Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rickfvb

Fullranges - Iniciando experimentos

Recommended Posts

Começa em 250 e o tweeter corta ouvido e tenta achar o ponto de corte ideal.

250 em 24 db oitava?

acha que esse conjunto fica bom Bocccotte?

Editado por Guto-Black belt

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

250 em 24 db oitava?

acha que esse conjunto fica bom Bocccotte?

Ouvi apenas uma vez o seu kit Guto. Mas me pareceu um excelente kit. Começa cortando em 250 e 24db, testa em 18db também...Ou mesmo em 300 e vai testando outros slopes...Já a integração entre o full e o tweeter, esse não tem teoria, é no ouvido mesmo, começa cortando com uns 10k e vai subindo e alterando os slopes...

Compartilhar este post

Link para o post

o corte mínimo recomendado é 140hz@24dB,

isso é bem baixo, e tem essa limitação do slope, o que pode influenciar na integração com o midbass

acho que testar a "regra" de iniciar o corte no dobro da Fs já é suficiente (Fs=92Hz, corte em 180Hz), pois te garante maior autonomia na opção do slope

eu só não deixaria ele cortando acima de 250hz, preferencialmente nem acima de 200hz

quanto ao corte lá em cima, esse sim tem mais possibilidade de "interações", então só testando mesmo e vendo o que o ouvido diz

Compartilhar este post

Link para o post

eu só não deixaria ele cortando acima de 250hz, preferencialmente nem acima de 200hz

quanto ao corte lá em cima, esse sim tem mais possibilidade de "interações", então só testando mesmo e vendo o que o ouvido diz

Rockeiro senta a pua no volume...se cortar muito baixa a integridade do falante vai por terra.

Compartilhar este post

Link para o post

por isso que meus Fostex eu corto em 250Hz

rsrsrsrs

de qualquer forma, acho que a intensão do Guto é, também, campeonato, por isso acho interessante o corte mais baixo

Compartilhar este post

Link para o post

por isso que meus Fostex eu corto em 250Hz

rsrsrsrs

de qualquer forma, acho que a intensão do Guto é, também, campeonato, por isso acho interessante o corte mais baixo

Esqueci desse fato! :P [^]

Compartilhar este post

Link para o post

se bem que pro dia a dia, posso cortar um pouco amis alto acho que em 300hz em 6 db, pois as músicas do dia a dia, são mais puxadas pra rock, e metal...

eu queria o irmão menor o L3se, mas surgiu essa oportunidade de pegar o L4 se... acho meio grande em cima do painel... mas o l3se ta dificil de aparecer seminovo...

Compartilhar este post

Link para o post

se bem que pro dia a dia, posso cortar um pouco amis alto acho que em 300hz em 6 db, pois as músicas do dia a dia, são mais puxadas pra rock, e metal...

eu queria o irmão menor o L3se, mas surgiu essa oportunidade de pegar o L4 se... acho meio grande em cima do painel... mas o l3se ta dificil de aparecer seminovo...

Acho que o L4se tem mais punch! Poré ia ocupar um espaço FDP na coluna...

"Acho" que o L3v1 é mais econômico em litragem e tem características muito semelhantes.

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho q se vc fizer um hp 12db oitava entre 250 e 315hz vai te agradar bastante... seja L3 ou L4, eu só não indico cortar mais alto pq perde integracão, e não indico cortar mais baixo pq perde a pegada de médio grave....

Se usar o L3 SE ou L4 SE tem q dar uma puxada no eq no top end senão ele fecha, se usar o L3v1, ou L3 v2, ou L4 antigos, tem q usar tweeter, e ai uma boa integracão depende do teu acerto do ponto de corte. Alguns irão preferir o L3v1 pela pegada em médio grave q ele tem, outros preferem o L3 SE pois ele sobe mais.

Com o L3 SE tu só vai usar tweeter se e somente se teu sistema não estiver bem acertado... se o amp não for bom, se os cabos não forem bons, se a fonte de audio não for boa... então se pretende usar com tweeter eu não pegaria o L3 SE. Opinião pessoal minha, mas se tu quiser fazer diferente, dá pra fazer

Compartilhar este post

Link para o post

eu acho q se vc fizer um hp 12db oitava entre 250 e 315hz vai te agradar bastante... seja L3 ou L4, eu só não indico cortar mais alto pq perde integracão, e não indico cortar mais baixo pq perde a pegada de médio grave....

Se usar o L3 SE ou L4 SE tem q dar uma puxada no eq no top end senão ele fecha, se usar o L3v1, ou L3 v2, ou L4 antigos, tem q usar tweeter, e ai uma boa integracão depende do teu acerto do ponto de corte. Alguns irão preferir o L3v1 pela pegada em médio grave q ele tem, outros preferem o L3 SE pois ele sobe mais.

Com o L3 SE tu só vai usar tweeter se e somente se teu sistema não estiver bem acertado... se o amp não for bom, se os cabos não forem bons, se a fonte de audio não for boa... então se pretende usar com tweeter eu não pegaria o L3 SE. Opinião pessoal minha, mas se tu quiser fazer diferente, dá pra fazer

Bom, meu ampli é bem flat, a Hu é um dex p9, cabos mínimos de 30 cm chord plus e canare gs6, já que vou usar o deq p90, cabos de falantes serão provavelmente absolute acoustics quattro pros mids e se usar tw vou usar o chord silver screen pro tw,,, vou usar dois amplsi mosconi linha AS ambo 4 canais...

eu pensei em usar o tw pra dar o top end, e o tw da germam do kit M ( vou usar o midbass desse kit que é o amis top da german) que tenho aqui é excelente em top end, acha que não vale a pena?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

"Acho" que o L3v1 é mais econômico em litragem e tem características muito semelhantes.

o L4 se pelo que o Iana me disse é infinite baffle, então não precisa de litragem alguma... será?

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Te entendi Erick, mas assim: não vale a pena, pq tu tem todo recurso pra tirar top end do L3 SE, é só querer. Usar o L3 SE e L4 SE com tweeter num 3 vias é desperdicar o potencial q o L3 SE tem. além de ser mais caro e tocar a mesma coisa no final.... no 3 vias com tweeter usa L3v1 ou L4v1, ou até os L3 e L4 v2, no 2 vias com Fullrange usa o L3 SE ou L4 SE

sobre o infinity baffle, quer dzer q vc precisa prender num baffle, mas não precisa selar a caixa, pode deixar freeair... Geralmente o pessoal monta em seladas de baixo volume, o que não é o certo para este falante, ele precisa respirar pra tocar tudo que pode.... e Sim todos L3 e L4 são feitos para infinity Baffle

Compartilhar este post

Link para o post

Show,, então vou pegar o L4 se mesmo.. ta a um ótimo preço, tipo metade das lojas, é seminovo, mas parece estar zerado, e vai em cima do apinel um de 4 polegadas mesmo, vou jogar um ampli de 100 rms em cada lado dele...

e vai ficar sobrando dois canais do amplis em uso mesmo...rsrs

valeu

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Te entendi Erick, mas assim: não vale a pena, pq tu tem todo recurso pra tirar top end do L3 SE, é só querer. Usar o L3 SE e L4 SE com tweeter num 3 vias é desperdicar o potencial q o L3 SE tem. além de ser mais caro e tocar a mesma coisa no final.... no 3 vias com tweeter usa L3v1 ou L4v1, ou até os L3 e L4 v2, no 2 vias com Fullrange usa o L3 SE ou L4 SE

sobre o infinity baffle, quer dzer q vc precisa prender num baffle, mas não precisa selar a caixa, pode deixar freeair... Geralmente o pessoal monta em seladas de baixo volume, o que não é o certo para este falante, ele precisa respirar pra tocar tudo que pode.... e Sim todos L3 e L4 são feitos para infinity Baffle

uma pergunta, o L4 se, ele não morre em 18k ?????

Compartilhar este post

Link para o post

uma pergunta, o L4 se, ele não morre em 18k ?????

O L3SE sobe uma merreca a mais, 18K5, e mesmo assim é top.

Uma pergunta, vc ouve mais do que 18K?

Compartilhar este post

Link para o post

O L3SE sobe uma merreca a mais, 18K5, e mesmo assim é top.

Uma pergunta, vc ouve mais do que 18K?

nunca fiz o teste, mas ouço diferença qdo um tw morre antes de outro... por exemplo eu ouço diferença no top end do morel supremo picollo e do tw do german maestro...

era bom eu fazer um teste audiométrico pra saber... seria uma boa... bom com vcs todos falando, acho que vou deixar só os mids e o L4se mesmo, sem tw... e vamos ver oq acontece... se ficar ruim ou eu não gostar, meto os tws nas colunas dos retrovisores e faço o 3 way...

lembrando que este set é pra competir tbm... mas principalmente é pro dia a dia pois é o meu carro do dia a dia..

E pra ajudar, acabaram de bater no meu carro, afundaram a porta... pior que foi um amigo meu que trabalha comigo... então a instalação vai ter que esperar, pois vou mandar arrumar a porta e se der já aproveito e mando arrumar pequenos amassadinhos e riscos e mando dar um banho de tinta (depende do valor)...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico morreu!!!!

Chegaram os meus FR89EX. Até a patroa ficou espantada o que eles tocam e por serem tão pequenos. Estão em caixas super avançadas, 2 potes de suplementos que eu tinha. Deve dar 1 L a maior e 750mL o menor (sim, não tinha potes iguais...hahhaah)

Ainda não montei o notch para ele, estão tocando a vontade por enquanto, alimentados por um chinesinho Classe T de 25w. Gostei bastante da clareza dos médios e também tive a impressão de não precisar um tweeter.

Só irão para o carro em janeiro. Até lá farei experimentos. Vou montar até uma LT com PVC.. hahahaa....

Pergunta: Andei lendo em foruns gringos e as vezes leio o termo "FAST layout". Já procurei e não achei nada no google. É um tipo de caixa??

Editado por julianonicoletti

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eles amaciarem bastante...Mudam da água pro vinho.

Compartilhar este post

Link para o post

Morreu nada.

Estou com os Fostex amaciando em casa e os Fountek tocando no carro. Estou tentando acertar o posicionamento pra focar com o mínimo de perdas (passou off axis, perde bastante coisa nas altas).

Só não tenho publicado aqui.

Estou acertando o projeto da LT pros mids Focal, vou montar minha caixa definitiva provisória pra sala.

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte,

Até improvisei uma "caixa de amaciamento"... ahhahah.. Peguei a caixa mais grossa que achei por ai, revesti com EVA. Coloco os fulls lá dentro, ainda coloco um pouco de plastico bolha e deixo ligado a noite toda... hahaha.. gambiarra é aqui mesmo.

Rick, mas on axis não é melhor?? Ainda precisa testes?? Pergunto pois no inicio de janeiro levarei-os para o carro e já farei as colunas pra eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Juliano,

Em resposta, on axis é sempre melhor. Como eu vou participar do campeonato, preciso de imagem e foco. Aí tem que achar o ponto que faça o meio termo entre os dois.

Compartilhar este post

Link para o post

Bocotte,

Até improvisei uma "caixa de amaciamento"... ahhahah.. Peguei a caixa mais grossa que achei por ai, revesti com EVA. Coloco os fulls lá dentro, ainda coloco um pouco de plastico bolha e deixo ligado a noite toda... hahaha.. gambiarra é aqui mesmo.

Rick, mas on axis não é melhor?? Ainda precisa testes?? Pergunto pois no inicio de janeiro levarei-os para o carro e já farei as colunas pra eles.

Põe um de frente pro outro, coladinhos, sem a borda de cada um se encontrarem e liga uma caixa fora de fase da outra, vai dar uma cancelada neles,põe num rádio FM e taca um edredom em cima se o barulho incomodar...Método Boccotte de amaciamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, tentei aqui quando estava amaciando os German Maestro e não deu muito certo não. Melhor mesmo foi a "caixa-amaciator-eva-tabajara". Inclusive estou indo ligar os Fulls.

Em que volume colocar?? tenho usado Pink noise gravado em Flac. Sempre usei isso nos headphones.

E minha pergunta sobre caixas FAST, ninguém sabe nada???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...