Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

LuKaUm

Caixa para subgrave/grave som externo

Recommended Posts

Postado em (editado)

Fala galera, venho até aqui para pedir ajuda de vocês, bom vou explicar todo meu set primeiro e depois o que eu pretendo com tudo isso.

Vamos lá:

Bom eu tenho(meu pai tinha) 2 caixas com 4 falantes de 12" em cada 1, sendo 2 woofers de 12" e 2 subwoofers de 12",e 2 tweeters e 2 mid range. O detalhe é que essa caixa é muito antiga, cerca de +o- 20~30 anos e coloquei ela pra tocar em 1 churrasco com os colegas em uma chácara... O resultado dela foi ótimo, aliás melhor do que o esperado, quanto ao médio e agudos estavam TOP!

São 2 caixas, cada 1 contém:

2xWoofer Bravox (não me recordo o modelo, mas ele é beeem antigo)

2xSubwoofer Bravox (não me recordo o modelo, mas ele é beeem antigo)

2xTweeter Selenium (não me recordo o modelo)

2xMid range (se não me engano da quasar não sei qual o modelo mesmo, se não for da quasar n sei qual é, não me recordo)

Só que assim, como essas caixas eram muito velhas e, estava tocando apenas 1 caixa (tendo em visto que a outra estava muito debilitada com os falantes com cone rasgados e que simplismente apenas estavam ocupando espaço) percebi que estava faltando aquele grave e subgrave mais forte, usei nesse churras 1 amplificador Sansui, ele tem a qualidade muito boa mas também não oferece 100% do que os falantes/tweeters/mids precisavam.

Aliás eu abri essas caixas e adivinhem... Todos os falantes são Bravox, muito velhos mais em muito bom estado ainda.

O problema é que o subgrave e grave dela pecavam muito, eu sei que estou muito acostumado com som de carro e tudo mais, porém eu acho que daria pra dar +1 upgrade, então eu fiz o seguinte: Mandei refazer essas 2 caixas com 4x12 em cada, com as mesmas medidas da outra e queria ver o resultado dela tocando 100% com caixas novas e alguns dos falantes recondicionados.

Mas mesmo assim, eu ainda acho que iria faltar grave e subgrave, o meu pensamento então de princípio foi construir 1 caixa apenas para graves, contendo 2 Selenium Flex de 12" ou de 15", ai que bateu a dúvida, compensa construir 1 caixa só pra grave? Se compensar, que caixa é melhor fazer(dutadinha normal?)? Qual deles pegar o de 12" ou de 15".

No mais é isso amigo, queria a ajuda de vocês para ver se vale a pena investir em 1 caixa (pequena de até no máximo 100litros) para aumentar o grave/subgrave do meu sistema de som.

Estou no aguardo e obrigado a todos que postaram, muito obrigado mesmo!

Fotos do Projeto:

dsc03398v.jpg

bravoxedited.jpg

Editado por LuKaUm
Postado em

Então, só que o problema é que eu não vou querer usar sub com + de 300wrms, até porque eu não irei ter muito mais que 1500wrms de amplificador. Creio que esses Selenium Flex já vão dar o que eu espero, a questão é qual deles usar, o de 12" ou o de 15", porque o sistema todo é de 12" e se eu colocar de 15" não sei se ficaria legal.

Pensei quanto aos 309 também, porém eles tem + que 300wrms e creio que não seria viável pra esse som.

Obrigado por responder!

Postado em

Poderia ser também. Porém eu axei o preço dos Pioneer 309 e dos selenium flex estão bons aki pra mim. A minha principal dúvida é quanto a caixa, andei vendo em eventos de rodeios e tals algumas manifolds, rendem muito, porém eu acho que é tiro no escuro fazer ela, qual a opinião de vocês? Qualquer coisa vou fazer a receita de bolo mesmo, caixa dutadinha com 50 litros e sintonizada em uns 34~40hz

Postado em

Mas também essas caixas ai não tocaram 100% da vez que coloquei pra tocar, por isso estou pensando em comprar um amplificador + forte, estava pensando em comprar um amplificador Crown xti2002 (2000wrms) compensa?

Lembrando: estou pensando se irei realmente fazer essa caixa para subgrave/grave, porque essa caixa que está na foto ai é a que eu estou(estava) usando, mas acho que para render do jeito que eu espero eu farei uma caixa com 2 pioneer 309 12" mesmo, 50 litros pra cada e já era.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...