Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
GabrielSCS

Dúvida - CLIPAR

Recommended Posts

Galera, estava lendo alguns tópicos sobre subs e vi que a galera tem muito problema com eles clipando. Já sei que clipar se dá a uma distorção dos sinais enviados pelo módulo ao sub, correto? porém algo que não ficou claro pra mim é como eu consigo identificar se o sub está clipando? seria pelo som? ou então pela movimentação do sub?

Desde já agradeço,

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc consegue distinguir sim quando esta distorcendo ou nao...

agora geralmente (neem sempre) os amps tem um led que indica quando esta clipando.

exemplos:

Taramps

Soundigital

DAD

etc..

segredo é nao abusar...assim nao estraga nada!

Compartilhar este post

Link para o post

O amplificadores digitais tem um led com o nome clip e quando ele pisca quer dizer que ele está clipando naquele volume ou naquela determinada musica, ai você tem que baixar o volume se não teu sub queima. se seu amplificador não tiver led clip da pra perceber quando voce vai aumentando o volume e o som não aumenta mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi as explicações, eu estou com um Bravox UXP 12" 500RMS + caixa dutada ligado a um módulo hurricane 4.250 2000w + Kit 2 vias Bravox cs50b + Alto Falante Bravox tr6u + player LG LCS500UN, aparentemente ele está tocando bem, não sei definir muito bem pois é o meu primeiro set e a instalação foi feita por uma oficina especializada em som automotivo. O player tem regulagem de volume até 50, o kit 2 vias acompanha até o 50 sem nenhuma dificuldade e com uma qualidade até que boa, os falantes não acompanham assim tão bem, depende da música eles chiam um pouco.

O Grande X da questão é o sub, que em algumas músicas o sub parece que vai explodir de tão forte, mas não fica aquele bass limpo, fica forte e estranho ao mesmo tempo e me faz diminuir o som até o 40 mais ou menos. O engraçado é que em algumas músicas, Skrillex por exemplo, no volume 30 ele ja fica ''estranho'' desse jeito que to tentando explicar... Ficou claro :s ?

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi as explicações, eu estou com um Bravox UXP 12" 500RMS + caixa dutada ligado a um módulo hurricane 4.250 2000w + Kit 2 vias Bravox cs50b + Alto Falante Bravox tr6u + player LG LCS500UN, aparentemente ele está tocando bem, não sei definir muito bem pois é o meu primeiro set e a instalação foi feita por uma oficina especializada em som automotivo. O player tem regulagem de volume até 50, o kit 2 vias acompanha até o 50 sem nenhuma dificuldade e com uma qualidade até que boa, os falantes não acompanham assim tão bem, depende da música eles chiam um pouco.

O Grande X da questão é o sub, que em algumas músicas o sub parece que vai explodir de tão forte, mas não fica aquele bass limpo, fica forte e estranho ao mesmo tempo e me faz diminuir o som até o 40 mais ou menos. O engraçado é que em algumas músicas, Skrillex por exemplo, no volume 30 ele ja fica ''estranho'' desse jeito que to tentando explicar... Ficou claro :s ?

Aparentemente esse estranho deve ser o momento do clip... É bom evitar que o sub e os outros equipamentos toquem com esse barulho estranho ou algum outro como o chiado do falante...

E o momento do clip pode acontecer em outras musicas como o joao marcus falou! Ai é descer o volume... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

cara, quando tu ouve a distorção é pq já ta muito grande. Eu cuido muito a excurção do cone. Se ele tem uma excurção de 10mm vc cuida quando ele passa disso e diminuiu o volume, senão vai danificar o sub.

Compartilhar este post

Link para o post

a distoção no sub vc não identifica no ouvido, e muito menos olhado a excursão,

só se a distorção estiver acima de 20%, c pena de queima do falante, abs.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas brother, como eu vou saber em quantos mm ta excursionando?

veja no manual do seu falante qual o xmax...

preste atenção na excursão do seu autofalante, se passar desse valor do manual vai estar estragando...

Como saber? Olhando! [¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como eficientemente perceber que o amp está enviando sinal distorcido para o módulo, pois quando percebemos a distorção no ouvido quer dizer que a onda já está com MUITA distorção. Logo, não tem como deixar para perceber de ouvido porque pode ser bem prejudicial para os falantes

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem como eficientemente perceber que o amp está enviando sinal distorcido para o módulo, pois quando percebemos a distorção no ouvido quer dizer que a onda já está com MUITA distorção. Logo, não tem como deixar para perceber de ouvido porque pode ser bem prejudicial para os falantes

o topico ta andando em circulos. Já foi dito isso.

E a questão não é o modulo enviando distorção, até pq existe o led clip pra isso. A questão é a distorção do falante por não suportar a potencia.

Editado por DBKSomAutomotivo

Compartilhar este post

Link para o post

O fo** foi que o módulo foi colocado lá na lata, atrás do banco e foi fixado, agora pra eu conseguir alterar as configurações e ver os LEDs, tenho que entrar dentro do porta malas e me contorcer todo... ta embaçado. Mas valeu galera, tiraram minhas dúvidas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...