Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Viepper

Construção de Amplificador DIY

Recommended Posts

Se você usar com uma fonte de 18 + 18 volts e um bom dissipador de calor pra eles da pra usar com dois woofers de 8 ohms por canal ou um de 4 ohms, pra uma boa margem de segurança,

Já com uma fonte limite (ver datasheet) é só com 8 ohms mesmo.

O ideal é você pegar umas caixinhas prontas, da aiwa, eu até tenho umas sobrando aqui.

abs

A fonte que eu montei aqui usa trafo 18+18 5A, diodos 6A8 de 6A e capacitores ELNA for audio de 5200uf. Conseguiria alimentar um par de LM3886 ?

Vlw !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A fonte que eu montei aqui usa trafo 18+18 5A, diodos 6A8 de 6A e capacitores ELNA for audio de 5200uf. Conseguiria alimentar um par de LM3886 ?

Vlw !

Tranquilo Vieper. Esse capacitor da Elna é muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

Viepper recebeu mp,que te mandei?

Opa, recebi sim, já respondi !

Tranquilo Vieper. Esse capacitor da Elna é muito bom.

Legal ele, eu não sei se estão 100%, peguei de uma mini system velho que se não me engano era Aiwa, ele estava ruim, não funcionava direito, ai peguei todas as placas (ampli, tape, rádio etc...) e os componentes (inclusive o trafo e esses capacitores) pra deixar de estoque aqui haha !

Vlw !

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, recebi sim, já respondi !

Legal ele, eu não sei se estão 100%, peguei de uma mini system velho que se não me engano era Aiwa, ele estava ruim, não funcionava direito, ai peguei todas as placas (ampli, tape, rádio etc...) e os componentes (inclusive o trafo e esses capacitores) pra deixar de estoque aqui haha !

Vlw !

Esse Aiwa deveria ser bom hein, usando capacitores da Elna..

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Aiwa deveria ser bom hein, usando capacitores da Elna..

Tenta descobrir o modelo, vi aqui nas placas tem duas com STK400-4, acho que é de 3 canais cada sendo assim deve ser 6 canais, era 1 CD só, tape, rádio, preto...

Tem algum modelo que conheça que tem essa características ?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte de PC dá certo? tenho uma aqui.

Pra alimentar um LM3886 não da pois a tensão é baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta descobrir o modelo, vi aqui nas placas tem duas com STK400-4, acho que é de 3 canais cada sendo assim deve ser 6 canais, era 1 CD só, tape, rádio, preto...

Tem algum modelo que conheça que tem essa características ?

Tem uns Aiwa antigos que são muito bons, sonzão danado. Mas poucos eram bons como esse que você tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte de PC dá certo? tenho uma aqui.

Não, tem que ser uma fonte simétrica, ou seja, duas tensões (ex: 20V - 0 - 20V)

Você até pode usar uma fonte assimétrica de 20 volts mas vai ter uma queda na potência e vai ter que usar um capacitor de 2200uf na saída pras caixas de som pra simular a outra tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, tem que ser uma fonte simétrica, ou seja, duas tensões (ex: 20V - 0 - 20V)

Você até pode usar uma fonte assimétrica de 20 volts mas vai ter uma queda na potência e vai ter que usar um capacitor de 2200uf na saída pras caixas de som pra simular a outra tensão.

Eu já testei meu ampli em uma fonte de pc e funcionou, usando o terra e o +12v, é normal funcionar ?

Eu cheguei a ler sobre que a fonte de pc não serve pois não é simétrica, apesar que o meu funcionou... E tem fonte que tem o -12v, daria pra usar o +12v e o -12v ? Mas acredito que o problema seria a corrente que o -12v poderia fornecer, se seria o suficiente...

Tem uns Aiwa antigos que são muito bons, sonzão danado. Mas poucos eram bons como esse que você tem.

Poisé, mas acho que não imaginava que ele poderia ser bom assim, e ainda o conserto seria simples ou pelo menos funcionar o aux e as saídas já seria bastante coisa...

Vou ver aqui nas placas dele se não tem serigrafado o modelo dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem amplificadores que usam fonte simétrica, mas podem funcionar com uma única fonte também.

O que é uma fonte simétrica?

É uma fonte dupla, que tem duas tensões idênticas, exemplo +20V , 0V , -20V

Onde um transistor do par de saída conduz pro alto falante a tensão de +20 volts da fonte pro terra (passando pelo alto falante) e faz o cone do falante pular pra frente, e o outro transistor conduz a tensão do terra pra -20V (passando pelo falante) e faz o cone do falante ir pra trás.

Pra um amplificador que funciona com fonte simétrica funcionar com uma só fonte, vai ter que ser usado um capacitor na saída pro alto falante. Um transistor vai conduzir +20V pro terra (passando pelo alto falante) e fazendo o cone ir pra frente. No outro semiciclo, o capacitor que está ligado na saída estará carregado e simulará a outra fonte, descarregando a tensão do terra pro próprio capacitor (passando pelo alto falante), completando o semi-ciclo faltante.

Sem esse capacitor o som fica rachado, pois só vai ter um semi ciclo.

Todo amplificador que usa fonte não simétrica tem esse bendito capacitor na saída. Ele degrada a fidelidade, pois a qualidade ficará dependente dele, do tempo de carga, descarga, velocidade, ESR, etc, e este tipo de amplificador não dá bons graves.

Os mais antigões, dos anos 70 e 60 a maioria usava fonte assimétrica (não simétrica) e esse capacitor na saída. Até os transistores de saída eram simples, se usava 2 npn (topologia quasi-complementar) ao invés de 1 pnp e 1 npn igual os mais modernos (topologia complementar).

O som se caracterizava por ser bem ruidoso e quente, nada HI-FI. Tem gente que gosta do timbrão antigo destes amplificadores rudimentares.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow interessante, gostei da explicação.

No caso atualmente só se fabricam amplificadores com fontes simétricas não é ?

Em relação ao semi ciclo, o alto falante só vai excursionar pra frente correto ? Não vai para trás, e daria esse som rachado, deve ser o que aconteceu com o meu ampli aqui, ele é alimentado por fonte simétrica mas testei na fonte de pc e funcionou, porém eu nem reparei a diferença no som pois só coloquei pra funcionar ver se saia som e depois desliguei.

Compartilhar este post

Link para o post

Não Vieper, o cone de qualquer transdutor, tweeter, alto falante, subwoofer, etc vibra nos dois sentidos, pra frente e pra trás de maneira idêntica, se ele vibrar só num sentido o som fica rouco, rachado. Bem como se ele vibrar mais num sentido do que noutro, vai ficar com distorção.

Todo som é formado por dois semi ciclos, pegue uma régua e coloque ele numa mesa e force uma ponta, ouvirá um som cristalino e verá vibrando nos dois sentidos.

Quanto mais idêntico for os dois sentidos melhor a qualidade e a cristalinidade do som, por isso bons amplificadores tem os dois semi-ciclos idênticos, qualquer diferença vai resultar num som ardido e com timbre desagradável.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi sim, digo o semi ciclo é por engoli uma palavra sem querer ali na afirmação seria em relação a UM semi siclo apenas ele vai excursionar apenas para frente.

Interessante isso, uma vez notei que em certas músicas meu sub parecia "bater" mais pra dentro do que pra fora, ou poderia ser apenas impressão não é ?

Esse negócio da simetria dos semi ciclos, quanto mais idêntico melhor, seria de responsabilidade apenas do amplificador ou do alto falante também ? Supondo por exemplo ele mover mais facilmente para fora do que pra dentro por exemplo (se existe alto falante assim...)

Compartilhar este post

Link para o post

Semi cliclo é metade de um ciclo.

O alto falante pode bater mais pra fora, neste caso depende do que foi gravado e do que o amplificador está reproduzindo. Tem sons tipo de pancada, que o cone vai ir mais pra frente ou mais pra trás mesmo, mas isso faz parte daquela nota. Tipo se você pegar um tambor e der uma pancada nele, o diafragma, a princípio vai vibrar mais num sentido e depois irá continuar vibrando nos dois sentidos de forma igual, que seriam as harmônicas pares ( o prolongamento da primeira harmônica)

Então se for a gravação de uma pancada, o cone vai sofrer uma pancada pra frente, mas isso já não é um som prolongado (tummmmmm), é só uma nota seca.

É responsabilidade do amplificador, do pré, de todo conjunto, e do alto falante.

Tem alto falante que é montado mal, com a bobina mal colocada, muito pra dentro ou muito pra fora do gap, isso com certeza vai gerar distorção.

Já vi alto falantes velhos com o cone literalmente caído pra baixo, com a bobina trabalhando mais pra dentro, com isso o som fica super rouco e distorcido, principalmente na hora do grave, onde a excursão do alto falante é maior.

O alto falante ruim afeta mais os graves do que as outras frequências, já o amplificador ruim afeta todas as frequências.

Compartilhar este post

Link para o post

O capacitor na saída de amplificadores com fonte não simétrica serve para desacoplar (retirar) a tensão contínua de meio Vcc que o amplificador tem, sem esse capacitor o falante ficaria deslocado pra frente (ou para trás) e esquentaria a bobina, com risco de queima, caso o negativo do falante seja o 0V, se for bridge não precisa.

No amplificador com fonte simétrica, sem sinal na entrada, a saída é 0V e com sinal os picos positivos vão até +Vcc e os negativos vão até -Vcc.

No amp com fonte não simétrica, sem sinal na entrada, a saída tem metade do Vcc e com sinal o pico positivo vai até Vcc e o negativo até 0V, por isso é preciso do capacitor na saída, pra eliminar esse 1/2Vcc que pode danificar o transdutor.

Compartilhar este post

Link para o post

O capacitor na saída de amplificadores com fonte não simétrica serve para desacoplar (retirar) a tensão contínua de meio Vcc que o amplificador tem, sem esse capacitor o falante ficaria deslocado pra frente (ou para trás) e esquentaria a bobina, com risco de queima, caso o negativo do falante seja o 0V, se for bridge não precisa.

No amplificador com fonte simétrica, sem sinal na entrada, a saída é 0V e com sinal os picos positivos vão até +Vcc e os negativos vão até -Vcc.

No amp com fonte não simétrica, sem sinal na entrada, a saída tem metade do Vcc e com sinal o pico positivo vai até Vcc e o negativo até 0V, por isso é preciso do capacitor na saída, pra eliminar esse 1/2Vcc que pode danificar o transdutor.

Nem sempre um amplificador com fonte não simétrica tem offset na saída.

A função principal do capacitor de alto valor (mais de 2200uf) é servir como função para o segundo semi-ciclo de áudio.

Compartilhar este post

Link para o post

Por favo

Nem sempre um amplificador com fonte não simétrica tem offset na saída.

A função principal do capacitor de alto valor (mais de 2200uf) é servir como função para o segundo semi-ciclo de áudio.

Poderia citar um exemplo?

Compartilhar este post

Link para o post

Por favo

Poderia citar um exemplo?

Já peguei vários, tem uns da sansui antigos e Marantz que usam fonte assimétrica que não tem mais que 0,5 volts na saída antes do capacitor de saída.

Se você mesmo pegar um amplificador que use fonte simétrica e alimentar o mesmo com fonte assimétrica, substituindo o (-) pelo 0 volts (terra), vai ver que não terá tensão nenhuma na saída. Porém vai precisar do capacitor na saída pra simular a outra fonte faltante (o segundo semi-cliclo de áudio)

Compartilhar este post

Link para o post

Já peguei vários, tem uns da sansui antigos e Marantz que usam fonte assimétrica que não tem mais que 0,5 volts na saída antes do capacitor de saída.

Se você mesmo pegar um amplificador que use fonte simétrica e alimentar o mesmo com fonte assimétrica, substituindo o (-) pelo 0 volts (terra), vai ver que não terá tensão nenhuma na saída. Porém vai precisar do capacitor na saída pra simular a outra fonte faltante (o segundo semi-cliclo de áudio)

nao e assim, se vc tiver 0 volt na saida, pra que capacitor de acoplamento??esse capacitor serve pra bloquear o dc da saida do amplificador que nao usa fontes simetrica, em ligaçao bridge ele nao seria utilizado pq vc vai ter a mesma tensao dc em ambas saidas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...