Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
caravan88

duvida caixa p competir em spl

Recommended Posts

e ai pessoal tudo bem, participei de um campeonato da 101% com 3 pionner 309 ligados em uma stetsom 3k7, minha mediçao deu 141,1 minha caixa e para escutar subgrave ta com 180 litros 3 dutos de 4 polegadas por 40 de fundo desce muito mais fica ruim p competir.

bom o fato e que gostei da brincadeira e quero fazer uma caixa para competir so que agora com 2 pionner só, fiz uma pesquisa e cheguei a 59 hz a frequencia de meu carro um gol g3 2 portas, baixei o winisd e li o tutorial mas minha burrice nao deiou eu mexer no programa e nao consegui nada, queria saber se alguem tem uma dica p mim fazer esta caixa, nao vou usala no dia a dia vai ser so para competir, alguem pode me dar um help tenho pouco tempo p montar p o proximo campeonato se alguem puder ajudar agradeço

restante do set

player pionner 3050ub

modulo 3k7

2 bterias de 180

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, você poderia fazer ela com uns 130L brutos pros 3, com 3 dutos de 4" por 22cm, o que daria pico na faixa de 56~57hz, um ganho geral de uns 4db se comparado a essa sua caixa atual.

Agora pra competir vc tem que pensar em outras melhorias, verificar cabos ultilizados, posicionamento da caixa, reforços dentro da caixa, reforço da estrutura do carro, etc

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, você poderia fazer ela com uns 130L brutos pros 3, com 3 dutos de 4" por 22cm, o que daria pico na faixa de 56~57hz, um ganho geral de uns 4db se comparado a essa sua caixa atual.

Agora pra competir vc tem que pensar em outras melhorias, verificar cabos ultilizados, posicionamento da caixa, reforços dentro da caixa, reforço da estrutura do carro, etc

valew teixeira quero competir mas nada profissional, nao vo mexer na estrutura do carro, tenho planos de colocar manta e so, meu cabeamento e composto por cabo 50mm p 3k7 acho que ja ta de boa, o posicionamento da caixa irei ajustar depois que fabricala , a unica coisa que ao coloquei um descente ainda foi o cabo rca que to usando um bem vagabundo, ja fiz o big3 tb.

nao vou utilizar mais 3 subs vou diminuir p 2 subs so, mas mesmo assim posso utilizr esta caia que me recomenda-se entao? daria o que 45 p cada sub e 1 duto de 4 por 22? camara unica ou individual?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria uma litragem de no maximo 40- 45 litros para cada sub para o cone não sair voando no spl, e usaria um duto de pelo menos 6" para cada sub tbm...

Talvez partir para uma camera unica com os dutos em uma das laterais... a sintonia da caixa eu começaria nos 54hz, e iria subindo ela pouco a pouco vendo com uma potencia razoavel onde o sistema ressonou melhor, depois só acertar o duto...

qual a impedancia do amplificador? e qual configuração de bobinas dos subs?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu usaria uma litragem de no maximo 40- 45 litros para cada sub para o cone não sair voando no spl, e usaria um duto de pelo menos 6" para cada sub tbm...

Talvez partir para uma camera unica com os dutos em uma das laterais... a sintonia da caixa eu começaria nos 54hz, e iria subindo ela pouco a pouco vendo com uma potencia razoavel onde o sistema ressonou melhor, depois só acertar o duto...

qual a impedancia do amplificador? e qual configuração de bobinas dos subs?

uma 3k7 2 ohms os subs eram 3 2+2 desci os 3 p 1 e depois fiz uma serie entre os 3, agora o projeto vai ser so com 2 ligados a 2 ohms. entao uma caixa com 80 litros p os 2 com 2 dutos de 6 polegadas nao ficaria muito duto? desculpe a pergunta e que sou leigo nesta area e quanto de profundidade usaria nestes dutos? pelo o que li da uma melhorada no rendimento achando a ressonancia do carro em conjunto com a caixa isso confere? se sim com essa caixa que me passasse como ficaria os dutos p chegar pelo menos perto da frequencia do gol g3 2 portas.

muito obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Como dito pelo Robson, usar dutos de maior área é muito melhor que vários de menor área.

1 duto de 6" tem quase a mesma área de 2 dutos de 4". Muito duto é fundamental para o SPL, já utilizei junto com o spoleta 2 subs DD de 8" com 1 duto de 8" polegadas por 60 cm para eles e foi sucesso!!!!

Outra coisa, utilize ressonadores, tem alguns tópicos ai que falam sobre a construção deles, é fácil, faz com o próprio tudo que fizer o duto, esquente a ponta e coloque em algo com o formato desejado (talvez um cone de corneta).

Compartilhar este post

Link para o post

Como dito pelo Robson, usar dutos de maior área é muito melhor que vários de menor área.

1 duto de 6" tem quase a mesma área de 2 dutos de 4". Muito duto é fundamental para o SPL, já utilizei junto com o spoleta 2 subs DD de 8" com 1 duto de 8" polegadas por 60 cm para eles e foi sucesso!!!!

Outra coisa, utilize ressonadores, tem alguns tópicos ai que falam sobre a construção deles, é fácil, faz com o próprio tudo que fizer o duto, esquente a ponta e coloque em algo com o formato desejado (talvez um cone de corneta).

ua caixa com 80 litros e 2 dutos ressonadores que to pesquisando p fabricalo ficaria legal? qual a tamanho uso no duto? faço o ressonador nas 2 extremidades dentro e fora? outra pegunta uso eles virados p cima junto com os subs ou posiciono eles em outro lugar?

Compartilhar este post

Link para o post

e ai galera chegou o mdf p fabricar a caixa, pretendo começala quando tirar minhas duvidas sobre os dutos, 2 de 6 pol ficaria bom ou seria muit vazao? fico no aguardo para começar a cortar o madeiramento

Compartilhar este post

Link para o post

Cara pode fazer ela com 80 litros livres, tem que ver o quanto seus subs ocupam na caixa, ve se tem no manual isso;

a caixa voce pode fazer de duas maneiras, eu recomendaria fazer uma camara unica, pode ser retangular, com os subs virados pra cima, e os dutos voltandos para a lateral do lado de motorista, ou então voce pode fazer retangular com os dutos entre os dois subs...

os dutos devem ficar o ideal em cerca de 30 a 33 cm de comprimento cada um, pra economizar e até pq tem o tamanho que voce precisa, compraria 2 extensoes de 6" de tubo que tem pra vender da amanco e outras marcas, uma de 15 e outra de 20 cm de comprimimento, e ia reduzindo aos poucos e ver como toca com pouca potencia pra tentar regular de ouvido, se conseguir, ou se não já partia direto pros 32 cm e ia tocar... não esquecendo de fazer o resonador, com um soprador termico e um baixela de aluminio da de fazer facil facil...

cuidado na hora de regular o clip do amplificador, zera o ganho no modulo e sobe no player até começar a clipar, ai volta um clic antes do clip, ou então no primeiro clip leve, depois disso sim comece a mexer no ganho....

lembrando de usar a saida RCA normal, não a de sub, e deixar o player tudo em flat...

Compartilhar este post

Link para o post

valew robsom agora matasse o que eu queria saber, muito obrigado, vou começar agora a caixainda hoje psto fotos de como ta o andamento da coisa valew

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquece de deixar alguns (1 ou 2)litros a mais pra fazer os arredondamentos de alguns cantos ou outras coisas...

Ates mais...abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquece de deixar alguns (1 ou 2)litros a mais pra fazer os arredondamentos de alguns cantos ou outras coisas...

Ates mais...abs

e ai robson blz me diz uma coisa arredondo as 4 partes da caixa ou so a de baixo forçando o ar a sair pelos dutos? ate o fim da tarde a caixa vai esta pronta ai posto as fotos

Compartilhar este post

Link para o post

qual tipo de caixa voce fez? dutos entre os subs ou lateral?

Voce só precisa arredondar a parte debaixo principalmente... as demais ajuda mas não vai diferenciar tanto assim, a forma da caixa vai diferenciar os arredondamentos!

vai fazer com o que os arredondamentos?

Compartilhar este post

Link para o post

qual tipo de caixa voce fez? dutos entre os subs ou lateral?

Voce só precisa arredondar a parte debaixo principalmente... as demais ajuda mas não vai diferenciar tanto assim, a forma da caixa vai diferenciar os arredondamentos!

vai fazer com o que os arredondamentos?

fiz com os falantes p cima e os 2 dutos na lateral como tu tinha dito, vou colocar uma travessa de madeira aparafuzada e emparelhar com massa

Compartilhar este post

Link para o post

fiz com os falantes p cima e os 2 dutos na lateral como tu tinha dito, vou colocar uma travessa de madeira aparafuzada e emparelhar com massa

nese caso, aredonde a parte de baixo, todas as paredes, mais inclinada no lado oposto do duto...

Massa acaba quebrando e se soltando com o tempo, mas pode ser ela sim, sem problemas,.....

o ideal era areia grossa com resina, ou cola de poliester, inclinar um pouco a caixa, e deixar a propria inclinaçao arredondar....

abs

Compartilhar este post

Link para o post

ta ficando show eihn!!, vais fazer os ressonadores na saida do duto ou vai tocar assim?

Quando vai rolar o proximo campeonato que vais ir?

Compartilhar este post

Link para o post

ta ficando show eihn!!, vais fazer os ressonadores na saida do duto ou vai tocar assim?

Quando vai rolar o proximo campeonato que vais ir?

vo fazer ressonador, o proximo campeonato vi ser dia 25 em arroio grande, tem um em canguçu dia 18 mas ness nao vo poder ir, teve um ontem em bage mas acabei nao fazendo a caixa p ir.

Compartilhar este post

Link para o post

e ai galera to prescisando de outro help competi com esta caixa a marca foi 140.1 um pouco menos q a que tive com 3 pionner em cx gigante, bom dei uma ageitada na caixa e vendi ela comprei outro mdf fiz uma caixa p 1 pionner so e outra com 3 pionner minha duvida e na sintonia . fotos da primeira caixa:

80aa.th.jpg

bqls.th.jpg

zs1g.th.jpg

o duto e de 150mm com ressonador com 200mm com 30cm de profundidade 10 dentro com ressonador tb e 20cm fora no programa simulei e deu a frequencia em 58hz é isso mesmo?

a outra com 3 pionner e p dia dia ela ta com 110 litros e 2 dutos normais de 4 polegadas por 11 de fundo no progrma deu 45 hz proscede? usei um programa do forum p esse calculo. da p confiar?

Compartilhar este post

Link para o post

po ninguem p dar uma forcinha ai, a galera q participa de campeonato de spl da uma força ai, to meio perdido o assunto.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu coloca aqui que sd nao desce alguem vai mee responder certo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...