Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
ledzpg

Caixa Bandpass, vale a pena? Alguém pode ajudar a calcular?

Recommended Posts

Olá amigos, tudo bem?

Estou montando um novo set, e quero algo simples e eficiente.

Não quero matar metade da mala como fiz no Lancer, mas não quero que os graves morram na mala.

Eu usava esse sub no Lancer, com uma caixa selada de +-42L. O resultado era legal, mas não era nada extraordinário também. Posso estar louco, mas acho que ouço mais os graves no Gol da patroa com um keybass panther de 8" numa caixa minúscula do que lembro de sentir com esse Fosgate de 10" na mala do Lancer.

Enfim, se a caixa selada pura não era o melhor para projetar o grave para frente, acredito que a caixa dutada pura terá problemas para reproduzir bumbos duplos e batidas rápidas sem embolar.

Aí lembrei das caixas bandpass, e por que não testar?

Pergunto ao povo mais experiente:

- O ganho de SPL com uma caixa bandpass dá em relação a uma caixa selada vale a pena num carro sedan?

- O desempenho do alto falante fica bom? Ouço muito rock e heavy metal, não quero grave embolando...

- 4ª Ordem ou 6ª Ordem? Qual a diferença entre elas, na prática? (Indicam o grau de atenuação da caixa, OK, mas o que isso significa na prática? pasmafaute)

- Alguém pode me ajudar a desenvolver uma caixa específica para esse falante, baseado nos parâmetros dele?

Obrigado,

Luiz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz uma a vários anos com o programa winsid.

É uma bomber upgrade velho velho da bora azul, toca bem pra caramba usava num voyage 88.

Compartilhar este post

Link para o post

Velho o que posso te falar é o seguinte, só coloque band-pass se você gosta que o grave fique dentro do carro, caso contrário (goste apenas que "trema" o carro) não coloque.

A única coisa que eu sei de diferença da 4ª e 6ª ordem é que na colocação do subwoofer, uma é caixa selada e outra é dutada.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do grave para dentro do carro sim, o problema é que ele ficava preso na mala, não passava bem para a cabine.

Hoje no Lancer tenho dois NAR de 10" montados em caixa selada, virados direto para o banco traseiro, e assim o grave dentro do carro melhorou bastante hehehe.

Veja aí:

img20121208163758.th.jpg img20121208163747.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Com a band pass a comunicação do grave para dentro do carro fica excelente, já vi alguns carros sedã com esse tipo de caixa, considero uma boa opção para esse tipo de veiculo. No manual do seu sub de ter os parâmetros para esse tipo de caixa, um software para calculo de caixas resolve o seu problema

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto do grave para dentro do carro sim, o problema é que ele ficava preso na mala, não passava bem para a cabine.

Hoje no Lancer tenho dois NAR de 10" montados em caixa selada, virados direto para o banco traseiro, e assim o grave dentro do carro melhorou bastante hehehe.

Veja aí:

img20121208163758.th.jpg img20121208163747.th.jpg

Amigo, e como fica o som com o banco na posição original ?

Compartilhar este post

Link para o post

Com a band pass a comunicação do grave para dentro do carro fica excelente, já vi alguns carros sedã com esse tipo de caixa, considero uma boa opção para esse tipo de veiculo. No manual do seu sub de ter os parâmetros para esse tipo de caixa, um software para calculo de caixas resolve o seu problema

Legal, valeu a dica.

Sobre os programas, já tentei usar alguns mas sempre fico com o pé atrás se realmente vai ficar bom ou se vai dar algum problema. Bom mesmo seria a ajuda de alguém que está acostumado a fazer esse tipo de caixa. Na simulação é tudo muito bonito, mas na prática, quem sabe o que vai dar... pasmafaute

Assim (fora do assunto relacionado ao topico) mas se você tiver um pouco mais de dinheiro compra o JL Audio 10w0v3-4, que vale mais apena.

http://intl.jlaudio....r-drivers-92165

Eu já tenho o Fosgate, não pretendo comprar outro sub, pelo menos por enquanto. Já vou gastar um bocado com o kit duas vias e com o amp, agora não rola.

Amigo, e como fica o som com o banco na posição original ?

Fica ótimo, eu uso o carro com os bancos na posição certa, só rebati para poder tirar a foto. :P

Dá uma abafada, claro, mas fica muito bom. Se rebater os bancos e deixar aberto, preciso reduzir o nível do subwoofer no player, senão fica em excesso.

Em compensação, quem senta no banco traseiro leva uma massagem nas costas de graça... [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...