Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fernandim

Saveiro G5 Uzomi - 9 Paini 310 + Banda Viking 5000

Recommended Posts

Dutos tudo no mesmo lado não vai ficar legal não, os subs vão excursionar diferente e os do outro lado vão esquentar mais..

Melhor espalhar entre os subs, coloca 8 de 4", da pra distribuir certinho entre eles.

Eu ia falar isso hahaha

Já vi relatos de um cara do SPL com 2 T9 15" caixa de um duto retangular na lateral, um sub excursiona mais que o outro, imagine nessa caixa !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, depois de muitos videos e fotos percebe no geral que o pessoal de goiás usam pouco duto nas caixas, pelo menos ao meu ver, e quando usam optam no uso de dutos de 3''. Gostaria de uma opinião de quem tem contato com um trio desses, pois pelo menos pra mim creio que aquele barulho de sopro deve aparecer usando nessas configurações.

Embora não tenha experiência neste tipo de trio eu pensaria em utilizar na escala de 1 duto/sub, duto este de 4'' .

Já montei um triozinho com pioneer e na época atendeu o que o cliente pediu, mas hoje, montaria com uma litragem menor sem dúvidas! Dá pra tirar muito rendimento desses paini, e como!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Reforço ? pedaços de Mdf ou cabo de enxada mesmo.

Mete os 9 painer com um duto de 4" pra cada um distribuidos pela caixa inteira , o reforço fica ali entre um Af e outro feito com chapas de Mdf .

No lugar que ta os reforço coloca os dutos e o reforço fica acima e abaixo do duto.

Eu diminuiria legal essa caixa , 35L pra cada painer no maximo mesmo .

Agora fernandim , onde vai ficar os Mg e drivers ? porque como vai levantar o paredão os Mg não pode fica virado pra tampa , e se colocar virado pra cima pra levantar com o paredão não vai dar pra tocar com a caixa baixa .

Eu não faria paredão não , primeiro que pra levantar essa caixa ai vai precisar de uma empilhadeira .

Ps , diga a ele pra comprar a suspensão com as molas traseiras mais altas , porque com o peso essa saveiro vai baixar MUITO, talvez nem precise baixar a traseira.

Eai manin, boa tarde!

Pois é, acho que pra subir um paredão desse vai ser embaçado também! Vou conversar com ele pra não ter stress, mas acho inviável também!

Vou refazer denovo o desenho aqui, acha 35 litros essencial biba? Vou jogar 40 pra cair com os reforços e ficar meio termo, blz?

Abs e valeu por acompanhar!

Compartilhar este post

Link para o post

Bom galera, depois de muitos videos e fotos percebe no geral que o pessoal de goiás usam pouco duto nas caixas, pelo menos ao meu ver, e quando usam optam no uso de dutos de 3''. Gostaria de uma opinião de quem tem contato com um trio desses, pois pelo menos pra mim creio que aquele barulho de sopro deve aparecer usando nessas configurações.

Embora não tenha experiência neste tipo de trio eu pensaria em utilizar na escala de 1 duto/sub, duto este de 4'' .

Já montei um triozinho com pioneer e na época atendeu o que o cliente pediu, mas hoje, montaria com uma litragem menor sem dúvidas! Dá pra tirar muito rendimento desses paini, e como!!!

Não usam porque não precisa. Usar duto de 4" para cada sub não presta, os subs ficam bobos, e não fica aquele grave cheio, a pressao que o ar faz no duto é importante nesta questão.

Hoje pra mim (depois de bater muuuito a cabeça) caixa pra sub pioneer tocar muito aberto e com grave bonito (cheio) é com volume entre 35 e 38 litros, sintonia entre 30 e 34hz e um duto de 3" pra cada sub ou até um de 4" pra cada 2 subs.

Compartilhar este post

Link para o post

Não usam porque não precisa. Usar duto de 4" para cada sub não presta, os subs ficam bobos, e não fica aquele grave cheio, a pressao que o ar faz no duto é importante nesta questão.

Hoje pra mim (depois de bater muuuito a cabeça) caixa pra sub pioneer tocar muito aberto e com grave bonito (cheio) é com volume entre 35 e 38 litros, sintonia entre 30 e 34hz e um duto de 3" pra cada sub ou até um de 4" pra cada 2 subs.

mas e o sopro? ja tive paini com duto de 4" e soprava que era uma beleza..

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, no máximo 9 pra impedância ficar legal, caíria pra 4 ohms né?

Pelo manual disse que envia 3600w a 12,6v, e 4300w a 14,4v hehe. Casando perfeito com uma pitada de clip ainda.

Eai Zé, tava pensando aqui em uma forma, acho que vai dar certo, botar as baterias por baixo da caixa, pode ser uma alternativa, mas qualquer coisa essa idéia de fazer um fundo falso não vai ser descartada, pensei na hipótese antes mas agora que caiu a ficha hehe.

Rapaz, rack eu nunca tinha feito, fiz o primeiro na saveiro de outro uzomi aqui e ficou show ein, nao sei se acompanhou o tópico:

dsc01132wt.jpg

Aliás, foi a primeira vez que tive contato com trio elétrico mesmo!

Ta ficando bom o trampo heim Fernandim.....

Bonito e bem organizado.... gostei bastante... Quanto as baterias embaixo da caixa, tbm penso em fazer dessa forma, assim que conseguir mais 4 pioneer (e mais $$$), pra acabar o projeto.

Só pra vc dar uma olhada msm... olha o meu ai abaixo:

Foto1332.jpg

Projeto meu e do Junior da K2 som aki de araxá... gostei tanto do trabalho dele que pretendo fazer a caixa de grave no msm estilo...

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi Lucas, então deve ganhar em controle de cone e pressão dessa forma. Agora você me gerou outra dúvida: como manter uma sintonia tão baixa se a litragem está muito baixa, e ainda sim manter um bom desempenho em área aberta? Os pioneer não morreriam muito cedo(falo no sentido de subirem em resposta de frequência) com uma sintonia tão baixa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sei não , duto de 3" sopra muito , to usando um painer 259 10" com duto de 3" e sopra pra ca***** .

Eu faria caixa com 35L, duto de 4" e sintonia alta la nos 40-45hz pra pegar bruto nos 60-70hz mesmo, caixa picudona.

Mais posso estar errado , nesse tipo de som tenho pouca experiencia pratica.

Compartilhar este post

Link para o post

É Arthur, meu pensamento é igual ao seu, pois sintonia de caixa e volume costumam ser inversamente proporcionais, por isso minha grande dúvida. Queria saber a questão do duto também se sopra muito nesta configuração que o Lucas indica.

Compartilhar este post

Link para o post

A Banda 5000 vai ser 1 ou 2 ohms?

A Banda não aguenta impedância nem um pouco mais baixa. Se fosse Stetsom podia ligar numa boa 1,6 ohm num amp de 2 ohms. Até porque a curva de impedância varia muito e em poucas frequências atinge a impedância nominal.

Da nada , no maximo uns efeitos pirotecnicos no Banda :vts

Vai pro py quando bee ? traz um busta3600 Pa nois quando for. [¨]

Se ozomi me permite fazer está pergunta.

Arthur e lucas será que da para ligar um 1k6 de 2 ohms em 1.33? Sem dar tanto problema?(vai ser para alimentar 3 pioneer, to com dois mais sinto falta de hum pouco de grave)

Lembrando que nela tem 4 coolers

Compartilhar este post

Link para o post

Não amigo, pode usar mais alta, mais baixa vai resultar na queima do módulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a principio soa estranho e gera até polêmica. Rsrs

Mas realmente é verdade, já usei os paine ( de vários modelos) em diversos tipos de caixas e jamais usaria de novo caixas com sintonia alta nem em caixas grandes nem pequenas. Aquela curva bonitinha que vemos nos gráficos não é o que nossos ouvidos captam.

Estou viajando e escrevendo pelo celular, outro dia explico melhor. Mas a melhor coisa é testar. Quem pode confirmar o que estou dizendo é o Ernany, ele também tem muita experiência prática, inclusive perguntem a ele qual o volume e sintonia da atual caixa dele com 16 paine 310...

Compartilhar este post

Link para o post

pode fazer com 40 litros brutos e usar 1 duto de 4 sem alongamento q vai ficar muito bom. quando tinha os 4 paini no gol usava assim e rendia bem pra fora e pra dentro, já testei com duto de 3 e nao ficou legal pq era som interno agora se for picape pode usar q o sopro nao vai te incomodar.

Compartilhar este post

Link para o post
Eai Zé, tava pensando aqui em uma forma, acho que vai dar certo, botar as baterias por baixo da caixa, pode ser uma alternativa, mas qualquer coisa essa idéia de fazer um fundo falso não vai ser descartada, pensei na hipótese antes mas agora que caiu a ficha hehe.

Rapaz, rack eu nunca tinha feito, fiz o primeiro na saveiro de outro uzomi aqui e ficou show ein, nao sei se acompanhou o tópico:

dsc01132wt.jpg

Aliás, foi a primeira vez que tive contato com trio elétrico mesmo!

Por onde vc passou os fios de alimentação para as baterias de trás, teve que furar a lata?

Quero saber pois estou montando 12 CP 308 numa saveiro cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, é o seguinte: grave mais duro, mais seco que toca mais aberto, vai mais longe...

Não adianta fazer caixa com 45~50L e colocar a sintonia em 45Hz, não vai tocar bem aberto, por exemplo se tiver duas caixas A e B, A com 45L e Fb em 45Hz e B com 35L e FB em 30Hz, a caixa B vai tocar melhor em TODOS os sentidos!

"Por quê"?? Pois o grave da caixa B vai ser duro (pelo baixo volume) e ao mesmo tempo vai tocar cheio, com peso, pois a sintonia é baixa.

E se colocarmos uma caixa C com 35L e sintonia em 45Hz? Vai ficar horrível!

Vai tocar bem aberto por ter pouco volume (não por causa da sintonia), porém vai ser um grave sem graça, sem peso. E no ouvido vai passar a impressão que toca menos que a caixa B, pois um grave pesado passa a impressão de som mais forte.

No RTA a sintonia mais alta toca um pouquinho mais, mas no ouvido a impressão é que a caixa B sempre toca mais que a A e a C.

E na questão de sopro, sinceramente, em um som que toca perto dos 140dB alguém aí consegue ouvir barulho de sopro?? Bom... eu não ouço...

E outra, tem gente que acha que não pode nem sentir o ar passando pelo duto que está soprando. Sopro é quando a velocidade do ar no duto está MUITO alta.

*edit.: os volumes das caixas que citei são para os "paine" da vida, para outros subs os volumes podem ser diferentes, logicamente...

Editado por LucasGYN

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, é o seguinte: grave mais duro, mais seco que toca mais aberto, vai mais longe...

Não adianta fazer caixa com 45~50L e colocar a sintonia em 45Hz, não vai tocar bem aberto, por exemplo se tiver duas caixas A e B, A com 45L e Fb em 45Hz e B com 35L e FB em 30Hz, a caixa B vai tocar melhor em TODOS os sentidos!

"Por quê"?? Pois o grave da caixa B vai ser duro (pelo baixo volume) e ao mesmo tempo vai tocar cheio, com peso, pois a sintonia é baixa.

E se colocarmos uma caixa C com 35L e sintonia em 45Hz? Vai ficar horrível!

Vai tocar bem aberto por ter pouco volume (não por causa da sintonia), porém vai ser um grave sem graça, sem peso. E no ouvido vai passar a impressão que toca menos que a caixa B, pois um grave pesado passa a impressão de som mais forte.

No RTA a sintonia mais alta toca um pouquinho mais, mas no ouvido a impressão é que a caixa B sempre toca mais que a A e a C.

E na questão de sopro, sinceramente, em um som que toca perto dos 140dB alguém aí consegue ouvir barulho de sopro?? Bom... eu não ouço...

E outra, tem gente que acha que não pode nem sentir o ar passando pelo duto que está soprando. Sopro é quando a velocidade do ar no duto está MUITO alta.

*edit.: os volumes das caixas que citei são para os "paine" da vida, para outros subs os volumes podem ser diferentes, logicamente...

Dúvida sanada Lucas, entendi perfeitamente agora! Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

o chevetoso do meu cunhado esta com 4 carapreta, e esta desse jeito que o Lucas disse 38 litros por camara e duto de 4" mas bem comprido mesmo acho que uns 30 cm ,, da um som muito bom de se ouvir

Compartilhar este post

Link para o post

Por onde vc passou os fios de alimentação para as baterias de trás, teve que furar a lata?

Quero saber pois estou montando 12 CP 308 numa saveiro cross.

Ali do lado direito, tem uma passagem de fios (não sei dizer ao certo quais), mas essa é uma saveiro G4...

Lucas, vou bolar já uma caixa com 35 a 38 litros por sub e os dutos que me indicou... Tava conversando com uzomi aqui, vai usar os subs sempre deitados, porque até subir esse paredão dá muito trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Ali do lado direito, tem uma passagem de fios (não sei dizer ao certo quais), mas essa é uma saveiro G4...

Lucas, vou bolar já uma caixa com 35 a 38 litros por sub e os dutos que me indicou... Tava conversando com uzomi aqui, vai usar os subs sempre deitados, porque até subir esse paredão dá muito trabalho.

ATé que o zomi tirou essa ideia de levantar da cabeça. Sobriu até vai, mas bebum...

Compartilhar este post

Link para o post

Achei a saida lateral valeuuu, fiz a instalação ontem mesmo das baterias auxiliares.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei a saida lateral valeuuu, fiz a instalação ontem mesmo das baterias auxiliares.

Show de bola, depois posta umas fotos aí!

@topic

Uzomi aqui conseguiu 4 paini S4 a 110 cada, nego usou numa caixa mais ou menos e tá querendo vender, creio que os subs nem estejam amaciados... Isso influenciaria alguma coisa?

Pois 5 serão zero e 4 usados? Ainda mais que vai ser câmara única a caixa e tal, certamente irão bater diferente...

Compartilhar este post

Link para o post

Só no começo, mas os que ele já tem são S4 também?

Compartilhar este post

Link para o post

Só no começo, mas os que ele já tem são S4 também?

São sim, será tudo S4 pra casar com o amp.

Compartilhar este post

Link para o post

Então toca ficha, a não ser que tenha chance de pegar novos no PY.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falei pra ele ir lá, custa nada, o cara quer 450 nos 4 Paini, tava numa S10, caixa de trio goiano, sendo empurrado por uma corzus, coisa lixo mesmo, sub nem batia...

O problema é que é 309 os usados, os dele é 310. Mas diferença mesmo só no cone, imperceptivel, parametros continuaram os mesmos snme

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...