Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Julião Tadeu

Ajuda com Vectra 2008

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

Com muita alegria e trabalho, consegui retribuir um pouco do que meu pai me deu ao longo dos anos, dei a ele um EcoSport Titanium 2.0 AT Branco 2013, lindíssimo. Ele já estava reclamando há algum tempo que o carro dele (o Vectra) já não estava tão bom quanto antes, etc..

Levei o carro para avaliação em algumas lojas e recebiam ele entre R$ 20 e 23mil. Não acho que o carro valha somente isso. Tudo bem que é a versão de entrada com calotas, ar condicionado manual, mas ainda sim é um carro com itens de conforto (ar condicionado, direção hidráulica, vidros, retrovisores e travas elétricas, bancos em couro, sensor de estacionamento) e é um carro 2008/2009 com 49mil km rodados.

Conversamos e resolvemos dar esse carro ao meu irmão mais novo, mas antes de anunciar o presente, queremos dar uma geral no carro. Rodas e pneus novos, pintar os parachoques, espelhamento, etc.

O problema é que a parte mecânica está estranha. Passei 15 dias nesse carro há uns dois ou três anos atrás e ele tinha um consumo satisfatório, algo na casa dos 8,5Km/L e hoje só faz 5Km/L. O carro está sem força, para entrar na garagem de casa (tem uma rampa íngreme) o carro treme muito, em estrada nas trocas de marcha é perceptível a embreagem patinando e não está mais marcando a temperatura do motor no painel, apesar das ventoinhas armarem normalmente.

Aqui na cidade apenas a concessionária possui scanner. Agendamos nela e disseram está tudo em ordem, que não tinha nada para fazer. Disseram ser normal do carro os sintomas apresentados. Levei em outra oficina e indicaram fazer uma revisão de injeção, com troca de velas, cabos de vela, filtro de ar, filtro de combustível, limpeza de bico e da tbi. O carro ficou mais disposto mas não melhorou o consumo. Meu pai comentou que já trocou três vezes o silenciador do escapamento e observei que já já ele vai furar de novo, todos original GM. Percebi que mesmo abastecido na gasolina, sai algo que acredito que seja água pelo escapamento.

Fiz o orçamento em quatro lojas para substituição da embreagem. Na concessionária eles pediram R$ 1.800,00 com disco, platô, atuador e mão de obra. Em outra loja eles ofereceram o kit original GM por R$ 1.280,00 com os mesmos componentes oferecidos pela concessionária. Outra ofereceu o kit da marca Sacks sem o atuador por R$ 900,00 com mão de obra. E a outra ofereceu da Luk por R$ 800,00 sem o atuador. Disseram que só o atuador do Vectra custa cerca de R$ 350,00/400,00.

O carro tem duas ventoinhas, uma na frente do radiador e outra atrás. Essa que fica na frente fica ligada quase que direto, enquanto a de trás arma sempre também, isso é normal? Os mecânicos disseram que esse modelo de Vectra possui um único sensor responsável por informar ao painel e a injeção eletrônica a real temperatura do motor. O detalhe é que ninguém por aqui tem esse sensor. Liguei inclusive para Natal e não tem, teria que encomendar e o custo da peça é de R$ 60,00. Será que meu problema é essa peça? A concessionária disse que não havia erros no scanner, que o sensor estava ok.

To sem saber o que fazer. Não entendo de mecânica, não temos nenhum mecânico de confiança, sempre levamos o carro em concessionária e resolviam os problemas, dessa vez que mudaram todo mundo e os novatos não dão conta do recado. Não queriamos vender o carro pelo valor oferecido, não da pra comprar nenhum popular novo, queriamos mesmo é arrumar o carro e dar de presente ao meu irmão.

Obrigado pela atenção.

Postado em (editado)

Meu pai comentou que já trocou três vezes o silenciador do escapamento e observei que já já ele vai furar de novo

amigo bom dia! não sei se seria o seu caso mas... ja vi casos do escapamento estar entupido não deixando os gazes sairem da forma correta pois com isso o carro fica frouxo e beberrão pois vc vai pisar mais pra que ele ande como andava antes...faça esse teste vá em uma oficina e peça para o mecanico desmontar todo o escape desde o coletor la no motor e faça alguns testes pra ver se melhora a e troque o filtro de ar tbm... abraços

Editado por Gordo25
Postado em

ta vou tentar te da um ajuda mais primeiro uns coisa fique bem clara.

2 ventilador= 1 o de tras e do radiador aciona quando chega em certa temperatura. o outro que fica na frente e condensador ele

se aciona automatico quando voce liga o ar-condicionado.

embreagem- repare que as vezes possa ser apenas regulagem, que eu acho que e o seu caso ou seu pai fritava ela direto, por que

50mil k nao tem condicoes dela esta ruim, embreagem de carro pequeno e de 90 a 140 mil k, obs. 90k e minimo ainda por cima pra

que coloca ela em trabalho severo, obs.2 a tua embreagem original e da valeo, mais sacks e luk sao 2 empresa excelentes. pode ir sem

medo. obs3 se realmente foi pro pal a embreagem. entao ta gasto apenas o disco, troque somente ele!

alto consumo- isso e dificil de dizer, por que tem muita coisa que influencia.

mas que fique claro, 1° limpeza de bico isso e uma ilusao , ate por que se o bico tiver realmente entupido que e coisa rara de acontece

digamos que e 10000000 : 1. o carro falha e na lenta da umas ociladas peversas, coisa que voce nao escreveu, e sem falar na diferenca de

preco uma limpeza de bico esta a base de 40 reais e um novo e 60a 70 pila. sai fora tambem de limpeza

de tbi ou do sistema de combustao, pois eles fazem apenas jogar car80 na entrada de ar ''tbi'' do carro, isso e um solvente que desencrosta

fragmentos de carvao que fica na cabeca do pistao, mais tambem se lembre-se nao retira 100% nunca. e fique de olho que tem uns que ao inves

de limpar pode ate sujar mais. para esse tipo de limpeza real o certo e retirar o cabecote. quer uma dica. teu carro e flex ne que limpar todo o sistema se gastar nada e so rodar uns 3 tanque com alcool , nao existe um melhor desecrutador do que o alcool.

consumo 2. e sempre bom trocar a vela e os cabo de 20 a 30 mil km.que e o tempo de vida delas e procure sempre as velas originais com a mesma

pois ela ifluencia no consumo, as velas do teu carro sao ngk, ve no manual o modelo certo dela, assim como filtro de gasolina. e o filtro de ar 10mil km,

resolver o problema do consumo-

a dois problemas comuns para o alto consumo e a sonda lambda e o sensor de temperatura.

mais seu caso certamente e o sensor de temperatura, vamos la o por que do alto consumo, como ele nao esta marcando a injecao eletronica em conjunto

com o modulo entende que a temperatura esta baixa e com isso ela injeta mais gasolina e pouco ar, fazendo uma mistura rica,para chegar a temperatura ideal ''por isso que voce esta achando ele meio forte'' com isso ele vai beber mais,por que como o sensor da temperatura esta quebrado ele nunca vai mostrar a temp, ideal que e por volta dos 90°C;

o que recomendo voce a fazer.

trocar logo esse sensor da temperatura,

trocar vela e cabo,

verificar a altura da embreagem, se ela foi realmente pro espaco, troque apenas o disco , e pode pegar sem medo da sachs ou luk.

nao faca limpeza de bico nem de tbi, coloque alcool. 3x.

troque o oleo, e os filtro use o oleo original dele acdelco 5w-30

e depois poste o resultado,

obs. escrevi tudo na doida mais ja da pra ter uma nocao, pois estou no trampo e nao tenho tempo, entao fica ai a dica.

Postado em

Meu pai comentou que já trocou três vezes o silenciador do escapamento e observei que já já ele vai furar de novo

amigo bom dia! não sei se seria o seu caso mas... ja vi casos do escapamento estar entupido não deixando os gazes sairem da forma correta pois com isso o carro fica frouxo e beberrão pois vc vai pisar mais pra que ele ande como andava antes...faça esse teste vá em uma oficina e peça para o mecanico desmontar todo o escape desde o coletor la no motor e faça alguns testes pra ver se melhora a e troque o filtro de ar tbm... abraços

Na oficina que levei pra fazer a revisão cerca de 15 dias atrás o rapaz disse que está esperando receber um novo manometro que é conectado no local da sonda lambda e com o motor em funcionamento, acelera-se algumas vezes e ele indica se existe obstrução no escapamento ou não, como por catalisador entupido ou quebrado por exemplo.

Acredito que no sábado eu consigo levar o carro nessa oficina novamente, infelizmente ela não tem scanner mas é bem organizada, limpa, etc. O filtro de ar foi substituído tem 15 dias, era substituído uma vez por ano a cada 10.000Km.

Postado em

ta vou tentar te da um ajuda mais primeiro uns coisa fique bem clara.

2 ventilador= 1 o de tras e do radiador aciona quando chega em certa temperatura. o outro que fica na frente e condensador ele

se aciona automatico quando voce liga o ar-condicionado.

embreagem- repare que as vezes possa ser apenas regulagem, que eu acho que e o seu caso ou seu pai fritava ela direto, por que

50mil k nao tem condicoes dela esta ruim, embreagem de carro pequeno e de 90 a 140 mil k, obs. 90k e minimo ainda por cima pra

que coloca ela em trabalho severo, obs.2 a tua embreagem original e da valeo, mais sacks e luk sao 2 empresa excelentes. pode ir sem

medo. obs3 se realmente foi pro pal a embreagem. entao ta gasto apenas o disco, troque somente ele!

alto consumo- isso e dificil de dizer, por que tem muita coisa que influencia.

mas que fique claro, 1° limpeza de bico isso e uma ilusao , ate por que se o bico tiver realmente entupido que e coisa rara de acontece

digamos que e 10000000 : 1. o carro falha e na lenta da umas ociladas peversas, coisa que voce nao escreveu, e sem falar na diferenca de

preco uma limpeza de bico esta a base de 40 reais e um novo e 60a 70 pila. sai fora tambem de limpeza

de tbi ou do sistema de combustao, pois eles fazem apenas jogar car80 na entrada de ar ''tbi'' do carro, isso e um solvente que desencrosta

fragmentos de carvao que fica na cabeca do pistao, mais tambem se lembre-se nao retira 100% nunca. e fique de olho que tem uns que ao inves

de limpar pode ate sujar mais. para esse tipo de limpeza real o certo e retirar o cabecote. quer uma dica. teu carro e flex ne que limpar todo o sistema se gastar nada e so rodar uns 3 tanque com alcool , nao existe um melhor desecrutador do que o alcool.

consumo 2. e sempre bom trocar a vela e os cabo de 20 a 30 mil km.que e o tempo de vida delas e procure sempre as velas originais com a mesma

pois ela ifluencia no consumo, as velas do teu carro sao ngk, ve no manual o modelo certo dela, assim como filtro de gasolina. e o filtro de ar 10mil km,

resolver o problema do consumo-

a dois problemas comuns para o alto consumo e a sonda lambda e o sensor de temperatura.

mais seu caso certamente e o sensor de temperatura, vamos la o por que do alto consumo, como ele nao esta marcando a injecao eletronica em conjunto

com o modulo entende que a temperatura esta baixa e com isso ela injeta mais gasolina e pouco ar, fazendo uma mistura rica,para chegar a temperatura ideal ''por isso que voce esta achando ele meio forte'' com isso ele vai beber mais,por que como o sensor da temperatura esta quebrado ele nunca vai mostrar a temp, ideal que e por volta dos 90°C;

o que recomendo voce a fazer.

trocar logo esse sensor da temperatura,

trocar vela e cabo,

verificar a altura da embreagem, se ela foi realmente pro espaco, troque apenas o disco , e pode pegar sem medo da sachs ou luk.

nao faca limpeza de bico nem de tbi, coloque alcool. 3x.

troque o oleo, e os filtro use o oleo original dele acdelco 5w-30

e depois poste o resultado,

obs. escrevi tudo na doida mais ja da pra ter uma nocao, pois estou no trampo e nao tenho tempo, entao fica ai a dica.

Obrigado pelas dicas.

Meu pai é aquela pessoa extremamente organizado. Quando ele veio conversar comigo sobre a possibilidade de dar o Vectra ao meu irmão, ele me trouxe uma pasta com todas, isso mesmo, todas as ordens de serviço e tudo que tinha sido feito no Vectra até hoje. Duas baterias, duas palhetas do limpador de parabrisa, sangria do sistema de freio, limpeza do sistema de direção hidráulica, enfim.. As velas haviam sido substituídas aos 22mil km, enquanto no manual recomenda aos 30mil, depois disso não havia substituído mais. Os cabos de vela eram originais. Mas óleo (AC Delco 5W30) e os filtros ele trocava sempre por tempo, o óleo a cada 6 meses junto do filtro de óleo os demais filtros 1 vez ao ano. Inclusive fazia a limpeza do sistema de ar condicionado. Sempre fez tudo em concessionária, nunca havia feito nada fora dela.

Fizemos uma revisão no carro há 15 dias, dessa vez não fizemos na concessionária pois marcamos nela pra verificar o alto consumo e a falta de força e após duas horas de inspeção, não acharam nada, disseram estar tudo perfeito e ainda pagamos R$ 100,00. Levei em algumas oficinas e decidi fazer na que achei mais organizada, limpa e o dono deu algumas possíveis explicações sobre o defeito. Ele trabalhava em Natal e veio para Caicó há pouco tempo, abriu sua oficina e está organizando aos poucos, por isso ainda não há um scanner nela. Nessa oficina eu coloquei velas e cabos novos, todos da Bosch, com filtro de combustível da Tecfil e filtro de ar da Mahle. Ele olhou a TBI e disse estar suja, que poderia vir a prejudicar a marcha lenta e limpou exatamente com Car80, um funcionário acelerando o carro e ele aplicando o spray, gastou um tubo inteiro dizendo que pelo carro ter um acelerador eletrônico, influencia na marcha lenta, de fato ficou muito limpo depois. Quanto aos bicos, ele removeu do carro e colocou numa máquina com umas provetas e ligou o equipamento que media a quantidade em ML de combustível injetado por 30 segundos para ver se estavam iguais, segundo ele até 5ml de diferença é aceitável, teve um com 8ml e outro com 6ml a menos que o que injetou mais, por isso os bicos passaram duas vezes por um recipiente com um líquido azul, depois ele colocou de novo nessas provetas e mostrou que a diferença havia caído para 2ml no máximo. O serviço todo custou R$ 300,00 incluindo a substituição dos anéis de vedação do bico. Não sei se esse procedimento é correto ou não mas o carro melhorou um pouco. Depois ele deixou a chave girada na ignição apenas com as luzes do painel acesas para segundo ele, readaptar a TBI. Não melhorou o consumo mas o carro ficou mais disposto.

Esse mesmo mecânico disse que essa água saindo pelo cano de escapamento, poderia ser mistura rica mas ele não tem scanner para aferir e fazer os testes necessários. Segundo ele, essa mistura rica e esse excesso de combustível não queimado na exaustão poderia ser o motivo do excesso de consumo, falta de força e pelos silenciosos furados. Até achei que fazia sentido mas não entendo.

Em relação a embreagem fui informado que nesse modelo não existe mais aquela regulagem pois é um sistema todo hidráulico. Existe u, atuador no pedal de embreagem e outro dentro da caixa de marcha, junto a embreagem. Fui informado sobre a possibilidade de não ser necessário substituir o conjunto completo, mas que o ideal seria substituir tudo, aproveitar a mão de obra e colocar todo um conjunto novo. Inclusive na oficina que fiz o serviço da revisão, o mecânico disse que substituindo o óleo do câmbio poderia trazer alguma melhora como suavidade e engates mais precisos, ele disse que usava apenas 1,6 litros. Acho que somente desmontando para saber. Quanto seria uma mão de obra honesta para esse tipo de serviço? Nunca trocamos embreagem de nenhum carro. Quando estico a segunda para passar a terceira, vejo que o giro sobe uns 1.500/2.000RPM e o carro não aumenta a velocidade, mas dirigindo tranquilo ele não apresenta isso.

Meu pai é aquele que segue tudo que o manual diz, inclusive usa um aditivo da ACDelco para carro flex a cada 4 tanques, certa vez ele adquiriu uma caixa fechada com 12 eu acho. O carro nunca foi batido, não possui morsas, e os poucos detalhes que existem no carro são nos parachoques e nas calotas. Nada que umas rodas de liga leve e uma pintura nos parachoques não resolva. O interior é digno de um carro novo. Segundo ele, se trocar as borrachas das portas o carro fica com cheiro de novo rsrs.

Agradeço a ajuda dos colegas. Eu sou leigo em mecânica e preciso saber se me passaram informações corretas ou não. Irei encomendar o sensor de temperatura original e ver se ele resolve esse problema.

Obrigado e aceito novos auxilios.

Postado em

Não tem como levar esse carro em campina grande ? saindo de caico por varzea sai em santa luzia é um pulo pra campina.

La tem muitas oficinas boas e o comercio de pessas e enorme , o que voce procurar tem .

Moro aqui em patos , se quiser posso me informar o nome de uma boa oficina por la.

Postado em

Não tem como levar esse carro em campina grande ? saindo de caico por varzea sai em santa luzia é um pulo pra campina.

La tem muitas oficinas boas e o comercio de pessas e enorme , o que voce procurar tem .

Moro aqui em patos , se quiser posso me informar o nome de uma boa oficina por la.

Se tiver alguma que resolva eu até topo levar sim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...