Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
leo_palio

Projeto mini trio beyma))

Recommended Posts

Olá, adquiri recentemente um subwoofer com a intenção de montar um mini-trio para ser usado nos fds de leve. De resto este sub seria pra som interno mesmo.

E gostaria da ajuda de quem entende pra ver se este falante tocará bem para fora, se poderei usá-lo no mini-trio ou não, se vai servir apenas pra som interno mesmo. Tentei usar os programas pra simulação mas estou me batendo muito ainda.

especificações tecnicas:

diâmetro: 15"

impedância: 04 ohms

potencia rms: 600W

resposta de frequencia: 35~1000Hz

fator bl: 17.5 N/A

massa móvel: 0,134Kg

thiele-small:

fs: 30Hz

Re: 4,4 ohms

Qms 6,13

Qes: 0,37

Qts: 0,35

Vas: 240L

eficiencia %: 1,8

superficie diafragma Sd: 910 cm²

Xmax: 09 mm

Vd: 819,00 cm³

Le: 1,8 mH

Caixa recomendada pelo fabricante:

vol: 65L

49x66x27cm

duto 4"x15cm

Obs: quero montar preferencialmente com a caixa recomendada pelo fabricante.

Escuto mais musica dance, eletronica, rock

Depois das opiniões eu falo qual é a marca/subwoofer.

dsc0042kt.jpg

Editado por leo_palio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

240L de VAS e caixa de 65L? estranho.,.. ainda mais com todo esse xmax e qts ATÉ baixo, tirar subgrave não ehcom ele, claro q não simulei nada, posso estar errado

Compartilhar este post

Link para o post

se vc colocar marca e modelo fica mais fácil achar alguém que já usou e que diga como ele se comporta pra dentro e pra fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí é que tá, nunca vi ninguem aqui do fórum que já tenha usado ele.

É um Beyma power 15"

http://www.beyma.de/...o/POWER15-I.pdf

power15b.jpg

power15backb.jpg

fotos da internet, acabei vendendo minha camera e nao tirei fotos reais do "sub".

Editado por leo_palio

Compartilhar este post

Link para o post

TOP seria arrumar um CP750 ai ficaria TOP . mais é meio raro de achar.

Mais uma D3300Ti que tem nos classificados fecharia o pacote tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Caramba dei um olhada lá, top essa d300ti, só que aquele expansor vai ficar muito grande pro meu set. A não ser que ncompre uma corneta menor.

O gargalo do meu sistema na verdade estám no amplificador do mg e driver.

Oque eu tenho atualmente no carro:

-hu pioneer 4150sd (2 pares de saida rca somente)

-rca streetwires 2 e 4 canais.

-kit duas vias mtx-6001

-amp pioneer gm-520T (tocando o kit duas vias)

-bateria do cofre 60ah + auxiliar 75ah

Quero incluir somente mais um módulo, que será pro woofer de 15", to poensando em um sd1500 ou um dad1500 ligado no dobro da impedancia.

E o ampli do mg e driver gostaria de utilizar o gm-520T que já possuo, o problema é que ele é dois canais:

-125w x 2 (14,4v, 4ohms, 20hz-20khz 0,2thd)

-380w x 1 (14,4v, 4ohms, 20hz-20khz 0,8thd)

-190w x 2 (14,4v, 2ohms, 20hz-20khz 0,8thd)

Estava pensando em fazer a ligação com uma chave, de modo que qdo iria utilizar o trio mudaria na chave e esse módulo tocaria somente o mg e o driver, desligando o kit duas vias. E no outro modo, desligaria o mg e driver e tocaria o kit duas vias. Será que funciona?

e outro problema além da chave é se vai dar pra fazer a ligação do mg+driver neste módulo, mas gostaria de ocupar ele se fosse possível.

A potencia do mg (pro8 mi) é de 200Wrms a 4ohms, se ligado com um driver tbem 4ohms não daria certo? cada um recebendo 190Wrms a 14,4v em 2ohms? Claro queo mg nao estaria recebendo toda a potencia necessária, mas não vejo outra forma de fazer.

Oque acontece se ligar o pro8-mi 4ohms + driver d3300ti 8ohms no módulo? e o esquema da chave funciona ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

Trimode neles , Mg na bridge 4ohms e o drive em um canal cortado com capacitor "ver tabela do Autosom.net".

Sim pode comprar apenas o D3300Ti e usar um guia de ondas bem menor e mais eficiente, ja que é um projeto TOP merece e tem uns baratos no ML.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah blz, então dá pra fazer assim em trimode. Vc teria um exemplo de guia de onda que posso comprar? Sei que tem vários tipos e não tenho nem idéia do qual comprar.

E sobre a caixa, serve a litragem/sintonia que o fabricante recomenda? E pro mg? faz caixa selada?

Obrigado pela ajuda @artsompb

Compartilhar este post

Link para o post

eu não usaria guia de onda, usaria uma corneta com um bom angulo horizontal.

se tiver espaço, algo tipo 3950 da selenium ou algo nesse estilo.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Cjainf não teria espaço suficiente pra 3950, é 39cm de largura, é muito.

A largura do porta malas é 89cm,isto para conseguir tirar a caixa com mais facilidade, pq eu tinha antes uma caixa com dois 308 com 90cm de largura e era um parto tirar ela.

Não projetei caixa nenhuma ainda, mas axo que o woofer de 15" e mais o duto vá ocupar uns 48 cm de largura, contando com mais 6 cm das tres paredes da caixa (esquerda, divisória e direito) já dá 54cm, sobrando uns 35 cm de largura pra caixa do mg e driver.

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa ali do 15" tem 58L livres e sintonizada @56Hz , como falei é um Woofer disfarçado. "e bem seco por sinal", F3 ta em 52hz :blink:

O 8" não divulga Xmax ai fica ruim de simular qualquer coisa e o manual não fala em caixa :pirou:

Sei lá , pode ser que na pratica a coisa seja diferente e serem muito musicais como ja presenciei algumas vezes, mais por simulação esses Afs são pessimos :(

Caixinha do manuel no 15" Hp40hz --Lp200hz ,

No 8" dutada 10L livres, Duto 1x 2" 11cm de profundidade @63hz foi o que mais me agradou e apenas 2,5mm de Xmax cortado em 200hz com 200wrms aplicados.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado mesmo, tendo as caixas em mente já me dá uma boa direção.

Agora é comprar um driver+corneta e módulo pro woofer, devo ir de DAD1500.2, por relatos é muito bom, alguma outra sugestão?

Qto a serem pessimos podem ser mesmo, vai ser um tiro no escuro, mas espero que não.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bacana o som que vc montou, quem me dera eu tivesse um porta malas daquele tamanho rsrsrsrs.

De estética/distribuição do set vai ficar bem parecido.

Tá salvo aqui no favoritos pra eu ir pegando umas idéias. Não sei tbem se não vou ter que repartir a caixa em duas, mas a principio não.

Dificil está sendo definir o driver e corneta. Axo que não vou conseguir comprar somente a d3300ti sem o expansor dos classificados. Aberto a sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

Tem uma ETD7200 com expansor Hl 1450 nos classificados com preço bom

Compartilhar este post

Link para o post

Estava pesquizando, se eu pegar a D330ti vou ter que ir com a corneta HL-1450 mesmo, pelo espaço.

Se eu pegasse uma D220Ti poderia usar a HL-2525 ou a HM-1725.

A D220ti chega a ser uma opção ruim?

Compartilhar este post

Link para o post

ruim não é, mas é mais fraca e exige corte mais alto.

acredito q não tenha problema, pelo gráfico de resposta do mg, ele toca fácil até uns 8khz, pode cortar o drive bem alto.

alias acho q até um st complementaria esse mg, mas como o custo é parecido, coloca um drive ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois eh, não está definido o driver ainda. To esperando uma resposta, se não der um parto pro outro.

De preferencia to pra d3300ti com a HL-1450. Se não der ai vejo outro.

Pq no final tbem não preciso de algo tão potente, não vou "atoxar" o som, nem competição, é mais pra qualidade mesmo, portanto não precisa ser tão forte. Tava vendo que a ETD7200 acompanha fácil dois woofer pesado de 18", até quatro :o, imagina no meu setzinho, teria que atenuar bastante, claro que terei a qualidade aliada...

Mas vamos ver.

Com relação à linha da D220ti oq mais têm que seria uma boa opção?

Editado por leo_palio

Compartilhar este post

Link para o post

na mesma linha da d220 tem hinor hdt600, snake 110 e 145, over tem uns modelos bem em conta tbm.

calculando aqui, log da potencia x 10 + sens do falante, vc teria:

na via de graves 125db + ganho da cx

na via mg 121db + ganho da cx

enquanto o d220 já atinge quase de 127db.

na questão custo, 2 drives menores, tipo d220ti, custa bem menos q 1 etd ou d3300ti.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer driver 2" acompanha um par de 18" , o negocio é que nenhum driver de 1" vai ter a qualidade de um driver 2".

Ai pelo custo de um bom driver 2" usadinho é a melhor escolha ,

Compartilhar este post

Link para o post

D300ti comprada!

Agora essa semana ainda devo fechar a compra da corneta e do dad D1500.2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...