Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Eu não tenho a menor ideia de como funciona isso.

[]'s

Crawling Chaos

hehehe, eu vi algo no ht fórum se eu achar posto aqui...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A idéia da carcaça é mais ou menos essa aqui:

Case+Amp+01.jpg

Case+Amp+02.jpg

Kleber aqui em BSB tem um lugar que faz corte a laser, não tem?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper, tenho uma dúvida. Esse transformador que você comprou dá para ligar em uma chave seletora de tensão? Eu estava olhando aqui e ele parece ser do tipo que você altera a configuração da ligação de duas bobinas em série ou em paralelo no primário para a entrada de 110V ou 220V. Acho que não tem como ligar, não é?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Descobri como ligar esse transformador em uma chave seletora. Agora as dúvidas são as seguintes: (i) posso colocar um retificador com 4 diodos nesse transformador ou tenho que usar só dois por causa do fio central? (ii) há alguma vantagem ou desvantagem em aumentar o valor da tensão de trabalho dos eletrolíticos?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crawling, desculpa aeh cara, vi sua MP, realmente esqueci do meu tópico aqui, malz !

Então, como você descobriu, da sim pra ligar uma chave seletora.

No caso, se não me engano, a única forma de fazer uma ponte de retificação completa com trafo de tap central é com apenas 2 diodos, e isso é bom, economiza espaço haha.

Digamos que a única vantagem seria mesmo a segurança, que no caso, não teria outra vantagem além disso, se a tensão final da fonte for 25v, capacitores com tensão de isolação de 35v é suficiente hehe !

Se tiver mais dúvidas, eu esclareço no possível. No possível pois meu conhecimento em eletrônica não é amplo, só sei o básico mesmo, e referente ao tema abordado de suas dúvidas, é um tema que eu entendo mais um pouco hehe

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pelas dicas, Viepper. Contudo, estou pensando em fazer uma coisa um poiquinho diferente do que você fez. Para atender a minha necessidade, devo implementar uma rede de entrada e saída do sinal no amplificador. Deixa eu explicar: a ideia é que ele fique conectado ao DAC do computador para som que estou construindo, no entanto, preciso eventualmente ligar no computador o amplificador de headphones. Para não ficar plugando e desplugando cabos RCA (ainda não fiz os cabos definitivos, mas vou usar daqueles RCAs que mordem o conector e são meio difíceis de soltar) pretendo usar duas chaves onda 3x3 para comutar entre duas fontes (DAC e Externa) e dois destinos (amplificador interno - 2xTDA2050, e amplificador externo de headphone). A terceira via das chaves onda será usada para alimentar LEDs de indicação no painel frontal, se (e somente se) isso não causar interferência no sinal. Pretendo montar tudo em um gabinete de alumínio pintado de preto, para que fique o mais parecido possível com o gabinete do computador. Para testes, posso usar minhas velhas caixas AIWA, mas depois penso em fazer caixas diferentes para ele.

Outra coisa que estive pensando é no relé para evitar o ploc. Como ele entraria nesse sistema? Teria que ter um sistema de retardo, não?

[]´s

Crawling Chaos

Interessante sua ideia, acho que da certo, vai ficar bem legal.

Em relação ao relé pra evitar o ploc, não sei te dizer precisamente como seria incrementado no circuito, mas eu vou testar aqui no meu isso pra ver se da certo, qualquer coisa eu posto aqui pra falar a respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

O que vc se refere seria o soft start correto?

Tbm estou pensando em montar um esquema como esse para o meu gainclone

Acho que não,

Na verdade se não me engano, esse sistema de soft start é para circuitos quando há muita capacitância no estágio de filtragem da fonte, pois se não me engano o trafo vai sofrer pra carregar os capacitores e ai precisa desse circuito, acho que é assim se não estou enganado kkk

A idéia da carcaça é mais ou menos essa aqui:

Case+Amp+01.jpg

Case+Amp+02.jpg

Kleber aqui em BSB tem um lugar que faz corte a laser, não tem?

[]´s

Crawling Chaos

Nossa, ficou SHOW DE BOLA !

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, Viepper.

Estou colocando tudo no papel (já que sei usar o multisim) e tenho tido várias dúvidas. Quais as chances de isso aí funcionar?

IMG_20131113_124436_095.jpg

A dúvida da vez é a seguinte: Se eu colocar um regulador de tensão como o LM7822 ou o LM7818 resolveria, ou é preferível colocar um capacitor de 100uF e deixar a fonte mandando aquela tensão mais alta de 25,5V para os amps? No caso de usar um LM7818, essa tensão de 18V seria suficiente para alimentar os amps? E se trocar o trafo por um de 15 + 15? A tensão final retificada sem o regulador ficaria em 21,2V não é? Seria suficiente?

Quanto ao circuito para evitar o ploc, o meu amplificador de headfones tem algo do gênero. Posso dar uma vasculhada para saber como é que funciona.

Estou pensando em fazer o gabinete com perfis de alumínio modular. Como já disse, a ideia é que fique bem parecido com o SQPC. Dei uma melhorada no projetinho do gabinete e fiz essa visão explodida, que é mais fácil para medir as peças no SkecthUP:

Case+Amp+03.jpg

Mas estimo que só a estrutura do gabinete, sem as faces, deve ficar em uns R$ 100,00. Os knobs e o botão de on/off vão custar outros R$ 100,00 e as chaves onda mais R$ 50,00. Mais a fonte, placas e componentes vão-se outros R$ 100,00 (tenho que comprar um kit de confecção de placas pois meu último percloreto é do ano 2000 e nem sei por onde anda). A única coisa que tenho mesmo são os conectores RCA e talvez os capacitores da fonte (acho que tenho na minha sucata). Vai ficar muito caro e talvez não valha à pena, à exceção da satisfação do DIY, então eu ainda tenho que avaliar se rola fazer. A vantagem é que posso ir fazendo bem devagar, sem prazo para terminar, tipo os projetos que o kleberlpa faz. :P.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao soft start, se a fonte possui capacitância inferior a 20.000uf não vale a pena e é até desnecessário, principalmente para amplificadores de baixa potencia. Oque se pode fazer é usar um NTC na entrada do trafo, pode ser um desses de fonte de PC(de 500W). Quanto ao circuito para não fazer o "ploc" é uma questão apenas de "conforto" e talvez o fato de usar o NTC já iniba esse ruido. Em todo o caso se quiser fazer o circuito é bem simples. . .

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, Viepper.

Estou colocando tudo no papel (já que sei usar o multisim) e tenho tido várias dúvidas. Quais as chances de isso aí funcionar?

A dúvida da vez é a seguinte: Se eu colocar um regulador de tensão como o LM7822 ou o LM7818 resolveria, ou é preferível colocar um capacitor de 100uF e deixar a fonte mandando aquela tensão mais alta de 25,5V para os amps? No caso de usar um LM7818, essa tensão de 18V seria suficiente para alimentar os amps? E se trocar o trafo por um de 15 + 15? A tensão final retificada sem o regulador ficaria em 21,2V não é? Seria suficiente?

Quanto ao circuito para evitar o ploc, o meu amplificador de headfones tem algo do gênero. Posso dar uma vasculhada para saber como é que funciona.

Estou pensando em fazer o gabinete com perfis de alumínio modular. Como já disse, a ideia é que fique bem parecido com o SQPC. Dei uma melhorada no projetinho do gabinete e fiz essa visão explodida, que é mais fácil para medir as peças no SkecthUP:

Case+Amp+03.jpg

Mas estimo que só a estrutura do gabinete, sem as faces, deve ficar em uns R$ 100,00. Os knobs e o botão de on/off vão custar outros R$ 100,00 e as chaves onda mais R$ 50,00. Mais a fonte, placas e componentes vão-se outros R$ 100,00 (tenho que comprar um kit de confecção de placas pois meu último percloreto é do ano 2000 e nem sei por onde anda). A única coisa que tenho mesmo são os conectores RCA e talvez os capacitores da fonte (acho que tenho na minha sucata). Vai ficar muito caro e talvez não valha à pena, à exceção da satisfação do DIY, então eu ainda tenho que avaliar se rola fazer. A vantagem é que posso ir fazendo bem devagar, sem prazo para terminar, tipo os projetos que o kleberlpa faz. :P.

[]´s

Crawling Chaos

Qual a tensão da fonte que queres usar? Se for até 30+30 pode usar tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação ao soft start, se a fonte possui capacitância inferior a 20.000uf não vale a pena e é até desnecessário, principalmente para amplificadores de baixa potencia. Oque se pode fazer é usar um NTC na entrada do trafo, pode ser um desses de fonte de PC(de 500W). Quanto ao circuito para não fazer o "ploc" é uma questão apenas de "conforto" e talvez o fato de usar o NTC já iniba esse ruido. Em todo o caso se quiser fazer o circuito é bem simples. . .

Obrigado pelas dicas. Quanto o circuito, há alguma sugestão de esquema?

Qual a tensão da fonte que queres usar? Se for até 30+30 pode usar tranquilo.

A fonte será de 15+15 ou de 18+18, ainda estou resolvendo.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Em relação ao NTC, vi diversas formas de aplicação e não tenho clareza de qual seria a melhor. Nos casos que eu vi NTCs foram adicionados a circuitos na entrada do trafo, na saída retificada da fonte, ou em 4 pontos do mesmo circuito, nos vértices da ponte retificadora. Alguém tem alguma sugestão? E qual o valor do NTC a ser comprado?

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu, Viepper.

Case+Amp+03.jpg

[]´s

Crawling Chaos

Muito show !!!!!!!!!!!!

Bom, chances de funcionar isso tem sim kkkkkk

Eu vou ver se mais tarde observo direito esse circuito pra ver.... No possível do meu entendimento.

No caso, realmente ta caro, eu também gastei mais que pretendia por causa que faltava mais coisas além de componentes para montar o ampli, estava arrependido quando tava ruim, agora que está tudo OK, valeu a pena a experiência e o DIY hehe

Mas pow botões on/off e knobs 100 REAIS ??????

Nessa parte eu gastei acho que 10 reais, botão vou pegar de um estabilizador que desmontei, achei bonito, e o knob eu comprei um monte mas cada custa 5 reais eu acho kk,

Mas vou arranjar um knob maior e mais bonito depois.

O gabinete é o de fonte de PC mesmo que tenho um monte aqui, já passei durepox em toda carcaça tampando os buracos, depois fazer as furações nos lugares que vão ser utilizados, lixar o durepox pra ficar bonitinho e pintar de preto brilhante, com intuito de chegar perto de um black piano kkk.

Não posso mais gastar com esse ampli, já está caro de mais haha, o próximo que montarei eu capricho mai$$ !

Pensa ai direitinho, entre o emocional e o racional, acho que esse projeto seu promete ficar TOP, e logicamente eu ajudarei no possível e na medida que eu puder. :rever1:

Em relação a suas dúvidas, a partir de 12V (ou 9v eu acho)da pra alimentar os amplis, só que vai obter uma potência menor, eu fiz com 25V pra tirar potência máxima mesmo...

Pra usar o regulador, fica complicado pois o LM mesmo acho que é de no máximo 1 ampere de corrente.

Ficaria bom 21,2v, mais seguro, esquentar menos e não vai perder tanta potência;

Pow cara, valeu pela dica, mas pode utilizar os NTC de fontes genéricas não ?

Vou testar agora pra ver se da certo !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza, Viepper. Vou de trafo de 15+15 então. Quanto aos knobs, como disse no início, a intenção é que o gabinete do amplificador fique o mais parecido possível com o gabinete do SQPC. E o gabinete do SQPC é todinho de alumínio anodizado de preto. Colocar knobs de plástico ou de alumínio claro não ficaria nada harmônico. Então escolhi knobs do mesmo material do gabinete, um grande, de 48mm para o volume e dois de 30mm para os seletores de entrada e saída. Acho que vai ficar bom, e mais barato que esses 100 Reais que eu havia falado. Mas nada impede que eu monte tudo em uma caixa plástica baratinha com knobs também de plástico temporariamente.

Agora também percebi que não será possível usar o LM78XX, então ele sai e entra um capacitor de 100uF em série com os eletrolíticos da fonte.

Outra coisa que faltou foi mais dois furos para os bornes das saídas para as caixas de som no backplate do gabinete. A anta aqui colocou só dois furos.

Agora relendo o que eu havia escrito no quote, vi que cometi um grande erro. Faltou um "NÃO" em uma frase, então eu preciso esclarecer aqui: eu NÃO sei usar o multisim! LOL

Agora é esperar o kleberlpa parar de brincar com charutos de algodão e responder onde é que eu corto alumínio à laser aqui em Brasília.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que 15+15 vai ficar bem legal, sem a necessidade de um cooler até, (e lembrei aqui o Miguel Nabuco recomenda um trafo 15+15 pra esse TDA se for utilizar carga de 4 ohms, e 18+18 se for utilizar carga de 8 ohms).

Aquece consideravelmente mesmo apenas quando a tensão é no limite aceito pelo o TDA.

O meu não vou utilizar cooler não, acho que não vai ser tão necessário, apesar que um cara do HTforum disse que quando o TDA2050 dele esquentava muito, o som começava a ficar rouco...

Caso isso aconteça comigo vou substituir a tampa do gabinete por uma que tem a furação pro cooler, colocar um cooler grande e fino...

Um fator relevante também é o dissipador, se for grande e grosso (Uiii kk), o suficiente pra dissipar um bom calor ajuda também..

Em relação ao seu gabinete, bom, do jeito que você está descrevendo, tem tudo pra ficar show de bola, e realmente tem razão, os botões e knobs devem ser do mesmo material ou do gênero, pois se não vai ficar estranho...

Acredito que o investimento é pesado pelo o nível da coisa, mas acho que vale a pena, é DIY *-*

No caso, você esqueceu o "não", achei estranho haha, fez o circuito num papel mas sabe utilizar o multisim rsrs

Hoje dei uma lixada na carcaça, ficou razoável, mas está bom... falta fazer as furações atrás pro conector de saída e de entrada (RCA) e na frente vai o potenciômetro ( + knob) no centro da furação do cooler, e na lateral a chave on/off, e 2 leds e depois pintar de preto brilhante...

Algumas imagens:

131115104602120852.jpg

131115104606124832.jpg

131115104608862307.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Seu gabinete deve ficar bem bonito também. Mas fazer um black piano é bem trabalhoso.

Eu achei trafo de 15+15 só de 2 ampéres aqui em BSB, será que serve? Um de 18+18 3A está 66,00 Reais, um absurdo.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Nada impede de vc comprar um 18+18 e usar un regulador de tensão na saída pra ficar 15+15...

Ai se quiser pode usar pra 8ohm no futuro fazendo um bypass do circuito regulador de tensão!

Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode te evitar um gasto no futuro!

Uma fonte maior sempre permite vc fazer uma queda na tensão, ja uma fonte menor não é possível elevar a tensão no futuro.

Compartilhar este post

Link para o post

Seu gabinete deve ficar bem bonito também. Mas fazer um black piano é bem trabalhoso.

Eu achei trafo de 15+15 só de 2 ampéres aqui em BSB, será que serve? Um de 18+18 3A está 66,00 Reais, um absurdo.

[]'s

Crawling Chaos

Vlw Crawling, na verdade black piano está looonge, mas digo o objetivo é chegar próximo, dar uma ideia, de um black piano mesmo (mas não vai passar de um preto brilhante haha) acho que uma boa tinta preto + bastante verniz já deve ficar legal.

Acho que 2A não fica 100%, pois o pessoal recomenda 3A, e cara, 18+18 3A 66 reais está realmente MUITO caro, um desse idêntico acho que é 35 reais na Soldafria, e um 18+18 de 5A igual o meu paguei 57 reais.

Vale mais a pena ainda pagar o frete (comprando mais coisas junto), sendo que a soldafria tem e-sedex que é rápido e mais barato que PAC.

E hoje eu quebrei as perninhas de um TDA, vou ter que comprar mais alguns ¬¬

Nada impede de vc comprar um 18+18 e usar un regulador de tensão na saída pra ficar 15+15...

Ai se quiser pode usar pra 8ohm no futuro fazendo um bypass do circuito regulador de tensão!

18+18 da aprox. 25v e 15+15v da aprox. 22V, ainda acho esse diferencial de tensão baixo pra um regulador, pra ficar 100% é preferível ser um pouco maior, sendo assim o ideal pra ficar perfeito seria um trafo de 24+24 por exemplo..

Compartilhar este post

Link para o post

Isso pode te evitar um gasto no futuro!

Uma fonte maior sempre permite vc fazer uma queda na tensão, ja uma fonte menor não é possível elevar a tensão no futuro.

Sim, mas tem a questão de o regulador de tensão aguentar apenas 1A. Ademais, esse amplificador é só para começar a aprender a brincar de eletrônica. Depois, se quiser algo mais parrudo, faço outro da estaca zero.

Vlw Crawling, na verdade black piano está looonge, mas digo o objetivo é chegar próximo, dar uma ideia, de um black piano mesmo (mas não vai passar de um preto brilhante haha) acho que uma boa tinta preto + bastante verniz já deve ficar legal.

Acho que 2A não fica 100%, pois o pessoal recomenda 3A, e cara, 18+18 3A 66 reais está realmente MUITO caro, um desse idêntico acho que é 35 reais na Soldafria, e um 18+18 de 5A igual o meu paguei 57 reais.

Vale mais a pena ainda pagar o frete (comprando mais coisas junto), sendo que a soldafria tem e-sedex que é rápido e mais barato que PAC.

E hoje eu quebrei as perninhas de um TDA, vou ter que comprar mais alguns ¬¬

18+18 da aprox. 25v e 15+15v da aprox. 22V, ainda acho esse diferencial de tensão baixo pra um regulador, pra ficar 100% é preferível ser um pouco maior, sendo assim o ideal pra ficar perfeito seria um trafo de 24+24 por exemplo..

É, vou comprar na soldafria mesmo. Em relação ao trafo de 24+24, depois da retificação isso aí não ficaria 33,9V?

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Vc pode usar zenner, e deve existir reguladores mais parrudos tbm, so pesquisar!

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é esse tal de Zener? LOL, já viu o tanto que entendo de eletrônica, né?

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas tem a questão de o regulador de tensão aguentar apenas 1A. Ademais, esse amplificador é só para começar a aprender a brincar de eletrônica. Depois, se quiser algo mais parrudo, faço outro da estaca zero.

É, vou comprar na soldafria mesmo. Em relação ao trafo de 24+24, depois da retificação isso aí não ficaria 33,9V?

[]'s

Crawling Chaos

Eu digo utilizar um trafo 24+24 ou maior para o regulador de tensão funcionar 100% pois ele precisa de um diferencial de tensão.

No caso eu também penso em construir outro amplificador Diy futuramente, só que um mais potente e refinado além de caprichar na construção haha (penso em um lm3886 2x80w e com configuração pra ligar em bridge também) pois também fiz esse tda pra começar a brincar e aprender eletrônica por ser simples com poucos componentes, barato (cada chip custa 3 reais apesar que estou comprando o sexto chip kkkkkk) e tem boa qualidade sonora, com potência suficiente para sonorizar um quarto pequeno como o meu...

Se não der certo um LM3886, seria legal pra partir pra algo mais sério, um transistorizado, utilizando pares de 2SC5200 e 2SA1943, mas ai é bem mais complexo, caro, e exige mais capricho na construção, por ter bem mais componentes e talz...

http://www.te1.com.br/2011/08/circuito-amplificador-potencia-audio-400-watts/#axzz2krxlITEr

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
Vc pode usar zenner, e deve existir reguladores mais parrudos tbm, so pesquisar!

É realmente deve existir reguladores mais fortes. Vou dar uma pesquisada.

Enviado de meu GT-S5301B usando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é esse tal de Zener? LOL, já viu o tanto que entendo de eletrônica, né?

[]'s

Crawling Chaos

Zenner = Diodo Zenner... Lembrou agora ? hehe

Eu também entendo pouco de eletrônica, estou em constante aprendizado...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...