Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Geo KBÇA - Celta

[Edit] Dando um up no set - Snake GTK 1500...

Recommended Posts

10pw3 sobe bem , mais não até 2khz , 1.5k vai sim.

Rca diy ? :legal:

cabo pros Gtk ? residencial 6mm neles , tranquilo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

RCA diy sim... Pra ficar mais organizado na traseira do banco...

Então vai ser cabo residencial mesmo... :-D

Mas alguem pode tirar a dúvida do duto da caixa? To ficando perturbado já... :-S ...só falta isso pra finalizar a caixa de graves...

Compartilhar este post

Link para o post

Vejo um problema em relação ao corte do crossover a ser usado no driver TI. Você conseguirá 24 db/8ª usando a via mid high com corte máximo dessa via de 1200 hz, só que ao mesmo tempo essa via responderá até 15000 hz sendo atenuada em low pass de 12db/8ª, deste modo perdendo informação musical do TI que poderia subir mais um pouco. Em contrapartida a via high lhe oferecerá ampla opção de corte high pass variando de 700 a 7000 hz a 12 db/8ª e resposta final em 20000 hz. Se você utilizar a via high terá que subir o corte do TI e consequentemente seus 10 pw3 terão que subir mais para suprir o TI.

Penso eu que os fabricantes de crossovers automotivos não colocam produtos pensando em TI, mas ainda sim na concepção de fenólica+Tweeter(salvo o novo Expert px1 que dispensa comentários).

Compartilhar este post

Link para o post

A grande questão é , se o corte recomendado é de 1200hz a 12db8ª porque cortar bem mais alto se pode cortar no mesmo ponto com uma atenuação bem maior .

Muito melhor um corte 1.2khz @ 24db do que um de 1800hz a 12db .

Esse negocio de subir de mais o corte das Ti e pedir que os medios acompanhem comigo nunca funcionou bem , sempre ficou bem gritão e com deficiencia acima dos 1k até o corte do drivers pois os medios não tem velocidade para responder satisfatoriamente acima dos 900-1khz.

Compartilhar este post

Link para o post

A grande questão é , se o corte recomendado é de 1200hz a 12db8ª porque cortar bem mais alto se pode cortar no mesmo ponto com uma atenuação bem maior .

Muito melhor um corte 1.2khz @ 24db do que um de 1800hz a 12db .

Esse negocio de subir de mais o corte das Ti e pedir que os medios acompanhem comigo nunca funcionou bem , sempre ficou bem gritão e com deficiencia acima dos 1k até o corte do drivers pois os medios não tem velocidade para responder satisfatoriamente acima dos 900-1khz.

Arthur, eu também não sou de cortar muito os drivers, até porque os falantes de médio não subirão com grande força. Isso mesmo, também prefiro um corte de 1200 hz 24 db/8ª do que 1800/... hz a 12 db/8ª. Minha dúvida é se não vai perder um pouco em altas frequência, visto que o crossover cortará em 15000 Hz a 12 db/8ª.

Compartilhar este post

Link para o post

mas acima dos 15khz poucos conseguem ouvir, então acredito que não seja uma grande perca... mas pode ser usado sem stress no canal high...

no caso fica:

GTK 1500 Low : 40 - 150 pra escutar de boa, e quando for aumentar o volume coloco 80 - 150

10pw3 Mid Low : 150~180 - 1400~1500

SD 145 High out - 1500~1700 (como o corte é 12db/8ª acredito não ficar um vazio nem um pico) - full

oq acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a via de grave e médio estou de acordo, mas se for aumentar não precisa cortar tanto o subsônico não, a não ser que seja músicas com batidas bem rápidas. Uma opinião quanto a via de médio-agúdo e agúdo(TI): faça testes, teste as duas vias e veja os prós e contras. Se realmente não apresentar perdas significativas em altas frequencias na via mid high eu iria nela sem dúvida.

Faça os testes com volume moderado, ai você decide amigo. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de 15k o conteudo e pouco e em algumas musicas nem existem , mais se pegar uma banda com baterista que gosta de colorir nos pratos vai perder o efeito.

Corta a 1.5k a 12db e usa o canal que é full , Ti ja não é la grandes coisas acima de 10-12k se corte em 15k vai ficar "faltando" algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Acima de 15k o conteudo e pouco e em algumas musicas nem existem , mais se pegar uma banda com baterista que gosta de colorir nos pratos vai perder o efeito.

Corta a 1.5k a 12db e usa o canal que é full , Ti ja não é la grandes coisas acima de 10-12k se corte em 15k vai ficar "faltando" algo.

estava vendo alguns vídeos e achei uma ''proeza'' do bonatti no mínimo interessante, cortando o novo driver de 2'' 3850 TI da over a incríveis 450 hz a 24 db/8ª!!! Detalhe que este crossover crava low pass nessa via em 12000 hz a 12 db/8ª . Sei que video não da pra ter real noção, mas segue link:

http://www.youtube.com/watch?v=od8bkd2RJb0

Compartilhar este post

Link para o post

12khz já acredito que seja pouco... mas ao menos já da pra ter uma base para regular certinho no ouvidometro...

dando uma busca aqui quanto ao cálculo de dutos, vi que para transformar o duto de redondo, para quadrado, retangular... tenho que manter a mesma área de saída e a profundidade... no caso a SNAKE indica caixa de 82 litros brutos com 2 dutos de 4" e 11cm pra ficar sintonizado em 60hz, e 20 cm para 50hz...

no caso da área do duto 4" = 5*5*3,14 = 78cm²

convertendo para triangular ~ 12*12/2 = 72cm² (triangulo com duas laterais iguais de 12cm)

então posso fazer ele triangular?

pois como já falei não cabem dutos de 4"...

Compartilhar este post

Link para o post

Vindo bonati nem aperto o play , cara legal , mais pucha muito a sardinha para o que faz bem ao bolso dele.

Ja cortei D405 a 200hz :pirou: mais apliquei uns 10w :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Aprendi muito com o bonati através da net, principalmente quando eu não manjava nada de som(ainda não sei nada mas melhoro a cada dia). Sim, realmente ele vai a favor da maré, mas cabe a nós termos critérios e aproveitarmos o que realmente agrega valor. pasmafaute Temos de reconhecer que ele tem muito conteúdo bom, apesar dos pesares...

Compartilhar este post

Link para o post

o bonati é o cara faz tomanorris ser o melhor falante do mundo. :vts :vts :vts

Ele é de época, quem o patrocina é quem leva os elogios. A vez agora é da snake(essa sim merece respeito, não desmerecendo a tomahawk).

Compartilhar este post

Link para o post

ta certo o duto mosso , pode ir firme é isso ai facinho so calcular area da boca e manter a mesma profundidade e ja era. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa já ta cortada,

vou tentar montar amanhã, e só esperar os GTK chegar pra botar pra tocar...

:-D

Indicam colocar algum material para vedar o falante e a caixa?

Massa de calafetar, silicone, algum adesivo???

=)

Compartilhar este post

Link para o post

Nada melhor que pó de madeira com cola , no Af pode usar silicone mesmo ou uma massa de calefar , mais se for coberta com corvin a caixa ja veda legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Caixa já ta cortada,

vou tentar montar amanhã, e só esperar os GTK chegar pra botar pra tocar...

:-D

Indicam colocar algum material para vedar o falante e a caixa?

Massa de calafetar, silicone, algum adesivo???

=)

Um amigo meu, usa EVA, tem em papelarias...

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei onde foi que eu vi, mas parece que o "vapor" exalado pelo silicone e afins, podem danificar a bobina do falante... Isso é verdade?

EVA é parecido com aqueles emborachados né???

Amanhã posto umas fotos da caixa... To no cel...

Compartilhar este post

Link para o post

teoria de maluco essa dai , danifica nada mosso .

Compartilhar este post

Link para o post

Jaja chega os GTK garanto que vc vai gostar, o pessoal aqui da região estão surpresos com resultado do GTK inclusive eu...

Esse projeto tem tudo pra ficar top em...

parabens !

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...