Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Viepper, projeto bacana! Final de semestre do meu curso de engenharia chegando e eu tinha que decidir em apresentar uma fonte ajustável ou um amplificador, no fim acabei fazendo uma fonte, mas o amplificador ainda tá sendo desenvolvido aqui na minha cabeça! hehehhe

Cara, você tava preocupado com perdas pelo calor em função do dissipador pequeno, te garanto uma coisa, vai ter bem mais perdas em qualidade/potência por montar um circuito numa dessas placas de fenolite furado do que por calor... Não rola fazer um circuito impresso certinho?

Pow que legal !

No caso, eu iria montar apenas a parte da fonte no fenolite furado pois é o que eu tenho aqui, mas caso haja uma perda considerável, compro a placa pra montar a PCI mesmo, bem melhor eaheu

Vlww

vai com fé rapaz que logo logo tu consegue alcançar teus objetivos..

pegue as dicas do pessoal aqui e aplique.. logo tem algo tocando ai ein!

assim que possivel teus 6" e os tweeter chegam hehehe (soh falta embalar e ir pros correios ainda..)

Pow Gledson, pode deixar, o pessoal aqui ajuda bastante, vou pegar as dicas e segui-las :)

Brigadão :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai viepper nessa empreitado não posso ajudar por que não entendo nada , mais vo acompanhar.

boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

ai viepper nessa empreitado não posso ajudar por que não entendo nada , mais vo acompanhar.

boa sorte

Vlw Marcos !

Vou ver se nessa ou na próx, semana vou na sta efigênia comprar um trafo 18+18VAC que é o que está faltando para montar o ampli ! Espero que fique bom :)

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, perdoe pelas perguntas meio que bobas,

Mas gostaria de saber se 13200uf de capacitância na filtragem da fonte (4x3300uf/35v) é exagero para um trafo 18+18 de cerca de 5ah ?

Pode acarretar problemas ?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

AXO q tá meio exagerado heim.

talvez possa queimar a fonte na hora q vc ligar.

nao me lembro como q calcula isso kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele user Subwoofer308, acho que ele mudou o nick, postou uma vez que era 1000uF pra cada 1 Ampere. Só não sei se isso vale só pra 12 Volts.

Compartilhar este post

Link para o post

É bastante capacitancia sim, o trafo vai levar um susto pra carregar isso ai hsuahsuahsuahs

Eu baixaria legal, 2 capacitores, no máximo 3, até por questão de espaço, são capacitores bem grandões, a placa vai ficar gigante...

Compartilhar este post

Link para o post

AXO q tá meio exagerado heim.

talvez possa queimar a fonte na hora q vc ligar.

nao me lembro como q calcula isso kkkk

Eu tinha montando provisoriamente no placa sem soldar só pra ver como ficava e tracei a trilha de solda com um lápis, mas fiquei me perguntando, acho que é exagero tudo isso de capacitância...

Aquele user Subwoofer308, acho que ele mudou o nick, postou uma vez que era 1000uF pra cada 1 Ampere. Só não sei se isso vale só pra 12 Volts.

Se não me engano, o user dele agora é heberth alguma coisa...

Acredito ser nessa faixa mesmo, apesar que vi alguns relatos referente a alta capacitância na fonte, ajuda nos graves !

É bastante capacitancia sim, o trafo vai levar um susto pra carregar isso ai hsuahsuahsuahs

Eu baixaria legal, 2 capacitores, no máximo 3, até por questão de espaço, são capacitores bem grandões, a placa vai ficar gigante...

Eu cheguei a montar aqui na placa, ocupou ela toda (4 6A8, 4 3300uf/35v, 1 100nf, 1 resistor,1 led), espaço para 4x3300uf/35v não é problemas. Acho que vou utilizar só dois mesmo, ou será que 4x2200uf = 8800uf fica legal ?

O fórmula do calculo de capacitância, tem que levar em conta a tensão de do secundário do trafo, a tensão depois de retificada e filtrada (acredito ser apenas para determinar o valor de tensão de isolação do capacitor), a porcentagem do nível do ripple, e a corrente de saída... vou pegar a fórmula direitinho e ver si consigo fazer os cálculos.

Se for algo na faixa de 2000uf pra cada 1,5ah conforme alguns relatos perante algumas pesquisas que fiz, pra 5ah é aproximado de 6600uf o que seria a metade do que estava em mente a ser utilizado (13200uf).

Compartilhar este post

Link para o post

Pra medir o ripple vai precisar de um osciloscopio, tem ai? Uns ufs a mais uns ufs a menos não vão representar alterações perceptiveis, portanto na minha opinião os 8800uf de capacitancia final dão conta tranquilamente do projeto! Se tem espaço manda ver, senão eu ainda tiraria um dos capacitors de 2200uf! heheheh

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho não. Mas no caso eu acho que o ripple necessário seria uma porcentagem de estimativa aceitável para o aparelho a ser alimentado, por exemplo, um ripple de 10% ou seja, tensão máxima (pico da ondulação) de saída final de 22v e a tensão mínima seria algo em torno de 20v.

Eu fiquei em dúvida nessa porcentagem....

Nesse caso vou utilizar 8800uf mesmo ! Vi o par de TDA2050 que o Nabuco do htfórum montou, ele utilizou pra filtragem da fonte, 2 de 4700uf/35v e a ponte de retificação, usou 4 IN5408 hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não tenho não. Mas no caso eu acho que o ripple necessário seria uma porcentagem de estimativa aceitável para o aparelho a ser alimentado, por exemplo, um ripple de 10% ou seja, tensão máxima (pico da ondulação) de saída final de 22v e a tensão mínima seria algo em torno de 20v.

Eu fiquei em dúvida nessa porcentagem....

Nesse caso vou utilizar 8800uf mesmo ! Vi o par de TDA2050 que o Nabuco do htfórum montou, ele utilizou pra filtragem da fonte, 2 de 4700uf/35v e a ponte de retificação, usou 4 IN5408 hehe

E você vai medir isso como? Com a frequencia girando em 60 ou 120hz, não tem multimetro que meça o pico máximo e minimo... Só usando um osciloscopio e verificando o delta entre a voltagem de pico e a voltagem minima...

Cheguei a fazer umas fontes nas disciplinas de laboratório de eletrônica e uma fonte normal normalmente tem algo bem inferior a 1 Volt no pico a pico... As que eu montei ficaram na faixa de 200mV e esse valor não alterava muito colocando 1000uf a mais na fonte, era uma fonte de 12 V 1 A com um capacitor em torno de 2200uf

Compartilhar este post

Link para o post

E você vai medir isso como? Com a frequencia girando em 60 ou 120hz, não tem multimetro que meça o pico máximo e minimo... Só usando um osciloscopio e verificando o delta entre a voltagem de pico e a voltagem minima...

Cheguei a fazer umas fontes nas disciplinas de laboratório de eletrônica e uma fonte normal normalmente tem algo bem inferior a 1 Volt no pico a pico... As que eu montei ficaram na faixa de 200mV e esse valor não alterava muito colocando 1000uf a mais na fonte, era uma fonte de 12 V 1 A com um capacitor em torno de 2200uf

Não pow, se não entendeu, não é pra medir o ripple da fonte, mas sim você determinar subjetivamente a porcentagem do ripple aceitável pro equipamento a ser alimentado para fazer o cálculo da capacitância da filtragem (na verdade, isso que entendi eauheuahe)

Mas vou fazer calculo não. Acredito que os 8800uf seja MAIS que suficientes pro filtro, ou ainda é exagero ? euaheuaheuahe

Mas pow, 200mv de diferença, eita, quase um DC perfeito haha, pelo o que eu to lendo, eu pensava que a diferença normalmente era maior...

Vlww ai Som Center pela a ajuda

Compartilhar este post

Link para o post

Não pow, se não entendeu, não é pra medir o ripple da fonte, mas sim você determinar subjetivamente a porcentagem do ripple aceitável pro equipamento a ser alimentado para fazer o cálculo da capacitância da filtragem (na verdade, isso que entendi eauheuahe)

Mas vou fazer calculo não. Acredito que os 8800uf seja MAIS que suficientes pro filtro, ou ainda é exagero ? euaheuaheuahe

Mas pow, 200mv de diferença, eita, quase um DC perfeito haha, pelo o que eu to lendo, eu pensava que a diferença normalmente era maior...

Vlww ai Som Center pela a ajuda

Ai depende, você pode estimar um ripple para que o equipamento funcione bem, ou medir ripple real que tua fonte tem... O que falando na prática, em 20v de fonte, ter uns 100mV de pico a pico ou 1V de pico a pico não vai mudar muita coisa no som do eu amplificador, certo? hehehe

8800uf já tá bom demais, manda ver que essa fonte vai ficar com um ripple baixissimo!

Compartilhar este post

Link para o post

Ai depende, você pode estimar um ripple para que o equipamento funcione bem, ou medir ripple real que tua fonte tem... O que falando na prática, em 20v de fonte, ter uns 100mV de pico a pico ou 1V de pico a pico não vai mudar muita coisa no som do eu amplificador, certo? hehehe

8800uf já tá bom demais, manda ver que essa fonte vai ficar com um ripple baixissimo!

Bom, como eu já tenho os caps de 3300uf/35v, acho que vou TESTA-LOS e ver como fica na fonte e se vai a ver algum problema,

Detalhe, não sei se você viu no tópico do Lepai (amp class T), no residencial, onde o Kleber recomenda 20000uf prum trafo de 5ah, além do Hellmind que vai utilizar 30000uf (Isso mesmo, 30 mil UF) para a fonte de apenas 2ah

Ai pensei, então acho que vou testar 13200uf pra ver, já que os cara usa tudo isso euaheuhauehaueh

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, como eu já tenho os caps de 3300uf/35v, acho que vou TESTA-LOS e ver como fica na fonte e se vai a ver algum problema,

Detalhe, não sei se você viu no tópico do Lepai (amp class T), no residencial, onde o Kleber recomenda 20000uf prum trafo de 5ah, além do Hellmind que vai utilizar 30000uf (Isso mesmo, 30 mil UF) para a fonte de apenas 2ah

Ai pensei, então acho que vou testar 13200uf pra ver, já que os cara usa tudo isso euaheuhauehaueh

É muita capacitancia, melhor colocar uma bateria de uma vez :vts

Cara, se já tem os capacitores ai, colocar a mais não vai trazer prejuizos, mas acredito fortemente que também não vai trazer vantagem nenhuma, senão era só sair enchendo o mundo de capacitores e tava tudo resolvido...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se já tem os capacitores ai, colocar a mais não vai trazer prejuizos, mas acredito fortemente que também não vai trazer vantagem nenhuma, senão era só sair enchendo o mundo de capacitores e tava tudo resolvido...

Uma boa parte é...

psu_all.jpg

Por exemplo, cada capacitorzinho aí... 75 obamas.

Compartilhar este post

Link para o post

É muita capacitancia, melhor colocar uma bateria de uma vez :vts

ehauehuheuhae,

Quando eu for comprar o trafo (que espero não demorar muito), vou comprar os capacitores de 2200uf, e vou comparar com os 4 de 3300uf e ver se tem diferença sonora (comparar na protoboard hehe)...

Mas também acredito que não deva ter vantagem assim não, a única seria que já tenho os 4x3300uf haha !

Uma boa parte é...

BRUTO !!!!!!

Deixa eu ter uma ideia da capacitância dessa fonte. Pela as minhas contas, tem 70 capacitores. Pelo o tamanho chuto capacitores de 4700uf (BEEM chute mesmo, pois não sei a tensão de saída da fonte, pra pelo menos ter ideia da tensão de isolação dos capacitores).

70x4700uf = 329.000uf hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

680uF/65V.

Mas tem amplificador de mercado com 700.000uF de fonte. Raros, mas tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso então, quase 50.000uf

Mas pow, 700.000uf, é capacitância que não acaba mais, você conhece um ampli que tem tudo isso ? Poderia citar o modelo ?

Eu ganhei um system sony antigão, mas que está funcionando perfeitamente,

Desmontei ele pra ver o trafo, vai que serviria pra mim (um de 18+18), ainda não medi a tensão do secundário, pois são 10 terminais no total euaheua,

Mas eu fui verificar os capacitores de filtro (2x 4700uf), a tensão de isolação é 42v, ai já desanimei, pois provavelmente a tensão da fonte deve ser perto dos 30v (ou não).

Compartilhar este post

Link para o post

Mostrinho ? Monstrãao !

Trafos de 675 VAC, (um choque dessa tensão deve deixar traumas kk), 700 mil UF, Valvulado de 200w a 2 ohms......

Compartilhar este post

Link para o post

Uma boa parte é...

Viabilidade comercial de um troço desses é zero também né... E quantas pessoas no mundo conseguem perceber diferença no som de um amplicador que usa essa fonte ai com um que usa 1/10 da capacitancia?

Compartilhar este post

Link para o post

moço, meu gradientão de 1970 e poko tem um capacitor de 3000 e poucos uf

nao precisa exagerar taaaaaanto assim nao.

coloca esse trem pra funcionar logo kkkkk

ué, mas se ganhou um micro system sony, aproveita o amplificador dele.

e depois vc arranja um trafo pro seu.

Compartilhar este post

Link para o post

Viabilidade comercial de um troço desses é zero também né... E quantas pessoas no mundo conseguem perceber diferença no som de um amplicador que usa essa fonte ai com um que usa 1/10 da capacitancia?

Ou projeta DIY, ou ganha na Sena.

Mas esse maluco da fonte até ja testou Duelund antes de sair no mercado... E é viciado em Black Gates. Por mais que ele goste de ELNA também.

Compartilhar este post

Link para o post

moço, meu gradientão de 1970 e poko tem um capacitor de 3000 e poucos uf

nao precisa exagerar taaaaaanto assim nao.

coloca esse trem pra funcionar logo kkkkk

ué, mas se ganhou um micro system sony, aproveita o amplificador dele.

e depois vc arranja um trafo pro seu.

Eu não sei da onde tirei o Sony (to locão), é um JVC, mas vi agora ele está com um problema, ele desarma depois de tocar por 3 minutos que acredito ser por alta temperatura, algum problema, pois ele é 8 ohms e to usando em 16 ohms (fulls de 4"). E o amplificador dele usa dois chips grandões STK, vou ver se descubro o problema dele.

Ou projeta DIY, ou ganha na Sena.

Mas esse maluco da fonte até ja testou Duelund antes de sair no mercado... E é viciado em Black Gates. Por mais que ele goste de ELNA também.

lol, só marca renomada, na fonte que você mostrou, ele usou Black Gates ou ELNA ?

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...