Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RdG.

Projeto som básico - Opala Diplomata 89 (FinalizadINHO PAG 05)

Recommended Posts

Postado em (editado)

Olá pessoal, estou aqui criando um tópico pedindo a ajuda e conhecimento de vocês para montar um som no carro do meu irmão..

Então, ele quer um som bom, com boa qualidade (nada de SQ) uma boa qualidade mas sem frescuras até porque o amplificador, o cd-player não ajuda muito, mas pra ele está ótimo! Ele quer preservar o máximo da originalidade do carro, sem colocar manta nas portas, já insisti bastante e ele não quis..

A parte de grave será um sub bravox psw-12 d2, e creio eu que irá atender as necessidade até porque já tínhamos o sub! Estamos com uma certa dúvida é no Kit 2 vias, por aqui eu nunca vi um kit 2 vias! é só 6x9" e cornetas com sub, ele está acostumado com algo alto.. mas nada q cubra o grave, que o som seja equalizado, gostoso de se ouvir...

Vocês tem algumas sugestões ? Até 300$ estourando.. o amplificador é um Hurricane Dominator, tem 4ch de 275rms se não me engano a 1ohm.

Escuta bastante sertanejo, curte uns hip-hop antigo, rockzinho básico.. nada de muita loucura, mas o que prevalece é o sertanejo.

E também vou compartilhando a instalação, creio que daqui um mês já começamos a caixa e compraremos os cabos, technoise 21mm² pro hurricane e do kit até o hurricane penso no paralelo technoise 2x2.00mm².

E atrás galera ? Oque colocar ? Um coaxial da mesma linha do kit 2 vias ?

O cd player é um pioneer p4ub.

Furação do forro de porta é 5", e atrás a furação é pra 6x9, de fábrica.. podemos fazer uma adaptação para colocar coaxial ou outro falante de 5" ou 6".

Galera, uma outra dúvida é com cabos RCA, ele acha meio muito pagar 60 R$ em um cabo rca, tem necessidade ? Muda muito ? Tem necessidade pra ficar algo legal ?

Equipamentos:

Kit 2 Vias >> ??

Cd-Player >> Pioneer p4UB

Amplificador >> Hurricane Dominator 4ch.

Cabos Falantes/Alimentação >> Technoise

Falantes Trazeiros >> ??

Subwoofer >> Bravox PSW-12 D2 200Wrms

Bateria >> Cofre de 70ah

Então galera, este tópico será um tópico de dúvidas e ao mesmo tempo o tópico do projeto, vou atualizando ao decorrer da instalação!

Aceito críticas e sugestões em mudar algo! Agradeço desde já a ajuda de vocês!

O que não podia faltar.. as imagens dos equips que temos já!

f1LTeCx.jpg

este sub estava tocando no caminhão dele.. essa caixinha é bem fraquinha, e tem 20L e sintonia em 90hz... acredite! hsaushaush

vamos fazer uma dutadinha de 50L pra ele tocar bonitinho!

D4SzeYC.jpg

O hurricane, o legal é a luz que acende no meio.. e é um abzão hsuahsuashahs

CksKGGc.jpg

q6UCZaa.jpg

W6zjpGl.jpg

tá empoeirado ? tá nada!! hsaushauhsuahs

Valeu galera!!! conto com a ajuda de vocês a montar um sonzinho bacana pra ele.. e o carro merece algo legal, pretenções de venda daí uns 50 anos diz ele!!! Obrigado.

Editado por RdG.
Postado em

Pega os kit bravox uai... Aqueles cs**b ou d!

pronto topico resolvido pode fechar

que fechar oque xará!! :vts

negócio é que, queria um som limpo.. tocasse legal, som gosto de se ouvir!

E de acordo com o andar do projeto vou atualizando aqui!! :legal:

os kits bravox podem ser uma boa mas acredito que aliando o custo x benefício tenha algo melhor com um preço não tão absurdo!

vlw xará!

Postado em (editado)

Rdg, se quer algo CxB, mas agradável de ouvir porque não opta por um ou dois pares de coaxial ?

Tem vários coaxiais que são bem melhores que kits bravox e selenium, não é só porque não da pra colocar o tweeter no painel que ele pode ser ruim, grande coisa isso, sendo que é mais pra quem quer palco sonoro no painel etc...

Na faixa de preço dos bravox e seleniuns, tem esses aqui que apostos todas as minhas fichas que são superiores em sonoridade como:

Helix B6x ou B5x:

coaxial-alemo-helix-b6x_MLB-O-2940067456_072012.jpg

Hertz DCX170 ou DCX130:

hertz-dcx-170.3-slimline-5349-p.jpg

NAR 600-CX-3 ou 525-CX-3

600-cx-3.jpg

Edit: colocando 2 pares (um par na frente nas portas e outro atrás no tampão), e ajustando o fader, você tem um acústica muito boa, preenchendo toda a cabine com mesmo timbre e talz, fica bem interessante !

Editado por Viepper
Postado em

Rdg, se quer algo CxB, mas agradável de ouvir porque não opta por um ou dois pares de coaxial ?

Tem vários coaxiais que são bem melhores que kits bravox e selenium, não é só porque não da pra colocar o tweeter no painel que ele pode ser ruim, grande coisa isso, sendo que é mais pra quem quer palco sonoro no painel etc...

Na faixa de preço dos bravox e seleniuns, tem esses aqui que apostos todas as minhas fichas que são superiores em sonoridade como:

Helix B6x ou B5x:

Hertz DCX170 ou DCX130:

NAR 600-CX-3 ou 525-CX-3

Edit: colocando 2 pares (um par na frente nas portas e outro atrás no tampão), e ajustando o fader, você tem um acústica muito boa, preenchendo toda a cabine com mesmo timbre e talz, fica bem interessante !

sei lá viu viepper,

acho que não ficaria tão bom quanto o Kit 2 vias bonitinho com twt no painel e tals..

vamos ver oque o pessoal comenta, a grande dúvida finale é no kit 2 vias e os RCA's.. precisando de ajuda ..

esses coaxiais aí seria + pra colocar atrás não ?

abs e valeu a ajuda!

Postado em

sei lá viu viepper,

acho que não ficaria tão bom quanto o Kit 2 vias bonitinho com twt no painel e tals..

vamos ver oque o pessoal comenta, a grande dúvida finale é no kit 2 vias e os RCA's.. precisando de ajuda ..

esses coaxiais aí seria + pra colocar atrás não ?

abs e valeu a ajuda!

Bom, só estou dando uma sugestão que eu faria se fosse meu caso, então você que sabe pasmafaute

Nesse caso, se em vez de utilizar um coaxial na frente, por exemplo em vez do Helix B6x você por o kit B62C sim seria melhor em questão de palco talvez, ou o tweeter pois não sei se é o mesmo no coaxial !

Mas, em questão de CxB vale a pena os coaxiais !

Postado em

MDF chegou agora é partir para o projetinho com a caixa no fundo do PM.

E mês que vem comprar fiação e instalar o sub primeiro :)

MDF

1000630h.jpg

Porta malas do opala!

diplomata314.jpg

tá branco por causa do flash, mas é tudo pretinho.. rs

:D

Postado em

MDF de 18mm ? Como vai ser a caixa (volume e sintonia ?)

Bruto hehe, mandei fazer a caixa do meu upgrade eauehauehauehu, amanhã ta tocando !

50L creio eu que sintonia em 35hz, coloquei o psw na minha caixa do uxp de 60L e tocou bonito!

O mais rápido possível farei o projetinho e partir pra mão de obra!

O amplificador estamos querendo colocar do lado esquerdo.. creio eu que ficará top!

ALELUIA FEZ A CAIXA! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

abs maninho :D

Postado em

uai, essa caixinha azul estava no caminhão, tem 20L selada, pico em 90hz

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

e ele já gostava! só não podia ligar o som pois robava de apenas uma bateria ai dava pau..

abs e valeu a força :)

Postado em

Legal hein, seladinha é legal,

Meu upgrade ta tocando, mas ta passando fome lascada, uma das fontes não liga e só tocar a 9v :(

Mas ta descendo bem até !

Postado em

Legal hein, seladinha é legal,

Meu upgrade ta tocando, mas ta passando fome lascada, uma das fontes não liga e só tocar a 9v :(

Mas ta descendo bem até !

Coloquei as minhas em série ontem a 14.7.

E em paralelo @12v caindo a tensão o grave estava bem mais forte, faz o teste ae :D

em série abaixou de 12.7 elas desarmam, chega nem a tremer a porta.. tenho que arrumar uma bateria! Mas antes disso vou curtir na savera! ahuauahuahu

Postado em (editado)

Coloquei as minhas em série ontem a 14.7.

E em paralelo @12v caindo a tensão o grave estava bem mais forte, faz o teste ae :D

em série abaixou de 12.7 elas desarmam, chega nem a tremer a porta.. tenho que arrumar uma bateria! Mas antes disso vou curtir na savera! ahuauahuahu

Olha, aqui foi ao contrário mais forte em série

Porque o SD consome pouco e em série não abaixa de 14,3v nos graves, e outra a amperagem/corrente é suficiente pra alimenta-lo pois ele consome 11ah musicais de uns 22ah de bass puro !

Rapaz, ta legal, coloquei no carro hoje, forte pakas e tremendo bastante !

Vou postar fotos no tópico do upgrade, daqui mais ou menos meia hora passa la pra ver o caixote hehe !

Edit: o problema de em série é o desarmamento, tipo no meu caso, vai ligar desarmou ? Desliga e liga de novo, tenta mexer até ligar sem desarma (só uma fonte, e sempre a mesma, a Jitek (que é diferente)

Editado por Viepper
Postado em

projetando a caixa..

hoje devo iniciá-la.

Kit duas vias será Helix b52c + coaxial da linha.

Vamos ver no que dará!

Postado em

to projetando ainda, tá muito chato... qualquer milimetro ela ficará "tombada"..

podeixar, não esquecerei das imagens não..

esperando passar a chuva e ir no marceneiro cortar as chapas..

vlw lxmtfRv.gif

Postado em

to projetando ainda, tá muito chato... qualquer milimetro ela ficará "tombada"..

podeixar, não esquecerei das imagens não..

esperando passar a chuva e ir no marceneiro cortar as chapas..

vlw lxmtfRv.gif

Você tem cara de que vai ser um grande entusiasta de som (vai mexer com som a vida toda, sempre fazendo caixas e talz), eu compraria um tico tico, vale a pena !

Mas pow, que emontico é esse que pisca o_O

Postado em

Você tem cara de que vai ser um grande entusiasta de som (vai mexer com som a vida toda, sempre fazendo caixas e talz), eu compraria um tico tico, vale a pena !

Mas pow, que emontico é esse que pisca o_O

este emoticon eu editei hauahuhauhauhauhauh

Peguei o do fórum, ficou legal né ?

Viepper, gosto bastante de mexer com isto.. :legal:

A questão da tico tico é que, o marceneiro é gente fina e "quase" não cobra, faço uns favores pra ele com a saveiro, é gente boa..

acho que não vale o "esforço" se ele tem máquinas específicas para corte, eu aparafusando já cai o preço bastante e tenho furadeira já (que é do pai) hauhauha

Valeu!

@Tópico:

Faltou cortar 3 chapas, ocorreu um erro enquanto eu media :banghead

aí ficou frente/teto/fundo, faltando lado 1, lado 2, e a parte de baixo (chão), amanhã creio eu que esteja pronta! :legal:

Postado em

este emoticon eu editei hauahuhauhauhauhauh

Peguei o do fórum, ficou legal né ?

Viepper, gosto bastante de mexer com isto.. :legal:

A questão da tico tico é que, o marceneiro é gente fina e "quase" não cobra, faço uns favores pra ele com a saveiro, é gente boa..

acho que não vale o "esforço" se ele tem máquinas específicas para corte, eu aparafusando já cai o preço bastante e tenho furadeira já (que é do pai) hauhauha

Valeu!

@Tópico:

Faltou cortar 3 chapas, ocorreu um erro enquanto eu media :banghead

aí ficou frente/teto/fundo, faltando lado 1, lado 2, e a parte de baixo (chão), amanhã creio eu que esteja pronta! :legal:

Hum entendi, sendo assim, não compensa mesmo tendo essa cortesia hehe !

No caso, to acumpanhando, quero ver o psw tocando amor de chocolate euaheuhaeuhaeuhaueha !

Postado em

Hum entendi, sendo assim, não compensa mesmo tendo essa cortesia hehe !

No caso, to acumpanhando, quero ver o psw tocando amor de chocolate euaheuhaeuhaeuhaueha !

HAHAHAHAHHAH

Podeixar, "instalador" :vts

Fotitas de ontem a noite! Hoje se Deus quiser terminamos!

Iniciando...

ejEJ77m.jpg

Oque está no chão é a frente da caixa...

lR5Ia6N.jpg

a parede levantada é o "teto"

E aqui o fundo fixado no teto:

muTj346.jpg

faltando lado/lado e "chão (parte que fica apoiada em cima do diferencial)

:legal:

Postado em

Chapas que faltavam cortadas!

1u2kyX7.jpg

Agora é partir pro abraço, vamos lá!

mais tarde posto fotos (se eu fizer hoje) :legal:

Postado em

Show de bola, capricha ai !

Não se esqueça os buracos pra por as 4 D250x Trio hein ? eauehauheuaheu

No caso você calculou o volume direitinho com esses ângulos/vãos laterais ? Deu 50L certinho ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...