Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rapmaster666

Boss PHD5000D Queimando IRF1010

Recommended Posts

Amigos, devido a problemas de saude e financeiros tive que me afastar um pouco do som automivo, estou voltando agora e ja to começando mal kkkkkkkkkkkkkk

Tenho um modulo boss aqui, um Phanton PHD5000D, que por sinal toca bem pra carai, estava com o led do logotipo apagado, arrumei e montei, mas na montagem o fio posivo do led entrou em contato com a carcaça, gerando a queima de um IRF1010E (NUMERO "1" na foto), troquei por um 1010N, pois não encontrei o 1010E, ai liquei queimou outro IRF1010E la na outra ponta (NUMERO "2" na foto), o numero "3" na foto é o maldito fio do led.

O fio do led esta desligado, logo não é dele, então queria saber se alguem sabe o que poderia ser, estava pensando em trocar os "12" IRF1010E por "12" IRF1010N, será que resolve, ou pode ter mais algo errado?

desde já, muito obrigado a todos.

"]http://imageshack.us...s/13/p58w.jpg/]p58w.jpg Uploaded with ImageShack.us

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

iaew parça blz deve ter mais alguma coisa em curto vc vai ter que retirar todos os fets da fonte e medir com um multímetro 1 por um

e também faça o teste nos fets de saída tmb blz

Editado por Sidbass

Compartilhar este post

Link para o post

Valew Brow! Vou tentar isso ai antes, entao nao tem nada haver os que estao nele serem 1010E, e substituir os que estiverem ruins por 1010N.

Compartilhar este post

Link para o post

Velho não encontro esses 1010e em lugar nenhum, nem ebay tem, todo mundo só tem 1010n, se eu substituir todos 1010e por 1010n da certo???

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho que não pois olhei o datasheet de ambos e a tensão de trabalho do 1010e e cerca de 5v maior vc mediu a saida

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um lugar, que diz a lenda, receberá esses 1010e, vou fazer os testes, acho que até o FDS dou um retorno aqui pra vc.

VAleeewww Brow Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Brother testei todos os componentes que ficam presos na carcaça, todos is IRF1010E queimaram ou estao em curto, 2 Mosfets da saida estão em curto (B31N20D) e tem tbm um Regulador L79115CV que esta estranho, é barato vou troca-lo tbm, aparentemente não tem mais nada queimado, massssssss vai saber, existe mais alguma coisa para testar?

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

troca e testa pra ver mais teste os novos fets para ter certeza q estão bons e tome cuidado na hora de soldar para não deixar trilha nenhuma em curto flw

e procure vestígios de solda sobre outras trilhas pois na hora da remoção com sugador costuma ficar pedacinhos de estanho bem pequenos espalhados pela placa

Editado por Sidbass

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você deve ter montado errado, e deixou algo em curto. Meça com multímetro se há curtos entre a saída e carcaça, fonte e carcaça... tem que pesquisar bastante aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, você deve ter montado errado, e deixou algo em curto. Meça com multímetro se há curtos entre a saída e carcaça, fonte e carcaça... tem que pesquisar bastante aí.

provavelmente pode ter deixado algum fet sem a mica na hora da montagem

Compartilhar este post

Link para o post

Então Kleber e SidBass, Foi aquilo que falei, tava todo certinho até que resolvi arrumar o Maldito Led do nome "Phanton" ai Fu...., o fio passa colado na carcaça e o positivo do led acabou mordendo na carcaça, dando curto, vi que estorou um FET ai troquei ele, estorou outro, agora to seguindo as dicas de vcs, para qdo eu trocar tudo, isso não aconteça.

Bom os Fets Da Saida e alguns da Fonte Estavam mesmo em curto, amanha vou fazer o que vc falou Kleber para ver se mais algo ta em curto, aproveitar que esta sem nenhum FET, retirei até os Diodos da fonte para testar, além dos reguladores de Voltagem.

Só uma pequena duvida. Como testo um regulador de voltagem negativo -15V, pois o outro regulador é 15V positivo, apliquei 20V na entrada e deu 15V na saida, agora esse negativo não sei testar, no datashet dele a pinagem é 1-Terra, 2-Entrada, 3-Saida?

Compartilhar este post

Link para o post

a mesma coisa do do rt positivo mais vc vai aplicar -20v nele e tem q sai -15v e a pra fazer o teste vc precisa de uma fonte simétrica que possua +20v e -20v

e na hora q vc for montar tudo na carcaça verifique se todos os fets possuem aquele plastiquinho entre os fets e a carcaça

Editado por Sidbass

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, Boa Noite, não abandonei o topico não, estou esperando a chegada dos componentes, deve chegar amanha, Medi a entrada e saida dele em modo continuidade, fora da carcaça e não acusa curto (acho) esta dando entre 500 e 800 e vai aumentando continuamente passando de 1000 (não esperei pra ver até onde ia). Esta Normal ou pode ter algo errado ainda. Obs, esta sem os reguladores de voltagem, sem transistores e sem os diodos (Componentes que ficam fixados na carcaça)

Compartilhar este post

Link para o post

blz quando chegarem os componentes vc testa os mesmos antes de soldar novamente na placa

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Noite! Chegaram os componentes, testei e soldei, verifiquei as soldas, tudo ok!

Testei fora da carcaça, com uma fonte xingling de computador e ela desarmou só de encostar no positivo e negativo do modulo (sem o remote), antes eu fiz um teste de continuidade nas saida (deu 500 e subiu até 1400) e na entrada de força (deu um leve apito e foi subindo até 1600~2000). Depois testei Novamente e esta dando a mesma medida. Da pra confiar ligar na bateria ou ainda tem algo errado?

Caso esteja Ok, tem algum componente para eu ligar em serie com a fonte para ela não desarmar, tipo um diodo daqueles de 6A, pois acho que ela desarmou por causa dos capacitores vazios do modulo, deve dar um pico na amperagem e a fonte não aguenta (Acho eu)

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade, provavelmente a fonte desarmou por causa do pico de corrente durante a carga dos capacitores da entrada da fonte do módulo. Experimente conectar primeiro os cabos da fonte no módulo, e só depois ligar a fonte. Isto ajuda em alguns casos com o pico de corrente. Se for ligar na bateria, coloque alguma resistência em série, pode ser até mesmo uma lâmpada 12V; Ela limitará a corrente evitando que os mosfet novos que você instalou queimem caso haja algo de errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Diego, foi o que pensei, é que não me expressei bem ehehehe. Bom Tentei ligar dessa forma que vc falou e ela desarma também. Vou Ligar na bateria então, com uma lampada 12V, acho que tenho uma aqui de 10w.

Posso testar ele fora da carcaça?!?!

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, com 10W você limitará em menos de 1A; Liga fora sim, liga primeiro somente a alimentação, sem remote... A lâmpada deve acender e ir se apagando lentamente de acordo com a carga dos capacitores. Se não apagar, tem mais coisa errada aí... Caso apague, liga o remote e faz a medição de tensão nos capacitores que estão no secundário do trafo...

Compartilhar este post

Link para o post

Não Medi as tensões, pois esqueci o Multimetro em casa, mas apagou o led de proteção e o led verde de ok ficou aceso, acho que deu certo a bagaça heim!!!

Comprei umas micas novas e vou ali comprar uma pasta termica, pois a minha esta vencida.

A noite faço "O TESTE", vamos ver o que dá!

Compartilhar este post

Link para o post

blz sucesso no concerto do amp ai parça e eu tbm to com um probleminha aki tmb pra resolver

e um rs1200d que gera ruido a partir de um certo volume

Compartilhar este post

Link para o post

Não Medi as tensões, pois esqueci o Multimetro em casa, mas apagou o led de proteção e o led verde de ok ficou aceso, acho que deu certo a bagaça heim!!!

Comprei umas micas novas e vou ali comprar uma pasta termica, pois a minha esta vencida.

A noite faço "O TESTE", vamos ver o que dá!

Legal amigo, apenas não esqueça de, após tudo montado, medir continuidade entre todos os transístores e a carcaça do amp... Nada deve ficar em curto, senão queimará de novo. A princípio com as mica novas não deverá ter problemas, mas sempre é bom conferir. Vale também, depois de montado testar novamente com a lâmpada em série... Funcionando é só partir pro abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Legal amigo, apenas não esqueça de, após tudo montado, medir continuidade entre todos os transístores e a carcaça do amp... Nada deve ficar em curto, senão queimará de novo. A princípio com as mica novas não deverá ter problemas, mas sempre é bom conferir. Vale também, depois de montado testar novamente com a lâmpada em série... Funcionando é só partir pro abraço.

:+1 isso ai parça

e quando for testar com sinal de áudio se tiver tudo ok teste com o ganho no minimo e em baixo volume e deixe tocando por pelo menos de 20 a 30 min e durante o teste verifique se o amp vai aquecer acima do normal flw

Compartilhar este post

Link para o post

5kgp.jpg

Montei, testei, nada em curto, liguei tudo ok, tocou um pouco tudo ok, ai chegou a hora da verdade, eu tenho 2 modulos desse, pois na epoca eu comprei eles para fazer bridge "linkar" e ter uma saida de 2ohms, ja que meus subs fecham em 2ohms.

Fiz a ligação e tocou bem, ai qdo aumentei o volume ele não aguentou e entrou em proteção e agora qdo ligo ja fica em proteção, ja testei retirar os fios ligar novamente e nada, o outro ta ok, não aconteceu nada.

Fiz uma rapida verificação testando os mosfets na placa mesmo, só para ver se estavam em curto, e os 4 mosfets da saida, que estão circulados em vermelho estão estranhos, sendo que 1 esta com 2 terminais em curto e outro com o 3 terminais em curto, os outros 4 da ponta parecem estarem normais.

Qdo comprei os modulos, logo de cara na ligação "Linkados", um ja não aguentou, foi para assistencia e qdo voltou o outro que não aguentou, ai me revoltei, fui para o abraço e vi que o problema era nesses trafos (acho que são filtros de saida) refiz eles (os 2, dos 2 modulos) pois a tinta que os isolava do ferrite descascava com o calor, alem de que os fios nao aguentavam a temperatura e/ou entravam em contato com o nucleo ou partiam , ficou normal até q qdo fui ligar esse da foto, deu curto no fio do led como falei no inicio.

Nesse da foto um dos trafos (Seta Amarela) resolvi dar uma lixada no nucleo do ferrite (aumentar o buraco, ja que tinha tinta e como passei fita crepe para isolar, não passavam todas as voltas dos fios). Sera que foi por isso que queimou os mosfets de saida.

Editado por rapmaster666

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...