Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Cara sem previsão de eu terminar, mas vou tentar ver se monto até semana que vem.

O TDA2030 eu tenho aqui também, stereo, peguei de umas caixinhas que tava queimado, mas tinha um resistor queimado e o potenciômetro do volume quebrado, só foi trocar todos que ficou funcionando beleza. Só uma pena dele ter também ajuste de bass e treble, o que pra mim só o volume basta.

Ai quando eu montar eu comparo os dois, inclusive já usei o 2030 em 2 ohms e os chips esquentam que só hahaha.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh os tda 2030 sao bem esquentadinhos msm kkkk por isso usava dissipadores grandes neles

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que o dissipador é pequeno pros dois, chega até feder eauheuaheuahe.

Na questão do dissipador que eu tenho dúvida, será que o dissipador de fonte de pc genérica (que abriga normalmente 2 transistores chaveadores ou par de diodos) seria suficiente (no caso um pra cada um) ?

Compartilhar este post

Link para o post

iaew viepper kidê mouss monta logo aew e posta o resultado da montagem do amp

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a termotransferência na placa,

Papel em cima pra ver como ficava, os dois circuitos do amp (dois canais haha) e o circuito da fonte, tudo em uma placa de 15x20cm)

3wey.jpg

Depois de feito, papel colchê, termo transferência feita com ferro de passar roupa e o método utilizando uma camiseta branca velha. Ficou bom, um pouco de falhas e talz...

30i8.jpg

Depois de corrigido as falhas e feito os devidos furos, aproveitei e passei a caneta em todas as trilhas pra "reforçar" pois achei que ficou um pouco frágil, e para não correr o risco de ficar fraca e acontecer que nem aconteceu na placa do Som Center ao corroer hehe:

kq2r.jpg

Amanhã se der vou corroer, e soldar os componentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tua marcação ficou infinitamente melhor que a minha e teu layout é bem mais "quadrado" vai sair perfeito Viepper!

Compartilhar este post

Link para o post

Tua marcação ficou infinitamente melhor que a minha e teu layout é bem mais "quadrado" vai sair perfeito Viepper!

Aah que isso pow, não chega a tanto assim não (infinitamente) eaueahe, o seu também ficou bacana !

Falar nisso, quando vai soldar os componentes ?

Vlww Som Center.

Compartilhar este post

Link para o post

Aah que isso pow, não chega a tanto assim não (infinitamente) eaueahe, o seu também ficou bacana !

Falar nisso, quando vai soldar os componentes ?

Vlww Som Center.

Mas que a minha ficou bem meia boca, isso ficou! [^]

Essa semana se tudo der certo e eu conseguir o segundo TDA o amplificador vai ficar pronto... Já estou com um subwoofer rai endi ésique num box de 60L sintonizado a 30hz para testar o amplificador. Paini 310 [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Mas que a minha ficou bem meia boca, isso ficou! [^]

Essa semana se tudo der certo e eu conseguir o segundo TDA o amplificador vai ficar pronto... Já estou com um subwoofer rai endi ésique num box de 60L sintonizado a 30hz para testar o amplificador. Paini 310 [¨]

Foi estranho a corrosão, corroeu demais haha, mas ta de boa, vou preparar agora o percloreto para amanhã eu corroer e vamos como vai ficar...

Pensei que já estava com todos os componentes em mãos..

No caso, esse sub suprasumo ai eauhuae, vai ligar em bridge ? Ele é D4 ?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi estranho a corrosão, corroeu demais haha, mas ta de boa, vou preparar agora o percloreto para amanhã eu corroer e vamos como vai ficar...

Pensei que já estava com todos os componentes em mãos..

No caso, esse sub suprasumo ai eauhuae, vai ligar em bridge ? Ele é D4 ?

Prefiro acreditar que o problema foi meu percloreto que era novinho e tava com alto poder de corrosão hehehehe

Só falta um TDA mesmo, o resto tá na mão pra montar a placa!

Sim, o suprasumo é D4, no momento tá sendo empurrado por um amp que também usa um TDA e fornece algo entre 20 e 50 watts em um canal de 4ohms, o sub é D4 e no momento tá em paralelo mesmo, ampzinho tá sofrendo mas já tem potência suficiente para tremer todas as janelas e portas do quarto, o problema é não reparar no jeito que esse sub high end é enjoativo, mas por 110 reais vou achar o que que toque tanto assim? [^] Curioso é que o sub desce bem demais por ser quase um woofer, ainda mais nessa caixa.

A ideia é essa ai mesmo, bobinas em série, fechando 8 ohms na bridge do meu amp. Se já tá tremendo tudo (embolando tudo também) com essa potência baixissima, quero nem ver o que vai sair com teóricos 170 watts :vts

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Prefiro acreditar que o problema foi meu percloreto que era novinho e tava com alto poder de corrosão hehehehe

Só falta um TDA mesmo, o resto tá na mão pra montar a placa!

Sim, o suprasumo é D4, no momento tá sendo empurrado por um amp que também usa um TDA e fornece algo entre 20 e 50 watts em um canal de 4ohms, o sub é D4 e no momento tá em paralelo mesmo, ampzinho tá sofrendo mas já tem potência suficiente para tremer todas as janelas e portas do quarto, o problema é não reparar no jeito que esse sub high end é enjoativo, mas por 110 reais vou achar o que que toque tanto assim? [^] Curioso é que o sub desce bem demais por ser quase um woofer, ainda mais nessa caixa.

A ideia é essa ai mesmo, bobinas em série, fechando 8 ohms na bridge do meu amp. Se já tá tremendo tudo (embolando tudo também) com essa potência baixissima, quero nem ver o que vai sair com teóricos 170 watts :vts

Na questão do percloreto, eu preparei o meu aqui, e acho que coloquei água de mais pra PF de menos, será que tem problema ? Se for o DOBRO do recomendado ? uehauheauhe coloquei 1L pro pacotinho, não sei se era pra meio litro e talz '-'

To testando aqui corroendo a placa de fenolite furado pra ver se corrói :(

No caso do suprasumo dos subs, interessante, pioneer é forte, deve ficar show com o 170w

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Na questão do percloreto, eu preparei o meu aqui, e acho que coloquei água de mais pra PF de menos, será que tem problema ? Se for o DOBRO do recomendado ? uehauheauhe coloquei 1L pro pacotinho, não sei se era pra meio litro e talz '-'

To testando aqui corroendo a placa de fenolite furado pra ver se corrói :(

No caso do suprasumo dos subs, interessante, pioneer é forte, deve ficar show com o 170w

Por acaso você comprou um desses Suekit também?

SUEKIT_CK-10.jpg

O meu veio um pacotinho de percloreto com umas 100 a 200 gramas acredito e mandava colocar em 500-600ml de agua. Sinceramente, se eu pudesse ter voltado atrás teria colocado mais agua, com os 500ml que eu coloquei, corroeu rapido e corroeu demais como deu pra perceber... O pior que pode acontecer é demorar mais pra corroer com um tanto a mais de agua, só vai dar errado mesmo se você colocar tipo 5 litros de agua, ai sim, não tem como 100 gr de percloreto fazerem efeito...

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Isso, comprei um kit Suekit também, só que do modelo simples que só vem o cortador a régua simples, perfurador, caneta e percloreto.

Veio o potinho preto sem nenhuma identificação com o saquinho de percloreto dentro.. tinha cerca de 200 gramas mesmo (pra menos).....

Fui ver lá, corroeu um pouco a placa, ta demorando hehe...

Vou arranjar umas luvas, pois respingou na minha mão haha

Vlww Som Center

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

calma o percloreto não eh tao destrutivo assim como muitos pensam

só não pode deixar cair na roupa pois mancha qualquer tipo de tecido

que entre em contato com a soluçao

Compartilhar este post

Link para o post

pow, mas 1 litro de água é exagero kkkkkk

tem q colocar o suficiente pra cobrir a placa e passar um pouco.

vc quis cobrir a placa, o dissipador, o transformador auhauhauhauha

vai demorar mais, mas vai corroer sim.

vc colocou água quente

Compartilhar este post

Link para o post

calma o percloreto não eh tao destrutivo assim como muitos pensam

só não pode deixar cair na roupa pois mancha qualquer tipo de tecido

que entre em contato com a soluçao

Entendi, obrigado pelo o alerta

É que li em algum lugar que quando o percloreto tem contato com a pele tem que lavar com água corrente e sabão pra não manchar hahaha, ai fiquei assustado...

Compartilhar este post

Link para o post

pow, mas 1 litro de água é exagero kkkkkk

tem q colocar o suficiente pra cobrir a placa e passar um pouco.

vc quis cobrir a placa, o dissipador, o transformador auhauhauhauha

vai demorar mais, mas vai corroer sim.

vc colocou água quente

Fui ver e era exagero '-' kkkk

Eu coloquei água fria da torneira....

To achando que a minha placa vai demorar uma hora e meia pra corroer tudo haha

Compartilhar este post

Link para o post

já montei um amplificador com o tda2052, ficou bacaninha, só não ficou melhor porque alimentei ele com um fonte simétrica 12v - 2A e conseguir quebrar as perninhas do TDAs...

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

já montei um amplificador com o tda2052, ficou bacaninha, só não ficou melhor porque alimentei ele com um fonte simétrica 12v - 2A e conseguir quebrar as perninhas do TDAs...

Boa sorte.

Boa sorte.

TDA2052 mesmo ou TDA2050 ?

Um trafo 12+12 é pouco mesmo pro chip, pra ficar legal (em potência), pelo menos uns 16+16, mas mesmo assim deve ficar bacana de brincar com o ampli.

Você quebrou as perninhas deles como ? euhauehauheae

Vlww Ewerton

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper, quanto ao contato com a pele, pode ficar tranquilo, se respingar um pouco nas mãos não vai perder um dedo ok? :vts

Claro, é bom tomar bastante cuidado com os olhos e não "respirar" o gás que sai no momento que mistura o percloreto com a água, mas o contato com as mãos não é nada demais e não vai manchar permanetemente suas mãos! Já as roupas cuidado mesmo....

Hoje a tarde vou montar meio amplificador!

Compartilhar este post

Link para o post

Corroendo:

xdu4.jpg

Coloquei 23:30 da noite, depois as 00:30 eu fui verificar e tinha corroído cerca da metade (vai corroendo dos lados pro centro), então deixei mais 1 hora e quando fui ver tava bom, ai comecei a tirar a tinta e lembrei de fotografar :P :

vn6c.jpg

Tirado a tinta: Ficou bom até, gostei, ficou com pequenas falhas referente a tinta da caneta que entupiu ou secou e deu umas falhadas em algumas trilhas mas por ser a primeira placa que fiz ta ótimo, fiquei feliz haha:

l9x1.jpg

euhq.jpg

Aqui a maior falha, apesar de não ter interrompido a ligação, mas é bom colocar um pouco de solda ou não:

qo8e.jpg

Agora vou colocar os componentes e soldar, depois arranjar madeira pra fazer o gabinete do amplificador.

Compartilhar este post

Link para o post
Viepper, quanto ao contato com a pele, pode ficar tranquilo, se respingar um pouco nas mãos não vai perder um dedo ok? :vts Claro, é bom tomar bastante cuidado com os olhos e não "respirar" o gás que sai no momento que mistura o percloreto com a água, mas o contato com as mãos não é nada demais e não vai manchar permanetemente suas mãos! Já as roupas cuidado mesmo.... Hoje a tarde vou montar meio amplificador!

Entendi. No caso do gás eu vi saindo uma fumaça quase que transparente haha, e o bixo esquentou legal também (isso alerta no manual).

Da pra usar quantas vezes o PF ? Pode guardar e talz, ou não vale a pena ?

Roupa to utilizando véia rasgada hahaha

Hoje vou ver se monto o ampli também !

Vlw Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

TDA2052 mesmo ou TDA2050 ?

Um trafo 12+12 é pouco mesmo pro chip, pra ficar legal (em potência), pelo menos uns 16+16, mas mesmo assim deve ficar bacana de brincar com o ampli.

Você quebrou as perninhas deles como ? euhauehauheae

Vlww Ewerton

Foi com o 2052 mesmo, um pouquinho de potencia a mais que o 2050, o problema foi o trafo, único que tinha era o 12+12 2A, e as perninhas quebraram é pq as trilhas eu fiz na mão e coloquei um dissipador provisorio, ai sabe como é neh hsuahsuahsua, fui mudar o dissipador e quebraram umas perninhas.

Compartilhar este post

Link para o post

Foi com o 2052 mesmo, um pouquinho de potencia a mais que o 2050, o problema foi o trafo, único que tinha era o 12+12 2A, e as perninhas quebraram é pq as trilhas eu fiz na mão e coloquei um dissipador provisorio, ai sabe como é neh hsuahsuahsua, fui mudar o dissipador e quebraram umas perninhas.

Aah, legal..

Imaginei que fosse algo do tipo, em relação ao dissipador a causa de ter quebrado os terminais/perninhas..

Pensa em montar outro amp ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...