que as características da bateria interferem nisso... tipo, há um delay, uma perda, sei lá... Se estamos falando de alternador, estamos falando de carro em funcionamento, então a fonte da brincadeira é ele, o alternador, com a bateria segurando os picos que extrapolam a capacidade do alternador. Por isso um cabo dedicado parece interessante. Unir no cofre, como quero, e unir no PM é a mesma coisa, salvo a perda (mínima, acredito) que ocorrerá no primeiro caso.

 

Isso é o que eu "imagino", rs....

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Pessoal, MC instalado dia 09/02. Só estou escrevendo agora porque estava testando...

 

MC audioart de 20F. Internamente, igual ao SSL, Booster, etc.. em relação a alguns vídeos do youtube, demorou muito pra carregar com uma lâmpada torpedo do carro, ou seja, deve ter lá seus 5 a 7F reais mesmo.

 

Bem.. feitos os testes, luzes internas continuam sofrendo. Ainda "piscam".. vou fazer nova medição da queda de tensão com multimetro.. so fiz uma pós MC e a queda ficava em 12,8v, ante 12,6v sem MC.

 

Não fez milagre e passou longe de resolver o problema, rs... admito que a fiação merece uma revisao, sobretudo o aterramento no parafuso do cinto. Mas... pelo visto, ou coloco uma maxpower de 118a no cofre ou terei que jogar uma na mala mesmo junto com a original.

 

Nessas horas eu não entendo que "milagre" o Lucas consegue com o carro dele, kkkkkkkkkkk...

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Guilherme, eu avisei que o MC não vai fazer as luzes pararem de "piscar" se o consumo for alto demais e que ele só segura picos bem rápidos. Te disse isso na segunda página desse tópico. rsrs

 

Olha, se a tensão está caindo de 14V para 11 ou 12V as luzes vão piscar de qualquer forma. Os MC só "seguram" picos bem rápidos de consumo. Sempre que o seu som consumir mais que o alternador consegue suprir a tensão irá cair e consequentemente as luzes vão piscar. Pois imagine se uma lâmpada está recebendo 14V de tensão e de repente a tensão que alimenta ela cai para 12V logicamente o brilho dela vai ficar mais fraco até a tensão voltar aos 14V, e é isso que acontece, ela pisca pois o brilho ficou mais fraco (tensão caiu) e rapidamente já volta ao normal (tensão subiu). Com uma bateria extra e um MC juntos você ameniza o problema, pois a tensão tende a cair menos e a frequências das piscadas irá diminuir. Mas de qualquer forma se o consumo ultrapassar o que seu alternador conseguir suprir as luzes irão piscar.

 

No meu carro as luzes também oscilam quando a tensão cai de 14V para 13V. Isso é normal.

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Hehe, verdade, Lucas.

 

A semana foi corrida, problemas de saúde na família, e não consegui fazer nenhum teste. Mas uma melhora, pelo menos, foi perceptível... a tensão no amplificador. Nao cai como caia antes.. e a queda de tensão reduziu.. falta só ver direitinho o quanto foi. Mas penso numa maxpower de 118a loguinho pra ajudar.

 

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Pessoal, tenho alguma dúvidas sobre uso de MEGACAPACITOR, tenho um som básico de 4200W de potência(3000 ligados em Graves de 1100 e 1200W ligados em Drives/Tweeter/Médios ) nessa condição precisa eu usar um Megacapacitor ?

Tenho uma bateria de 180Ah para som e mais a do carro60Ah, podem me ajudar.

Vejo muita fale em PY, Big3, o que significa esses? Sou novo em som automotivo, tenho mais não conheço muitos termos, siglas que são usadas.

Valeu e obrigado pela atenção

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

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VictorRJ deu certo a gambiarra?

 

"Colocarei um resistor entre a saída da fonte e o megacap, ligados no NF do relê. Assim eu ligando a fonte, o megacap entra no modo "carga" kkk

 

 

Um terminal do NA do rele vai na fonte, e o outro no Megacap

 

Os terminais 12v da bobina do rele vão ficar em paralelo no megacap, assim quando a tensão subir pra uns 9V, "aciona" o rele, que por sua vez liga o megacap diretamente na fonte."

 

Estou querendo montar uma... assim posso desligar o sistema todo quando viajo e o carro fica parado ... sem me preocupar em descarregar a bateria... e sem me preocupar em quando voltar a ligar o carro "explodir" o cabeamento ligado ao mega capacitor.

 

Pode dar um passo a passo com amperagem, etc ou desenho (isso se deu certo).

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VictorRJ deu certo a gambiarra?

 

"Colocarei um resistor entre a saída da fonte e o megacap, ligados no NF do relê. Assim eu ligando a fonte, o megacap entra no modo "carga" kkk

 

 

Um terminal do NA do rele vai na fonte, e o outro no Megacap

 

Os terminais 12v da bobina do rele vão ficar em paralelo no megacap, assim quando a tensão subir pra uns 9V, "aciona" o rele, que por sua vez liga o megacap diretamente na fonte."

 

Estou querendo montar uma... assim posso desligar o sistema todo quando viajo e o carro fica parado ... sem me preocupar em descarregar a bateria... e sem me preocupar em quando voltar a ligar o carro "explodir" o cabeamento ligado ao mega capacitor.

 

Pode dar um passo a passo com amperagem, etc ou desenho (isso se deu certo).

 

cara, pior q nem fiz isso pra testar kkkk

mas tem tudo pra dar certo. Se nao der, nao me responsabilizo :vts :vts

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VictorRJ engraçadinho né... "lá garantia soy jo, né"...

 

Se puder me envie um esquema do que deseja fazer.... vou tentar com relê comum, senão der certo partirei para um com "temporizador", ou seja, carrega via resistor(lampada), após "n" segundos liberar o relê. ("n" = tempo médio de carga com lampada).

 

O problema é achar um relê parrudo de que conta da amperagem que provavelmente seja bem alta em torno de 300ah nos picos de grave (bateria12v+MC+amplif.)

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PY - que eu saiba é "Paraguai".

 

BIG3 - consiste basicamente em sobrepor cabos de energia grossos e novos (mínimo 21mm), entre:

1º) alternador (+) x bateria (+);

2º) bateria (-) x chassis (-);

3º) chassis (-) x motor (-).

 

Teoricamente, para melhora do som a fiação deve ter bitola maior ou similar no Big3, ao que vai até o MC/amplificador.

 

Mais informações vide http://autoforum.com.br/topic/112311-tutorial-big-3-otimizando-o-terra-do-carro/

 

Porém não há como fazer milagres, portanto como já bem citou o LucasGYN se o som exceder a amperagem ou voltagem do alternador, as lampadas piscarão.

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