Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
FelipeRBB

Ajuda caixa 309 SPL altíssimo

Recommended Posts

Olá! Sou novo no fórum e não entendo muito bem de som na parte prática, só mais na teórica pois sempre estive acompanhando este fórum e outros a fim de pesquisar e aprender e hoje resolvi fazer o cadastro. Peço que tenham paciência hehe

Vamos lá.. eu vou montar uma caixa dutada para mim com um 309 apenas, vou empurrar ele com um SD400.1D e tocar com um Pioneer-1580UB e uma bateria Moura, nova, de 60Ah. Vou fazer os cortes HP em 80Hz no aparelho para os 4 coaxiais internos ligados na saída do aparelho e cortar em LP o 309 em 100Hz para render melhor os sertanejos e tudo mais.

Pesquisei bastante e me recomendaram uma caixa de 42L com duto de 4"x25cm... o que acham? Eu não gosto muito de subgrave... o carro é um palio e eu não quero afrouxar ele nem nada. Então eu quero é SPL e não subgrave, nada de tremedeiras. Quero um grave macio, redondo e de presença... que toque praticamente todos os tipos de música (eu ouço rock, sertanejo e eletrônicas).

Com 45L ouvi dizer que vai haver um pouquinho de perda de SPL já... não entendo muito... quem vai me dizer são vocês haha. Com 50L nem pensar... vai tender mais pra subgrave. Eu quero que ao abrir a mala pra secar o carro depois de lavar por exemplo e quero um grave presente pra fora também, que quem passe na rua escute o "bumbumbum" suave hehe.

Eu me baseio bastante em músicas como "gosto de curtir os gravão", "a mili" e "da blow"... quero uma caixa que toque essas músicas aí com um SPL **dido pra um único 309... quando eu passar na rua com uma tipo essas que eu citei dê pra ouvir eu vindo um pouco de longe hahaha e como todo novato com sub no mala, quero disparar uns alarmes de vez em quando também hahaha acredito que com um só 309 tenha como. Se não tiver... paciência.

Obrigado desde já! hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara , vc tem que escolher, nao quer afroxar o carro e quer curtir os gravao ?? kkkkkk

To montando um som igual o seu , 309 + Sd400.1 , minha caixa ta com 53L , sintonizada a 33Hz

é pra sub-grave..

Mas se fosse eu no seu caso , fazeria a dutada do manual cara , pelo seu gosto musical ja ta bauum hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá amigo hahaha subgrave é tremedeira, vibração. SPL é muito mais intensidade sonora do que isso. Eu quero SPL forte... bem audível de fora do carro, se eu abrir o mala o som não morra, quero algo sinistro pra dentro do carro com o volume alto hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá amigo hahaha subgrave é tremedeira, vibração. SPL é muito mais intensidade sonora do que isso. Eu quero SPL forte... bem audível de fora do carro, se eu abrir o mala o som não morra, quero algo sinistro pra dentro do carro com o volume alto hahaha

O ideal pra você é nessa faixa mesmo 42~45L duto de 4"x25cm, só lembre-se que:

Quanto menor a caixa, maior o SPL, só que mais seco vai ficar, não vai ficar aquele grave macio e redondo não (ainda mais pioneer), grave macio é caixa grande !

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal pra você é nessa faixa mesmo 42~45L duto de 4"x25cm, só lembre-se que:

Quanto menor a caixa, maior o SPL, só que mais seco vai ficar, não vai ficar aquele grave macio e redondo não (ainda mais pioneer), grave macio é caixa grande !

Sim, eu sei disso amigo. Mas sei lá.. conversando com um conhecido meu, foi ele quem me recomendou essa litragem. Ele disse que eu vou conseguir ter esses graves de músicas como "gosto de curtir os gravão" numa boa, ele vai fazer bem aquele grave maciozinho que tem no fundo da música, como tem na música "da blow" também. Que músicas como aqeual "a mili" (algo assim) vão apavorar hahaha.

Sei lá.. isso que é fo**. Cada vez dizem coisas diferentes :unsure:

EDIT:

pra ficar mais fácil de vocês me ajudarem, vou deixar o link de algumas músicas que eu espero obter uma excelente resposta na caixa, com um os graves bem reproduzidos e SPL alto:

Editado por FelipeRBB

Compartilhar este post

Link para o post

Você primeiro tem que saber o que pedir:

Você tá dizendo que quer som alto pra fora, mas que tambem quer "gravão".

Você diz que não liga pra subgrave, mas posta aqui musicas que tocam justamente nessa frequência.

:pirou:

Vamos lá, fiz uma simulação rápida aqui, pro 309 você vai precisar de uma caixa com algo ao redor dos 40L - o tamanho não importa desde que seja acima disso - com uma sintonia em 85Hz:

Isso vai te dar +12dB em 80Hz que é onde está a maior parte da batida dessas músicas, e que é coincidentemente tambem onde está o grave que "chama atenção" do pessoal na rua, digamos assim. Claro que isso significa que o seu som vai perder musicalidade, ficando bem forte em algumas musicas e perdendo bastante rendimento abaixo dessas frequências - aos 50Hz você já perdeu 12dB, ou seja, não toca mais nada.

Outra alternativa seria uma caixa que tivesse pico de resposta um pouco mais perto da frequência de ressonância do seu carro, que costuma ser em torno dos 60~63Hz na maiora dos hatches. Ganhando pontos na escala fanfa, essa caixa ainda teria o "plus" de disparar a maioria dos alarmes ao redor.

O problema é que nessa frequência o tamanho da caixa já começa a contar mais, mesmo subindo o tamanho da caixa pra uns 60L (50% mais volume) você ainda teria um SPL 3dB menor, ou seja, o resultado teria metade do rendimento da caixa acima. Nesse caso, a sintonia seria em 54 Hz:

Por fim, se você é realmente dodói da cabeça :vts faça uma caixa de 120L sintonizada em 58Hz, que o rendimento de +9dB será somado a uns +3dB da cabine, que inclusive te credencia a competir - e levar o troféu - de qualquer campeonato de SPL na sua categoria:

Lembrando que isso foi apenas um exercício teórico, e que a musicalidade desse tipo de caixa é bem ruim pra músicas com graves muito dinâmicos (rápidos) que acabam ficando esquisitas - palavra de quem usa uma de 70L por anos, que com a configuração certa já me deu troféu competindo com carros de 4x a minha potência... []-[]

[]'s!

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi... obrigado cara! É.. realmente meu objetivo é complicado kkkk

Então pra completar vamos ver se eu entendi bem: precisod e uma caixa de ~42 litros pra conseguir esse SPL alto em ~80Hz.. vai ficar bem forte e tocar bastante pra fora.

Se eu quiser mais gravão eu preciso de uma caixa maior obviamente... pro 309 vou precisar de algo em torno de 50 litros ou mais (você disse 60 ali, mas ficaria uma caixona grandona pra puro subgrave, não? Ia desmontar o carro provavelmente né? kkk)

Agora duas dúvidas:

1 - com essa caixa de ~42 litros então eu ia ficar longe de disparar alarmes?

2 - você disse que a caixa com ~42 litros nao vai tocar nada nos 50Hz. Mas você quis dizer que o cone vai escursionar e não produzir som ou vai fazer algo muito baixo, com pouquíssimo ganho?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...