Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
NighTiger

Amplificadores x Potência

Recommended Posts

Imaginem que estou querendo ligar um amplificador de 500 RMS em um sub de 350 RMS.

O amplificador trabalha a 500 RMS o tempo todo ? ou em volumes mais baixos ele não está jogando a potência toda ?

Caso o Player tenha recursos de equalização, isso afeta na potência enviada ?

Enfim, eu quero jogar 350 RMS e não 500 RMS, mesmo que o SUB aguente 500 RMS eu quero jogar apenas 350 RMS!

Devo comprar outro amplificador ou posso usar esse de 500 ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode ligar. Apenas evite abusar do volume.

Compartilhar este post

Link para o post

só para facilitar:

usa-se o termo "Headroom" para exprimir a quantidade a mais de potência que se coloca em um sistema de altofalantes, fazendo com que o valor RMS aplicado(a média de potência), seja maior, antes que o sistema passe a reproduzir com distorção devido ao "Break-up" dos altofalantes.Na prática diz-se que "aplica-se mais 3 dB"(o dobro da potência) para atingir melhor Headroom".Esse é o fato porque em sistemas de PA com processamento digital de altofalantes pode-se aplicar o dobro da potência permitida originalmente aos mesmos, sem "queimá-los".Hoje em dia os altofalantes "queimam" mais por distorções de break-up do que por potência aplicada.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, mas uma explicação mais técnica seria bem vinda.

Vi nesse artigo:

http://autosom.net/artigos/controleganho.htm

Que o controle de ganho de certa forma resolveria essa questão, veja o texto retirado do artigo:

Se o amplificador for regulado para fornecer potência máxima a 130% do volume total da unidade principal, você estará sub-utilizando o amplificador, uma vez que este não terá uma tensão na entrada que o faça fornecer a potência total.

Logo, se eu colocar o ganho acima de 100% o amplificador não estaria jogando sua potência máxima no meu SUB.

Concordam ?

Compartilhar este post

Link para o post

amigo, não confunda ganho com "volume" do amplificador, o ganho deve ser regulado baseado na tensão de saída da HU.

Quanto a potência a ser mandada para o alto-falante, até 100% a mais (3db) é considerado headroom aceitável. Porém, deve-se cuidar muito mais com clipping de sinal para que não haja queima do alto-falante.

Ou seja, se o AF suporta 350W RMS e o módulo mandar 500W RMS, o AF estará trabalhando com um headroom de pouco mais de 1db, muito aconselhável por sinal.

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando também que a distorção, mesmo inaudível, é muito mais nociva ao AF que potência excedente.

Compartilhar este post

Link para o post

No seu caso eu recomendo esse artigo aqui:

http://autosom.net/artigo.asp?cod=20

No seu caso vc não precisa se preocupar com distorção, pois se o módulo diz ter 500 W, trabalhando somente com 350W não terá distorção.

Use uma frequencia de 60Hz, volume do player em 80% do máx, e regule o ganho pra dar 350W.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que entendi essa questão.

Mas agora tem mais uma dúvida..

Os equalizadores dos Players fazem o que ? Ao aumentar ou diminuir o grave nesses equalizadores o que acontece ?

Isso também interfere na potência enviada pelo amplificador ?

Editado por NighTiger

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que entendi essa questão.

Mas agora tem mais uma dúvida..

Os equalizadores dos Players fazem o que ? Ao aumentar ou diminuir o grave nesses equalizadores o que acontece ?

Isso também interfere na potência enviada pelo amplificador ?

Isso é relativo!

Se você tiver amplificação suficiente pra suprir o que o equalizador tá pedindo, ele aumenta sim a potência!

Vou tentar explicar "em miúdos"..

Se você pega um som que já tá tocando, e joga +3dbs em 40hz, o amplificador, especificamente em 40hz, vai enviar o dobro da potência que nas demais frequências.

Se tu pega o mesmo som, e joga +10dbs em 40hz, o amplificador vai enviar 10x mais potência em 40hz. Se o amp não tiver tal headroom, vira distorção!

Por isso os equalizadores devem ser usados com MUITA moderação.. e raramente são bem vistos pelos puristas. E, em tempo: O ideal é que se ATENUE sempre as frequências, evite os "boosts".

Pq isso? Porque ao dar "boost", vc exige que o amp envie mais potência naquela frequencia! Já ao atenuar, você faz com que ele mande menos potência naquela frequencia!

O boost (acréscimo de decibéis em determinadas frequências) até pode ser usado, mas sempre com moderação e consciência!

E o gráfico no equalizador tipo "sorriso" (que muita gente adora), nada mais é, do que um "loudness". Aumenta o grave e agudo e atenua os médios.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...