Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Spetz

Boosters realmente são ruins ou são mal alimentado

Recommended Posts

to entrando de gaiato nesse topico viu....

assim, não me atrelando a parte técnica q o kleberpa já deve ter abordado, eu acredito que a maioria dos boosters são mal alimentados e mal montados....

um tempo atrás eu vi um radio bose tocando 2 kists 2 vias bose com booster integrado e não devia em nada a um sistema mosfet, me impressionei, som original da nissan maxima, melhor som original q já ouvi até hoje, melhor que muitos sistemas q tem por ai rodando com bravox, banda, pioneer e cia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É isso aew sera q poderiam postar o projeto do booster,eu tenho aqui um projeto de booster só q o q eu tenho é com transistores NPN tip140, to com as quase todos oc componentes pra montar tip 102 , capacitores, to terminando d enrola o trafo de saida e daew começo a enrolar o transformador de entrada..........Sera q alguem tem poderia fla mais um pouco desse esquema q ja tinhan falado no outro post sobre booster com pre com saida inversora e outra nao inversora??tinham falado algo sobre uma fonte pra alimenta o pré com o SG3524.....Mais tarde vo tenta faze esse pré.C alguem tive o projeto ou ideias eu tenho algumas toroides aqui , tenho tbm um CI KIA494(posso usar no lugar so SG3524??) e tenho tbm o CI OP CA3140 e to afim de tenta faze um pré nas horas q to de bobera sem t o q faze, nao manjo muito de eletronica mas aprendo rapido......Valeu aew e desculpa pela enrolação..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom para quem se interessar esta ai um projetinho que acabei de montar e funcionou bem mesmo tendo 6 transistores inves de 8. Ele espanca o E2K que ta no meu avatar ehehehe. Eu vendi meu booster hibrido logos e to usando esse do diagrama para empurrar meu SUB ate eu comprar um MOSFET e olha, ta quebrando um galhão. Quem ouvi meu som duvida que é booster e ainda mais caseiro.

Segue abaixo o diagraminha dele.

booster.jpg

T1 pode ser um trafo de 6+6 volts de 100mA e T2 deve ser enrolado 70+70 voltas de fio esmaltado de 1mm num nucleo de trafo com cerca de 10cm x 10cm.

*ops, devo lembrar a vc´s que os resistores ligados nos emissores dos TIP devem ser de fio, 0.25R ou 0.27R e de 10Watts. No meu projeto uso de 5watts mas os resistores esquentam bastante e as vezes levantam cheiro de quimado e é desagradavel, mas é normal isso em resistor de fio.

Outra coisa que esqueci de comentar é o ajuste dele. Vc´s devem ter um amperimetro e regular a corrente de repouso do booster, pois ele torra se não tiver ajustado. Para ajustar vc´s devem ligar um amperimetro em serie na alimentação do booster e vagarosamente ajustar o trimpot e fazer com que a corrente fique entre 120mA e 180mA. Recomendo trimpot de 15 voltas de precisão. E os diodos devem ser ligados no dissipador pois quando os transistores esquentam d+ os diodos agem e diminui a corrente do aparelho protegendo de incendio e de torrar os transistores ehehehe.

Editado por Spetz

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dexa eu ve c eu entendi direito....Ali no T1 nas duas entradas to transformador vai um dos cabos de sinal (digamos o - ) e o outro cabo(+)vai ligado nos coletores?? É isso mesmo?? :banghead ah e aproveitando o topico vo posta o projeto de booster q achei net faz um tempao, mas nem sei c funciona..........

post-5-1100496078.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Bom dexa eu ve c eu entendi direito....Ali no T1 nas duas entradas to transformador vai um dos cabos de sinal (digamos o - ) e o outro cabo(+)vai ligado nos coletores?? É isso mesmo?? :banghead ah e aproveitando o topico vo posta o projeto de booster q achei net faz um tempao, mas nem sei c funciona..........

Esse projeto da net é perigosissimo. Utiliza transistores NPN e passa tensão positiva nos coletores dos transistores. Ou seja, se os transistores não estiverem isolados no dissipador e encostar o dissipador na lata do carro é = a curto circuito.

Compartilhar este post

Link para o post

Aew dessculpa abusa da paciencia de vcs q entendem legal de eletronica, Montei o circuito deascrito pelo Spetz, so q só com 2 TIp105 e funciono direitinho, Agora to partindo pra faze um pre-amplificador, Tenho varios CI TEA20225B Q e tava pensando em usa ele como Pré, vcs acham q ficaria bom ele como pre ?

? de acordo com o Datasheet elel libera cerca 4,7W a 8 ohms A 9 V Deve libera um pouco mais a 12V... 6 Acham q dah de usa ele?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1 Booster

Escutem um SOundreams SWT 1600 ......Tokando os subs.......

E depois me dizem se boosters não valem a pena........

Neguim q tem grana pra comprar so as coisas caras.......tem preconceito com coisas mais baratas.......acham que é lixo......

Eu acho muito BOM esse módulo......e ainda bate melhor que muitos RCA conhecidos ai......

A questão é ESCUTAR, OUVIR........depois criticar....... teoria é linda no papel.....na pratica.......mudam....

falows

Compartilhar este post

Link para o post
Bom para quem se interessar esta ai um projetinho que acabei de montar e funcionou bem mesmo tendo 6 transistores inves de 8. Ele espanca o E2K que ta no meu avatar ehehehe. Eu vendi meu booster hibrido logos e to usando esse do diagrama para empurrar meu SUB ate eu comprar um MOSFET e olha, ta quebrando um galhão. Quem ouvi meu som duvida que é booster e ainda mais caseiro.

booster.jpg

T1 pode ser um trafo de 6+6 volts de 100mA e T2 deve ser enrolado 70+70 voltas de fio esmaltado de 1mm num nucleo de trafo com cerca de 10cm x 10cm.

*ops, devo lembrar a vc´s que os resistores ligados nos emissores dos TIP devem ser de fio, 0.25R ou 0.27R e de 10Watts. No meu projeto uso de 5watts mas os resistores esquentam bastante e as vezes levantam cheiro de quimado e é desagradavel, mas é normal isso em resistor de fio.

Outra coisa que esqueci de comentar é o ajuste dele. Vc´s devem ter um amperimetro e regular a corrente de repouso do booster, pois ele torra se não tiver ajustado. Para ajustar vc´s devem ligar um amperimetro em serie na alimentação do booster e vagarosamente ajustar o trimpot e fazer com que a corrente fique entre 120mA e 180mA. Recomendo trimpot de 15 voltas de precisão. E os diodos devem ser ligados no dissipador pois quando os transistores esquentam d+ os diodos agem e diminui a corrente do aparelho protegendo de incendio e de torrar os transistores ehehehe.

Gostei do seu projeto até fiz um para me, mas o fio do terra tem que ser cortado depois do BC antes das resistências, mandado ele para o coletor dos tip105 ou 107.

BLZ... Valeu.

Editado por marcosdias79

Compartilhar este post

Link para o post

Eu leio muito na net... "prefiro deixar no player do que comprar booster.."

Depois que comprei um mosfet, posso falr com conhecimento de causa hehe. Já usei booster e acho que cumprem o que se dispõem a fazer. Se fosse montar um sonzinho básico, eu compraria um booster de 3 canais de 150 reais facinho. Um mosfet que permita ligar um sub e os falantes internos custaria no mínimo 80% a mais...

Geralmente não atendem a quem quer hi-fi, disparar alarmes ou animar festas... mas atendem bem a quem quer poder aumentar o volume um pouco mais do que pode com o player e ter um subzinho pra poder sentir alguns subgraves...

Agora... que tem diferença no som entre os dois, tem mesmo.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

booster.jpg

Acabei de montar um deste com 8 transistores e coloquei dois trafos(t2) em paralelo funcionou mto bem ...Contudo eu quero montar um com 16 transistores (tip 105), neste caso é necessário mudar os trafos (t1 e t2`s)???

Compartilhar este post

Link para o post

Não esquece que além de potência e distorção de harmônicas, temos outros fatores num amp, desde eficiência até fator de amortecimento, que nos boosters são bem piores.

Mas como falaram aí, usei por 3 anos um stetsom booster com RCA, pré amp e cross. O bixo me agradou muito, mas quando parti pra um mosfet notei muita diferença.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...