Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dcadilhac

SQ para um Siena fire 2011/2012

Recommended Posts

fala pessoal sou novo aqui no Fórum, e já estou precisando de uma ajuda de vocês.

no momento, o som do meu Siena conta com os seguintes equipamentos:

1 aparelho de DVD pioneer;

1 kit duas vias Selenium instalado nas portas;

1 par de 6x9 instalados em uma caixinha dutada no porta malas, sem módulos.

1 subwoofer pioneer IMPP de 10 polegadas que não está instalado ainda.

pretendo montar um som de melhor qualidade, exclusivamente pra dentro, pretendo seguir a linha do D.I.Y. tanto que já adquiri alguns equipamentos, conforme lista.

Manta para isolar as portas e tampa do porta malas;

Kit de instalação Focal;

Módulo Banda Voxer 2.4;

o próximo passo é a aquisição de um kit 2 vias da focal, as colunas para instalar os twiters e decidir o que eu vou fazer com meu subwoofer.

tenho um pioneer IMPP a muito tempo parado em casa, mandei reformar recentemente, e pretendo usá-lo por questão de amirar muito a qualidade desse subwoofer. detalhe: troquei o cone original por um cone de celulose, liguei ele sem caixa mesmo só pra testar, e já deu pra perceber que os graves ficaram mais encorpados que antes.

pensei em algumas alternativas pra instalar o mesmo e quero a opinião de vocês sobre o que ficaria melhor. (lembrando que tenho um filho pequeno e viajo muito, sempre levando muita bagagem e não posso perder muito espaço na mala).

1. uma caixa de fibra na lateral esquerda, o problema é que é difícil de achar essas caixas para o siena;

2. uma caixa "tradicional" encostada no banco traseiro; ou:

3. substituir o tampão original por um tampão feito em madeira com espaço para instalar o sub ficando com a face do mesmo virada pra dentro do carro.

esta última opção, pelas medidas que já tirei é a que ocupa menos espaço, mas tenho minhas dúvidas se a posição do subwoofer não prejudicaria a propagação dos graves por dentro do carro, ou se não ficaria desproporcional em relação ao resto do som.

lembrando que o subwoofer tem potência de 120 Watts RMS, e o Kit 2 vias que pretendo comprar tem 100 Watts, com sensibilidade de 91 dB

alguém já fez ou viu algum projeto parecido?

conto com a ajuda de vocês.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levando em consideração a falta de espaço no porta-malas devido a muita bagagem, você poderia fazer você mesmo uma caixa lateral de fibra. Se não me engano existe tutorial para isso aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz irei te ajudar só porque também tenho um Siena Hehehe

Brincadeira a parte, o ideal seria monta o subwoofer em um fundo falso podendo utilizar o buraco do step ( creio que ira ficar sem pegada o sub, mais é uma opção.

Outra dica seria comprar algum sub de 6 ou 8 e fazer um box ali no tampão. Ou até mesmo utilizar dois sub de 6, ambos abaixo dos bancos dianteiros ( até o momento é o melhor a ser seguido).

Sub abaixo dos bancos é excelente, tínha uma 335ia e o sub era assim, rapaz fica bom no siena. Já imaginei fazer assim no meu. Contudo indico colocar um coaxial no tampão ( nos locais originais mesmo).

Cabeamento dimensionado é lei. Tem que elaborar muito bem essa parte.

Isolamento acústico indico o que utilizei em meu antigo Siena. Duas camadas de manta na chapa interna da porta, uma camada de manta na chapa interna ( a que prende o forro de portas) e feltro betumado nos forros de portas.

Nas portas traseiras coloquei apenas o feltro betumado.

Uma camada de manta no tampão e duas camadas na tampa do porta malas. No assoalho utilizei apenas uma camada de mata e duas de feltro ( em todo assoalho incluindo porta malas).

Fora isso uma boa bateria e big três.

Qualquer coisa estarei a disposição.

Abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer integrado com o estepe você perde alguns centímetros de altura apenas.

E quanto ao cabeamento ? RCA ?

Quanto ao kit focal... cuidado pois dependendo do casamento dos equipamentos pode soar estridente...

Compartilhar este post

Link para o post

Subwoofer integrado com o estepe você perde alguns centímetros de altura apenas.

E quanto ao cabeamento ? RCA ?

Quanto ao kit focal... cuidado pois dependendo do casamento dos equipamentos pode soar estridente...

Então murilo_g_b essa é uma solução que eu ainda não tinha pensado. vou pesquisar se existe algum tutorial pra integrar o subwoofer ao step.

sobre o cabeamento, ,vou usar o kit de instalação focal, com RCA, força, terra e cabos para os falantes.

Sobre o kit 2 vias, vc indicaria alguma outra marca que tenha uma qualidade melhor?

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz irei te ajudar só porque também tenho um Siena Hehehe

Brincadeira a parte, o ideal seria monta o subwoofer em um fundo falso podendo utilizar o buraco do step ( creio que ira ficar sem pegada o sub, mais é uma opção.

Outra dica seria comprar algum sub de 6 ou 8 e fazer um box ali no tampão. Ou até mesmo utilizar dois sub de 6, ambos abaixo dos bancos dianteiros ( até o momento é o melhor a ser seguido).

Sub abaixo dos bancos é excelente, tínha uma 335ia e o sub era assim, rapaz fica bom no siena. Já imaginei fazer assim no meu. Contudo indico colocar um coaxial no tampão ( nos locais originais mesmo).

Cabeamento dimensionado é lei. Tem que elaborar muito bem essa parte.

Isolamento acústico indico o que utilizei em meu antigo Siena. Duas camadas de manta na chapa interna da porta, uma camada de manta na chapa interna ( a que prende o forro de portas) e feltro betumado nos forros de portas.

Nas portas traseiras coloquei apenas o feltro betumado.

Uma camada de manta no tampão e duas camadas na tampa do porta malas. No assoalho utilizei apenas uma camada de mata e duas de feltro ( em todo assoalho incluindo porta malas).

Fora isso uma boa bateria e big três.

Qualquer coisa estarei a disposição.

Abs.

Olá, Rodrigo, sobre o subwoofer embaixo do banco eu já tive em um corsa hatch 2 subwoofer de 8 polegadas mas não gostei do resultado. eles renderam muito mais quando eu fiz uma caixa pra encaixar sobre o local original para o tampão e coloquei eles lá.

por isso minha queda em fazer isso novamente no meu siena e colocar esse subwoofer de 10 no tampão, porém nunca vi ninguém que tenha feito isso. nem em fotos eu acho.

Compartilhar este post

Link para o post

Levando em consideração a falta de espaço no porta-malas devido a muita bagagem, você poderia fazer você mesmo uma caixa lateral de fibra. Se não me engano existe tutorial para isso aqui no fórum.

olá, Maurício

sobre esta questão da caixa de fibra, era uma opção pra mim até ontem, pois hoje achei aqui na minha cidade uma caixa pronta na medida que eu precisava pra meu carro, por R$399,00 . a mesma deixou de ser opção...

sobre eu mesmo fazer a caixa, já me passou várias vezes pela cabeça, mas como viajo muito não tenho muito tempo pra me dedicar à isso. mas vou pesquisar melhor sobre o assunto, pra ver qual vai ser a melhor opção pra mim.

Compartilhar este post

Link para o post

Então murilo_g_b essa é uma solução que eu ainda não tinha pensado. vou pesquisar se existe algum tutorial pra integrar o subwoofer ao step.

sobre o cabeamento, ,vou usar o kit de instalação focal, com RCA, força, terra e cabos para os falantes.

Sobre o kit 2 vias, vc indicaria alguma outra marca que tenha uma qualidade melhor?

Tudo depende do orçamento !

Dá uma olhada nos german maestro que tão bem baratos

http://shop.audiomaestro.com.br/ecommerce_site/categoria_550_8205_Kits-Componentes

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Rodrigo, sobre o subwoofer embaixo do banco eu já tive em um corsa hatch 2 subwoofer de 8 polegadas mas não gostei do resultado. eles renderam muito mais quando eu fiz uma caixa pra encaixar sobre o local original para o tampão e coloquei eles lá.

por isso minha queda em fazer isso novamente no meu siena e colocar esse subwoofer de 10 no tampão, porém nunca vi ninguém que tenha feito isso. nem em fotos eu acho.

Citei o sub de 6 pois o modelo JL pede cerca de 10litros selada. A caixa que citei no fundo falso, dentro do step, creio eu que o resultado em questão de áudio não será satisfatório. Coloca uma caixa sob o tampão é algo a se pensar, tem um Audi a4 com 2 sub arc áudio no tampão, conduto foi recortado a chapa e feito um trabalho mais elaborado, caso esteja afim de recortar procuro o projeto e te mando.

Eu já tentei montar uma caixa sob o tampão, resultado, deixou um espaço totalmente inutilizáveis atras da caixa, local que caberia uma mala pequena tranqüilamente. Hoje olhei meu porta mala e cheguei a conclusão que o melhor para você seria a caixa em fibra na lateral, ou vedar o porta mala e colocar um sub free air no tampão, assim o próprio porta mala faria o papel de caixa.

Kit sejas vias eu apostaria nos German Maestro, o qual foi citado pelo Murilo. Contudo tem que ver como a banda ira se comportar.

Compartilhar este post

Link para o post

Citei o sub de 6 pois o modelo JL pede cerca de 10litros selada. A caixa que citei no fundo falso, dentro do step, creio eu que o resultado em questão de áudio não será satisfatório. Coloca uma caixa sob o tampão é algo a se pensar, tem um Audi a4 com 2 sub arc áudio no tampão, conduto foi recortado a chapa e feito um trabalho mais elaborado, caso esteja afim de recortar procuro o projeto e te mando.

Eu já tentei montar uma caixa sob o tampão, resultado, deixou um espaço totalmente inutilizáveis atras da caixa, local que caberia uma mala pequena tranqüilamente. Hoje olhei meu porta mala e cheguei a conclusão que o melhor para você seria a caixa em fibra na lateral, ou vedar o porta mala e colocar um sub free air no tampão, assim o próprio porta mala faria o papel de caixa.

Kit sejas vias eu apostaria nos German Maestro, o qual foi citado pelo Murilo. Contudo tem que ver como a banda ira se comportar.

Então Rodrigo, se vc não se importar, gostaria sim de receber o projeto do audi pra ter uma idéia mais clara do que fazer.

sobre o kit duas vias, já estou pesquisando sobre os kits da german, parecem muito bons pelos comentários que estou vendo, acho que vou acabar partindo pra esse lado.

sobre o subwoofer free air, se não me engano o meu IMPP é free air. mas nunca vi ele tocar fora de uma caixa, na verdade nunca vi nenhum subwoofer tocar fora de uma caixa, será que tem um resultado bom?

sobre o tampão do siena, o meu não precisa recortar metal nenhum, ele só precisa cortar o tampão de fibra mesmo, o qual já tenho um pra comprar em um ferro velho pra deixar o original guardado.

Compartilhar este post

Link para o post

Murilo, Obrigado pela dica.

eu estou pensando nos Epic. você conhece essa linha? tem um rendimento bom?

Tem um tópico chamado kit 2 vias german maestro aqui mesmo nessa seção "iniciantes do SQ" em que o cady que importa os amplificadores mosconi e os auto falantes german maestro explicou certinho como cada um se comporta!

Da um olhada aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem um tópico chamado kit 2 vias german maestro aqui mesmo nessa seção "iniciantes do SQ" em que o cady que importa os amplificadores mosconi e os auto falantes german maestro explicou certinho como cada um se comporta!

Da um olhada aí.

Valeu Murilo, Obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Então Rodrigo, se vc não se importar, gostaria sim de receber o projeto do audi pra ter uma idéia mais clara do que fazer.

sobre o kit duas vias, já estou pesquisando sobre os kits da german, parecem muito bons pelos comentários que estou vendo, acho que vou acabar partindo pra esse lado.

sobre o subwoofer free air, se não me engano o meu IMPP é free air. mas nunca vi ele tocar fora de uma caixa, na verdade nunca vi nenhum subwoofer tocar fora de uma caixa, será que tem um resultado bom?

sobre o tampão do siena, o meu não precisa recortar metal nenhum, ele só precisa cortar o tampão de fibra mesmo, o qual já tenho um pra comprar em um ferro velho pra deixar o original guardado.

Acho que esta havendo um conflito de ideias aqui. O modelo que citei a chapa de metal foi recortada para adesao de duas chapas de mdf + resina.. Nao encontrei o projeto aqui no computador, porem pesquisando por palavras chave encontrei esse modelo semelhante.

29346_2_full.jpg

Em relação aos subwoofer free air, alguns anos tive a oportunidade de escutar um projeto que consistia em 2 jl w7 ( nao me recordo se era 10" ou 12") em que o porta mala fazia o papel de caixa. Quando entrei no carro eu sabia apenas quais subwoofer e amplificadores tinham, entretanto nao disseram nada sobre caixa. Assim que ligou o som, era absurdo o que estava acontecendo, otima qualidade. Nisso Marcao rebateu o banco traseiro e tinha imagem dos dois subwoofer presos em uma chapa, pensei, a caixa deve ser enorme, nao deve ter como tirar step, enfim pensei que nao teria espaço algum na mala. Rapaz quando sai do carro e ele abriu a mala eu logo vi a traseira de ambos subs, cara a mala estava vazia apenas os dois sub ao fundo.

Fiquei pasmo com aquilo, questionei o tratamento acustico e o motivo de nao ter utilizado caixa, a resposta foi um porta mala devidamente tratado com mantas e feltro e o motivo de nao utilizar caixa foi que ficaria inviavel e pesado demais o carro.

Bem, nao sei como seu pioneer ira se comportar.

Abs.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que esta havendo um conflito de ideias aqui. O modelo que citei a chapa de metal foi recortada para adesao de duas chapas de mdf + resina.. Nao encontrei o projeto aqui no computador, porem pesquisando por palavras chave encontrei esse modelo semelhante.

29346_2_full.jpg

Em relação aos subwoofer free air, alguns anos tive a oportunidade de escutar um projeto que consistia em 2 jl w7 ( nao me recordo se era 10" ou 12") em que o porta mala fazia o papel de caixa. Quando entrei no carro eu sabia apenas quais subwoofer e amplificadores tinham, entretanto nao disseram nada sobre caixa. Assim que ligou o som, era absurdo o que estava acontecendo, otima qualidade. Nisso Marcao rebateu o banco traseiro e tinha imagem dos dois subwoofer presos em uma chapa, pensei, a caixa deve ser enorme, nao deve ter como tirar step, enfim pensei que nao teria espaço algum na mala. Rapaz quando sai do carro e ele abriu a mala eu logo vi a traseira de ambos subs, cara a mala estava vazia apenas os dois sub ao fundo.

Fiquei pasmo com aquilo, questionei o tratamento acustico e o motivo de nao ter utilizado caixa, a resposta foi um porta mala devidamente tratado com mantas e feltro e o motivo de nao utilizar caixa foi que ficaria inviavel e pesado demais o carro.

Bem, nao sei como seu pioneer ira se comportar.

Abs.

Rodrigo,

realmente ficou mais interessante ainda essa opção.

vou começar a pesquisar aqui pra ver o que eu consigo fazer.

Obrigado pela Ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...