Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
nicolas17

Capacitor Na Entrada Do Modulo!

Recommended Posts

Ola galera, tudo bem? :legal:

Um amigo meu esta com um projeto de Trio pro carro dele e sabendo que eu mexo com som ele

pediu para que eu instala-se e dizendo oq pretendia colocar surgiu uma duvida:

ele usará 4 d200 e 2 ST200 num falcon HS1600T, e vendo na tabela do site da Falcon quais capacitores usar e seus respectivos cortes vi que podia usar de 3 maneiras:

a primeira e mais "normal" é um em cada driver, no caso usaria os de 47uf x 100v;

a segunda seria um de 100uf x 100v ligado logo na saida do modulo, q teria efeito identico ao

47uf x 100v encima dos 4 drives, mas usando apenas ele;

e a terceira opção: usar um capacitor logo na entrada do modulo afim de não ter nenhuma perda de potencia. :pirou:

minha duvida é sobre a impedancia de entrada do modulo: se ele realmente se comporta como um falante ligado a saida do radio, então teria 4 Ohms como um falante certo? Sendo assim um capacitor de 47uf x 100v na entrada dele faria um corte em uns 850hz.

mas não tenho certeza dessa impedancia :unsure:

alguém q ja tenha feito algo parecido pode me ajudar?

se for:

8 Ohms - eu devo usar um capacitor de 25uf x 100v(corte em 800hz)

4 Ohms - eu devo usar um capacitor de 47uf x 100v(corte em 850hz)

2 Ohms - eu devo usar um capacitor de 100uf x 100v(corte em 800hz)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu ja fiz isso....e fazia toda a diferença!

Não tinha grana pra colocar um modulo mosfet e muito menos colocar um crossover, aí um cara me deu essa sugestão, de colocar o capacitor na entrada do módulo, e que por coincidencia, era um hs1600t também.

Só que eu coloquei o capacitor que usava pra driver mesmo, só 1, e ainda colocava um capacitor na saída pra cada driver. Como foi notório, no teste, que o canal "protegido" tocava mais alto sem dirtocer que o canal sem capacitor, então fiquei usando o capacitor "genérico" de driver na entrada dos dois canais ...não lembro as especificações dele nem fui atrás de colocar outros capacitores.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o manual, é de 50ohms a impedância de entrada (tem no site da falcon), logo, o valor não é o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

eae, fmz galera? :legal:

então, mais por exemplo, o mais usado em corneta geralmente é o 100uf x 100v ou o 47uf x 100v...

o primeiro qe citei acima, numa corneta faria um corte em 200hz e o outro em uns 400hz.

se vcs for ver essa impedancia de entrada q o nosso amigo Kleberpa disse: 50 Ohms,

o som ia fica mt baixo, o modulo ia amplifica e aumentar a potencia e só ia ter ganho de potencia, não em "volume".

pelomenos eu penso isso, ta certo?

outra coisa q eu vii esses dias ai, é q os graves, como td mundo sabe, precisa de mt energia pra ser amplificados no

modulo, se corta eles, ou pelomenos atenuar os mais fortes antes de entrar no modulo o consumo despenca

consideravelmente, podendo fase os 40ah de consumo desse Falcon (HS1600T) não passar de +- 25ah.

Se eu fosse colocar um capacitor no escuro, colocaria o 100 x 100, mais se for uma impedancia de 4Ohms ou mais vai

mata os medio, 100 x 100 em 4Ohms corta mais de 1200hz, e em 8Ohms corta mais alto ainda..

É q esse meu amigo ta sem grana agr, mas assim q ele compra o falcon, vo liga um falante de porta ou 6x9" na saida dele

e ver qual fas um o corte mais correto, q é perto dos 500hz ( cortando em 800hz da pra aplicar mais potencia sem danificar

o driver) e posto aqui o resultado das minhas esperiencias! ;)

Obrigado pelas respostas, no aguardo por mais opiniões..

Compartilhar este post

Link para o post

Usa a fórmula e calcula:

1\(2 X 3,14 X frequenciacorte X 50ohms)

Vai dar o valor em farads para o capacitor que deve usar na entrada do amp.

Compartilhar este post

Link para o post

eae pessoal? blz? então vamos as contas:

1\(2 X 3,14 X 800 X 50ohms) = 6,28 x 800 x 50Ohms = 251200

seria um capacitor de 25uf ou de 2,5uf?

Guilherme, vlw pela formula, mas mesmo estando no site da falcon, acho 50Ohms muito alto pra uma saida de 4Ohms do radio...

mesmo com os resultados aki do forum, vo faser testes com outros capacitores com um falante de porta de 6" ligado na saida do modulo pra ver quais resultados terá cada um e postarei aki o capacitor, em quantos hz fes corte e em qe pode ser usado, por exemplo:

*47uf x 100v(800hz) - Drivers*

*100uf x 100v(450hz) - MB's* - logicamente qe esses não são os resultados corretos, somente uma prévia de como vai ser..

o qe voces acham?

Editado por nicolas17

Compartilhar este post

Link para o post

Ali na fórmula é 1 dividido por tudo aquilo... a resposta final dá 3,98 micro farads de capacitância. Terá que ver os valores comerciais de capacitores para aplicar no teu módulo. Não esqueça a questão de serem polarizados ou não: caso o capacitor for polarizado (com positivo e negativo) deve-se usar dois capacitores em série (+--+). A capacitância então fica dividida por 2 (terá que utilizar 2 capacitores de 8 micro farad aproximadamente). Caso o capacitor não for polarizado, é só ligar em série com a entrada do módulo.

A impedância de entrada do módulo é alta mesmo, pois ele não recebe potência do som do carro, e sim recebe apenas o sinal em tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...