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Milbert Audio BaM235

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Durantes quase dois meses testei no carro e em casa um Amp old school, que alguns mais antigos já ouviram falar e poucos já ouviram tocar.

Trata-se do Milbert BaM235, um dos raros Amp realmente valvulados automotivos. Você pode ver mais sobre ele na página do fabricante: http://milbert.com/bam235ab

 

Eis minhas opiniões sobre ele:

 

Visual Bem, talvez não seja um dos pontos fortes do brinquedo. Parece algo DIY, se bem que conheço uns caras aqui do fórum capazes de fazer algo muito mais apresentável.

Custo Novo custaria algo em torno de U$5.000,00 mas não sei se os caras ainda montam ele. Paguei 60% deste valor, comprando de um cara na Argentina.

Instalação Básico, sem nenhum necessidade especial

 

Como toca?

Válvula é um tipo de doença, comparando com o futebol seria algo como ser Corintiano ou Flamenguista. É como comparar cambio manual e cambio automático

Muito pode ser dito, muitos membros do fórum tem muito a explicar sobre a diferença entre válvula e transistor; mas este não é o objetivo deste tópico. Talvez possamos criar algo depois, se for necessário.

Sempre tive este fetish/compulsão pelas válvulas, meu primeiro (e ainda comigo) Amp foi um MC275. No automotivo, cheguei a instalar 3 TA2, testei o Buttler, mas nenhum chegou perto da sonoridade das valvulas. O TA2, tinha apenas um par da valvula na parte de pré, que o tornava mais macio que o A4, mas não resolvia. o Buttler pior ainda, pois por falta de carga as valvulas nem aqueciam corretamente. Ambos contavam com o famoso recurso chamado de valvuled. Grande parte disso porque não conseguem transformar 12V do carro para 220v da valvula.

A última esperança então era o Milbert, o único 100% valvulado automotivo; bem, ao menos é o que o site deles diz. Como peguei a peça já amaciada, com cerca de 400 horas de uso, bastou esperar mais uma hora para ele aquecer corretamente.

Liquei ele em um kit 2way Morel Supremo passivo. Player DRZ original. O carro é um Alfa Romeo Mi.To

Não posso dizer que o resultado foi uma surpresa, não significa que seja desprezível ou mediano. A questão é que ele tocou exatamente como se espera que um Amp valvulado toque, ou seja, possui os méritos e os defeitos de um Amp a valvula. Se você conhece valvula, já sabe o que estou dizendo.

Perdi 25% da extensão do tweeter e mais 25% da extensão do midbass, sem contar com o recorte dos médios graves que sumiram. Mas...

O que sobrou, toca como nunca tocou antes. Nem meu kit 3way Focal Utopia chega perto, principalmente na região da frequência de midrange.

Resumindo o Milbert toca realmente como um Amp valvulado. Isto é bom? Com certeza não, mas que eu gosto, eu gosto.

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E a potência dele, apenas 30W nominais.

Bem o Amp valvulado sempre toca umas 3X ou 4X mais forte do que comparada com a mesma potência em transistor.

 

Falta controle sobre os speakers?

Sim falta bastante.

 

E agora?

Já está comigo duas opções de pre-valvulado. Vamos ver o que acontece, né.

Na pior das hipoteses é só desmontar tudo e começar novamente. ;)

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É uma peça que sempre achei interessante.

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Consome muito?

 

Se a informação do link que ele passou estiver correta, apenas 20A.

 

Agora fiquei confuso, pois sempre ouvi o contrário.

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Acho um valvulado o máximo. Muito musical, você ouve horas e não enjoa. Em uso residencial é show, porém pra uso automotivo a relação custo benefício é muito baixa, pois no meu ver não compensa muito um som maravilhoso porém fraquinho e gastando um absurdo de bateria. Eu pensaria muito antes de colocar um desses no meu carro.

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Se a informação do link que ele passou estiver correta, apenas 20A.

 

Agora fiquei confuso, pois sempre ouvi o contrário.

Os 20A de pico não é o problema! E sim os 5A de corrente de repouso! Pra se ter idéia do que é 5 A de corrente de repouso, imagina o consumo de repouso de 3 amps classe AB de 800wrms, visto que um dls A4 consome 1,5A em repouso e um kicker zr1000 consome 2,5A em repouso. E nunca esquecendo que um fusível de 20A suporta picos de 200A em 1Segundo, sendo assim não tem problemas de ter picos de 60A enquanto toca musicas

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E tem mais um detalhe, estive olhando agora, e pelo esquema me parece que não é totalmente valvulado não, se alguém disser isso é uma mentira.

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E tem mais um detalhe, estive olhando agora, e pelo esquema me parece que não é totalmente valvulado não, se alguém disser isso é uma mentira.

 

Eu não tenho 10% do conhecimento q tu tem, isaias, tanto é q o Gustavo mandou um amp meu pra vc consertar. Mas pelo esquema do circuito eu tive essa mesma impressão...

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Neno, parabéns pelo review, espero poder ouvir esse carro no encontro de maio. Deve ser interessantíssimo. Meus parabéns por trazer mais um equipamento exótico para o conhecimento do publico...

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E tem mais um detalhe, estive olhando agora, e pelo esquema me parece que não é totalmente valvulado não, se alguém disser isso é uma mentira.

 

Acron, aquele esquema na página inicial é para demonstração de amplificadores híbridos. Pré valvulado e power de estado sólido.

 

Pelo esquema desse Milbert, dizem que são apenas válvulas mesmo.

 

milbert.jpg

 

Léo, pelo visto se você tivesse um desses ao invés de controle remoto de bass boost seria de bias.

 

 

Agenor, umas das qualidades que você citou eu já li bastante quando pesquisei sobre o produto: mesmo com apenas 30W tem um som mais "cheio" que amplificadores de potência maior. Eu já ouvi alguns valvulados residenciais, inclusive tenho um amplificador simples para fones de ouvido. Nem sempre ouço todos os malefícios que você citou, embora também não ouço a tão aclamada mágica (distorção) das válvulas. Felizmente, consigo satisfação com tipos diferentes de amplificadores.

 

Mas que tem horas ao invés de ligar meu fone no transistor dá vontade de ligar na varva, tem.

Editado por Pad

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Quanto ao consumo, tenho dificuldades para explicar, visto meus limitados conhecimentos e o tempo mais limitado ainda para medir tudo.

 

Sem grandes testes, meu carro, que utiliza bateria Optima de 65A, aguenta tocar cerca de 5' antes de começar a distorcer. Por isso me parece que o bixinho consuma bastante carga.

 

Uma coisa interessante relativa a ele é a expressão "esperar o Amp esquentar", pois no caso do Milbert, ele esquenta mesmo. Não só as válvulas, mas todo o aparelho ficam bemmmm quentes.

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Saída a transformador... alta impedância de saída (logo, baixíssimo fator de amortecimento. Junte aí o fato do Milbert não ter realimentação, e você tem algo como 1 ou até abaixo de 1) e... bem... transformador é transformador, sempre dá uma amansada nos agudos.

 

Eu gosto. Ele te chama a atenção pra onde a música tem mais vida, que são os médios. A gente se acostuma com o som cristalizado que veio junto com o CD Player, e quando ouve um vinil depois de muito tempo, fica se perguntando a razão dos agudos "mansos". Depois do choque inicial, você começa a se envolver com a dinâmica e o corpo que só o vinil (e alguns k7s) emprestam.

 

Esta é a graça. Diria que o Milbert, como todo amplificador sem realimentação, implora por uns meses de teste até se fechar um set que realmente case com suas características. É um amp puramente musical, numa arquitetura que leva os amantes de Horns à loucura.

 

O que tem abaixo da tampa? 6922 e EL84?

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Os valvulados são ricos em harmônicos, que fazem parte do timbre natural dos instrumentos musicais. Os transistorizados já são pobres em harmônicos, e quando tem tem muito dos harmônicos ímpares, que dão a impressão de som frio. O barulho de algo raspando é rico em harmônicos ímpares, por isso muita gente diz que senta 'gastura' em ouvir o som de um pedaço de vidro raspando em outro, e tantos outros ricos e harmônicos ímpares.

 

Os harmônicos pares já são agradáveis e se somam, dando sensação de calor à musica, ela ganha vida, e apesar dos agudos não serem pronunciados eles mesmo assim parecem mais cheios, justamente por causa dos harmônicos pares, isso se deve, em grande parte, às ressonâncias internas da valvula.

 

Mas em um bom projeto transistorizado é possível riqueza em harmônicos pares, diminuição dos ímpares, e bastante musicalidade também, com pouco consumo e uma boa relação custo/benefício, mas mesmo assim não acredito em transistorizado com som de valvulado..

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Neno, parabéns pelo review, espero poder ouvir esse carro no encontro de maio. Deve ser interessantíssimo. Meus parabéns por trazer mais um equipamento exótico para o conhecimento do publico...

 

:+1

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Legal o review, realmente a caracterisitica de valvulado quem já ouvi sabe bem, eu até chego a acreditar em valvulado no caso de um pré para dar tempero, mas q isso não vejo como suportar a falta X vantagem ele trás na amplificação...... sem contar na velocidade em médio grave q se foi.....geralmente fica gordo (excesso) no médio grave.....

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Esse amp agora entrou em definitivo no seu set Agenor?

 

Este Amp está em um outro carro que eu tenho, com um set que não tinha pretensão de ser tão hifi. Mas sabe como é, né. Coloca uma peça aqui outra ali e não para mais.

Mas mesmo assim, creio que não vou deixa-lo lá, mesmo porque uso pouco aquele carro. Por outro lado, se tira-lo pior ainda, pois vai ficar no acervo pessoal e aí já sabe, talvez não saia nunca mais.

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Estou vendo os Ground Zero valvulados vai que o trem é bom

 

Tem algum deles por aqui?

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Agenor, gostaria muito de ouvir esse amp. Se possível, no meu carro!rs!

 

Parabens pelo review!

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