Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ronaldoohashi

troca opamp compensa? BB2604 e afins...

Recommended Posts

aqui é a seção Hi-Fi

concordo com o que tu disse, em "gêneru, númiro e degrau", mas é redundante (aqui)

acho que ninguém que usa um player Positron (ou seja, de fora da seção Hi-Fi) vá se animar a gastar mais que uma merreca de reais num amp, quiçá modificar um que seja bom (ou non mínimo + -) pra deixá-lo melhor

ou falamos para o nível de consumidor abrangido por este tópico, ou para tudo! rsrsrs

Aí que vc se engana. já consertei player top com operacionais em smd 4558 e capacitores dos mais fuleiros na saída RCA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí que vc se engana. já consertei player top com operacionais em smd 4558 e capacitores dos mais fuleiros na saída RCA

mas e o casamento? vc mesmo diz, player top com capacitors fuleiros... e ai nao pode tocar bem? ai vamos voltar pra velha historia de que só o que usa caps, operacionais top, sao os que vao tocar bem... e nao é bem assim... modifficar pode trazer beneficios... senao a TRU nao disponibilizava ups de fabrica e que custam 1500 usd... assim como o shadow é uma versao amplitude com uns ups!!! e é muito mais refinado. Tem o DMX que tem components bem diferentes dos "outros" modelos,... ou seja em algum lugar eles melhoraram... bom, vamos ao que interessa... alguem tem mais dicas para tentar melhorar o PHD?

Editado por ronaldoohashi

Compartilhar este post

Link para o post

E é por isto que você chega num DRZ9255 e fica maravilhado. Ele usa OPA2134 em todo o caminho do áudio. Não é a toa que sempre tem um upgrade de player a se fazer. Eu agora não uso mais player, e estou investindo em DAC de nível residencial pra chegar num resultado excelente com custo mais realista.

Compartilhar este post

Link para o post

mas e o casamento? vc mesmo diz, player top com capacitors fuleiros... e ai nao pode tocar bem? ai vamos voltar pra velha historia de que só o que usa caps, operacionais top, sao os que vao tocar bem... e nao é bem assim... modifficar pode trazer beneficios... senao a TRU nao disponibilizava ups de fabrica e que custam 1500 usd... assim como o shadow é uma versao amplitude com uns ups!!! e é muito mais refinado. Tem o DMX que tem components bem diferentes dos "outros" modelos,... ou seja em algum lugar eles melhoraram... bom, vamos ao que interessa... alguem tem mais dicas para tentar melhorar o PHD?

É bem assim sim.. dificilmente você acha um player popular que toque realmente bem. Popular que digo é alpine, kenwood 996, clarion 786, etc, são melhores que os mais baratos mas não é algo tipo nossa como toca bem..

Quanto ao modulo eu pensaria em colocar transistores na saída discretos, com uso dos mjl4281 e mjl4302, e excitadores bd139/140 todos originais, talvez precisará ajustar algum ítem do circuito pra evitar oscilação e agúdos muito brilhantes, com o uso destas duplas você já tem mais musicalidade e detalhamento, aí vamos pra ajustes de bias, dentro dos limites de dissipação da carcaça do amplificador, troca de capacitores na realimentação negativa por alguns da Rubicon Black Gate, uns grandes com baixa resistência interna, capacitores da fonte por outros melhores dentro do espaço disponível, além de inúmeros outros ajustes e polarizações que só com conhecimento e equipamentos sérios daria pra fazer, e por último pensaria na troca dos operacionais dentro dos limites do circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

acron, os 4 capacitors maiores (2200uf) sao filtros? mais qual seria a funçao exata? no caso do PHD fora os 11x1000uf da fonte, tem 4x 2200uf pra cada 2 canais... que ficam perto dos transistors e acho qe quase na saida pra onde vai se ligar os autofalantes/// e tem um pequeno cap e resistor em serie depois deles...

Compartilhar este post

Link para o post

Esses capacitores grandes são todos filtros.. na verdade nem são filtros pois a fonte de um modulo quase não tem riple.. são mais pra garantir um bom fator de amortecimento nos graves..

Compartilhar este post

Link para o post

A fonte chaveada necessita de bom filtro de entrada por causa da interferencia Eletromagnetica. Na saida os capacitores são para deixar o mais linear possivel, proveniente da onda pulsante gerada pela retificação e ainda para ajudar no damping.

Comparativos:

tabela1.png

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o excesso de capacitância na saída da fonte de módulos tende a deixar a fonte mais lenta, segundo testes que fiz, ainda mais se estes capacitores não forem rápidos e de boa qualidade, então não há necessidade de muitos capacitores na fonte de amplificadores automotivos, se existem são pra melhorar o dumping e os graves. Dois únicos capacitores numa fonte simétrica de 1000uf já são suficientes pra fonte.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte com capacitores de menor capacitancia faz com que a tensão VCC diminua e consequentemente a potencia de saida do amplificador. Tudo tem que estar conectado, uma coisa não necessariamente é regra, mas sim um consequencia aplicada aquela situação.

Editado por gabiba2005

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o excesso de capacitância na saída da fonte de módulos tende a deixar a fonte mais lenta, segundo testes que fiz, ainda mais se estes capacitores não forem rápidos e de boa qualidade, então não há necessidade de muitos capacitores na fonte de amplificadores automotivos, se existem são pra melhorar o dumping e os graves. Dois únicos capacitores numa fonte simétrica de 1000uf já são suficientes pra fonte.

Lenta como? Em se recuperar de uma queda de tensão? Sim, realmente.

Só que maior capacitância significa menores quedas.

Compartilhar este post

Link para o post

Lenta como? Em se recuperar de uma queda de tensão? Sim, realmente.

Só que maior capacitância significa menores quedas.

kleber eu te mandando um foto frente e verso, digo da parte de traz da placa tb, tem como vc me dizer o que preciso tirar e de onde pra onde eu preciso jumpear para by passer o cross? o resto,como retirr, colocar, soldar, eu me viro...

Compartilhar este post

Link para o post

kleber eu te mandando um foto frente e verso, digo da parte de traz da placa tb, tem como vc me dizer o que preciso tirar e de onde pra onde eu preciso jumpear para by passer o cross? o resto,como retirr, colocar, soldar, eu me viro...

Cara, complicado. Tem que seguir as trilhas, pois você tem que pegar o sinal depois do circuito de ganho. Tem que dar uma decifrada no circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, complicado. Tem que seguir as trilhas, pois você tem que pegar o sinal depois do circuito de ganho. Tem que dar uma decifrada no circuito.

quando perguntei quem era o mais importante no caso dos CI o 5532d ou o tl032CN, pois to adiquirindon dual de melhor qualidade, ai troca pelo 5532 ou TLO? pensei tirar o 5532 e colocar no lugar do TLO, e o dual de melhor qualidade no lugar do 5532. agora se nao mudra de um pro outro, apenas apenas troco no que for mais "importante" e deixo o TLO ou o 5532 nos repectivos lugares... rrocando apenas o que for mais "fundamental"... que no caso o 5532 esta na entrado do audio e o TLO apos o crossover...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...