Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dereg

Dutada sem atraso

Recommended Posts

E ae pessoal, tudo bem?

Seguinte: como fazer para uma caixa dutada responder semelhante ou até mais rápido do que uma selada em termos de delay... por que o delay da dutada é deveras acentuado... a selada é legal por apresentar melhor resposta a transientes e um grave de ataque mais presente! Em contrapartida a dutada garante mais SPL e sub-graves...

A pergunta é: como aproveitar o que a dutada tem de bom, mas sem perder a agilidade e boa resposta a transientes da selada!? Como fazer isso em termos de projetar a caixa?

Valew pessoal! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se existe algumas alternativa, quero saber também. Comecei a sentir isso depois que troquei minha aparelhagem e botei só um ki na frente. O sub atrasa bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero muito saber a respeito do assunto... por favor pessoal! Quem entende me dá uma força aqui!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiramente depende do carro, um sedan sempre vai fazer a bass reflex ter um atraso de grupo maior ainda.

 

sintonia baixa aplaina bem o delay... mas não sei nada sobre o assunto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade mesmo... num sedã o atrasado é ainda maior... mas pelo visto o pessoal que entende do assunto ta fugido!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
!

Cara, eu também não entendo muito do assunto, mas lembro de uma cara aqui no fórum falar que gosta de dutadas assim. Ele disse que deixa o groud delay abaixo de 15 ms, pico não passar de 3bd e não ser em alta freqüencia. Só não entendi essa alta freqüencia, o quanto seria alta freqüencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vai simulando e vendo o que acontecesse!!!uahauhauhauahuahauah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao só no subwoofer ocorre esse problema,

 

nos pezinhos dutados tb, e com o tweeter direcionado, f*de tudo, vc sente claramente o atrazo/embolo do médio grave

 

cade os experts??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse em um outro topico, houve um estudo sobre as divisões acusticas nos carros e q ateh hoje eh feito em alguns carros q são lançados no mercado..... mesmo o estudo sendo brasileiro o conhecimento dele eh desconhecido pela maioria.....

Esse estudo se uniu à um outro q diz, uma defasagem de 12m/s eh enterpretado como eco por nossos ouvidos, isso se os dois falantes tocarem as mesmas freqs.,

ou um atraso na faixa de audio q dois falantes trocam de freqs., ex: um sub q toca ateh 120Hz. e o midbass q começa em 120Hz., nesta faixa teria o atraso....

 

Esse atraso vai depender da freq. em freq. com relação a distancia do falante um do outro...

 

A conclusão dos dois estudos foi q ao acontecer o atraso ou eco a forma mais facil e barata de se melhorar seria inverter a fase de um dos falantes, se o caso eh 2 pesinhos e 1 caixa na mala, eh soh inverter a fase da caixa.......

 

 

Agora com relação a caixa sozinha.....eh uma caracteristica da dutada ter esse atraso, mas eh um atraso pequeno

Onde vc diz que a dutada tem um acrescimo de 3db isso eh relativo, e na selada vc tmb pode conseguir um SPL igual a da dutada.....mas em relação as freq. de sub graves, ai a selada terah de ser muito grande e poderah perder SPL, a solução eh a utilização de uma band-pass...ela une as características das duas....

 

Se vc construir 2 caixas uma selada e uma dutada de mesmo vb e sintonia, o SPL serah igual soh q e dutada irah descer mais...tocando as freq. mais baixas...

 

................ :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para se fazer uma band-pass eu estaria ocupando qt de volume?

Essa caixa eu nem tenho idéia de como projetar...

Só sei que tenho que anasilar os resultados em simulaçãoes no computador!

Uma band-pass desceria como uma dutada mas teria um grave de ataque e reposta a transientes bons como numa selada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim a band-pass eh exatamente isso......

Para fazer a band-pass uso 7formulas e + uma de perda ou ganho de SPL..... isso me tomarah um tempo pois terei de vazer 3 vezes para definir qual serah o tipo de linha q devo seguir..... e depois + 1 ou 2 e ai sim ter a melhor caixa para vc.....

 

Posta ai os parametros do seu sub q quando tiver um tempo faço os calculos....

Diga tmb qual grave vc deseja....jah sei q eh de atak rapido alto SPL e q desça bastante(quanto?)...Q tipo musical?....Q freq. os seus mid-bass(woofers) começam a tocar.....

 

Um lembrete, se seu som eh trio(cornta, supertweeter) som para abrir a mala...esse tipo de caixa ñ eh recomendada......

 

.........ateh........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a solução pode estar aqui: http://www.mrweb.com.br/fvm/tl2/

 

esse tipo de caixa eh utilizado em home theaters.. o problema eh que precisa de caixas com enorme litragem... nao sei se vale a pena.. mas pelo o que li a respeito deste tipo de caixa o resultado eh excelente! aqui no forum mesmo ja andaram falando sobre este tipo de caixas..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O dereg nunca desiste de mudar 100% o proejto :)

 

Cara...não existe essa situação utópica de dutada melhor q selada ou vice-versa...

oq existe é melhor ACERTO de conjunto.

 

se existisse oq vc pede, não haveriam caixas e tipos de falantes :D

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O dereg nunca desiste de mudar 100% o proejto :)

 

Cara...não existe essa situação utópica de dutada melhor q selada ou vice-versa...

oq existe é melhor ACERTO de conjunto.

 

se existisse oq vc pede, não haveriam caixas e tipos de falantes :D

 

[]s

Ri7

exato. Sempre tem um tradeoff. ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui pelo menos é mais problema no pezinho do que no sub.

No sub é delay desprezivel. No pezinho era complicado, qdo usava sintonizado em 20hz. Agora ficou sussa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que eu notei nas minhas simulações é que o delay é maior na frequência de sintonia, e tanto maior quanto mais baixa for a frequência de sintonia. ou seja, ou vc joga sintonia e delay alto pra fora da faixa de resposta de frequência que quer (sintonizar caixa em 10 Hz deve ser divertido... :rolleyes:), ou sobe a sintonia pra baixar também o delay.

 

qdo eu tinha bandpass no carro fiz ainda um OUTRO artifício, que foi usar o sub como paradigma pra acertar o time alignment dos outros falantes. conferi a caixa no projeto e na faixa de frequência em que tava usando o subwoofer o delay tava em média em 0,7ms, então atrasei os falantes da frente (todos) em 0,7ms pra depois aplicar as diferenças de distância. resultado prático, em músicas em que vc escuta primeiro o TUM do bumbo pra depois vir o woooooof da ressonância (tem uma paulada de dance e trance que é assim), o woof começou a vir junto com o TUM, ao invés de entre um TUM e outro.

 

aí eu voltei pra selada e não precisei mais, hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui pelo menos é mais problema no pezinho do que no sub.

No sub é delay desprezivel. No pezinho era complicado, qdo usava sintonizado em 20hz. Agora ficou sussa...

Tá sintonizado em quantos Hz agora?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui pelo menos é mais problema no pezinho do que no sub.

No sub é delay desprezivel. No pezinho era complicado, qdo usava sintonizado em 20hz. Agora ficou sussa...

Tá sintonizado em quantos Hz agora?

Ai já é quer saber d+...

 

:vts

 

[]

Editado por Crasher

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aqui pelo menos é mais problema no pezinho do que no sub.

No sub é delay desprezivel. No pezinho era complicado, qdo usava sintonizado em 20hz. Agora ficou sussa...

Tá sintonizado em quantos Hz agora?

Ai já é quer saber d+...

 

:vts

 

[]

Uahahahahahahaha!

Pq?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...