Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Danalo

Dúvida rápida sobre Bi-Amp

Recommended Posts

Talvez seja até pergunta idiota, mas vamos lá...

Sistema de Bi-Amp com uma HU que tenha 3-way, TA, etc, como fica a configuração dos módulos? Deixo em full range e configuro tudo pelo player???? Ou deixo low pass + configurações do player para o sub e High pass + player para os mids e tw?? Ou tanto faz??

Outra questão, lendo aqui em um post de uns 4 anos, um usuário alertou do risco de queimar o tweeter pela bi-amplificação e recomendou o uso do crossover do tweeter. Considerando o crossover do Clarion SRU310H (tem até um fusível maroto dentro), uso ele mesmo assim ou é totalmente dispensável?

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz tudo pelo player.

Só entra crossover externo ou do amp no caso de montar um kit 3 vias + sub.

O risco de queima do tw pode ocorrer por excesso de potência ou corte abaixo do indicado.

Fiz uns comentários (q o pessoal gostou) nesse tópico:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=170901&do=findComment&comment=2963582

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente o que o Alves falou! O maior problema de bi-amp é quando a HU não o faz 3way, aí usar o crossover do amp é complicado, pois o ajuste no botão é impreciso, ou seja, vc gira ele, deixa apontando para (por exemplo) 3kHz- infinito, mae na verdade ele está parametrizado para 2, 8kHz...., pq no olho pareceu claramente que estava nos 3k, mas o ajuste real ficou em 2,8k... depndendo da potência pode queimar o tw. Outra que tbem acontece é o slope menos restritivo do que pede o tw, ou seja vc faz um corte em 3k que deveria d ser 24dB/8a, mas o padrão do amp é 12dB/8a..., dependendo da potência, queima o tw... enfim, é sensível isso, principalmente se vc buscar ajustes além m dos limites especificados pelo fabricante. Mas, se seguir direitinho ou fazer de um jeito que não exceda demais os parâmetros, pode experimentar ouvir coisas diferentes! Isso é legal!

Abraços,

Rodrigo.

Editado por RodVTS98

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado... até deixei salvo nos favoritos aqui e mandei até um positivo na reputação!! eheheh

Quero ver se até semana que vem chega um Blaupunkt GTA 480 para o Bi-amp, ae instalo e começo a brincar.

Meu Player tem essas possibilidades de configurações:

Crossover do player:

It's your basic 3 way crossover. Front HPF, Rear Bandpass (HPF+LPF), and subwoofer LPF. There is not a phase shift option.

All channels have 0db -6db -12db -18db slopes.

Front HPF/Rear LPF settings:

1.6khz 2khz 2.5khz 3.2khz 4khz 5khz 6.3khz 8khz 10khz 12.5khz 16khz

Rear HPF settings:

31.5hz 40hz 50hz 63hz 80hz 100hz 125hz 160hz 200hz

subwoofer LPF settings:

Parametric EQ settings:

Band 1:

20hz 25hz 31.5hz 40hz 50hz 63hz 80hz 100hz 125hz 160hz 200hz 250hz

Band 2:

1khz 1.2khz 1.6khz 2khz

Band 3:

8khz 10khz 12.5khz 16khz 20khz

Até fuçar tudo, vai tempo e diversão ae!! ahuahuaa

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado... até deixei salvo nos favoritos aqui e mandei até um positivo na reputação!! eheheh

Quero ver se até semana que vem chega um Blaupunkt GTA 480 para o Bi-amp, ae instalo e começo a brincar.

Meu Player tem essas possibilidades de configurações:

Crossover do player:

It's your basic 3 way crossover. Front HPF, Rear Bandpass (HPF+LPF), and subwoofer LPF. There is not a phase shift option.

All channels have 0db -6db -12db -18db slopes.

Front HPF/Rear LPF settings:

1.6khz 2khz 2.5khz 3.2khz 4khz 5khz 6.3khz 8khz 10khz 12.5khz 16khz

Rear HPF settings:

subwoofer LPF settings:

Parametric EQ settings:

Band 1:

20hz 25hz 31.5hz 40hz 50hz 63hz 80hz 100hz 125hz 160hz 200hz 250hz

Band 2:

1khz 1.2khz 1.6khz 2khz

Band 3:

8khz 10khz 12.5khz 16khz 20khz

Até fuçar tudo, vai tempo e diversão ae!! ahuahuaa

Excelente! É só deixar tudo em full na amp e se divertir com os ajustes do player!

Abração!

Compartilhar este post

Link para o post

Reativando o tópico com impressões pessoais que talvez possam ser úteis para futuros usuários iniciantes como eu!

Som instalado e agora começa as configurações, e vai tempo para acertar em!!

Primeiro que o inteligentíssimo do instalador fez as ligações erradas (mesmo eu escrevendo em um papel exatamente como queria). Ligou as saídas Front nos midbass e as saídas Rear no tweeter, quando deveria ser ao contrário. Inverti os cabos RCA em casa depois e ficou de boa! Não satisfeito, falei para utilizar as saídas bridge 3 e 4 do Boss para o sub (é fato que esta saída tem mais força que a saída 1 e 2, que pode chegar a quase 50W RMS), mas o cara me instala cada bridge em uma bobina do sub (4+4), resultado: uma bosta, tudo embolado. Como só vou ter tempo de arrumar no final de semana, então desliguei ele.

Uma dica que pelo menos para mim se mostrou muito aproveitável, foi ajustar os cortes individualmente, explico: deixei ligado só os mids e fui brincando com os cortes, depois inverti e fiz com o tweeter. O bom foi o aprendizado com as frequências, pois você percebe nitidamente a diferença no som com o corte partindo de 80, 100, 125hz, até onde seu mid suporta bem volumes altos sem pedir água, dentre outras possibilidades. No ajuste dos tweeters, optei por não fazer um corte exato entre ele e o midbass, deixando os dois tocando uma mesma faixa de frequência intermediária (mid indo até 4khz e tweeter iniciando em 3.2 khz)

E assim vamos brincando com os ajustes atenuações (ontem a noite achei que tava bom, mas hoje vindo para o trabalho já achei os tw falando mais alto, então vai atenuação)

Espero configurar tudo até o final de semana... se é que ficamos satisfeitos sempre...

Abraços

3.2khz 4khz

Compartilhar este post

Link para o post

agora que vi... erro do ctrl+v ao final do meu ultimo post... ehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Reativando o tópico com impressões pessoais que talvez possam ser úteis para futuros usuários iniciantes como eu!

Som instalado e agora começa as configurações, e vai tempo para acertar em!!

Primeiro que o inteligentíssimo do instalador fez as ligações erradas (mesmo eu escrevendo em um papel exatamente como queria). Ligou as saídas Front nos midbass e as saídas Rear no tweeter, quando deveria ser ao contrário. Inverti os cabos RCA em casa depois e ficou de boa! Não satisfeito, falei para utilizar as saídas bridge 3 e 4 do Boss para o sub (é fato que esta saída tem mais força que a saída 1 e 2, que pode chegar a quase 50W RMS), mas o cara me instala cada bridge em uma bobina do sub (4+4), resultado: uma bosta, tudo embolado. Como só vou ter tempo de arrumar no final de semana, então desliguei ele.

Uma dica que pelo menos para mim se mostrou muito aproveitável, foi ajustar os cortes individualmente, explico: deixei ligado só os mids e fui brincando com os cortes, depois inverti e fiz com o tweeter. O bom foi o aprendizado com as frequências, pois você percebe nitidamente a diferença no som com o corte partindo de 80, 100, 125hz, até onde seu mid suporta bem volumes altos sem pedir água, dentre outras possibilidades. No ajuste dos tweeters, optei por não fazer um corte exato entre ele e o midbass, deixando os dois tocando uma mesma faixa de frequência intermediária (mid indo até 4khz e tweeter iniciando em 3.2 khz)

E assim vamos brincando com os ajustes atenuações (ontem a noite achei que tava bom, mas hoje vindo para o trabalho já achei os tw falando mais alto, então vai atenuação)

Espero configurar tudo até o final de semana... se é que ficamos satisfeitos sempre...

Abraços

3.2khz 4khz

Normal isso, eu praticamente toda vez que ligo o sommtem alguma coisa que quero mudar, nos tw no meu caso uso sempre entre 4 e 5 k, mas mudo direto.

Principalmente quando fico bastante tempo sem ouvir o som, sempre acho alguma coisa que me chama a atenção e tento corrigir. Kkkk, o problema é q nunca ficamos satisfeitos mesmo, melhor ficar na igorância, porque quando, no meu caso, descobri a bi amplificação e o 3 way, fudeu......kkkk

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

...porque quando, no meu caso, descobri a bi amplificação e o 3 way, fudeu......kkkk

ahuahauhauaha.... exatamente, ocorreu o mesmo comigo!! kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...