Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Rhoxy

Sai MTX TR7512 entra JBL GTO 1214, relatos. (Parte 2 de 3)

Recommended Posts

Postado em

Sai MTX TR7512 entra JBL GTO 1214, relatos. (Parte 2 de 3)

Comprometido, cumprindo e dando sequencia a minha proposta original no tópico:

Sai UXP Power12 entra MTX TR7512, relatos. (Parte 1 de 3) Comparações Despretensiosas

Criado por Rhoxy, Set 17 2012 20:46

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=182486

Lamento informar aos colegas que esta comparaçao ficou prejudicada.

Embora o fabricante em seu projeto original indique um volume de aproximadamente 50L para a caixa e a minha tem 48,4L, o resultado foi decepcionante.

Seria injusto da minha parte tentar compará-lo, na minha humilde condição de aficcionado somente, com os outros subs com um projeto nao acertado.

O minimo q possso relatar é q o sub ficou meio “bobo”. Tocar ele tocou, parecido com um UXP, mas “bobo”.

Tentei ainda testa-la numa caixa de 40L dutada, e depois com o duto tapado, simulando uma selada, mas nada de melhorar.

Antes de realizar este despretencioso teste, já que as informções sobre este sub são escasas, tentei falar com o user Sugui que teve experiencia e boas informaçoes, inclusive do representante do fabricante, mas ele sumiu do Forum:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=171064

Caso algum colega tenha tido bons resutados com esse equipamento, fique a vontade para dar opinioes.

Por enquanto essa comparaçao está suspensa caso as propostas sólidas de soluçoes estiverem muito distantes da minha proposta original, que lembrando, é trocar subs com volumes de projetos de caixas semelhantes.

JBL GTO1214

Subwoofer Specifications

Subwoofer Series GTO

Subwoofer Size 12"

Peak Power Handling 1400 watts

RMS Power Handling 350 watts

Voice Coil(s) Single

Impedance (Per Voice Coil) 4 ohms

Voice Coil Diameter 2"

Frequency Response 23 - 400 Hz

Sensitivity Sensitivity (2.83V@1m) 90 dB

Xmax (millimeters) 14.50 mm

Subwoofer Design Round / Circle

Main Cone Color Black Silver

Woofer Composition Polypropylene

Woofer Surround Rubber

Subwoofer Grille No

Re-Cone Kit Available No

Recommended Enclosure Type Ported / Vented Sealed

Minimum Sealed Box Volume 1.0 cubic feet

Maximum Sealed Box Volume 1.0 cubic feet

Minimum Ported Box Volume 1.75 cubic feet

Maximum Ported Box Volume 1.75 cubic feet /50L vide link abaixo:

http://www.jbl.com/resources/brands/jbl/products/productrelateddocuments/en-us/boxesandparameters/gto1214td.pdf

Top-Mount Depth 6-5/16"

Cutout Diameter 11"

Shallow Mount Installation No

Free-Air Resonance (FS) 28 Hz

Electrical Resistance of Voice Coil (Re) 3.76 ohms

Electrical Q Value (Qes) 0.49

Mechanical Q Value (Qms) 10.7

Total Speaker Q Value (Qts) 0.47

Equivalent Compliance (Vas) 58.20 liters

Woofer Specifications

Total Q

(Qts) 0.47

Maximum Excursion

(Xmax –in/mm) 0.57/ 14.5

Diecast Aluminum Frame

Yes

Free-Air Resonance

(Fs – Hz) 28

Voice Coil

2" (51mm) diameter

Voice Inductance

@ 1kHz (Levc – mH) 3.05

Compliance Volume

(Vas – ft3 / l) 2.05/ 58.2

Vented Polepiece

Yes

Driver Radiating Area

(Sd – in2/cm2) 79.2/511

Mechanical Q

(Qms) 10.7

Motor Force Factor

(Bl – Tm) 16.7

Progressive Spider

Yes

Voice Coil DC Resistance

(Hvc – in/mm) (Revc – ohms) 3.76

Low-Frequency Transducer

12" (300mm) Polypropylene cone

Voice Coil Height

(Hvc – in/mm) 1.45/37

Surround

Hi-roll rubber

Magnetic Gap Height

(Hag – in/mm) 0.31/8

Electrical Q

(Qes) 0.49

Fotos

https://www.google.com/search?q=fotos+jbl+gto+1214&hl=pt-PT&prmd=imvns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=qW-hULWnMIzuqQHVo4CACA&ved=0CCAQsAQ&biw=886&bih=437

Abraço a todos.

Rhoxy

Postado em

Aberto, fechado, na chuva, no sol, de dia, de noite... Meu objetivo é som p dentro.

Sei lá..., acho q fiquei mal (ou bem) acostumado com o MTX, é um cavalo!

Postado em

Pode ser...

Ja encomendei um P3. Pelas simulações, vai ficar ruim numa caixa de 48,4L. Estou me conformando em

sair da proposta original e fazer uma caixa maior, como recomendam aki no forum... A ideia nao era bem essa, mas...

Contudo, tbm encomendei junto um Apine SWR 12D2. Aí terei mais opções de volumes de caixas.

Postado em

Pode ser...

Ja encomendei um P3. Pelas simulações, vai ficar ruim numa caixa de 48,4L. Estou me conformando em

sair da proposta original e fazer uma caixa maior, como recomendam aki no forum... A ideia nao era bem essa, mas...

Contudo, tbm encomendei junto um Apine SWR 12D2. Aí terei mais opções de volumes de caixas.

o alpine nao tive o prazer ainda de conhecer..

mas sei que o P3 é um baita de um falante..

Postado em

cara continue com a comparaçao normal ueh

se vc disse q a caixa pra todos os subs iriam ser ~50l a tua está perfeita !!!

se n tocou legal fala logo pra gente q o sub foi uma bosta e toco pior q uxp e mtx e boa essa é a verdade, se for pra faze caixa de 60l pra ele ja sai do seu proposito e tb do manual entao ja era.

abraços boa comparaçao

Postado em

eu testei hoje um gt5-12, olhei no manual aqui e são praticamente o mesmo sub... até a caixa é igual. 50lts 4"/26cm

achei o sub bem parecido com o up grade, desce mais um pouco, mas o timbre lembra bastante.

já ouvi gente falando que a linha gt-5 é melhor que a gto, to curioso agora pra ouvir 1214!

queria ta com grana sobrando pra fazer um comparativo parecido... gostei da ideia!

:legal:

Postado em

estranho ter ficado bobo qual o amplificador usa-do? esse sub era pra ter um bom controle na teoria, mas detalhe ele pode excurcionar a vontade ao contrario do UXP que tem um xmax de 8mm e betaL de 8Tm salvo engano, a outra coisa ele é semelhante sim ao UXP eu escutei 1014 abre a mala o sub some timbre legalzinho se assemelham em alguns aspectos, mas MTX é MTX tem muita coisa boa da marca pra quem gosta de um punch a mais é perfeito gosto é gosto :legal:

P3 é de 58 pra cima aí fica perfeito o sub é enorme ao vivo parece um de 13 hehe acredito que pelo seu gosto ira ficar satisfeito.

Postado em

cara continue com a comparaçao normal ueh

se vc disse q a caixa pra todos os subs iriam ser ~50l a tua está perfeita !!!

se n tocou legal fala logo pra gente q o sub foi uma bosta e toco pior q uxp e mtx e boa essa é a verdade, se for pra faze caixa de 60l pra ele ja sai do seu proposito e tb do manual entao ja era.

abraços boa comparaçao

kkkkk...., nao cara..., o sub nao é uma bosta....

Acho q criei muitas expectativas devido os seus parametros positivos e ele foi comparado com os meus ouvidos acostumados ao MTX, q é mais tudo (na minha opinião). Até já estou gostando do timbre dele depois de ouvir por várias semanas.

Talvez o mais correto seria apos o UXP ouvir o JBL. Mas agora, ja era, to curtindo muito a pegada do MTX e nao kero perder essa curtiçao.

Cheguei a colocar o UXP de volta no dia do teste. Sendo assim, acho coerente seu pensamento e diria então q eles são parecidos no timbre, no SPL e o JBL desce um pouco mais.

A suspençao do JBL é bem macia, entre os 3. A do MTX é dura e quase nao cede qdo se pressiona o cone.

Seu visual é muito bonito e bem acabado. A do MTX é mais parruda.

Seu peso e imã são parecidos com o UXP. O MTX é bem mais pesado, com imã maior.

Sua carcaça é de metal, diferente do plastico do UXP.

Para o meu gosto, dentre os 3, o MTX leva.

Abç.

Postado em

estranho ter ficado bobo qual o amplificador usa-do? esse sub era pra ter um bom controle na teoria, mas detalhe ele pode excurcionar a vontade ao contrario do UXP que tem um xmax de 8mm e betaL de 8Tm salvo engano, a outra coisa ele é semelhante sim ao UXP eu escutei 1014 abre a mala o sub some timbre legalzinho se assemelham em alguns aspectos, mas MTX é MTX tem muita coisa boa da marca pra quem gosta de um punch a mais é perfeito gosto é gosto :legal:

P3 é de 58 pra cima aí fica perfeito o sub é enorme ao vivo parece um de 13 hehe acredito que pelo seu gosto ira ficar satisfeito.

Seu post nao havia chegado qdo postei o ultimo..., mas acho tirei suas duvidas.

Pois é..., eu o achei meio descontrolado. (????)

Meu modulo é um Audiophonic 800.4 (+/- 390w na bridge)

Postado em

Cheguei a colocar o UXP de volta no dia do teste. Sendo assim, acho coerente seu pensamento e diria então q eles são parecidos no timbre, no SPL e o JBL desce um pouco mais.

A suspençao do JBL é bem macia, entre os 3. A do MTX é dura e quase nao cede qdo se pressiona o cone.

Seu visual é muito bonito e bem acabado. A do MTX é mais parruda.

Seu peso e imã são parecidos com o UXP. O MTX é bem mais pesado, com imã maior.

Sua carcaça é de metal, diferente do plastico do UXP.

Para o meu gosto, dentre os 3, o MTX leva.

Abç.

Complementando essas informações...

Nos quesitos subgrave e ataque, o MTX ganha facil entre os 3.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...