Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Achei aqui o manual de instruções de preguiça de ver tinha deixado pra lá, aqui diz pra utilizar 300 a 400 gramas de PF para cada 1 litro de água hehe

Tenho uma dúvida em relação ao trafo, ele é 18+18 simétricos, tem o tap central, como faço ou onde ligo ele na ponte retificadora de 4 diodos ?

Vlww Som Center !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei aqui o manual de instruções de preguiça de ver tinha deixado pra lá, aqui diz pra utilizar 300 a 400 gramas de PF para cada 1 litro de água hehe

Tenho uma dúvida em relação ao trafo, ele é 18+18 simétricos, tem o tap central, como faço ou onde ligo ele na ponte retificadora de 4 diodos ?

Vlww Som Center !

Você vai montar a ponte ou comprou ela pronta?

Minha sugestão:

15_07a_03.gif

A primeira opção, apenas dois diodos e tem uma retificação completa...

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre a construção da PCI, esqueci de citar, mas é importante colocar a placa sobre uma madeira ou algum material que possa esquentar, porque o ferro vai ficar em cima da placa por cerca de 15 minutos, o cobre conduz calor de maneira incrivel, o que estiver embaixo vai esquentar BASTANTE então não é uma boa ideia fazer isso na mesa da sala, vai deixar uma mancha legal! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Você vai montar a ponte ou comprou ela pronta?

Minha sugestão:

15_07a_03.gif

A primeira opção, apenas dois diodos e tem uma retificação completa...

Eu vou montar, com diodos 6A8 de 6 amp. eu pensei nisso mesmo, retificação completa com 2 diodos, mas se não me engano tem como utilizar retificação completa de 4 diodos com o trafo de tap central não tem ? Ou estou enganado ? euahuehaueh

Vlw

Compartilhar este post

Link para o post
Sobre a construção da PCI, esqueci de citar, mas é importante colocar a placa sobre uma madeira ou algum material que possa esquentar, porque o ferro vai ficar em cima da placa por cerca de 15 minutos, o cobre conduz calor de maneira incrivel, o que estiver embaixo vai esquentar BASTANTE então não é uma boa ideia fazer isso na mesa da sala, vai deixar uma mancha legal! [¨]

Putz, dica valiosa, vou colocar algo como apoio, vou ver se tem uma madeira grossa. Vlw pelo o alerta !

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vou montar, com diodos 6A8 de 6 amp. eu pensei nisso mesmo, retificação completa com 2 diodos, mas se não me engano tem como utilizar retificação completa de 4 diodos com o trafo de tap central não tem ? Ou estou enganado ? euahuehaueh

Vlw

Cara, nas aulas sobre retificação eu aprendi a fazer onda completa com apenas dois diodos usando o centro, outro jeito deve ter, mas se da pra fazer com dois, pra que complicar? hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Novidade! Consegui um transformador, era um trafo sem especificação nenhuma, mas deu 22+22V não tive como medir a corrente, mas o bixo é beem reforçado, chuto uns 5A tranquilamente... Pra começar o projeto e ouvir o amplificador tocando já vai dar, depois eu vou em buscad e um trafo definitivo!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, nas aulas sobre retificação eu aprendi a fazer onda completa com apenas dois diodos usando o centro, outro jeito deve ter, mas se da pra fazer com dois, pra que complicar? hehehehe

haha verdade, vou fazer com 2 diodos mesmo.

Mas eu sei que tem um jeito com 4 diodos pois em uma fonte (simples mesmo, tipo carregador), eu abri ela e o trafo tem tap central, e a placa da fonte usa 4 diodos IN4002 e um capacitor de 3300uf, e o tap central é ligado após a retificação no terra, ligado com um resistor de 220 ohms, mas é mais fácil usar 2 diodos mesmo hehe

Novidade! Consegui um transformador, era um trafo sem especificação nenhuma, mas deu 22+22V não tive como medir a corrente, mas o bixo é beem reforçado, chuto uns 5A tranquilamente... Pra começar o projeto e ouvir o amplificador tocando já vai dar, depois eu vou em buscad e um trafo definitivo!

Pow legal, qual o tamanho dele mais ou menos ? Será que é parecido (tamanho) com o meu ? Aqui uma foto dele do lado do nanico haha pra efeito de comparação:

1wj9.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Falar em trafo, fui medir a tensão do trafo e deu 19,0~19,1v no secundário, será que tem problema ?

Acredito que o motivo, seja que o primário foi enrolado para 110v, e a tensão da tomada (pelo menos aqui), tem 118v, em algumas pode chegar até 127v, com isso a tensão do secundário também aumenta :(

Compartilhar este post

Link para o post

Falar em trafo, fui medir a tensão do trafo e deu 19,0~19,1v no secundário, será que tem problema ?

Acredito que o motivo, seja que o primário foi enrolado para 110v, e a tensão da tomada (pelo menos aqui), tem 118v, em algumas pode chegar até 127v, com isso a tensão do secundário também aumenta :(

Normal, dificilmente a saida de um trafo vai dar exatamente o que ele promete...

O trafo que eu achei aqui é pouca coisa maior que este seu! Então chutei certo, uns 5 amperes também, visto que a tensão de saida é um pouco maior...

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi,

Estou montando aqui o ampli (um só) na protoboard, vou testar pra ter uma ideia e ver se realmente funfa e talz euehauehuahe

Eu tenho uma dúvida, em relação as configurações do TDA2050, são duas:

Essa aqui que eu estou montando:

TDA2050-Typical-Application-Circuit-Schematic.png

E está aqui:

tda2050.jpg

Gostaria de saber qual é a principal diferença sonora entre os dois modelos ? Tem muita diferença ? O segundo, na qual utiliza capacitores de 1000uf seria um modelo superior ?

Compartilhar este post

Link para o post

Essa eu vou passar pro pessoal mais entendido, ainda não tenho conhecimento para analisar esses dois circuitos e dizer qual vai ser a diferença na sonoridade...

Mas o que eu acho é que não vai mudar praticamente nada, afinal, a parte toda de amplificação está dentro do TDA, o que fica fora dele são periféricos. Porque não monta os dois e testa?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei nisto também, o principal é o TDA talvez não tenha diferença sonora significativa entre os dois modelos.

Eu tava vendo aqui o que muda é alguns capacitores, mas os resistores são os mesmos, vou comprar os que falta e montar na protoboard pra ver se tem diferença !

Aqui o ampli montado, falta agora a parte da fonte que estou montando ainda:

ijem.jpg

gj41.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

A famosa teia de aranha [^]

Manda ver ai e já providencia um videozinho dele tocando hein! [¨]

Pretende montar algum pré?

Compartilhar este post

Link para o post

A famosa teia de aranha [^]

Manda ver ai e já providencia um videozinho dele tocando hein! [¨]

Pretende montar algum pré?

euaehuaheuahe, bem gambiarra mesmo, com a fonte:

w48z.jpg

Testei, e não funfou (o led não acendeu euaheuah), algo não encaixado direito, to cansado, depois vejo direito haha

Pode deixar se der eu faço um vídeozinho !

E eu não penso em pré não, até que seria uma ideia interessante..

Vlw !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

A fonte já está ligada no amp? Testou a fonte isolada? É dificil errar a montagem de uma fonte heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

A fonte já está ligada no amp? Testou a fonte isolada? É dificil errar a montagem de uma fonte heheheh

Tava testando a fonte isolada mesmo, mas FAILLLLLLLLL, capacitor explodiu euaheuhauehe

Olha que BURRROOO (sendo mais sensato, falta de atenção)...

Eu montei o ampli e montei a fonte e não liguei no ampli pra testar se a fonte estava tudo OK (no caso o led iria acender).

Eu liguei a fonte e o led não acendeu, ai pensei na hora que seria algo mal encaixado que estava interrompendo a passagem da corrente, eu retirei o primeiro capacitor e deu um curto nele pra ver se tinha carregado, e deu os estalinhos (e faíscas) ou seja carregado.

Como estava cansado, deixe pra depois, encaixei o capacitor na proto INVERTIDO, e eu NEEEEM percebi, tirei uma foto, UPEI, postei aqui no tópico, (se reparar o primeiro capacitor ta invertido kkkkk), e neeem vi.

Depois, mais tarde fui ligar e, buuuuuuuuf pixxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx:

djwt.JPG

O capacitor estourou, e começou a jorrar fumaça pra cima.

Mas não estourou na hora que eu liguei, demorou um pouquinho, uns 5 segundos, sorte que eu estava um pouco distante hahaha,

Por favor não me zoeeem kkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Semana passada eu fiz quase a mesma coisa, mas pra resumir a história, a professora estava no meio de uma aula de laboratório, explicando para a turma, quando eu fui testar uma fonte na protoboard com um capacitor invertido, o detalhe é que era um daqueles capacitores nanicos de 1uf, o barulho é absurdo HAUHSAUHSAUHSUAHSA

Fica frio ai viepper, deu sorte que o cap era grande e o estouro nem é tão grande, só faz fumaça :vts

Se o capacitor carregou significa que tinha tensão nele, o que significa que a fonte tava funcionando... Não tava com o led mal encaixado ou com uma resistencia muito alta?

Editado por Som Center

Compartilhar este post

Link para o post

euaehuaheuaheh

Então, só deu bluuuf (estourinho), e começou a jorrar fumaça tipo um spray de tinta(ruído), chegava ao teto em forma de funil kkkk bem dahora kkk

O resistor é de 3,9k, eu calculei lá, e pra deixar 25v em 3v precisa desse valor, era o led que tava com a polaridade invertida eaheuahueaheuaheu

Compartilhar este post

Link para o post

euaehuaheuaheh

Então, só deu bluuuf (estourinho), e começou a jorrar fumaça tipo um spray de tinta(ruído), chegava ao teto em forma de funil kkkk bem dahora kkk

O resistor é de 3,9k, eu calculei lá, e pra deixar 25v em 3v precisa desse valor, era o led que tava com a polaridade invertida eaheuahueaheuaheu

Pow velho, capacitor invertido e led invertido! Vai fritar o tda desse jeito [^] AHSUAHSUAHSUAHSUAHSUAHSAUHSA

Compartilhar este post

Link para o post

Pra você ver kkkk

Serve como lição pra prestar mais atenção e tomar cuidado hahaha

Perdi a vontade de ver o amp funcionando na protoboard, vou ver ele funfando na placa mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae brother, no começo eh assim mesmo....mais nao desiste nao hahha

bom, eu ja montei uns amplificadorzinhos com os TDA, mais eram os mais fraquinhos...tda2003

e como funcionavam a 12v pegava fontes de pc e ja era, diversão garantida haha

quanto a protoboard, eu uso mesmo só quando são pequenos circuitos pq ela dão bastante mal contato

eu aconselharia a vc usar aquelas placa padrão que já vem furadas...são mais práticas

e o Eagle se vc quizer eu tenho a versão full, eh bem facil de mexer ;D

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ae brother, no começo eh assim mesmo....mais nao desiste nao hahha

bom, eu ja montei uns amplificadorzinhos com os TDA, mais eram os mais fraquinhos...tda2003

e como funcionavam a 12v pegava fontes de pc e ja era, diversão garantida haha

quanto a protoboard, eu uso mesmo só quando são pequenos circuitos pq ela dão bastante mal contato

eu aconselharia a vc usar aquelas placa padrão que já vem furadas...são mais práticas

e o Eagle se vc quizer eu tenho a versão full, eh bem facil de mexer ;D

Eae Lucas blz ?

Não desisti não euaheuhae, acontece, primeira vez hehe, mas nem vou mexer mais na protoboard, realmente dão bastante mal contato, vou ir direto na placa mesmo.

No caso eu tenho uma fenolite furada, mas segundo o som center, tem perda de qualidade, acredito que por causa da qualidade de condução de corrente da solda (estanho) que se faz (trilhas)

TDA2003, essa chip da cerca de 12w não é ? Um pouco fraco mesmo hehe, mas funfa em 12v então bem mais divertido (versatilidade)...

No caso do Eagle, cara se puder upar em algum site ai, agradeço :rever1: , o Proteus é um pouco mais difícil de ser mexer !

Compartilhar este post

Link para o post

vdd, tinha esquecido este detalhe da placa kkkkkk

passa teu email q eu te mando

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

vdd, tinha esquecido este detalhe da placa kkkkkk

passa teu email q eu te mando

gui_osilva2011@hotmail.com

Brigadão Lucas !!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...