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Carlos Gol Quadrado

Caixa acustica MDF x Acrílico (PMMA) - Finalizada

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a caixa ter ficado top é o que menos interessa pra este tópico

não vamos vir aqui falar isso, pois só vamos atrasar MAIS o trabalho do cara

 

ACHO que com o RTA dá pra ter um resultado interessante, mas independente do critério adotado, fazer qualquer teste que seja em ambiente que seja fora de uma câmara anecoica já invalida qualquer resultado de qualquer teste

tem alguma a disposição?

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Carlos, tente falar com o Yamane... acredito que aqui no fórum ele seja o único que pode te ajudar com um ensaio de laboratório nesta área.

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Cara SNEG na status audio ou Hertz audio ai de SP tem RTA.

Sobre a cx em acrílico, ficou top ...oq vc utilizou p/ vedar os encaixes?

 

Boa sorte ai!

Entrei em contato com o Eduardo da Hertz audio, vou marcar de fazer os testes com ele;

Então a caixa será vedada com solvente para acrílico. (clorofórmio).

 

Abraços

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Carlos, tente falar com o Yamane... acredito que aqui no fórum ele seja o único que pode te ajudar com um ensaio de laboratório nesta área.

OLá Kleber, entrei em contato com o Massami, ele se prontificou para realizar os testes com o RTA.... O Yamane é da empresa Questo audio ?? vou entrar em contato....

mais uma vez Obrigado.

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a caixa ter ficado top é o que menos interessa pra este tópico

não vamos vir aqui falar isso, pois só vamos atrasar MAIS o trabalho do cara

 

ACHO que com o RTA dá pra ter um resultado interessante, mas independente do critério adotado, fazer qualquer teste que seja em ambiente que seja fora de uma câmara anecoica já invalida qualquer resultado de qualquer teste

tem alguma a disposição?

 

Na verdade, o ensaio com RTA vai ficar meio superficial..... mas até agora não encontrei nenhuma outra maneira para analisar os parâmetros dessas caixas... estou pensando em um estudio de gravação, posso tentar analisar timbre...

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OLá Kleber, entrei em contato com o Massami, ele se prontificou para realizar os testes com o RTA.... O Yamane é da empresa Questo audio ?? vou entrar em contato....

mais uma vez Obrigado.

 

Isto. Tente ver com ele. Vc ao menos já sabe o que precisa medir?

 

Se não sabe, então, descubra antes de perguntar... o Yamane mesmo é bem ocupado, difícil te passar tudo mastigado. Pode te dar toques valiosos.

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Ir pra um estudio pode ser interessante tb

 

Diversos softwares tem plugins que são usados pra simular instrumentos. Um estúdio de médio porte que trabalhe com gravação e produção tem isso, até home studios tem. Pegue um desses sistemas e grave o WAV de alguns instrumentos puros diversos (algumas notas de baixo soltas, algumas bumbadas soltas, etc). De um jeito para que o sub emita esse som gravado, gravando eles tb, e compare num analisador de espectro a resposta das duas caixas :D

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Isto. Tente ver com ele. Vc ao menos já sabe o que precisa medir?

 

Se não sabe, então, descubra antes de perguntar... o Yamane mesmo é bem ocupado, difícil te passar tudo mastigado. Pode te dar toques valiosos.

Eu preciso medir os Decibéis. Se ocorre picos de frequencia diferentes entre as caixas. Sintonia e timbre se possível.

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Ir pra um estudio pode ser interessante tb

 

Diversos softwares tem plugins que são usados pra simular instrumentos. Um estúdio de médio porte que trabalhe com gravação e produção tem isso, até home studios tem. Pegue um desses sistemas e grave o WAV de alguns instrumentos puros diversos (algumas notas de baixo soltas, algumas bumbadas soltas, etc). De um jeito para que o sub emita esse som gravado, gravando eles tb, e compare num analisador de espectro a resposta das duas caixas :D

Pensei nessa mesma possibilidade, além de testar no RTA com ruido rosa, gravar notas de contra baixo, frequencias determinadas, etc.

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Eu preciso medir os Decibéis. Se ocorre picos de frequencia diferentes entre as caixas. Sintonia e timbre se possível.

 

Sintonia vc mede pelo lado elétrico, não pelo acústico. Tem que procurar os picos de impedância. Um será do falante, o outro da caixa.

 

Medir timbre é BEM mais complicado, e isto vc dificilmente vai conseguir com RTA, que não seja em laboratório. Você vai aplicar um tom fundamental e tem que medir todos os harmônicos, tem que medir como a caixa vai responder ao ataque, medir como será o decaimento e se a permanência é alterada. Pra isto você tem que ter valores de referência do falante sem caixa, na caixa de MDF e na caixa de acrílico.

 

Tô achando muita coisa pra pouco tempo. Quando é o deadline?

 

Se quiser fazer algo que sirva, vc vai ter que sentar com seu orientador e entender exatamente o que ele quer que você meça, níveis de precisão, entre outros.

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Se for gravado com um bom microfone, analisar o espectro fica mais fácil de ver os harmonicos do que por RTA, bem mais facil, já que eh processo visual, mas tem que saber o que gravar, como gravar e ter um técnico de som que saiba exatamente o que te entregar, tem que estar em sintonia com o trabalho realizado, eis o pulo do gato

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Sintonia vc mede pelo lado elétrico, não pelo acústico. Tem que procurar os picos de impedância. Um será do falante, o outro da caixa.

 

Medir timbre é BEM mais complicado, e isto vc dificilmente vai conseguir com RTA, que não seja em laboratório. Você vai aplicar um tom fundamental e tem que medir todos os harmônicos, tem que medir como a caixa vai responder ao ataque, medir como será o decaimento e se a permanência é alterada. Pra isto você tem que ter valores de referência do falante sem caixa, na caixa de MDF e na caixa de acrílico.

 

Tô achando muita coisa pra pouco tempo. Quando é o deadline?

 

Se quiser fazer algo que sirva, vc vai ter que sentar com seu orientador e entender exatamente o que ele quer que você meça, níveis de precisão, entre outros.

Infelizmente o prazo é muito curto para conseguir realizar testes mais especificos..... a minha apresentação é no dia 28/11/12... tenho que finalizar a parte teórica 6 dias antes.... Espero não precisar de mais um semestre.....

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Material mais rígido te traz mais spl, a perda de spl esta na baixa rigidez, que causa cancelamentos, mas tem também a sintonia.... Quanto ao timbre acredito que a musicalidade fica melhor mesmo na madeira, mas se ambos os materiais tiverem rigidez bastante suficiente não vai dar muita diferença de timbre entre x e y

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Material mais rígido te traz mais spl, a perda de spl esta na baixa rigidez, que causa cancelamentos, mas tem também a sintonia.... Quanto ao timbre acredito que a musicalidade fica melhor mesmo na madeira, mas se ambos os materiais tiverem rigidez bastante suficiente não vai dar muita diferença de timbre entre x e y

acho que a musicalidade, que é um aspecto subjetivo, nem teria motivo para avaliação, o que é diferente de identificar questões referentes a timbre e harmônicos que cada caixa agrega ao som

acredito que SPL e timbre possam ser analisados em função do peso específico de cada material

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acho que a musicalidade, que é um aspecto subjetivo, nem teria motivo para avaliação, o que é diferente de identificar questões referentes a timbre e harmônicos que cada caixa agrega ao som

acredito que SPL e timbre possam ser analisados em função do peso específico de cada material

 

Timbre e harmônicos é justamente a musicalidade, musicalidade é o mesmo que agradabilidade, o que torna a audição de musica mais agradavel, isso tem a ver com o amplificador dinamica e transientes, e as caixas acusticas também

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Entendo, mas "agradabilidade" eh uma coisa que, aparentemente, não está no escopo do trabalho. Caso estivesse, ele deveria ter um painel com X pessoas, leigas ou não, e fazer um teste cego. No fim, ainda assim, estaria medindo algo relativo, não absoluto, pois depende do gosto pessoal, enquanto apenas identificar o comportamento das caixas quanto aos harmônicos eh algo absoluto e mensurável sem ter intervenção de gostos pessoais. Ele vai identificar as características que compõem o timbre e não se o timbre é gostoso ou não pra alguém.

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Entendo, mas "agradabilidade" eh uma coisa que, aparentemente, não está no escopo do trabalho. Caso estivesse, ele deveria ter um painel com X pessoas, leigas ou não, e fazer um teste cego. No fim, ainda assim, estaria medindo algo relativo, não absoluto, pois depende do gosto pessoal, enquanto apenas identificar o comportamento das caixas quanto aos harmônicos eh algo absoluto e mensurável sem ter intervenção de gostos pessoais. Ele vai identificar as características que compõem o timbre e não se o timbre é gostoso ou não pra alguém.

 

Ta bom, a palavra musicalidade ta lhe incomodando, vamos falar então sobre avaliação de harmônicos, spl, rendimento e comportamentos diferentes de um tipo de material pra outro ok, tá beleza assim? Musicalidade não é algo tão subjetivo assim, uma grande massa de pessoas preferem por exemplo, um som mais colorido e quente, veja que somente puristas procuram caixas mais neutras, mais hi end, cada caixa e material vai e deve ser construída para atender um padrão que agrada a maioria (comercial e financeiramente falando)

 

Eu na verdade acho que as diferenças entre o acrílico e a madeira estejam mesmo nas harmônicas, relativas a ressonância de cada material, e à questão de rigidez e dureza distintas. Acredito que se a rigidez e dureza forem as mesmas, alterando e compensando isso na grossura da madeira ou do acrílico, as diferenças seriam muito pequenas. As diferenças maiores estariam usando a mesma quantidade em mm de material acrilico versus mdf, sendo que eles possuem rigidez diferentes.

Editado por Acronaudio

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Quanto a musicalidade e diferenças de caixa entre MDF e Acrílico da uma ligada na thevolution loja de som de Goiânia la eles vão saber te informar direitinho pois eles trabalhão com os dois materiais especialmente Acrílico.

Tel: (62) 3251-4923

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Bom pessoal,

 

Ontem realizamos os testes na Hertz Audio, primeiramente quero agradecer o Massami e o Tatu, fui muito bem recebido.. Os caras são nota 10.

Aproveitei a oportunidade para conhecer alguns sistemas Hi-fi.... Focal utopia do Massami... New Fit com 2 JL 12w7... sem contar no acabamento, o trabalho da Hertz é impecável... parabéns !!!!!

 

Voltando ao teste......

 

Vou postar as fotos dos gráficos e comentar como o teste foi executado.....

 

Preferimos medir no ambiente veicular para evitar ruidos externos.... Foi aplicado Pinknoise como fonte de audio..

 

img128b.jpg

 

 

A seguir os gráficos da caixa em Acrílico:

 

acrilico04.jpg

 

 

 

O máximo de potência registrado no teste (lembrando que esse não era o objetivo)

 

acrilico05.jpg

 

 

Abaixo os gráficos da caixa em MDF:

 

 

Podemos notar que ficou mais plano

 

mdf03.jpg

 

 

Essa caixa teve 1 DB a mais nos testes......

 

mdf02.jpg

 

 

 

 

Bom, quem poder me ajudar a interpretar esses resultados eu agradeço....todas as informações são bem vindos..

 

 

Abraços

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Com o tempo disponível não dará para fazer muita coisa :(

 

Algumas considerações:

 

- Apesar dos subwoofers serem da mesma marca/modelo, o ideal seria isolar essa variável.

Ou seja, se o teste é do material da caixa, a única coisa que precisa ser mudado é a caixa. Não trabalhe com 2 variáveis (caixa diferente com subwoofers diferentes).

 

- O ruído rosa (pink noise) e a medição com peak hold não são a melhor condição para esse tipo de teste devido a pouca precisão. Se foi utilizado o gerador de ruído rosa do próprio equipamento, foi introduzido mais uma variável... O próprio manual do Coustic RTA-33 (página 20) sugere a utilização de um CD externo.

Medições via RTA, por natureza, já não são ideais para esse tipo de trabalho. O ideal seria uma análise com sweep e a medição com gatilho (para evitar as ressonâncias do ambiente).

 

- Para esse tipo de teste, o ideal seria seguir a dica do Kleber e medir as vibrações do painel com um acelerômetro. O resultado será muito mais interessante e conclusivo (http://www.aes.org/e-lib/browse.cfm?elib=7384).

 

- Esse tipo de trabalho é mais interessante se for realizado com alto-falantes pequenos (destinados para a faixa de médio-grave), pois as diferenças de materiais serão muito mais perceptíveis nessa região de médio-grave do que de subgraves.

 

- Para as medições aí em SP, tente falar com a empresa GROM pelo telefone (11) 5041-2011

 

E pode dar um esporro do seu orientador, pois ele está deixando a desejar na função dele :blink:

 

Um abração hand26

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Com o tempo disponível não dará para fazer muita coisa :(

 

Algumas considerações:

 

- Apesar dos subwoofers serem da mesma marca/modelo, o ideal seria isolar essa variável.

Ou seja, se o teste é do material da caixa, a única coisa que precisa ser mudado é a caixa. Não trabalhe com 2 variáveis (caixa diferente com subwoofers diferentes).

 

- O ruído rosa (pink noise) e a medição com peak hold não são a melhor condição para esse tipo de teste devido a pouca precisão. Se foi utilizado o gerador de ruído rosa do próprio equipamento, foi introduzido mais uma variável... O próprio manual do Coustic RTA-33 (página 20) sugere a utilização de um CD externo.

Medições via RTA, por natureza, já não são ideais para esse tipo de trabalho. O ideal seria uma análise com sweep e a medição com gatilho (para evitar as ressonâncias do ambiente).

 

- Para esse tipo de teste, o ideal seria seguir a dica do Kleber e medir as vibrações do painel com um acelerômetro. O resultado será muito mais interessante e conclusivo (http://www.aes.org/e...e.cfm?elib=7384).

 

- Esse tipo de trabalho é mais interessante se for realizado com alto-falantes pequenos (destinados para a faixa de médio-grave), pois as diferenças de materiais serão muito mais perceptíveis nessa região de médio-grave do que de subgraves.

 

- Para as medições aí em SP, tente falar com a empresa GROM pelo telefone (11) 5041-2011

 

E pode dar um esporro do seu orientador, pois ele está deixando a desejar na função dele :blink:

 

Um abração hand26

 

Na verdade o que dificultou um pouco foi o acesso a esses testes mais especificos.... mas estou tentando contato com essa empresa que você indicou e também contato com a Bravox....

 

O Pinknoise foi gerado por um cd externo...pelo menos uma variável a menos....

Eu quero matar o meu orientador.....rs

 

Abraços e obrigado pela ajuda !!!

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Neste teste, tem que repetir várias vezes a medição e tirar uma média das menos discrepantes, pois é comum um teste sair um pouco diferente do outro.

 

E essa diferença toda em grande parte pode ser por conta do falante.

 

Compre um tweeter le-son TLM-1 ou qualquer outro chinão similar a ele, de 5 a 10 reais, desmonte, removendo o domo com o cristal colado. você vai precisar de um pré pra esta cápsula, e vai ligá-la à entrada de linha de um computador, a fim de medir a vibração na superfície, usando o TrueRTA pra ter os gráficos.

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Finalmente.... Monografia apresentada !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tenho que agradecer a valiosa colaboração da galera do forum !!!!!!!!!

Especialmente para o Kleber, Massami, Yamane , e toda a galera que contribuiu !!!!!

 

Abraços a todos !!!!!!!!

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E aí, o que deu? Conseguiu fazer outros testes?

 

 

Após 5 correções o trabalho ficou apresentável.... tive que mudar os resultados e discuções, conclusão..... rever alguns conceitos...

Para a minha surpresa tinha um especialista em análises de frequência e vibrações da industria automotiva (Arteb) ... mas ocorreu tudo bem..

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