Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
thalles  M

Leve chiado nos tweeters. Não vem do RCA

Recommended Posts

(Criei o tópico aqui pois acho que a galera aqui pode me ajudar melhor)

Galera, fui instalar o PXE h660 no carro, e antes mesmo de ligar me deparei que os tweeters estavam com um leve chiado... Não sei porque, mas não tinha reparado antes.

É bem leve mesmo, só se percebe com o volume no zero, mas não dá pra negar que há, e agora que eu ouvi, mesmo com a musica tocando sei que vai atrapalhar!

Bom, desmontei o carro, né. O cabo de força ta indo por um lado, os cabos rca e speakers tao indo pelo outro. O cabo de força encontra em um breve trecho o speaker que vai pra porta direita, e depois, inevitavelmente, ficam proximos quando ligados ao amp. O aterramento está bem feito, no parafuso do cinto de segurança traseiro, e a lataria devidamente lixada.

Fui verificar os RCAs. Uso um RCA 304 da Monster, muito bem construido, blindado, um cabo muito bom. Estavam devidamente ligados, e não estão passando perto de cabos de energia. mesmo assim, desconectei o rca, e mantendo o player e o amp ligados, o ruido permanecia. Logo, não é interferencia de sinal no RCA. Verifiquei os cabos speakers, estão todos corretamente ligados nos falantes...

Não imagino o que mais possa estar causando os chiados. Seria algo no amplificador ou nos tweeters? Acho dificil ser nos tweeters, pois pra ocorrer igual nos dois...

Também não creio que seja normal esse chiado...

Alguem percebe alguma falha que não consigo enxergar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não poderia ser o aterramento dos rcas no player ou no amp?

Compartilhar este post

Link para o post

o meu tbm faz isso, mas apenas nos twiters do lado do motorista, pensei que podia ser interferencia da antena de radio, pois a do meu carro e do lado do motora....

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho esse processador, é excelente pelo CxB, mas vc tem que ajustar ele pelo PC pq assim vc tem os gráficos de resposta pra ter uma idéia do que pode ser.

Me diga quais equipamentos vc tem no carro e se os tweeter estão on-axis ou off.

Compartilhar este post

Link para o post

Kodama, então, na verdade ainda não liguei o PXE, pois estou tentando resolver esse problema do chiado, e tambem estou esperando alguns cabos que estão pra chegar. Os tweeters são do kit ESK 165, o amp é um Clarion xh5410 e o dvd é o kenwood ddx719.

Não quero ajustar o PXE pois o ruido interferirá na calibragem do aparelho...

Compartilhar este post

Link para o post

Retire o RCA que se liga ao amplificador. Ruído persiste? Desligue os fios dos falantes da saída. Persiste? Seu crossover tem um indutor, que pode pegar ruído se estiver passando junto a algum fio em que circule muita corrente. Só que este ruído vai acompanhar a aceleração.

Se parar, é o amp. Isto pode ser o famoso "hiss", que em alguns amplificadores é demasiadamente alto, ou por defeito de projeto, ou por defeito físico mesmo, como algum capacitor da fonte com problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso, a troca de capacitores da fonte e se fosse esse o problema, a troca dos mesmos ajudaria somente nisso, diminuiria o hiss ou melhoraria em algo mais?

Compartilhar este post

Link para o post

Se o hiss for proveniente de má filtragem (ripple) causado por capacitor esgotado, sim, resolve.

A troca de eletrolíticos pode trazer melhorias sim, desde que bem escolhidos. É possível melhorar a dinâmica geral do amplificador mexendo nos capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Em testes, vejo que no meu tbm tem um pequeno ruído, e certeza que vem do amp..

Marcas boas, pra eletrolíticos, que se encontra no mercado, quais indicariam pra sanar o problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Em testes, vejo que no meu tbm tem um pequeno ruído, e certeza que vem do amp..

Marcas boas, pra eletrolíticos, que se encontra no mercado, quais indicariam pra sanar o problema?

Tem que ver se a causa é eletrolítico. Pode ser interferência da própria fonte também. É preciso analisar o problema.

Qual o amp?

Compartilhar este post

Link para o post

O chiado não acompanha a aceleração... O cross está na porta, unicos fios que passam ali é o dele próprio, do tweeter e do mid.

Desconectei os cabos speaker do amp, e como imaginei, o chiado sumiu. Então é mesmo um sinal que vem do amp?

O engraçado é que acho que nunca tinha reparado antes... Não acredito que o aparelho esteja danificado, ele fica bem preso, só movo quando vou arrumar alguma coisa...

Bom, não entendo muito da eletronica pra mexer nele, o que dá pra fazer?

E será que consigo regular o PXE mesmo com esse chiado? Ou será que ele vai mudar toda a resposta do processador?

Editado por thalles M

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, tava mexendo no set aqui a tarde inteira, e arrumando uns ajuste aqui do amp, fiquei com algumas duvidas...

Troquei de player recentemente, e a saída RCA dele é de 4V (é o que diz o manual da Kenwood...). Meu amp tem chave para 0.2 a 0.6/ 0.6 a 2/ 2 a 6 volts.

Porém, tanto no player anterior quanto nesse atual, ligando a saida de 2 a 6 volts, parece que o amp não dava conta. Enfim, depois de testar todos, optei pelo primeiro, pois claramente o amp trabalhava mais.

Enfim, troquei de player e deixei a configuração do amp como estava. Fui dar uma fuçada agora, e com o amp ligado na segunda opção (0.6 a 2) o chiado some, porem perco um pouco da força do amp...

E ai? Qual maneira estaria correta?

Compartilhar este post

Link para o post

Ganho não é controle de volume. Se seu player trabalha na faixa de 4 volts, o amp deve ser ajustado de acordo, esse "trabalhando a mais" que você diz, pode ser que seu amp esteja mandando potência com elevado nível de distorção para os falantes. Se precisa de mais potência, o ideal é usar um amp q forneça mais potência sem distorção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, que não é controle de volume eu sei... Mas a diferença é grande... Sem contar que se eu colocar na ultima opção, que seria a ideal (2 a 6V) o sub mal toca, e o stereo fica quase como se estivesse sem amp...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, por experiência pessoal, já usei um clarion APX com kit HSK 163 da hertz, eu tinha a mesma impressão de falta de pressão sonora, mas é limitação de potência do amp mesmo, meu kit só rendeu de verdade quanto mudei pra uma Audison 2.9.

Compartilhar este post

Link para o post

seu amplificador na configuraçao de maior sensibilidade de entrada provavelmente estaria captando e amplificando qualquer ruido minimo, tb, com uma sensibilidade pra 200mv qq coisa vai sair nas caixas msm,

outra coisa é que em qualquer medio volume seu sistema com certeza deveria estar trabalhando ja totalmente saturado, coitadas das bobinas dos falantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava lendo o artigo da autosom, alguem já fez o ajuste de ganho pelo PC? Nao entendi algumas partes direito, se alguem pudesse me dar uma ajudinha...

Valeu, abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Trecho retirado no manual do Clarion XH5410

"Note:

Most decks, even 4V and 5V units do not operate at full output voltage.

This requires the switch to be set in the 0.6-2V range."

Explica porque fica melhor deixando na escala de 0.6-2V, no seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Então leão, cheguei a ler isso no manual. Mas mesmo assim queria testar a potencia do amp e tentar ajustar o ganho pelo PC, pra nao ter erro... Pois me livro de um problema e ganho outro... E na verdade, melhor mesmo ficaria de 0.2 a 0.6 ... POr isso queria testar e ver onde o ganho é maximo...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...