Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

gavlak_banshee

Duvida em comprimento de duto

Recommended Posts

Postado em

dae tigrada..

fiz a caixa pro meu sub com 100 e alguma coisa de litros..

pra que descontando duto + sub ficasse com os 90 que manda o manual...

o duto utilizado nela foi um de 4" e comprimento do aeroduto apenas.. nada mais...queria saber qual a diferença que me traria aumentar o comprimento do duto..alguem da uma luz?

tenho notado que o grave ta gostoso..mas axo q rende mais se mexer em duto..parece q o grave nao ta "macio" como deveria..

outra duvida seria a quantidade de dutos...

ja me falaram em aumentar de 1 pra 2 dutos de 4"...o que isso traria de melhora pro som? ou seria algo imperceptivel?

o sub é um protech competition de 15"

os parametros que gostaria de seguir sao esses:

Reforço de Graves - 90L

Sintonia - 38hz

F3 - 30hz

Pico - +7,4dBs @ 42hz

alguem me da um help?

vlw!

abras

Postado em (editado)

cara quanto tu mais aumenta o comprimento do duto mais grave o som vai ser, se tu colocar mais 1 duto ou mais dois tu vai ter que diminuir ou aumentar ele, conforme o comportamento na simulação.

Aumentar o comprimento não vai alterar a "quantidade de graves", e sim a sintonia da Caixa, dando pico em alguma (s) frequência (s)!

gavlak, sabe brincar no winsd ? bassbox ?

hand26

Edit:Portuga!

Editado por dombroski
Postado em

aumentar o duto não ia baixar a frequencia mais para o grave?

Vai baixar a frequência da Caixa, e acentuar alguma região, mas não que aumentando o duto o "Grave aumente" :legal:

hand26

Postado em

Aumentar o comprimento não vai alterar a "quantidade de graves", e sim a sintonia da Caixa, dando pico em alguma (s) frequência (s)!

gavlak, sabe brincar no winsd ? bassbox ?

hand26

Edit:Portuga!

entendi...

entao..até ja tentei mexer..mas nao deu nada certo..hehe

vc manja?

tem como me dar um help?

essa sintonia de 38hz ficaria bom?

Postado em

Você escuta que tipo de música ? Eu não conheço o tímbre do Protech Competition, mas da pra brincar alterando o duto e ver o que te agrada!

entao..eu gosto de tudo quase..(menos pagode)

ultimamente tenho escutado bastante uns dubstep...e o sertanejo de sempre..

queria uma sintonia que ficasse relativamente boa em varios estilos..mas axo q só testando mesmo..

se eu juntar um pedaço de pvc no aeroduto, e ir cortando ele, vc acha q daria boa?

Postado em

entao..eu gosto de tudo quase..(menos pagode)

ultimamente tenho escutado bastante uns dubstep...e o sertanejo de sempre..

queria uma sintonia que ficasse relativamente boa em varios estilos..mas axo q só testando mesmo..

se eu juntar um pedaço de pvc no aeroduto, e ir cortando ele, vc acha q daria boa?

Sim, pode ir testando e ver o que te agrada, o ideal seria simular! To corrido agora, mas vou pegar os parâmetros do sub e brincar, ai te passo alguns resultados! :legal:

Postado em (editado)

Um duto acho pouco de mais pra um de 15, ainda mais competition " Se tem 90 litros livre.. pra deixa sintonizada em 38hz como recomenda fabricante tem ser 2 dutos x 4" x 28cm.

edit = do jeito q tá deve ta com msm sintonia de 38hz , 1x4"x10cm , mais deve ta soprando mais q tudo !

Editado por lton85
Postado em

Um duto acho pouco de mais pra um de 15, ainda mais competition " Se tem 90 litros livre.. pra deixa sintonizada em 38hz como recomenda fabricante tem ser 2 dutos x 4" x 28cm.

edit = do jeito q tá deve ta com msm sintonia de 38hz , 1x4"x10cm , mais deve ta soprando mais q tudo !

o unico medo meu seria furar a caixa, colocar mais 1 duto e ficar uma M....

em programa manda ter 2 dutos conforme vc disse?

sera q arrisco?

Postado em

Vamos começar....

Eu indicari apra voce botar mais um dutos (dois dutos de 4") esse sub é um cavalo ele desloca muito ar..e so com um duto voce vai "prender" dimais ele..... e sem duvida com outro duto o rendimento vai ser melhor"

quanto ao tamanho.

to brincando aqui no win ISD

Quanto a sintonia acho que ta legal onde o pico esta...pega bem na veia dos hip hop mas EU sintonizaria um pouco mais baixo (apenas por gosto)

Vamos la..pra mantar o projeto original conforme o manual

Litragem 90litros (livres) sintonizada a 38hz

2x Dutos de 4" por 29cm!

pode fazer assim que fica bom =)

Postado em

Vamos começar....

Eu indicari apra voce botar mais um dutos (dois dutos de 4") esse sub é um cavalo ele desloca muito ar..e so com um duto voce vai "prender" dimais ele..... e sem duvida com outro duto o rendimento vai ser melhor"

quanto ao tamanho.

to brincando aqui no win ISD

Quanto a sintonia acho que ta legal onde o pico esta...pega bem na veia dos hip hop mas EU sintonizaria um pouco mais baixo (apenas por gosto)

Vamos la..pra mantar o projeto original conforme o manual

Litragem 90litros (livres) sintonizada a 38hz

2x Dutos de 4" por 29cm!

pode fazer assim que fica bom =)

entendi..

o medo axo q vc sabe o pq neh..hehe

mas vou mexer no box entao...

sobre a posição do furo, tem alguma regrinha?

atual ta assim:

20121222133742.jpg

embaixo desse duto da pra por mais 1...só queee o box ta beeem proximo da lata..entao sera que ficaria legal?

ou um em cima?

tem problema cada um em 1 posição?

obrigado por enquanto luiz

Postado em

O ideal é fica o mais long possivel das paredes e quinas... de preferencia proximos =)

luiz, o que me diz de colocar nessa posição?

20121222133742.jpg

Uploaded with ImageShack.us

pior q ferrou...

embaixo do outro duto vai ficar bem proximo da lata..entao nao vai ficar legal...

Postado em

Também acho que deveria virar a caixa para cima e colocar os dutos na parte frontal junto com o falante...

Opinião pessoal agora mas eu acho que fica muito show o sub virado pra cima ainda mais se nao tiver insulfilm muito escuro, que aí da de ver sub trabalhando com o PM fechado...

Postado em

Também acho que deveria virar a caixa para cima e colocar os dutos na parte frontal junto com o falante...

Opinião pessoal agora mas eu acho que fica muito show o sub virado pra cima ainda mais se nao tiver insulfilm muito escuro, que aí da de ver sub trabalhando com o PM fechado...

entao...eu tambem curto o sub pra cima..

mas o problema é que a parte de cima do pm do gol é estreita...e nao cabe o sub..

axo q vai ter q ficar assim mesmo... :(

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...