Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Carlos Gol Quadrado

Novo projeto 4 Subwoofers

Recommended Posts

Aqui estão as minhas novas aquisições:

 

4 UXP Power.....

img153jo.jpg

 

A dificuldade está na construção da caixa..... O porta malas do gol G4 está com espaço muito limitado devido as laterais dos amplificadores.....

Consegui projetar uma caixa com 172 litros (43 litros para cada subwoofer).

Porém não tem espaço para colocar 4 dutos.... apenas 2 dutos de 4 polegadas...

A caixa vai perder muito rendimento com apenas dois dutos ????

 

Segue o desenho da caixa em 3D.

 

projeto4uxp.jpg

 

 

Projeto em andamento........ Caixa pré montada.... MDF 18 mm....

 

img200e.jpg

 

Cortes e fixação dos aros internos para rebaixamento dos subwoofers...

 

img202b.jpg

 

Colando os aros internos.....

 

img201gf.jpg

 

 

A batera ficou toda empoeirada.....rs

 

img203n.jpg

 

 

Visão interna da base rebaixada......

img197t.jpg

 

Por enquanto é isso.......

Editado por Carlos Gol Quadrado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

?

 

O correto seria um duto de 4 polegadas para cada subwoofer..... segundo projeto da bravox.... Porém a caixa está com espaço para apenas 2 dutos...... A minha dúvida é a respeito do rendimento dessa caixa com apenas dois dutos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Man, abandona aquela divisao no meio da caixa, faz compartilhada para os 4 subs. Faz o calculo certinho e converte os 4 dutos de 4" pra um duto só, central com area correspondente aos 4 de 4". Nas minhas contas, se fosse fazer quadrado, daria 25x25cm. Só ver comprimento pra determinar a sintonia. Se não der pra fazer com essa medida, faz mais estreito na lateral da caixa, mantendo a area inicial ta tudo certo. Minha humilde opiniao!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um duto retangular que vc aproveitará bem melhor o espaço da caixa, e aumenta a área frontal dos dutos se não tu vai muito ruído aerodinâmico...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Man, abandona aquela divisao no meio da caixa, faz compartilhada para os 4 subs. Faz o calculo certinho e converte os 4 dutos de 4" pra um duto só, central com area correspondente aos 4 de 4". Nas minhas contas, se fosse fazer quadrado, daria 25x25cm. Só ver comprimento pra determinar a sintonia. Se não der pra fazer com essa medida, faz mais estreito na lateral da caixa, mantendo a area inicial ta tudo certo. Minha humilde opiniao!

 

A sua idéia é muito boa, mas a desvantagem que depois não tem como alterar o duto ....tem que dar um tiro certeiro nessas dimensões do duto tipo régua....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabe 4 dutos sim, ou 2 lá em baixo nas extremidades e mais 2 em cima ou os 4 em cima, reveja o projeto e as medidas.

 

no geral uma caixa pra 4 UXP power deve ter algo em torno de 200 litros.. brutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabe 4 dutos sim, ou 2 lá em baixo nas extremidades e mais 2 em cima ou os 4 em cima, reveja o projeto e as medidas.

 

no geral uma caixa pra 4 UXP power deve ter algo em torno de 200 litros.. brutos.

 

Parece que cabe, mas fiz todas as simulações possíveis........os 4 dutos não tem jeito.....

A minha caixa vai ficar com 173 litros.... não tem mais espaço no porta malas para aumentar.....

 

Vou tentar fazer o duto retangular

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentei mandar MP mas não consegui, limpa sua caixa de entrada...

 

Se precisar de ajuda com o duto, qualquer coisa, to em Santo André também...

 

Abraço.

Editado por Lucas Rossi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto, tenho uma sugestão, fazer dois retangulares na parte superior da caixa, um de cada lado.

 

Ai faz 9 x 35 x 75, fb 35hz, vai ficar nesse esquema aqui.

 

img12211.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tentei mandar MP mas não consegui, limpa sua caixa de entrada...

 

Se precisar de ajuda com o duto, qualquer coisa, to em Santo André também...

 

Abraço.

 

Esse é o esquema mesmo Lucas....show de bola a sua caixa.....

Estou calculando os dutos retangulares com o mesmo volume dos cilindricos.....

Quantos litros tem a sua caixa ???? ela tem divisão no meio ???

 

obrigado pela ajuda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um duto retangular que vc aproveitará bem melhor o espaço da caixa, e aumenta a área frontal dos dutos se não tu vai muito ruído aerodinâmico...

 

Mas o duto retangular ocupa muito mais espaço.

 

acho que na parte de baixo cabe mais 2 dutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o duto retangular ocupa muito mais espaço.

Sim, mas utiliza melhor o espaço da caixa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de calcular pelo volume acho que é fria, não confere com o simulado no WinIsd, achor melhor calcular no programa mesmo.

Veja qual o comprimento dos dutos para 4 de 4", e ache as medidas do duto retangular que fique com a mesma profundidade que os redondos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negócio de calcular pelo volume acho que é fria, não confere com o simulado no WinIsd, achor melhor calcular no programa mesmo.

Veja qual o comprimento dos dutos para 4 de 4", e ache as medidas do duto retangular que fique com a mesma profundidade que os redondos.

 

Bom, a Bravox recomenda dutos de 4" X 50 cm....

Calculando: esse duto redondo tem área de 81,07 cm² X 50cm = 4053 cm³ de volume.

o retangular ficaria com 43,9 de altura X 1,85cm de largura X 50 cm comprimento = 4060 cm³.volume

 

Como são 4 dutos, posso substituir por 2 com o dobro de área = 43,9 de altura X 3,7 cm largura X 50cm comprimento = 8120 cm³.

 

Porém eu posso reduzir o comprimento do duto e aumentar a largura, mantendo o mesmo volume ???

 

Exemplo:

43,9 cm de altura X 6cm largura X 30,8 cm comprimento = 8100 cm³

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porém eu posso reduzir o comprimento do duto e aumentar a largura, mantendo o mesmo volume ???

Pra converter a sintonia de um duto redondo pra um quadrado tu tem que conservar a área frontal dos dutos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, a Bravox recomenda dutos de 4" X 50 cm....

Calculando: esse duto redondo tem área de 81,07 cm² X 50cm = 4053 cm³ de volume.

o retangular ficaria com 43,9 de altura X 1,85cm de largura X 50 cm comprimento = 4060 cm³.volume

 

Como são 4 dutos, posso substituir por 2 com o dobro de área = 43,9 de altura X 3,7 cm largura X 50cm comprimento = 8120 cm³.

 

Porém eu posso reduzir o comprimento do duto e aumentar a largura, mantendo o mesmo volume ???

 

Exemplo:

43,9 cm de altura X 6cm largura X 30,8 cm comprimento = 8100 cm³

 

43,9 cm de altura X 6cm largura X 30,8 cm comprimento

 

Vai estar sintonizado em 32hz, isso com UM duto, no caso de serem dois assim a sintonia sobe pra 46hz...

 

Um duto de 4" tem 80cm² de área, ou seja, 4 dutos = 320cm².

 

O duto retangular pra ter a mesma área é simples, 10 x 32, 32 x 10, enfim, qualquer medida que dê 320cm².

 

Eu fazia esse de 43,9 x 6 x 30,8 @ 32hz, os UXP vão tocar bem legal nessa caixa, subir e descer relativamente bem, pico vai ficar ali nos 40~45hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o duto retangular fique muito grande no comprimento, vc pode como no caso do Lucas Rossi, com um formato em L, descendo até o fundo e virando passando por baixo dos AF....vai ter o comprimento suficiente!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

simulei aqui no Winisd, pra caixa de 172 litros a 31hz (só pra exemplo) com 4 dutos de 4" deu 48 cm de comprimento, com duto retangular de 32x10cm dá 41 de comprimento, então não é a mesma coisa não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e a caixa em acrilico? vai deixar de lado?

 

A caixa está pronta, tocando aqui no quarto..... essa é para o projeto da faculdade....depois vou postar ela com os led neon......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o duto retangular fique muito grande no comprimento, vc pode como no caso do Lucas Rossi, com um formato em L, descendo até o fundo e virando passando por baixo dos AF....vai ter o comprimento suficiente!

 

Estou pensando nessa possibilidade...... só estou aguardando a resposta da Bravox.... que está vendo um projeto para essa caixa....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

43,9 cm de altura X 6cm largura X 30,8 cm comprimento

 

Vai estar sintonizado em 32hz, isso com UM duto, no caso de serem dois assim a sintonia sobe pra 46hz...

 

Um duto de 4" tem 80cm² de área, ou seja, 4 dutos = 320cm².

 

O duto retangular pra ter a mesma área é simples, 10 x 32, 32 x 10, enfim, qualquer medida que dê 320cm².

 

Eu fazia esse de 43,9 x 6 x 30,8 @ 32hz, os UXP vão tocar bem legal nessa caixa, subir e descer relativamente bem, pico vai ficar ali nos 40~45hz.

 

Mas você fez essa simulação contando um duto para cada câmara com 2 subwoofer ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...