Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Viepper, se cobrir essa falha com solda acho que não terá problemas.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Viepper, se cobrir essa falha com solda acho que não terá problemas.

[]´s

Crawling Chaos

Opa, pode deixar que vou fazer isso.

Vlw Crawling.

Compartilhar este post

Link para o post

Aah, legal..

Imaginei que fosse algo do tipo, em relação ao dissipador a causa de ter quebrado os terminais/perninhas..

Pensa em montar outro amp ?

Penso sim, mas com aqueles transistores da toshiba 2s..... ,mas mais pra frente =D

Compartilhar este post

Link para o post

Penso sim, mas com aqueles transistores da toshiba 2s..... ,mas mais pra frente =D

Pow interessante...

Pensei que iria montar com chip mesmo haha

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Ampli montado e esperando ser instalado em um gabinete \o/:

* OBS: Por favor não reparem minhas péssimas soldas (sou um péssimo soldador).

Placas cortadas:

gfir.jpg

Começando a colocar os componentes, um a um:

rb4m.jpg

btv9.jpg

Tudo no lugar:

3vf7.jpg

Esperando solda:

kfen.jpg

Soldado:

7a4l.jpg

Terminais de sobra cortados:

xe0i.jpg

Amplificador montado e esperando fonte:

5qzp.jpg

z7go.jpg

Fonte, essa eu errei legal no layout do circuito, pois quando criei o circuito os capacitores ainda estava na placa do som (não tinha tirado eles de lá ainda), então eu medi lá meia boca, mas quando fui ver (depois de ter feito a placa), os capacitores não cabiam, tinha que fazer novos furos e os componentes na frente serem "exprimidos" haha:

d1j.JPG

fsra.jpg

As soldas (bem ruinzinhas kk, mas o importante é que ta funfando.......):

bhsx.jpg

Tudo junto (ampli + fonte):

9mu6.jpg

etcw.jpg

E agora queria saber uma coisa do teste que fiz agora pouco. Olhem só:

Fonte ligada (led ligado):

xao4.jpg

Fonte desligada (led ligado):

1k0c.jpg

Após 3 minutos da fonte desligada (led ligado um pouco mais fraco):

gr4u.jpg

Após 6 minutos da fonte desligada (led levemente aceso = fraquinho):

3u6h.jpg

No caso são os capacitores que estão demorando para descarregar, seria por causa da resistência do resistor (3k9 ohms) ser baixa para descarregar rápido esses grandes capacitores ? Tem como resolver isso ?

Vou ver se faço um testezinho sonoro pra ver se está tudo ok ! E depois (tenho até quinta da semana que vem) pra fazer o gabinete do amplificador...

Vlw pessoal

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns mlk seu AMP tah show e a sua solda tmb tah bacana oq importa e ta funfando o resto deixa pra la

você fez o AMP pra escutar e não pra ficar vendo kkkkkk

Editado por Sidbass

Compartilhar este post

Link para o post

parabéns mlk seu AMP tah show e a sua solda tmb tah bacana oq importa e ta funfando o resto deixa pra la

você fez o AMP pra escutar e não pra ficar vendo kkkkkk

Falou e disse hehe, o importante é funcionar corretamente, aparência não conta (além que vai ficar escondido haha)...

Vlww Sidbass !!!!

Compartilhar este post

Link para o post

dps q vc e o som center inventaram de montar um AMP eu tmb to coçando aki pra monta um tmb + a falta d tempo não deixa ultimamente anda muito corrido as coisas no trampo

quem sabe com o tempo de ficar menos corrido eu compro 2 tda 2030 e monto em bridge so pra ver como fica

flw

Compartilhar este post

Link para o post

rapaz.. que bacana que ficou! bem organizado..

gostei!!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

gostei de ver a polaridade correta dos capacitores AUHAUAUHAUHA

Compartilhar este post

Link para o post

A resistencia só está dando a queda de tensão para não queimar o led, e com capacitores desse tamanho, é super normal o led demorar uma eternidade para apagar, é simplesmente a descarga dos capacitores, quando você ligar o amp na fonte vai perceber que o led vai apagar rapidinho!

Cara, ficou muito bom! Parabéns! Montei metade da minha hoje de tarde, só não tive tempo de testar ele...

E o som do amp?!

Compartilhar este post

Link para o post

dps q vc e o som center inventaram de montar um AMP eu tmb to coçando aki pra monta um tmb + a falta d tempo não deixa ultimamente anda muito corrido as coisas no trampo

quem sabe com o tempo de ficar menos corrido eu compro 2 tda 2030 e monto em bridge so pra ver como fica

flw

Tenta arranjar um tempo, pois montar é bem divertido !

Vlw Sidbass

rapaz.. que bacana que ficou! bem organizado..

gostei!!

Vlww Gledson, mas organizado quase isso, a fonte mesmo ficou desorganizada, agora o ampli ficou legal :)

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns

O importante é que funciona

Vlww Cleber, é isso, funcionando é o importante ! :)

Gostei do seu projeto, acompanhando aqui :legal:

Vlww Melamante, acompanha ai !

Compartilhar este post

Link para o post

gostei de ver a polaridade correta dos capacitores AUHAUAUHAUHA

eauheuaehuahe, eu me atentei muito bem nesse quesito, pra não ocorrer o que ocorreu anteriormente hehe !

Vlww Victor !

A resistencia só está dando a queda de tensão para não queimar o led, e com capacitores desse tamanho, é super normal o led demorar uma eternidade para apagar, é simplesmente a descarga dos capacitores, quando você ligar o amp na fonte vai perceber que o led vai apagar rapidinho!

Cara, ficou muito bom! Parabéns! Montei metade da minha hoje de tarde, só não tive tempo de testar ele...

E o som do amp?!

Horras, aconteceu bem o que você disse. Com o ampli ligado o led demora 3 segundos pra apagar por completo hehe !

Pow legal cara, tira umas fotos do seu, quero ver como ficou a montagem rsrs !

No caso liguei o ampli, conectores RCA na entrada (ligar cabo P2>RCA entre o PC e o Ampli) e um potenciômetro de 10k na entrada como volume..

Liguei o som ta legal mas ta rouco, acho que pelo o motivo da fonte está mandando 26,3v pro amplificador, o que no caso ultrapassa o limite aceito pelo o CI, o que nesse caso ficou assim...

Vou ter que arrumar algum jeito de diminuir essa tensão (um resistor de baixa resistência pra tirar 1,5~2v da fonte pro ampli).

-------------------

Muito obrigado a todos que estão ajudando, postando e acompanhando, vlww pessoal,

Amanhã eu posto mais fotos dele montado/ligado (gambiarra...), os dissipadores e talz, to cansado hehe, e o frio que tá ......

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem tinha montado um canal do amp, parti pra um teste rápido, mas não funcionou, logo larguei e deixei para hoje.

Hoje peguei a placa e resolvi terminar ela de vez, deixar tudo pronto para a operação, mas não fui muito feliz. Monte a placa como manda o diagrama elétrico, componentes ok, nada de funcionamento. Verifiquei a tensão da fonte, certo, 26V chegando nos TDA`s, sem carga ou com carga os chips aqueciam até cerca de 30 graus e ali permaneciam, nada anormal. Por via das duvidas, troquei os chips, nenhum progresso, testei com TDAs 7295 e nada também.

A unica coisa diferente do esquema proposto foram duas resistencias de 120K que estão substituindo duas resistencias que deveriam ser de 100K, nada anormal. E dois capacitores de 0.470uf que estão substituindo os de 0.560uf. Nessas fotos ele está com o TDA 7295, que tem exatamente a mesma pinagem e sugere o mesmo circuito, a unica diferença é uma tensão menor suportada e consequentemente uma menor potência máxima, mas deveria funcionar.

A fonte foi montada com dois capacitores de 4700uf também provisoriamente, mas na fonte o problema não é, tenho certeza, a tensão está estável.

Estou desconfiado dos capacitores de 0.47 que estão substituindo os 0.560 se alguem mais entendido puder dar uma ideia...

Fotos:

vwzr.jpg

q721.jpg

e95y.jpg

2tuc.jpg

É curioso que com falantes conectados na saida, ao energizar o circuito, os falantes não reproduzem nem aquele tipico "ploc" de quando o amplificador é ligado! :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Ontem tinha montado um canal do amp, parti pra um teste rápido, mas não funcionou, logo larguei e deixei para hoje.

Hoje peguei a placa e resolvi terminar ela de vez, deixar tudo pronto para a operação, mas não fui muito feliz. Monte a placa como manda o diagrama elétrico, componentes ok, nada de funcionamento. Verifiquei a tensão da fonte, certo, 26V chegando nos TDA`s, sem carga ou com carga os chips aqueciam até cerca de 30 graus e ali permaneciam, nada anormal. Por via das duvidas, troquei os chips, nenhum progresso, testei com TDAs 7295 e nada também.

A unica coisa diferente do esquema proposto foram duas resistencias de 120K que estão substituindo duas resistencias que deveriam ser de 100K, nada anormal. E dois capacitores de 0.470uf que estão substituindo os de 0.560uf. Nessas fotos ele está com o TDA 7295, que tem exatamente a mesma pinagem e sugere o mesmo circuito, a unica diferença é uma tensão menor suportada e consequentemente uma menor potência máxima, mas deveria funcionar.

A fonte foi montada com dois capacitores de 4700uf também provisoriamente, mas na fonte o problema não é, tenho certeza, a tensão está estável.

Estou desconfiado dos capacitores de 0.47 que estão substituindo os 0.560 se alguem mais entendido puder dar uma ideia...

Fotos:

vwzr.jpg

q721.jpg

e95y.jpg

2tuc.jpg

É curioso que com falantes conectados na saida, ao energizar o circuito, os falantes não reproduzem nem aquele tipico "ploc" de quando o amplificador é ligado! :unsure:

pode ser o stand-by dele...coloca o circuito dele ae pra tentar te ajudar =D

Compartilhar este post

Link para o post

Vê quantos volts ta chegando no pino 9 (stand-by), se tiver abaixo de 3,5 pegue um regulador de tensão 7805(5v) e jogue no pino 9, mas tire o resistor e cap que esta chegando pino neles, o 47k e 22uf.

Vê ae no datasheet do 7294, no finalzinho tem um circuito em brigde bem simples;

http://www.6moons.com/audioreviews/norh/tda7294.pdf

Intéé

Compartilhar este post

Link para o post

Vê quantos volts ta chegando no pino 9 (stand-by), se tiver abaixo de 3,5 pegue um regulador de tensão 7805(5v) e jogue no pino 9, mas tire o resistor e cap que esta chegando pino neles, o 47k e 22uf.

Vê ae no datasheet do 7294, no finalzinho tem um circuito em brigde bem simples;

http://www.6moons.co...294.pdf<br />Intéé

O circuito do datasheet é exatamente o que o projeto recomendava, sem alterações, a unica alteração são os jumpers para deixar operando tanto bridge e estereo!

Medi o Stand By dele, com certeza não está chegando a 3,5V, tem alguma solução? Alterar o valor da resistência para a tensão aumentar?

Compartilhar este post

Link para o post

O circuito do datasheet é exatamente o que o projeto recomendava, sem alterações, a unica alteração são os jumpers para deixar operando tanto bridge e estereo!

Medi o Stand By dele, com certeza não está chegando a 3,5V, tem alguma solução? Alterar o valor da resistência para a tensão aumentar?

No meu caso, na própria fonte já tinha um regulador de tensão o 7805, tenta arrumar um 7805, chegando nele a tensão da fonte e terra, e saindo os 5v que é jogado direto no pino 9.

Acho o mais simples a se fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, na própria fonte já tinha um regulador de tensão o 7805, tenta arrumar um 7805, chegando nele a tensão da fonte e terra, e saindo os 5v que é jogado direto no pino 9.

Acho o mais simples a se fazer.

Vou colocar um 7805 na placa e testar amanhã!

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper tá com problemas para acessar o forum, to dando uma mão pra ele postando as fotos do amp dele:

Dissipador

0a6g.jpg

Montado no CI

cpoh.jpg

Serigrafia pra melhor identificação

nduy.jpg

yw9x.jpg

26os.jpg

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...