Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
technoserver

Impedâncias e potência full range

Recommended Posts

Pessoal,

Estou pensando em agregar 2 assuntos que são extremamente correlatos referentes a ligação de diferentes tipos de Alto-Falantes na mesma saída de um amplificador:

1o. - Como se divide a potencia entre os Alto-Falantes

2o. - Como fica em relação a impedância deste tipo de ligação

Andei lendo este artigo:

http://www.newtoncbr...511-art623.html

Este aborda, bastante superficialmente a questão da divisão de potência e impedância em 2 cenários, sendo estes:

A divisão de potência entre Alto-Falantes do mesmo tipo e de mesma impedância, tanto em paralelo quanto em série é igual, ou seja, 50/50. Até aí tudo bem.

A divisão de potência entre Alto-Falantes do mesmo tipo e de impedância diferentes, tanto em paralelo quanto em série é proporcionalmente maior no Alto-Falante de maior impedância.

Também lí este artigo:

http://www.bravox.co...associacoes.asp

Nele se aborda da maneira mais didática possível, os cálculos de impedância para associações em série e paralelo PARA Alto-Falantes DO MESMO TIPO.

Agora que o bicho pega:

Já que eu sei como calcular a impedância final nos vários tipos de ligação e também já sei como fica a divisão de potência ENTRE Alto-Falantes DO MESMO TIPO, agora já podemos começar a analisar situações mais complexas como:

Ligações de Alto-Falantes diferentes no mesmo canal com divisores de freqüência passivos

Neste caso, quando existem divisores passa baixa, passa faixa e passa alta é fácil:

Cada tipo de sonofletor associado terá sua potência e impedância divididos separadamente, ou seja, se meu amplificador manda 100W RMS em Full range, ele manda 100 WRMS para graves, 100 WRMS para médios e 100 WRMS para agudos, não se dividindo potência entre Alto-Falantes diferentes nem associando suas impedâncias. Lembrando que isso só ocorre quando temos 3 divisores passivos.

A minha dúvida é para quando temos divisores passivos passa alta, pois este tipo de divisor não atenua nada acima da sua frequência de corte, sendo assim, dois Alto-Falantes diferentes como uma corneta e um tweeter ou mesmo um mid range e um tweeter podem estar compartilhando frequências (não a nível de reprodução, pois o tweeter não reproduz frequências abaixo de 1khz porém, por exemplo, o driver reproduz frequências até 8khz).

Então, devemos ou não considerar Alto-Falantes diferentes com filtros passa alta diferentes no cálculo de associação de impedâncias?

post script: Substituído sonofletor por alto-falante.

Editado por technoserver

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Analisando gráficos de fabricantes, se percebe que a impedância em situações como estas citadas aumenta muito e o drive acaba recebendo menos potencia não prejudicando a impedância final do módulo, e as vezes nem mesmo a sonoridade do conjunto ou sendo necessário pouca equalização.

Em vários casos acontece de ser proposital isto como pessoas que montam sets simples com woofer e tweeter somente sem utilizar Low Pass para o woofer. Ela confia/projeta/calcula/torce/reza que naturalmente o woofer começará a "morrer" nas frequências que o tweeter começará a atuar, e isto se dá pois a impedância deste woofer aumenta muito neste ponto, característica do próprio sonofletor.

Assim como também existe o caso contrário, projetos onde deseja-se um range de frequência superior ao necessário para cada falante, e assim aplica-se os cortes para controlar exatamente os pontos de transição entre eles. Com testes e analises dos gráficos se encontra os melhores pontos. Caso muito desejado por pessoas que escolhem falantes com resposta longa e bem plana para que não seja necessário tanta equalização.

Mas sua ideia está correta sim, se acontecer de uma corneta, por exemplo, invadir a faixa de reprodução de um tweeter ainda com impedância baixa pode sim acontecer do módulo trabalhar em uma impedância final menor do que o que se deseja, e isto acontece sim como já vimos diversos relatos de módulos desarmando por este motivo. Parece que os últimos mais famosos que andam sofrente com este mal são os SD de plástico, não lembro exatamente qual.

Para saber isto somente analisando os gráficos (resposta e impedância) x frequência de reprodução interligando-os com os pontos e modelos de cortes executados.

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas são mais difíceis do que parecem.

Não há uma resposta simples que fará você entender tudo.

Um alto falante é constituído de um indutor, logo, ele SEMPRE será um "low pass".

O que isto te ajuda? Curva de impedância. Impedância não é um valor fixo. Ela varia em todo o espectro. Logo, qual a impedância do seu falante de médios quando o tweeter estiver na "faixa de corte" do seu passa alta?

Aí reside a complicação. Você não saberá, a menos que tenha os gráficos, ou que meça a impedância naquela frequência.

A real é: Não se preocupe tanto com isto. É o tipo da preocupação inútil em 99,9% dos casos vistos aqui no fórum, e até de alguns mais cabeludos. Na real mesmo, não vejo razão alguma pra se calcular como a potência se divide entre as vias, já que esta informação sozinha e nada são a mesma coisa!

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto discordar, mas pelo contrário. Se eu possuo um woofer de 600 RMS 8Ohms e um módulo de 1000RMS em 2 ohms seria interessante saber que eu posso ligar outro woofer de 300RMS desde que este seja 4 Ohms e, neste tipo de ligação eu ainda estaria com a proporção de potência correta e a impedância final dentro do tolerado pelo módulo.

Editado por technoserver

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho importante saber que se eu ligar 4 cornetas e 4 STs em um bridge de 2 Ohms o módulo pode (eu disse pode) desarmar por baixa impedância.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falta de conhecimento deste tipo que já queimei saída de módulo e também já fiquei com sistema tocando aquém do esperado. Ou seja, conhecimento nunca é demais e, no fim das contas é por isso que estamos todos aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Muita complicação para pouco resultado , ligar 2x woofer de diferente potencia e inpedancia em paralelo sem cortes? que ideia em..

É so não inventar moda , vai fazer um 2-3way , faça o devido crossover passivo.

Vai usar uma ligação simples de 4xdriver 2xSt num amp 4canais ? HP do diver no cross do modulo "ou capacitor" e capacitor nos tweeter.

Esse é o tipo do assunto do tempo em que 1watt era carissimo , amps de 50w custava um RIM , hoje é BESTEIRA.

Compartilhar este post

Link para o post

muito obrigado pela resposta e creio que o moderador poderia fixar este topico pois é uma duvida recorrente.

Vou analisar seu pedido

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o tipo do assunto do tempo em que 1watt era carissimo , amps de 50w custava um RIM , hoje é BESTEIRA.

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

de novo esse erro!

SONOFLETOR = CAIXA

Não sei porque mas toda vez que vejo essa palavra só me lembra o BlOon

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto discordar, mas pelo contrário. Se eu possuo um woofer de 600 RMS 8Ohms e um módulo de 1000RMS em 2 ohms seria interessante saber que eu posso ligar outro woofer de 300RMS desde que este seja 4 Ohms e, neste tipo de ligação eu ainda estaria com a proporção de potência correta e a impedância final dentro do tolerado pelo módulo.

Você não simplesmente "liga". Aí que está.

Quem é este woofer? O que ele vai fazer?

Sem saber ao menos isto, tudo o que você terá é um sistema ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Por falta de conhecimento deste tipo que já queimei saída de módulo e também já fiquei com sistema tocando aquém do esperado. Ou seja, conhecimento nunca é demais e, no fim das contas é por isso que estamos todos aqui.

Como eu te disse, não é um conhecimento que você adquire assim, num fórum.

Se vc quiser REALMENTE este conhecimento, tem que ralar. Tem que estudar sobre leis de ohm, reatância indutiva, reatância capacitiva, filtros passivos, funcionamento dos falantes (especialmente o aspecto elétrico)...

Ou seja, não é simples, mas se vc quiser aprender, é elogiável. Só que aprender isto é a jornada de cada um, o fórum apenas consegue dar um apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei porque mas toda vez que vejo essa palavra só me lembra o BlOon

porque será? hehehh

só vou deixar aqui registrado para as pesquisas futuras

SONOFLETOR É DIFERENTE DE ALTO-FALANTE

SONOFLETOR É IGUAL A CAIXA

Compartilhar este post

Link para o post

Como eu te disse, não é um conhecimento que você adquire assim, num fórum.

Se vc quiser REALMENTE este conhecimento, tem que ralar. Tem que estudar sobre leis de ohm, reatância indutiva, reatância capacitiva, filtros passivos, funcionamento dos falantes (especialmente o aspecto elétrico)...

Ou seja, não é simples, mas se vc quiser aprender, é elogiável. Só que aprender isto é a jornada de cada um, o fórum apenas consegue dar um apoio.

um bom lugar pra ela começar era da uma lida nos artigo da audiolist :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho melhor vc confirmar essa história de ligação de falantes de impendancias diferentes, pois eu li isso uns dez anos atrás, se não me engano, desse próprio Newton C Braga que dá diferença entre ligações em série e paralelo, como não diz no texto pode ser um erro na figura. E ainda, em paralelo é óbvio que a potência vai "fluir" mais no falante com menor resistencia não acha?

E sobre utilizar esse tipo de ligação, acho válido somente se a pessoa já ter os falantes de diferentes tipos, se for pra gastar dinheiro, melhor colocar outro falante compatível mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida um modulo com 2 saidas stereos de 90wrms cada 2ohms, se eu ligar 1 falante 90rms 2ohms em uma das saidas stereo, mas no caso ficaria mono, ele iria receber 90wrms ou 45wrms?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma dúvida um modulo com 2 saidas stereos de 90wrms cada 2ohms, se eu ligar 1 falante 90rms 2ohms em uma das saidas stereo, mas no caso ficaria mono, ele iria receber 90wrms ou 45wrms?

Duas notas de 10 reais. Se você gasta uma, quanto ela tava valendo na hora de gastar? 10 reais.

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk era pra ser neh 90wrms, sera que é mesmo?

cada lado tem uma saida stereo pra ligar 2 falantes

então se eu ligar por exemplo só um falante no lado esquerdo ou ligar negativo esquerdo e positivo direito, de qualquer jeito vai receber os 90wrms?

Compartilhar este post

Link para o post

É 45w por canal , se usar apenas um canal só vai mandar 45w .. se quer os 90w tem que usar os 2 canais ou se o modulo permitir ligar em bridge.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho melhor vc confirmar essa história de ligação de falantes de impendancias diferentes, pois eu li isso uns dez anos atrás, se não me engano, desse próprio Newton C Braga que dá diferença entre ligações em série e paralelo, como não diz no texto pode ser um erro na figura. E ainda, em paralelo é óbvio que a potência vai "fluir" mais no falante com menor resistencia não acha?

E sobre utilizar esse tipo de ligação, acho válido somente se a pessoa já ter os falantes de diferentes tipos, se for pra gastar dinheiro, melhor colocar outro falante compatível mesmo.

Confirmar aonde amigo? Concordo com você, faz mais sentido!

Editado por technoserver

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...