Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
dejahbrasil

Primeiro set montado e não estou satisfeito

Recommended Posts

Montei meu primeiro set de SPL e não estou gostando muito do resultado. Abaixo vou tentar especificar ao máximo as características do meu projeto:

• Celta 2012/2013;
  • 2 subwoofers Bravox UXP 12'' bobina dupla (2+2 ohms) de 500wrms cada.
  • 2 pares de 6x9'' bravox de 250wrms cada par
  • 1 módulo stetsom V600.4 para os 6x9'';
  • 1 módulo stetsom 1k6 a 2 ohms para os subwoofers;
  • 1 bateria de 42ah no cofre (original) e 1 bateria auxiliar de 100ah Moura selada ligadas em paralelo com cabo de 21mm;
  • Caixa trapezoidal dutada com 54 litros brutos de câmara e duto de 4'' de diâmetro x 12cm de profundidade para cada sub. OBS: calculei a litragem através das medidas externas da caixa. O MDF usado foi de 15mm.
  • CD Player pioneer. Não sei o modelo exato, mas é um modelo um pouco antigo. Só tem 1 saída RCA que foi usada para levar o sinal até os módulos;
  • Já li muito aqui no fórum sobre sintonia de caixa, frequência de ressonância, etc. Não entendo nada disso e não tenho informações a respeito.

O instalador que montou meu som configurou o módulo de forma que ele começa a acender a luz de clip no volume 40. O volume do player chega até 62. A minha insatisfação está nos subgraves, pois mesmo o módulo clipando não é um subgrave muito forte. Em volumes mais baixos (até o 20) não consigo nem ouvir direito os subwoofers. Já tentei mexer no botão de level do módulo 1k6 e ele fica com um grave legal em volumes baixos, porém no volume 28 já começa a clipar.

Gostaria de alguma explicação se esse comportamento do meu set é normal ou se tem realmente alguma coisa errada (módulo, caixa, qualquer outra coisa). Agradeceria muito sugestões de como melhorar o desempenho do meu set, caso isso seja possível.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro que não tem que clipar, segundo que parece que a caixa está errada, muito pouco volume pra trabalhar com 2 subs

Compartilhar este post

Link para o post

1º teu player não deve ter saída pra sub, empresta de um amigo que tenha e testa no teu som.

2º Stetsom 1k6 é pouco pra 2 UXP.

sobre a caixa, passo para os mais entendidos

Compartilhar este post

Link para o post

duto curto, faça um teste, com 35cm de comprimento, e 30cm, depois 25cm, e veja qual te agrada mais...

EDIT: 54L para os 2 e sem descontar a madeira? vishe ai nao toca memo...

Editado por mksound

Compartilhar este post

Link para o post

se sua caixa esta com 54L externos pra cada Sub, entao ela tem descontando a madeira, internamente 44L e se for descontar o Sub, colocamos ae 41L aproximadamente... e 41L livres pra um Sub de 12" pra quem quer Subgrave eh meio pouco!!! por isso q nao deve estar gostando!!!

mas antes de tentar fazer outra caixa, aumente o duto pra ele ficar com aproximadamente 38cm!!! ae vc vera se deu uma melhorada no Subgrave.... e se continuar achando q o Sub da mais Subgrave, faça outra caixa uns 10L maior do q essa!!!

Abraçao

Compartilhar este post

Link para o post

duto curto, faça um teste, com 35cm de comprimento, e 30cm, depois 25cm, e veja qual te agrada mais...

EDIT: 54L para os 2 e sem descontar a madeira? vishe ai nao toca memo...

A caixa tem 54 litros para CADA sub. Só que essa litragem é bruta, ou seja, sem descontar o sub e o duto.

Compartilhar este post

Link para o post

1º teu player não deve ter saída pra sub, empresta de um amigo que tenha e testa no teu som.

2º Stetsom 1k6 é pouco pra 2 UXP.

sobre a caixa, passo para os mais entendidos

Cada sub tem 500wrms, ou seja, tem um total de 1000wrms de subwoofers. A ligação foi feita da seguinte forma: bobinas de cada sub em série, o que dá 4 ohms cada sub e depois ligando os dois subs em paralelo, resultando em 2 ohms. Nas especificações do stetsom 1k6, diz que dá 1600wrms a 2 ohms em 12,6 volts.

Portanto, fiquei sem entender o motivo do módulo ser fraco para os UXPs. A stetsom mente na potência do módulo?

Compartilhar este post

Link para o post

A caixa tem 54 litros para CADA sub. Só que essa litragem é bruta, ou seja, sem descontar o sub e o duto.

faz oq falei mas para ter um desempenho melhor nos subgraves faça uma caixa maior, porem teste primeiro se com o duto mais longo te agrada...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...