Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
DeniiszL

COMO CONFIGURAR AMPLIFICADOR ?

Recommended Posts

Ganhei um edge 3k novo da loja e gostaria de saber como faço para configurar ??

Colocar no VCE ou MASTER ? LOW PASS E SUBSONIC ... ? seria bom aumentar o bass bost ??

SUB BRAVOX EDX 4+4

3k_04.png

Editado por DeniiszL

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho duvida em como regular o ganho de uma Stetsom 2k5 para tocar 2 dd1512, e se eu preciso deixar o ganho no zero para amaciar eles?!

Compartilhar este post

Link para o post

VCE é o mesmo que SLAVE em outros amp?? pq se for, é usado só quando vai linkar... deixa em MASTER mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

TEM UMA PESSOA INTERESSADA NO MEU EDGE 3K

E ELA QUER TROCAR POR UM BOOG 2K + 250,00

VALE A PENA ?

POIS MEU EDX 4+4 SÓ TOCA ATÉ 1800RMS NO EDGE

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sinceramente gosto de colocar meu ganho no ZERO, sempre. Mas isso porque tenho um P1Y que manda 6,5V nos RCA's (a maioria dos módulos só aceita entrada até 6v). Porém mesmo que o seu player mande apenas 2V no RCA, tenha em mente que quanto mais ganho, maior a probabilidade de clipar, então prefiro ser conservador.

Uma maneira "científica" de acertar o ganho é colocar uma frequência (por padrão, 60Hz) tocando em -5dB no player (ou seja, a "um ou dois palitos" do volume máximo) e, com um multímetro nos 2 terminais do amp, ir medindo a voltagem que ele entrega até chegar na raiz quadrada da divisão da potência do amp pela impedância do seu subwoofer. Complicou?

Vamos lá, olhei na internet e achei essas especificações pro Audiophonic Edge 3k, me corrija se eu estiver errado:

• Potência de saída (RMS) - 1 x 3000 Watts - 1 Ohm;
  • Potência de saída (RMS) - 1 x 1800 Watts - 2 Ohms;
  • Potência de saída (RMS) - 1 x 1000 Watts - 4 Ohms;

Considerando que seu Subwoofer é um D4 (2 bobinas de 4 Ohms) que terá as bobinas ligadas em paralelo gerando 2 Ohms, então o cálculo é:

Voltagem de potência máxima nos terminais = Raiz quadrada de (1800W / 2Ohms) = raiz quadrada de (900) = 30Volts.

Ou seja, com a frequência rolando no player, ajuste o ganho do amp até que ele tenha 30V nos terminais. Isso vai garantir que ele toque com o máximo de potência "limpa", ou seja, 1800W. Sim, ele pode até tocar alguns db's a mais com o ganho no máximo, porém acima de 30V no terminal (pra uma impedância de 2 Ohms) há distorções que podem matar o seu subwoofer.

O filtro Low pass eu deixo sempre no maior valor, tipo 250Hz, e ouço como fica. Normalmente você só deve descer o filtro pra frequências menores tipo 120Hz ou 80Hz se tiver midbass(es) bem parrudos, ou o som vai perder peso justamente nas batidas de caixa (comuns em todos os estilos de música eletrônica, rock etc). É um "erro" muito comum em alguns sistemas que eu vejo, amplificadores com o Low Pass muito "baixo": O som fica com muito subgrave, porém sem grave pra acompanhar. O efeito disso é aquela sensação é que a batida fica "lenta" ou "atrasada" com a música. Tecnicamente não há risco em se fazer um subwoofer tocar frequências mais altas, logo não precisa se preocupar em "errar" nesse ajuste.

Já o filtro subsônico vai depender muito do seu subwoofer e da caixa que ele está. Uma pista pra usar bem é olhar nos specs do subwoofer qual a frequência de ressonância (Fs) dele - normalmente entre 20 e 40hz. Essa é a frequência em que a suspensão/motor do sub tem menos controle de excursão, e consequentemente onde há mais chances de "fim de curso" - e evitá-lo é a única função desse filtro. Deixá-lo em frequências muito altas pode capar os subgraves, porém deixa-lo em frequências muito baixas vai te tirar a proteção que ele oferece. Via de regra, caixas grandes e/ou dutadas oferecem um controle PIOR do movimento do sub e precisam ter o filtro subsônico acertado com maior atenção, para que gerem um bom SPL sem prejuízo à saúde do sub.

Um dos principais motivos de "Bass I Love You" sere conhecida destruidora de subwoofers não é necessariamente a distorção nos setups ao tocarem alto demais, mas porque ela possui notas de 15, 10 e até 5hz, bem abaixo da Fs de qualquer sub.

Assista esse vídeo com atenção, dá pra ver os surrounds dos subwoofers sendo literalmente esgarçados aos 9s:

http://www.youtube.com/watch?v=1nrmQj1HLJg

Se não tiver um filtro subsônico, é bem grande a chance de matar seu subwoofer por excesso de excursão, mesmo que a caixa e o ganho estejam perfeitamente ajustados. Cuidado ;)

[]'s!

Editado por Transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

TEM UMA PESSOA INTERESSADA NO MEU EDGE 3K

E ELA QUER TROCAR POR UM BOOG 2K + 250,00

VALE A PENA ?

POIS MEU EDX 4+4 SÓ TOCA ATÉ 1800RMS NO EDGE

cara,CLARROOO QUE NÃÃÃO.

esse cara quer é tomar vantagem encima de você,sai fora ! o edge vale 1k-1200, paro de fabrica mais é um excelente modulo quando bem alimentado.

se um cara oferecesse um boog + 200 conto eu ia manda ele se **** na boa.

Bom,quanto a regulagem

HPF ou subsônico. = eu sempre deixo em 22hz no meu,ou seja,abaixo disso o AMP faz um corte. no EDX cara,ele não é um Subwoofer feito para descer ! entao,eu deixaria o HPF dele em uns 35

LPF = O meu LPF eu deixo em 60,pois acima disso ele tem o corte,o edx é mto bom para subir,vai depende do seu gosto musical sabe? se vc curte um eletro,rock e talz,deixa em 80,pois acima de 80hz ele começa a corta.

bassboost = simplesmente não uso,e não recomendo,mal usado só gera distorção,e bem usado,bom não sei pq o pouco que ouvi com bassboost não gostei.

Ganho = Ele vai controlar a voltagem,é um erro fala que ganho 100% = força 100% do amplificador....o meu está em 60% e usa 100% do sub,pois quando aumento o player,a voltagem sobe e o amp chega na voltagem máxima ( e atinge a potencia máxima entao no caso,é legal vc regular o ganho da seguinte forma, se o seu player vai volume de 0 a 35 como meu,eu regulei o ganho do meu para que no volume 30 do player ele mande 100% do amp mono,porque disso? simples,pois no volume 30 há um equilíbrio do meu stereo com o mono =D se eu aumento o ganho,o meu amp vai funfa 100% no volume 22 por exemplo,simplesmente meu stereo vai ficar baixo,e com o mono funfando a 100% ! então,não fica equilibrado !

bom,essas são as dicas ai,se estiver errado,por favor me corrijam =P

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando,por se tratar de um amplificador mono de classe AB,ele consome mais bateria do que normal.

recomendo ai cabeamento 55mm e no MINIMO uns 180-200Ah de bateria se for tocar 1 edx só !

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um cabo de 55 ligando 2 bateria porem estou sem dinheiro e usei para puxar da bateria ao modulo cabo 21mm

tenho uma bateria de 60ah na frente e 150ah atras !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu edge queima muito não sei porque ! ele já queimou 3x oque pode ser ?

fiação 55m e 21mm + bateria 60ah + 150ah

Compartilhar este post

Link para o post

O que queima, o subwoofer ou o amp?

Amplificador queimado costuma ser "culpa" de ligação errada (impedância abaixo do suportado), má alimentação, e/ou má ventilação.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...