Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
vans_br

Ajuda, regulador de tensão para fonte caseira

Recommended Posts

Boa tarde, pesquisei pesquisei e não consegui achar uma solução.

Bom vamos ao problema. tenho uma fonte caseira(comprei usada), pelo que percebi quando abri o sistema é meio precário, é composta por um transformador que deve pesar uns 12 a 14Kg e no fio que vai para o positivo da bateria tem 8 diodos grandes, deve ser o P600J ou maior, tem um capacitor pequeno mas nao tenho certeza se é ligado na fonte ou nos leds...

mas assim, ela tem 2 regulagens,carga lenta e rápida na lenta ela começa a carregar e no voltímetro fica em torno de 13.3 e vai subindo devagar, chega a um ponto que fica 16,1V e ai ela vai estabilizando...

já na alta com o multímetro(liguei numa bateria morta) rendeu quase 18V!!

então levei ela numa casa de baterias pra testar e o cara fez testes com baterias novas e velhas(mortas) e os resultados foram os mesmos 16V na baixa e 18V na alta...

então como trabalho numa empresa que meche com motores importados, tem uns reguladores de tensão que eram usados a uns 6 meses atras e não usam mais agora.... então ele me doaram 2 reguladores (14V 1000W)

são QUASE como estes http://img.alibaba.com/photo/659477255/NEW_VOLTAGE_REGULATOR_ALTERNATOR_For_Honda_Accord_Prelude_For_Toyota_Camry_4Runner.jpg

com 3 pinos, sendo 1 negativo, 1 entrada de tensão e outro saída...

porem liguei o regulador na fonte e tudo certinho, na saída rendeu os 14.4 V estabilizados (só na alta, na baixa não chegou a 11V) mas com o carregador fora da bateria, no momento que ligo na bateria, a tensão do carregador cai para a mesma tensão da bateria (de 14,4 para 12,6) e vai caindo junto com a bateria, dando até impressão que descarrega as baterias (1 moura 190 e 1 heliar 135)...

e quando retiro o regulador a fonte funciona normalmente...

alguem pode me ajudar? sabe se tem algum outro regulador que posso usar? tem algum tipo de ligação elétrica que devo fazer para funcionar?

.

abracos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é 1000W a 14V ele só aguenta 70 Amperes. As baterias de chumbo acido também funcionam como um estabilizador, se vc quer ligar esse fonte junto com as baterias no som não terá problemas mesmo sem o regulador.

Compartilhar este post

Link para o post

isso sim, mas creio que a fonte não consiga gerar mais de 60Ah. por isso peguei esse modelo ai de 70Ah..

mas o problema sem o regulador é a tensão, como falei, ela começa em 13.3V e para lah pros 16,1V em questão de 30 min... mesmo o som estando no máximo... a ideia do regulador é limitar ela ate os 14,4 apenas, pois 16V é demais pois os modulos, crossovers, etc... desligam quando 16,2V...

a ideia de usar éssa fonte é tocar em longos períodos( mais de 3horas) pois as baterias não aguentam tanto tempo, entao pelo menos elas ficariam sempre com uma carga relativamente boa com a fonte...

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente os carregadores de bateria usam uma resitencia entre os diodos e o + que vai na bateria, eu tenho um esquema aqui que é de 5ohms, uma resistencia de chuveiro fame dos mais simplezinhos deve dar em torno disso também 5 ohms, ligue uma em série pra ver de diminui a tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

vc diz para ligar assim?

diodos --------- resistência 5Ohms ------------- positivo da bateria

só confirma pra mim que jah testo!

abraco!

Compartilhar este post

Link para o post

vc diz para ligar assim?

diodos --------- resistência 5Ohms ------------- positivo da bateria

só confirma pra mim que jah testo!

abraco!

isso, isso, isso, isso, hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

opa, obrigado pela ajuda, quarta feira que não tenho aula testo!

obrigado mesmo! valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando pra pedir ajuda tb [^]

Chegou aqui em casa um nobreak velho de 1400va da SMS , abri e pensei em fazer uma fonte , arranquei tudo e deixei apenas o trafo , arrumei 2 diodos de maquina de solda de uns 150a eu acho , uns capacitores 20000uf e pronto esta feita a fonte . O trafo tem 3 saidas a do meio é neutra os diodos estao ligados de maneira que um conduz o outro nao . e assim ela aguentou um sd3000 + 2 sd250 sem baixar de 13v no multimetro minipa .

Agora queria retificar as duas partes da onda nao só uma como antes e regular a saida . alguem pode me ajudar ? ja procurei de tudo e pensei de tudo mas ainda nao sai do 0 X 0 . :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

3 saidas que vc fala é assim:

trafo.png

Se for assim, é só ligar o do meio no - e os das pontas vc liga os diodos igual os D1 e D2 Abaixo: (antes vc deve medir qual a voltagem entre o fio do meio e uma das pontas, essa será voltagem da saída da fonte)

TO143_Fontes_F01.jpg

Eu acho que não vai compensar estabilizar a fonte não, vai ficar muito caro, e se for pra ficar caro eu compraria uma fonte própria pra som mesmo, pois além dos varios recursos tem o tamanho bem menor.

Talvez ficasse bom ligando em um Megacapacitor pra estabilizar, ou mesmo uma bateria de carro usada, as baterias de Chumbo Acido (as comuns mesmo) servem como estabilizador também.

Editado por jpchiullo

Compartilhar este post

Link para o post

Geralmente os carregadores de bateria usam uma resitencia entre os diodos e o + que vai na bateria, eu tenho um esquema aqui que é de 5ohms, uma resistencia de chuveiro fame dos mais simplezinhos deve dar em torno disso também 5 ohms, ligue uma em série pra ver de diminui a tensão.

A voltagem pra ser reduzida tem que ser consumida, e é isto que os reguladores fazem, eles consomem a corrente diminuindo a voltagem.. Por isso vão em dissipadores, pois o consumo causa aquecimento..

uma resistencia ou resistor em série como você falou, vai reduzir a amperagem da fonte, não a voltagem. Se colocar um resistor ou resistência em paralelo, aí sim se reduz a voltagem, mas não ha resistor que aguente, por isto é usado o regulador..

16 volts é muito pra qualquer modulo, pode danificar a fonte interna do mesmo..

Editado por Acronaudio

Compartilhar este post

Link para o post

A voltagem pra ser reduzida tem que ser consumida, e é isto que os reguladores fazem, eles consomem a corrente diminuindo a voltagem.. Por isso vão em dissipadores, pois o consumo causa aquecimento..

uma resistencia ou resistor em série como você falou, vai reduzir a amperagem da fonte, não a voltagem. Se colocar um resistor ou resistência em paralelo, aí sim se reduz a voltagem, mas não ha resistor que aguente, por isto é usado o regulador..

16 volts é muito pra qualquer modulo, pode danificar a fonte interna do mesmo..

A propósito, vc sabe qual a função da resistencia nos carregadores de bateria simples?

Compartilhar este post

Link para o post

A resistência serve pra reduzir o tranco caso vc coloque o carregador em uma bateria totalmente descarregada, ou mesmo no caso de um curto ou inversão de ligação por engano.

O trafo que tem bastante amperagem nunca pode ter um curto total pois estará no limite, e a amperagem circulante aumenta muito. Pra vc ter uma idéia, um transformador anêmico de 12 v por 3 amperes, se você der um curto de aproximadamente zero ohms nos terminais dele, circularão no circuito mais de 40 amperes, imagina um trafo de 60 amperes he he.

Compartilhar este post

Link para o post

É mais por segurança então, achei que tinha uma função constante. Eu pensei em colocar uma resitencia em série com uma fonte de PC pra "transformá-la" em um carregador mas acho que não carregaria direito pois as fontes de Pc não dão 13.8V.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigão fonte não tem segredo.. qualquer fonte carrega, mais ou menos. Quanto maior a amperagem mais rápido carrega.. A voltagem tem que ser igual ou menor que o valor da bateria.. se for muito baixa demora carregar, se for alta danifica a bateria..

Carregador de celular por exemplo, não passa de uma fonte.. ele carrega por pulsos pra não sobrecarregar os circuitos internos.. os pulsos substituem a tal resistência..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, fiz uma fonte dessas caseiras, tinha um Trafo de 1200Va (nobreak) e mandei reenrolar, ela tinha esses 3 fio (center tape) bem, mandei fazer com 2 fios, ele gera 12,6v na saída (alternada) pois não foi retificada ainda, usei 2 pontes retificadoras onda completa (kbpc3510) 35Ah 1000v, deve estar uns 10 pila cada, usei mais 10capacitores 4700ufx25v, sem carga na saída ela da seus 16,1 até 16,5 (se a tensão da rede for pouco acima de 220v), se colocar carga nela, ela baixa pros 13v e depois de uns 15 a 20min. vai pra 14~14,8, deixando mais tempo bate 15,5 (bateria de 60cofre mais powersafe, aquelas amarelinhas, de 92ah porta mala) consegue aguentar partida do carro(estando as bateria morta, nem sinal do motor aranque, só os leds do painel do carro), e aguenta som de um amigo, um taramps hd3000, bb2400GL, outro modulozin pra um 8" em 70% do volume acima dos 12,5. bateria de 60, 100 e 150 junto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sugiro baixar o datasheet do componente (alldatasheet.com pode ser que tenha) e verificar, além das informações técnicas, as sugestões de utilização.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...