Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thales godoy

Como Montar um Sq de entrada.

Recommended Posts

Bom, quando resolvi migrar pro sq senti falta de um tópico assim, não conseguia comprender o "esqueleto" do sq, e tive que vasculhar vários tópicos pra encontrar. Existe um excelente na categoria Trio explicando o básico, e me espelhei nele para criar esse. Espero que ajude os iniciantes a ter noção de como se monta um Sq de entrada. O tópico será bem simples, apenas para dar um norte, não entrarei em nada complexo demais, deixando isso para buscas e upgrades futuros. Vamos lá!

Para entender o que é um SQ alguns conceitos devem ser entendidos antes:

PALCO SONORO:

Tradução literal e equivocada do termo "soundstage",

Corresponde à capacidade de um sistema de som em reproduzir corretamente a informação (registrada na gravação) sobre o tamanho, forma e características acústicas do local da gravação original e a disposição dos intérpretes (músicos) nele. Em suma, é o que faz a reprodução de uma gravação nos parecer real e "palpável".

EFEITO DE PALCO:

Recriação do Palco Sonoro dentro do carro

Definição: Sound Quality (SQ) - O objetivo único é a reprodução da música em alta fidelidade no interior do veículo. O sistema deve ser capaz de reproduzir a música com o máximo de dinâmica, detalhamento e linearidade, assim como o palco sonoro da gravação. O SQ é um sistema essencialmente de som interno.

Montagem: Para iniciar um sistema de SQ de entrada o sistema mais popular é composto de Unidade Principal (Player), Kit Duas Vias, Subwoofer e Amplificador. O kit duas vias será instalado na parte da frente do veículo, com o tweeter em parte mais alta, normalmente alocado na coluna, o que visa criar o efeito de palco sonoro e possibilitar a criação de uma "imagem", em que o ouvinte consiga distinguir de que direção soa cada instrumento, como se realmente houvesse um palco a sua frente. Evita-se a utilização de qualquer falante nas portas traseiras ou tampão, justamente para não atrapalhar esse efeito de palco. Mas se mesmo assim sentir necessidade utilize no máximo falantes coaxiais e o mais atenuados possível. Mas não se preocupe, um kit duas vias bem alimentado sonoriza satisfatoriamente o carro todo. O subwoofer normalmente irá na mala do veículo, e é responsável por reproduzir as frequências extremamente graves, as quais o kit não alcança satisfatoriamente. Não há problemas em deixar o sub na mala porque o ouvido humano não consegue localizar a origem de frequências muito graves.

Todos os falantes deverão ser ligados no módulo amplificador, para que recebam a potência necessária. Um ampli de 4 canais é o mais utilizado em sistemas simples. Posteriormente, se desejar mais rendimento do sistema, pode-se fazr o tratamento do veículo com mantas especiais, que visam dar rigidez e eliminar ruídos externos. O sq por ser essencialmente um sistema que busca qualidade sonora é extremamente agradável de se ouvir, porém também pode ter alto spl (vulgo "volume"), dependendo dos equipamentos utilizados.

Um esquema de um sistema de entrada se SQ:

Esquema_bi-amp%2Bsub.jpg

Player, sub, amp e kit. As marcas recomendadas pelos usuários do fórum estão nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=110805

E o glossário de termos, nesse:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=106772

Um grande abraço, e qualquer informação a acrescentar será muito bem vinda.

FONTES:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=106772

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=110805

http://somautomotivoecia.livreforum.com/t1-definicao-de-spl-trio-eletrico-e-sq

E mais um monte de tópicos de sistemas sq.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei o glossário aí nas fontes e nos relacionados, inclusive tirei coisas de lá pra fazer o post. O que senti falta quando iniciei foi de um tópico explicando o que comprar pra começar a brincadeira, agora tem :)

Compartilhar este post

Link para o post

Muito legal sua iniciativa.

Para iniciante, a coisa tem que ser desenhada mesmo.

Acho que instruí-los quanto aos cabos também é fundamental.

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico!

No começo do ano nem sabia o que era SQ, SPL, etc...fui lendo e lendo, perguntando, até que comecei a entender o conceito e com isso pude saber o que eu buscava no som do meu carro.

Então o tópico vai ajudar muita gente sim.

Vlw!

Compartilhar este post

Link para o post

Leio isso aqui quase todo dia e ainda não sei 10 % do que quero e preciso saber. Quanto mais "be-a-bá" para nós que somos inciantes melhor. Tenho uns projetos para facilitar as coisas para a galera da área iniciante, se encontrar outros aficcionados que queiram ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post

No meu blog, criei um post que ensinava a fazer um upgrade: http://sssom.wordpress.com/2010/11/17/como-fazer-um-upgrade/

Ele foi montado em cima do projeto do Gol da NAR Áudio, e ensina a sequência certa para melhorar o som do carro para quem não tem toda a grana e quer montar em etapas. A boa notícia é que os preços abaixaram...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...