Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thalles  M

Substituto do Focal v30... ENCONTRADO !

Recommended Posts

O 177A tem um bom mid, um cross lindo. O tweeter, tadinho.

O que eu usei, era um XT25SC30. Aí sim. Com ele direcionado, On Axis, a coisa fica séria.

Agora, você vai começar a sentir falta do V30. A sensibilidade do V30 é maior que a do Alpine, então parece que o kit toca mais.

As características são diferentes. Bem diferentes. Como já disseram acima, tenha paciência. O tweeter muda muito com o tempo (o do V30 tambem, alias, qualquer tweeter), mas ele não cegará nem longe do detalhamento e precisão dos TNB. Alias, são poucos tweeters soft dome que tem essas qualidades tão evidentes como os metálicos.

Só ouvi dois kits desses.

Um on axis que caguetava até o peido do quarto violonista na terceira fila do palco sonoro. Mas fatigava um pouquinho.

O outro on axis não me agradou. Não sei se era porque o sistema não acompanhava o kit, mas não gostei.

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só ouvi dois kits desses.

Um on axis que caguetava até o peido do quarto violonista na terceira fila do palco sonoro. Mas fatigava um pouquinho.

O outro on axis não me agradou. Não sei se era porque o sistema não acompanhava o kit, mas não gostei.

Lembrando que estou me referindo ao tweeter Vifa, o XT25.

Eu nunca ouvi um sistema extremamente analítico, que não fosse fadigante.

Compartilhar este post

Link para o post

hahahaha, fiquei um tempão lendo desde a primeira página... sei q vou jogar lenha na fogueira massss....

na minha opinião:

- tweeter da focal se voce não sabe regular o set, ele vai sinalizar isso de alguma forma... Já houveram longas discussões sobre isso sobre o outro tweeter (TN52). O que eu acho que acontece é que se a pessoa não tem muita experiencia nisso e escuta um set mal regulado, acha que o problema está no tweeter, mas uma regulagem pode melhorar e bem isso

- já escutei set bem casado entre audison e focal, porém foi com o VRX... O LRX eu nunca escutei um set que casou bem focal e o LRX. O carro do Leandro Vidotto estava muito bom, com o Lazaro regulando

- tweeter da focal vai ter maior extensao em agudos que tweeter da morel, dls, pela caracteristica metalica, assim como os outros tweeters de metal

- esse tweeter novo da morel elate é melhor que o antigo

- pra mim, esse tweeter do DLS R6A é uma bost.... os médios sao bons.... mas pra mim tweeter é quem dá as caras no kit... eu ficaria fácil com o V30. DLS eu só arriscaria nas linhas mais tops, mas com essa linha nova da morel está melhor... os kits de tw de seda a briga é acirrada... E tem ainda os MicroPrecision, com tweeter de seda mas com sonoridade diferente dos dois, mesmo sendo de seda... pra mim com menor coloração e um pouco maior de extensao de agudos... Quem escutou no meu carro, viu que o som é diferente do tweeter.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que estou me referindo ao tweeter Vifa, o XT25.

Pra mim ele é "best buy" pelo que toca e custa!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca ouvi um sistema extremamente analítico, que não fosse fadigante.

Justamente! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo mas não da para falar pro cara ir para os mais tops, mesmo porque ele deve ter as limitações $$$

a comparação seria mesmo entre os kit de igual valor

Eu sei que você gosta mais de tws metalico, pois ja disse isso mais de uma vez no forum,

o que diz é verdade um set mal acertado tendi a ser bem incomodo é o mais acontece com os tws da Focal

Compartilhar este post

Link para o post

o que diz é verdade um set mal acertado tendi a ser bem incomodo é o mais acontece com os tws da Focal

:legal: :+1

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo mas não da para falar pro cara ir para os mais tops, mesmo porque ele deve ter as limitações $$$

a comparação seria mesmo entre os kit de igual valor

Eu sei que você gosta mais de tws metalico, pois ja disse isso mais de uma vez no forum,

Eu não gosto mais de metálico, nunca disse isso, gosto mais ao que me agrada... eu to com tweeter da MicroPrecision que é de seda e to fazendo upgrade nele... e saí de um focal...

tweeter de seda é mais gostoso na faixa de médios, tweeter metalico tem maior extensao de agudos, todos tem os pros e contras

O tweeter que eu trocaria fácil seria por um ribbon, mas como teria que refazer toda a minha caixa frontal, entao vou deixar pra depois. e tem que ver a questao de direcionamento, pois a dispersão dele é diferente

Não é em questao de ir aos mais tops... na faixa de preço que ele quer... dentro das alternativas, eu iria num focal mesmo, polyglass ou v30, ou tem kit muito bom aí que saiu da "modinha"... diamond hex S600 que é vendido num preço ridiculo por aí e toca muito... oz audio matrix cs180, que eu acho que tem um dos tweeters mais smooth que ja escutei....de kit com tw de seda, a não ser que ache alguma barganha de dls ou morel, mas nas linhas mais básicas... eu nao me empolguei mto nao...

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo eu disse que lhe agradavam mais, os tws metálicos, e vc confirmou, rsrsrs

modinhas no forum sempre vão ter, ou então aqueles posts tendenciosos de pessoas que quem fazer alguma coisa pegar na marra

o pessoal tem de passar a ouvir mais e escrever menos

Compartilhar este post

Link para o post

Como costumo dizer, tw Focal ñ é ruim, de forma alguma, mas exige acerto fino p/mostrar todo o potencial. Já o tw Morel, parece q é só jogar sobre o painel e pronto, mas claro, isso ñ faz com q ñ precise de ajustes. Apenas o torna mais prático, principalmente para quem está começando.

Citei essas marcas só pq são as q estão sendo comentadas aqui, mas tb podem resumir, generalizando, como sendo seda vs metálico.

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo eu disse que lhe agradavam mais, os tws metálicos, e vc confirmou, rsrsrs

modinhas no forum sempre vão ter, ou então aqueles posts tendenciosos de pessoas que quem fazer alguma coisa pegar na marra

o pessoal tem de passar a ouvir mais e escrever menos

E escrever menos ainda do que NUNCA ouviram e só conhecem pela internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me lembro disso... mas blza...

depende muito da situação... por exemplo, no diamond hex eu prefiro o de seda ao de aluminio

os tweeters da focal polyglass, v30, k2 e utopia bem acertados sao muito bons de escutar, basta saber regular, cada um com sua caracteristica

morel hoje eu só compraria supremo, supremo piccolo e elate novo

dls de tweeter eu sinceramente acho que tá um patamar abaixo, e se fosse pra pegar, só nobelium e iridium pra cima

os microprecision eu gostei bastante de sua caracteristica, não é tao colorido como um dls, e tem mais extensao. é claro que nao chega com um metalico, mas parece que fica no meio termo entre seda e metal

o oz audio matrix eu adoro! pra mim, o melhor tweeter de seda, não em resposta, mas o mais gostoso de escutar

mas que eu sou louco pra abrir uma caixa da Elac e tacar um ribbon no carro eu tenho! hahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Então galera, eu pensei muito antes de mexer em qualquer coisa... A unica coisa que deixei de fazer, mais por falta de tempo e oportunidade do que de vontade foi ouvir outros sets para buscar parametros. Mas realmente foi inviável, então decidi mexer os pauzinhos:

Ja tinha ouvido muita gente dizer, aqui mesmo nesse topico de que LRx e focal não se entendem muito bem... Então diante das oportunidades, decidi trocar um dos dois. Ja tinha mudado o direcionamento dos tw, refiz as colunas de 3 jeitos diferentes, e tive prós e contras. Ficou menos fadigante off axis (ainda assim um pouquiiiiinho incomodo), mas sempre gostei de on axis, acho que ganho em detalhamento independente do tw. Usei o cross passivo, tentei diveersos cortes e atenuações, e não consegui nada que me agradasse. E no meu (pouco) conhecimento , não consegui ver nenhum outro tipo de acerto a ser feito.

Ao mesmo tempo surgiu a oportunidade do SPX, um kit que sempre tive curiosidade. E alem de tudo, como disse, é domo de seda, algo que ja tinha me agradado antes. Acabei abraçando, e vou testar amanha mesmo.

Independente do resultado, acho que vale mais do que tudo a experiencia de um outro kit. Outro mid, um cross muito bom, outro tw. Vou testar com a LRx, e logo menos pretendo trazer um VRx. Assim posso fazer mais uma comparação, ver qual é a do kit, ver qual é a do amp. Pra mim, não tem outro jeito de achar o que me agrada mais.

Por hora, não consigo buscar nada alem dos padrões. Kits como elate, Nobelium, utopia estão um pouco longe do meu momento atual, então vou me virando aos poucos, quem sabe um tw novo aqui, acerto diferente.... Aos poucos vou me achando.

E ainda acredito na possibilidade de o tw metalico nao ser a minha praia...

Compartilhar este post

Link para o post

"by Vifa", ñ? ... pelo menos o tw (refiro-me ao sxp177a).

Nao Alves, eu nao tenho certeza se era da mesma época, porém, ao kit que me referia era o Flagship da Alpine, um Rebadge Scanspeak baseado nos Revelator. Era a Linha "SPX-Z...", que era composta por exemplo pelo SPX-Z18T, com Midbasses de 7", MidRanges de 4,5" e o Ring Radiator da Scan e o SPX-Z15M... Ao que voce se refere que era Vifa, mas era os "SPX-F..." que tem por exemplo o monstro SPX-F17T, um kit 3 vias com MidRange de 5,5" :blink: , kit que cheguei a cogitar quando estava escolhendo o 3 vias que iria usar no upgrade. Se eu nao estiver viajando, arrisco dizer ainda que a Vifa era uma subsidiária da Scanspeak, ou vice-versa... mas isso é outra história...

Compartilhar este post

Link para o post

Nao Alves, eu nao tenho certeza se era da mesma época, porém, ao kit que me referia era o Flagship da Alpine, um Rebadge Scanspeak baseado nos Revelator. Era a Linha "SPX-Z...", que era composta por exemplo pelo SPX-Z18T, com Midbasses de 7", MidRanges de 4,5" e o Ring Radiator da Scan e o SPX-Z15M... Ao que voce se refere que era Vifa, mas era os "SPX-F..." que tem por exemplo o monstro SPX-F17T, um kit 3 vias com MidRange de 5,5" :blink: , kit que cheguei a cogitar quando estava escolhendo o 3 vias que iria usar no upgrade. Se eu nao estiver viajando, arrisco dizer ainda que a Vifa era uma subsidiária da Scanspeak, ou vice-versa... mas isso é outra história...

Esse q vc tá falando é um kit mais novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, aí é que tá: Eu pensei que eram da mesma época, linhas diferentes.

Cara, inclusive eu achei um grego vendendo um SPX-F17T novo na caixa. O cara é dono de uma loja de Home/Mobile audio na Grécia, e conversei com ele. Tava meio puxado na época, mas como acho que já tem uns 9 meses, de repente se alguém quiser me avisa que eu vejo o contato dele aqui... Se eu ainda tiver passo na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Este papinho de que Audison não "combina" com Focal não existe!

O problema muita vezes que vejo aqui, eh que repetido varias vezes, vira verdade, por alguns poucos, que ate nunca ouviram um sistema bem regulado, com gravações de qualidade. Ou mesmo por pessoas que tem gosto musical e de assinatura diferentes do seu.

Uma coisa eh certa, se procura um som flat, este não será sua melhor escolha....

Compartilhar este post

Link para o post

Kit instalado, ja devo ter ouvido umas 3 horinhas...

Bom, A primeira impressão, em um resumo geral é: Bem flat.

Agudos bem flat mesmo, como já havia sido dito, com um certo detalhamento, mas nem um pouco fadigantes. O tipo do tw pra ouvir o dia todo... Deixou um pouco a desejar, mas bem pouco, afinal a ideia era essa mesmo, buscar algo não fadigante. Não adianta querer que o tw seja perfeito...

Medios excelentes. O som não tem coloração, mas é muito, muito correto.

Mas o maior pecado, e onde gera maior decepção, mostrando uma deficiencia no kit, são os graves. Estou com o sub desligado, e os graves são BEM fracos. O fato de estar tocando na porta acho que tambem dá uma matada maior nos graves (não gosto da posição dos mids no meu corola, são muito baixos, literalmente no chão apontados pro pé... Alem disso, não tenho certeza do que estou falando, mas sinto que a litragem da porta é grande, isso mata os mids um pouco...)

Lembrei exatamente da descrição do rick: Não tem aquela pegada. Mas é um kit corretissimo. Acho que acertando o set, o resultado vai ser bom... Talvez adicione uma VRx ao kit, e um sub com mais presença no cofre traseiro do corolla que chamam de porta mala...

Compartilhar este post

Link para o post

Kit instalado, ja devo ter ouvido umas 3 horinhas...

Bom, A primeira impressão, em um resumo geral é: Bem flat.

Agudos bem flat mesmo, como já havia sido dito, com um certo detalhamento, mas nem um pouco fadigantes. O tipo do tw pra ouvir o dia todo... Deixou um pouco a desejar, mas bem pouco, afinal a ideia era essa mesmo, buscar algo não fadigante. Não adianta querer que o tw seja perfeito...

Medios excelentes. O som não tem coloração, mas é muito, muito correto.

Mas o maior pecado, e onde gera maior decepção, mostrando uma deficiencia no kit, são os graves. Estou com o sub desligado, e os graves são BEM fracos. O fato de estar tocando na porta acho que tambem dá uma matada maior nos graves (não gosto da posição dos mids no meu corola, são muito baixos, literalmente no chão apontados pro pé... Alem disso, não tenho certeza do que estou falando, mas sinto que a litragem da porta é grande, isso mata os mids um pouco...)

Lembrei exatamente da descrição do rick: Não tem aquela pegada. Mas é um kit corretissimo. Acho que acertando o set, o resultado vai ser bom... Talvez adicione uma VRx ao kit, e um sub com mais presença no cofre traseiro do corolla que chamam de porta mala...

Quer ouvir um TW Focal para ouvir por dias a fio sem fadigar...e mid de 6 pol na porta de um sedan japonês tocando grave, estou a disposição....

Compartilhar este post

Link para o post

Po Laércio, gostaria de ouvir sim... Assim que eu estiver tranquilo e minhas provas acabarem, principalmente porque a sua combinação de HU tmabem inclui dvd player alpine... Será um ótimo parametro...

Compartilhar este post

Link para o post

Po Laércio, gostaria de ouvir sim... Assim que eu estiver tranquilo e minhas provas acabarem, principalmente porque a sua combinação de HU tmabem inclui dvd player alpine... Será um ótimo parametro...

Tamo ai na atividade! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...