Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rweq

Frequencia do duto X resultado em SPL

Recommended Posts

E daí moçada.

Questão técnica e sensorial...

Recentemente instalei o som que tinha no Uno (DXZ786USB, Audio Art 140.4XE, Diamond M361 no lugar do M551, Bravox EHW-10D e Knukonceptz Krystal) no HB20.

O sub, Bravox EHW-10D, foi instalado de um box que era de 30L livres@30Hz em um box com +/-39L livres.

Pois bem, inicialmente, recortei o duto de 3” no espaço que tinha, o q resultou em uma freqüência de sintonia de 40Hz.

Com uso no DXZ786USB LPF em 50Hz, achei que a faixa de trabalho de freqüência (40-50Hz) ficou muito apertada e resolvi mudar o duto para que fosse para 30Hz.

A primeira impressão foi de uma diminuída no SPL.

A faixa de freqüência foi aumentada, pois, agora, a excursão aumentou, tanto que a suspensão está pegando na tela e gerando vibração quando há exigência nas freqüências baixas (CD de teste Official USAC Bass) em volume alto (24/33, limite sem distorção audível).

Desta forma, em uso NORMAL, parece que o grave diminuiu e às vezes até sumiu.

Nas músicas com graves normais, fica bacana.

Nas músicas com exigência em graves, fica bacana.

O q vcs acham:

Para um som SQ/SQPL, seria ideal manter os 30Hz ou voltar aos 40Hz?

Editado por rweq

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Musicalidade X força .

É um cobertor curto , como voce aumentou 9L mantendo a mesma sintonia a musicalidade vai ser melhor pois o pico vai baixar a intensidade .

Tem que simular e dar uma olhada no grafico , mais pode ser um meio termo , entre 30-40hz é bem grande a diferença , teste em 35hz .

Qual a FS desse Sub ? essa caixa num ta muito grandinha e com sintonia baixa de mais não "30hz" , o motivo dele bater na grade é que provavelmente esta ultrapassando o Xmax .

Compartilhar este post

Link para o post

Assunto interessante

Seguindo

Qual seria a sintonia recomendada de uma caixa dutada para sq / sqpl?

Seria interessante usa o FS do sub, ou mais a baixo ou acima?

Compartilhar este post

Link para o post
...O sub, Bravox EHW-10D, foi instalado de um box que era de 30L livres@30Hz em um box com +/-39L livres.

Pois bem, inicialmente, recortei o duto de 3” no espaço que tinha, o q resultou em uma frequência de sintonia de 40Hz...

rweq boa noite! :)

Fiz uma simulação usando o EHW-10D em uma caixa com 39 l livre (43,09 (bruto) - 1,68 (do duto) - 2,41 (do sub) = 39 l) e com 1 duto de 7,62 cm de diâmetro (medida interna) x 31,48 cm de comprimento, ficando da seguinte forma:

Volume Interno Livre: 39 litros;

Volume Total: 43,09 litros;

Fb: 30 Hz (duto com 7,62 cm de diâmetro x 31,48 cm de comprimento);

QL: 6,939;

F3: 34,56 Hz

Em minha simulação a excursão do cone só passa de 10,8 mm (Xmax) quando a frequência da música vai abaixo de 22,11 Hz, porém, nessa zona, a atenuação é de -11,48dB, o que a meu ver, não chega a ser um problema.

rweq quais são as medidas exatas do duto que você instalou?

Abraços! :legal:

Editado por DoctorBRR

Compartilhar este post

Link para o post

Musicalidade X força .

É um cobertor curto , como voce aumentou 9L mantendo a mesma sintonia a musicalidade vai ser melhor pois o pico vai baixar a intensidade .

Tem que simular e dar uma olhada no grafico , mais pode ser um meio termo , entre 30-40hz é bem grande a diferença , teste em 35hz .

Qual a FS desse Sub ? essa caixa num ta muito grandinha e com sintonia baixa de mais não "30hz" , o motivo dele bater na grade é que provavelmente esta ultrapassando o Xmax .

Isso artsompb, é justamente isso que procuro, musicalidade e força.

Isso é um cobertor curto mesmo, pois são dois extremos, e ainda o projeto do meu HB20 não ajuda a trazer od graves pra frente.

Digo isso pq, os meus mids de 6" estão nas portas e não chegam nem perto do ambiente que tinha no Uno com pezinhos e mids de 5".

Mas, vamos ao q interessa.

Acho que não fui muito feliz na explicação sobre o box.

Quando falei sobre o box de 30L@30Hz, este era do Uno. Projeto anterior e que tinha por referência.

Agora, no HB20, o box é o mesmo, com +/-39L (pq a frequência de sintonia do duto faz variar o seu volume).

A situação a q me refiro é:

1) box de 39,55L livres com duto de 3"x15,35cm - 40,07Hz;

2) box de 38,80L livres com duto de 3"x32,47cm - 30Hz.

Na simulação do WinISD o 1) dá um pico de 1,726dB em 50,24Hz e o 2) dá uma curva plana com atenuação de -1412dB na mesma frequência.

Uma diferença de 3,138dB de 1) em relação a 2).

Ou seja, pra ter o mesmo pico, teria que dobrar a potência aplicada no 2) em relação ao 1).

Daí, complica a excursão...

Como a tela é muito junta ao falante, assim já está pegando. Posso usar o artifício de colocar um espaçador, mas, essa não muito a minha intenção.

Para 35Hz, teria que usar um duto de 3"x21,85cm e teria 39,26L livres.

Na simulação dá bem no meio, curva plana com ganho de 0,044dB.

Seria uma...

Mas, dá um trampo pra fazer... tirar o falante, desgrudar o duto da curva alongadora, cortar e remontar...

A Fs dele é de 30Hz.

Pois é... fiz uma manquitolagem na hora de jogar na minha planilha pra calcular e o que deveria ter saído com 30L saiu com +/-39L.

Esqueci de desfazer uma alteração que havia feito em um dia e recalculei no outro...

Mas, até q foi bom, pq, se calculasse com 30L, com certeza o sub não caberia no box. Teria q começar a fazer baflle e assim vai...

Na simulação o X não chega nem perto do Xmax.

Rony

rweq boa noite! :)

Fiz uma simulação usando o EHW-10D em uma caixa com 39 l livre (43,09 (bruto) - 1,68 (do duto) - 2,41 (do sub) = 39 l) e com 1 duto de 7,62 cm de diâmetro (medida interna) x 31,48 cm de comprimento, ficando da seguinte forma:

Volume Interno Livre: 39 litros;

Volume Total: 43,09 litros;

Fb: 30 Hz (duto com 7,62 cm de diâmetro x 31,48 cm de comprimento);

QL: 6,939;

F3: 34,56 Hz

Em minha simulação a excursão do cone só passa de 10,8 mm (Xmax) quando a frequência da música vai abaixo de 22,11 Hz, porém, nessa zona, a atenuação é de -11,48dB, o que a meu ver, não chega a ser um problema.

rweq quais são as medidas exatas do duto que você instalou?

As medidas fora citadas acima.

Qual programa vc usou.

Se não fiz nada errado no WinISD, o X não chega próximo ao Xmax...

Agradeço a ajuda.

Aguardo

Rony

Compartilhar este post

Link para o post
...A situação a q me refiro é:

1) box de 39,55L livres com duto de 3"x15,35cm - 40,07Hz;

2) box de 38,80L livres com duto de 3"x32,47cm - 30Hz.

Na simulação do WinISD o 1) dá um pico de 1,726dB em 50,24Hz e o 2) dá uma curva plana com atenuação de -1412dB na mesma frequência.

Uma diferença de 3,138dB de 1) em relação a 2).

Ou seja, pra ter o mesmo pico, teria que dobrar a potência aplicada no 2) em relação ao 1).

Daí, complica a excursão...

Rony resolvi intrometer-me em sua conversa com o artsompb mais uma vez, pois como não uso o WinISD, e está havendo uma pequena diferença de resultados nos projetos, resolvi usar o volume das caixas e dos dutos que você passou, para comparar o BassBox Pro que uso com o WinISD Pro, que pelo jeito é o software que a maioria dos membros do AutoForum usa.

Mas antes, eu gostaria de confessar que nunca usei o WinISD Pro. Na verdade uso o BassBox Pro há mais de 10 anos. E bem antes dele eu projetava caixas usando fórmulas que o Marcelo Portela passou em um curso na extinta Top Gun (acho que em 1997), porém eu usava uma calculadora científica HP 48G para facilitar o serviço. E como o BassBox Pro sempre foi muito confiável, nunca testei nenhum outro software.

Veja os resultados com o BassBox Pro v6.0.22:

1. Box de 39,55 l (livre), com duto de 3" x 15,35 cm = Fb de 38,87 Hz. Neste caso dá um pequeno pico de 61,81 Hz até 62,67 Hz, e a excursão do cone só passa dos 10,8 mm em 19,24 Hz, porém com atenuação de -18,48dB. O F3 fica em 37,41 Hz;

2. Box de 38,80 l (livre), com duto de 3" x 32,47 cm = Fb de 29,7 Hz. Neste caso dá um pequeno pico de 59,29 Hz até 60,96 Hz e a excursão do cone só passa dos 10,8 mm em 17,22 Hz, e com atenuação de -17,10dB. O F3 fica em 34,54 Hz;

3. Box de 39,55 l (livre), com duto de 3" x 30,93 cm = Fb de 30 Hz. Neste caso dá um pequeno pico de 59,29 Hz até 60,12 Hz e a excursão do cone só passa dos 10,8 mm em 17,46 Hz, e com atenuação de -16,89dB. O F3 fica em 34,44 Hz.

Um detalhe; apliquei somente 70 W. Ao aplicar 200 W, por exemplo, o resultado do terceiro item ficou assim:

Um pequeno pico de 59,29 Hz até 60,12 Hz e a excursão do cone só passa dos 10,8 mm em 22,11 Hz, mas a atenuação seria de -11,44dB.

Eu, particularmente, sempre prefiro sintonizar o duto próximo ao Fs do sub (geralmente um pouquinho acima), assim consigo graves mais profundos e macios.

P.S. Depois pesquisarei por tópicos onde o BassBox Pro é comparado ao WinISD Pro. Quem sabe seja a hora de mudar.

Editado por DoctorBRR

Compartilhar este post

Link para o post

Musicalidade X força .

Bem por ai mesmo.

Corte baixo com sintonia baixa e ainda ter bom SPL é difícil mesmo. Principalmente se for um sub pouco potente. P/tentar um meio termo, pode tentar mudando o slope, ou colocar outro sub. hehehe!

Editado por Alves

Compartilhar este post

Link para o post

sintonia baixa com bom spl eu acho que é mais fácil de se obter do que sintonia baixa sem atraso de grupo, não?

Compartilhar este post

Link para o post

sintonia baixa com bom spl eu acho que é mais fácil de se obter do que sintonia baixa sem atraso de grupo, não?

Também acho.

Mas o atraso de grupo só começa a aparecer quando vai acima de 25 ms.

E só vejo isso acontecer quando a sintonia é feita abaixo do Fs do sub. Quanto mais baixa a sintonia do duto, em relação ao Fs, pior o atraso.

Compartilhar este post

Link para o post

E dai Rony? Realizou algum teste? para facilitar a mudança do duto... vc pode encaixar um pedaço de cano PVC na boca do duto para prolongá-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

E dai Rony? Realizou algum teste? para facilitar a mudança do duto... vc pode encaixar um pedaço de cano PVC na boca do duto para prolongá-lo.

Pois é... era isso q deveria ter feito antes de mudar o duto. De +/-15cm foi para +/-33cm...

Agora, dá uma mão de obra pra desfazer...

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é moçada...

Hj tive um tempo e retirei o duto de sintonia 30Hz e retornei com o de 40Hz.

No pouco que usei, senti mais presença do sub e um reforço no SPL.

Não tive ainda como avaliar resposta, etc, mas, o resultado de agora agrada-me mais do que o anterior.

Agradeço a galera que opinou e afirmo que o q foi discutido aki acontece na prática.

Pode não ser tão bonito como descrito nos simuladores, mas, o resultado é próximo.

Rony

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...