Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lely_Coelho

Projeto trio Selenium quatro

Recommended Posts

Olá pessoal do fórum.

 

 

Acabei de comprar um par de Selenium quatro 12" pra fazer um fuázinho no Natal na minha cidade.

 

Como estou um pouco apressado pra montar o trio (pra sexta-feira) estou aproveitando muita coisa que tenho guardada aqui. Por exemplo a caixa terá 65 Litros para cada falante e 2 dutos de 4".

 

O som vai ser montado numa pick-up strada com uma capotinha cobrindo a carroceria, então quando eu estiver andando presumo que saia um grave legal, e quando eu abrir a mala saia um grave gostoso e fortinho.

 

Como estou um pouco apressado, o amplificador muito provavelmente será um A-600 da Power Systems, pois SD, T800 ou coisa do tipo por aqui é coisa rara.

 

O par estava por R$ 330,00 mangos, então eu não poderia deixar passar, não é?!?!?!

 

 

Aguardo galera, tou um pouco apressado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

65l para 1 de 12 nao é muito? ainda mais para o quattro que é bem seco?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, estou aberto a sugestões. Acho que diminua para uns 60L a 58L quando puser os drivers, pois quero economizar espaço. O manual recomenda 45L, mas ele foi projetado mais para médios, então creio que com uma caixa maior a sintonia dela diminua um pouco, tendo um pouco mais de subgrave.

 

 

Quanto ao amplificador, acabei de comprar um Banda 800

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

55L com 1 duto de 4"x10cm ficaria sintonizada em 50hz... (ps. fis pelo winISD alpha, e estou aprendendo a mecher então ACHO que dah isso ai ehhehe, mas tem que por mais a litragem do woofer pelo que vi...) o pico ficou de 4db em 78hz... mas como falei nao tenho certeza...

 

abraços

 

ps. e gostaria que se alguem tiver disponibilidade de me ajudar sobre o winisd puder me mandar PM preciso de ajuda em algumas coisas que não achei em lugar nenhum... muito obrigado.

Editado por vans_br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vans_br, acredito que sia simulação esteja correta, ou bem próxima, já que este falante é mais voltado para médios. Se o pico de 4dB ficou em 78Hz, então credito que com 60L o pico ficará mais baixo, ficando excelente esta caixa.

 

O problema dela é que minha pick-up é para trabalhar e uma caixa desta ocupa bastante espaço, então tive que retirar o estepe e andar com ele na cabina.

 

Quanto o banda, comprei ele por R$ 650,00 aqui na minha cidade, mas achei na internet por R$ 400,00, então vou ter que esperar um pouco mais para montá-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como não vai aplicar muita potencia deve ficar bom nessa caixa mesmo, mas c for comprar um sd1000 ou algo do tipo tem que usar subsonico em 50 no minimo pra não passar o x max! mas a unica forma de saber é meter na caixa e testar, o bom é que pra diminuir a caixa é facil, o problema é aumentar! falow!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aproveitando o assunto e que ha presentes aqui pessoas que possuem woofers de 12 queria tirar uma duvida, sera que tem como ter um som um pouco misto, comparavel a um woofer de 15 mas sintonizado a 60hz ou mais um pouco tendo maior potencia com 4 woofers de 12 ao inves de 2 de 15 estava pensando em comprar 2 sds 2.7k de15 ou 4 Snake ESV 12? seera que teria problema Fs do esv é em torno de 50hz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse woofer não é tão "seco" assim.

Tive a oportunidade de pegar um esses dias e a suspensão dele é bem macia, não chega a ser tanto como o street bass, mas é macia sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu gente! Tou só aguardando a resposta do pessoal do Mercado Liver para pegar o amplificador, Mas já está quase decidido que seá Banda 800 ou o SD700, para aplicar potência de sobra. A caixa será um pouco grandinha, mas no futuro pretendo fazer uma sob medida para a strada.

 

Abraços,e quando tiver a oportunidade postarei fotos de como ficou e as impressões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vans_br, acredito que sia simulação esteja correta, ou bem próxima, já que este falante é mais voltado para médios. Se o pico de 4dB ficou em 78Hz, então credito que com 60L o pico ficará mais baixo, ficando excelente esta caixa.

 

Bm então acho que estou fazendo certo hehehe

60L com 1 duto 4"x10Cm, ficou sintonizada em 48,3Hz e resposta mais plana... pico de 0,15Db em 68hz

Editado por vans_br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leia sobre headroom. Aí no seu sistema não haverá "sobra" de potência...

 

Os falantes somam 600wrms e o amp é 800wrms, e ainda tá faltando?

 

Isso não chega a ser um headroom, mas que o amp vai tocar com folga, vai sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes somam 600wrms e o amp é 800wrms, e ainda tá faltando?

 

Isso não chega a ser um headroom, mas que o amp vai tocar com folga, vai sim.

 

 

800wrms ele daria com sinal senoidal, não é?

Mas de forma alguma estou querendo dizer que ficará ruim. Acredito que vá ficar bom.

 

 

Só que pelo que eu entendo, um amplificador tocando com folga seria ter potência superior a 3db de headroom. Aí sim, pode entender-se que haverá folga de potência do módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3db= dobro da potência

 

Ainda c teu ampli tiver 800 rms pra mandar essa mesma potência voltargem mínimo precisa estar +_ 14v contínuos ou seja quase impossível , hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, pelo que estou vendo aqui só tem doutor. O projeto está executado, e os resultados os senhores já devem saber, não é mesmo?

 

Ao humilde Vans_br: testei apenas 1 falante numa caixa de aproximadamente 47L com apenas uns 30% da capacidade dele em condições péssimas e te digo, ficou muito show. Amanhã vou por eles na caixa maior, mas estou com medo de perder ataque e ficar com sintonia muito baixa e sem ataque, mas não tem problema, a intensão é ouvir de perto mesmo. Resumindo, sua simulação está correta e muito obrigado pela ajuda. Qualquer coisa manda MP que a gente conversa melhor.

 

Por favor fechem o tópico, e se quiserem ver fotos e vídeos peçam a suas avós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quem aqui se passou por DR. ?? O pessoal só tentou lhe ajudar e explicou sobre headrom, isso aqui é um forum e apartir da hora que voce abre um topico tem que estar aberto para sugestões e criticas seja boas ou ruins.

 

O pessoal so esclareceu o que todo mundo sabe , 99,9999% dos modulos automotivos mentem na potencia real ..

 

Para se ter um Headrom é preciso 3DB "o dobro de potencia", levando em consideração que todos mentem um bocado na potencia para 600w de afs seria um amplificador de 1500w no minimo para tocar folgado com um headrom de 3db.

 

Mais isso não que dizer que o som fique ruim sem headrom , apenas que vai forçar os equipamentos enviando distorção e nunca vai tirar o maximo rendimento que os AFs podem proporcionar.

 

Sorte ai com o som ,

 

E quanto as fotos pode socar no toba , caboco besta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E quem aqui se passou por DR. ?? O pessoal só tentou lhe ajudar e explicou sobre headrom, isso aqui é um forum e apartir da hora que voce abre um topico tem que estar aberto para sugestões e criticas seja boas ou ruins.

 

O pessoal so esclareceu o que todo mundo sabe , 99,9999% dos modulos automotivos mentem na potencia real ..

 

Para se ter um Headrom é preciso 3DB "o dobro de potencia", levando em consideração que todos mentem um bocado na potencia para 600w de afs seria um amplificador de 1500w no minimo para tocar folgado com um headrom de 3db.

 

Mais isso não que dizer que o som fique ruim sem headrom , apenas que vai forçar os equipamentos enviando distorção e nunca vai tirar o maximo rendimento que os AFs podem proporcionar.

 

Sorte ai com o som ,

 

E quanto as fotos pode socar no toba , caboco besta.

Se for digitais, manda via Bluetooth...

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando criou o tópico estava esperando que todos falassem amém para tuas idéias?!

 

Humildade que é bom nada, né?

Editado por Guilherme Severo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, de teoria esse fórum já está cheio.

 

Muita gente passa o dia atualizando a mesma página pra discutir uma história mllenar que é esta do headroom. Quero saber qual o infeliz que não sabe que um amp toca folgado com o dobro de potência e bem alimentado???

 

O que quero dizer é que esse tópico (muito menos o fórum) vai pra frente se os participantes passarem o ano inteiro discutindo a mesma mer**.

 

A humildade está no tamanho do som. Se eu tivesse me programando pra fazer MEu som, com certeza pegaria SDS818 e SD5k, e não selenium quatro com banda 800 num orçamento de fim de ano apertadíssimo pra montar um som às pressas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, de teoria esse fórum já está cheio.

 

Muita gente passa o dia atualizando a mesma página pra discutir uma história mllenar que é esta do headroom. Quero saber qual o infeliz que não sabe que um amp toca folgado com o dobro de potência e bem alimentado???

 

O que quero dizer é que esse tópico (muito menos o fórum) vai pra frente se os participantes passarem o ano inteiro discutindo a mesma mer**.

 

ok concordo eu penso o contrario, de que vale gastar o dobro com modulo o dobo com fiacao bateria.... para nao ter o dobro de som, so ter qualidade em algumas frequencias? ter que deixar a equalizacao toda em flat... com headroom vc tera um som para nao usar so para ter qualidade e preocupacao com clip para nao queimar o woofer, isso é bom? tudo de sobra e bom antes sobrar do que faltar mas vale a pena?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é pra montar um som as pressas e ficar falando pra geral que são uns doutores então não coloque suas dúvidas aqui , o pessoal vai falar o que seria melhor e com um bom C X B . Sua humildade está muito baixa , não faz as coisas na pressa pra ficar falando que o pessoal não ta ajudando não filho. Se o orçamento ta apertado e ta com pressa faz o som do seu jeito ai não precisa ficar discutindo nada aqui .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ate agora nao vi ninguem aqui com a intencao de falar que é dr em som ou em nada, isso certamente nao serve para mim, pois eu nao ganho a vida com isso. O que vejo aqui é gente igual a mim que tem isso como distracao e esta aqui para buscar aprender mais que nao querem seguir "receitas de bolo" nem ficam dogmaticas com aquilo que um ou outro fala, cada um tem a sua opiniao e tamo aqui para expo las se todos pensassem igual nao precisaria de forum para discussao. Para muitos aqui nao seguir o cliche é uma ofensa mas se for para ser assim é so trancar o forum e deixar os artigos para pesquisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...