Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
RodrigoCarvalho

SOM INTERNO CELTA 2011

Recommended Posts

Bem pessoal, eu estava bem sumido do forum por esta meio abusado de som, porém depois de um bom tempo sem fazer nenhum investimento em som comei a fazer o som do Celta.

A ideia é fazer algo sem gastar horrores de dinheiro, algo mediano pra ter uma regular fidelidade aos instrumentos das musicas e poder rodar por ai sem estressar minha audição hehehee

EQUIPAMENTOS ADQUIRIDOS

==========================

- DVD HBUSTER

- KIT DUAS VIAS SELENIUM 5"

- SUBWOOFER BRAVOX ENDURENCE LINE 10"

- AMPLIFICADOR FOSGATE 400.4

EQUIPAMENTOS A ADQUIRIR

========================

- UniqCable POWER Series Cabo RCA Estéreo de 3 Metros POWER-3

- Pompeia Cabo 1mm² para Remote / Antena Eletrica

- Pompeia Cabo Alimentação 6AWG / 16mm² Vermelho (AMPLIFICADOR)

- Techsound Pro Hi-Definition Cabo Falante 2x1,50mm (AUTO-FALANTES INTERNOS)

- Techsound Pro Hi-Definition Cabo Falante 2x2,00mm (SUBWOOFER)

- Atenuador de -6 dB

- Rede Zobel

- Selenium Triaxial 5TR4A (Trazeira)

- UniqCable POWER Series Cabo RCA Estéreo de 3 Metros POWER-3

- Caixa dutada de 30 litros

A principio queria comentar algo sobre a acústica da porta do celta, fiquei imprecionado, andei fazendo alguns testes com a pink noise e comparei a curva de resposta dentro do veiculo de um bumbo de bateria e a resposta foi bem próxima a realidade, o pico da curvatura real seria na casa dos 80 hz, ja a curvatura reproduzida foi na casa dos 65 hz.

A curva das frequencias médicas também foram boas, ficou bem equilibrado o médio no kit duas vias. Já nas frequencias altas o kit me decepcionou a resposta é boa, porém deveria vir acompanhado de um atenudor de 6 dB, é MUITO forte o tw, se sobressai muito do mid-bass.

Acredito que no começo de novembro/2012 o amplificador chegará do conserto e em dezembro cabos e etc chegaram das outras regiões. A caixa que utilizarei para o sistema será uma dutada de 30 litros, resposta mais plana possivel com um pequeno pico de 2 dB na casa dos 60 hz para uma salientada.

FOTOS DOS EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÃO

=====================================

PALCO

img20121021155449.jpg

MID-BASS

img20121021155616.jpg

img20121021160544.jpg

img20121021160537.jpg

DVD

img20121021155505.jpg

img20121021160929.jpg

img20121021160944.jpg

LOCAL DE INSTALAÇÃO E POSICIONAMENTO DO TW

img20121021160950.jpg

ALINHAMENTO

img20121021160118.jpg

PINK NOISE APLICADA E MICROFONE INSTALADO NO CENTRO DOS BANCOS FRONTAIS DO VEÍCULO, ALTURA EM TORNO DA AUDIÇÃO

PINK NOISE SEM LOUDNESS E AJUSTE DE GRAVES, MEDIOS E AGUDOS EM FLAT

medioflat1semloud.jpg

PINK NOISE COM LOUDNESS E AJUSTE DE GRAVES, MEDIOS E AGUDOS EM FLAT

medioflat1.jpg

SUBWOOFER

img20121021205430.jpg

img20121021205415.jpg

Editado por RodrigoCarvalho

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que é SQ?

[]'s

Porque não seria ? Pra mim SQ, não tem tanto a ver com os equipamentos e sim com a forma de utiliza-los !

Compartilhar este post

Link para o post

Porque não seria ? Pra mim SQ, não tem tanto a ver com os equipamentos e sim com a forma de utiliza-los !

ficou estranho ai hehehe, como agnt monta usa o som q montei semana passa pra SQ? equips: 2 Ultravox 420wrms 2 D250x 2 St200 1 SD1500, 1 SD250.2 da um sq legalzin se saber ultilizar? uhaeuhea brincadeira em viepper entendi oq vc quiz dizer, mais acho q esse som ai nao vai ser muito sq nao...

Compartilhar este post

Link para o post

até certo ponto, sim

Compartilhar este post

Link para o post

ficou estranho ai hehehe, como agnt monta usa o som q montei semana passa pra SQ? equips: 2 Ultravox 420wrms 2 D250x 2 St200 1 SD1500, 1 SD250.2 da um sq legalzin se saber ultilizar? uhaeuhea brincadeira em viepper entendi oq vc quiz dizer, mais acho q esse som ai nao vai ser muito sq nao...

Acredito eu que um SQ inicial, na minha opinião é sim ! SQ =

Som de QUALIDADE

Visa buscar qualidade de áudio mas não chega a ser um hi-fi? Deseja retirar o máximo de um sistema mais simples? É iniciante ou intermediário em qualidade de áudio?

até certo ponto, sim

Com certeza, digo que não depende tanto dos equipamentos só que no bom senso, um kit um pouco mais simples por exemplo e talz, e não corneta kk !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Show. !!

Gosto desse sub.

Só nao gosto desse TW da selenium tenho um tbm, e é chato demais!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia que se utilizava triaxial em SQ. Só porque o cara é MODERADOR, querem pegar leve com ele? se fosse um mero mortal já estariam criticando todos os seus equipamentos ou dizendo para postar sua dúvida em outro lugar.

[]'s

Editado por #RSO#

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se seria um sq, pode ser um bom som pro dia a dia, sem pretensões de palco ajustado, timbre correto, etc... sinceramente acho que só o ampli e o sub se salva pra um sq de entrada...

não acredito que o equipamento em questão tenha timbre fiel :

ja ouvi esse selenium e é bemm ruinzinho só é fortezinho o médio com um pico de leve nso médios, mas desce pouco e tem agudos estridentes),

não acredito que os equipos em questão deêm boa largura e altura de palco, palco centralizado correto, etc.. e isso é o básico pra se pensar em ter um sq...

sobre o player , ja tive dois h buster temporariamente e sinceramente é péssimo em qualidade sonora, não tem TA, não tem um bom cross, não em eq de qualidade, etc...

triaxial nem pensar, a trás é coaxial e olhe lá(isso pra SQ).

esse é o MEU ponto de vista, não sou dono da verdade, mas conheço um pouquinho...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia que se utilizava triaxial em SQ. Só porque o cara é MODERADOR, querem pegar leve com ele? se fosse um mero mortal já estariam criticando todos os seus equipamentos ou dizendo para postar sua dúvida em outro lugar.

[]'s

Bom, eu mesmo não estou pegando leve por ele ser moderador, mas só estou defendendo um sistema humilde que se consegue tirar uma qualidade razoável (NO BOM SENSO), com bom acerto, regulagem, instalação etc...

No caso do triaxial, bem lembrando, nem tinha visto direito aquele triaxial !

não sei se seria um sq, pode ser um bom som pro dia a dia, sem pretensões de palco ajustado, timbre correto, etc... sinceramente acho que só o ampli e o sub se salva pra um sq de entrada...

ja ouvi esse selenium e é bemm ruinzinho só é fortezinho o médio com um pico de leve nso médios, mas desce pouco e tem agudos estridentes),

não acredito que os equipos em questão deêm boa largura e altura de palco, palco centralizado correto, etc.. e isso é o básico pra se pensar em ter um sq...

sobre o player , ja tive dois h buster temporariamente e sinceramente é péssimo em qualidade sonora, não tem TA, não tem um bom cross, não em eq de qualidade, etc...

esse é o MEU ponto de vista, não sou dono da verdade, mas conheço um pouquinho...

abs

Respeito seu ponto de vista ! E até concordo !

Digo assim SQ básico, inicial, aquela pessoal que quer gastar o que, uns 800$ ~ 1000$, vai exigir um palco descente, com altura, largura de palco, palco centralizado, recorte de imagem etc ?

Também já ouvi o kit selenium, já regulei e talz, e sim não é um kit bom, kit parecido com um som original em qualidade, mas se bem ajustado e regulado da pra ficar legal ! O tweeter é extridente, mas com uma boa atenuação, um bom equalizador você consegue deixar ele legal de ouvir ! o mid, a mesma coisa, apesar de não descer muito, é até legal subir um pouco o LPF do sub, eu sei que vai atrapalhar o palco e blablabla, mas aumentando o LPF e conseguindo equalizar bem, fica agradável de ouvir !

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

abs

concordo, o máximo que dá pra fazer, na minha opinião, é fazer o melhor uso possível do que o cara já tem.

direcionar o tw, atenuar, já que é estridente segundo quem já ouviu, ajustar os cortes da maneira correta e tratar as portas (ou doorpods ou pézinhos) já que não desce muito o mid, fazer um bom cabeamento pra suportar futuros upgrades, etc.

acho que não tem som que não possa ser melhorado, só que vai um investimento extra aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com você, eu ainda acrescentaria o acerto no sistema

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer a mesma pergunta que fiz ao colega, o que é SQ no seu entendimento?

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Boa dica.. vou alterar para um coaxial.

Acredito que todos aqui sabem que não há tanta diferença entre um moderador e um usuário, nosso trabalho é apenas deixar o forum organizado, não sou melhor que ng e nem entendo mais que ng, se eu posto algo aqui não estou querendo que seja lei, estou querendo debater o assunto. A cada dia surgem coisas novas, todos estamos aqui para aprender.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

abs

Bem observado, irei substituir o coaxial

Em relação ao player, por enquanto eu vou mante-lo, mas minha pretenção é substituir no futuro por algo mais fiel. Não só ele, mas também os kits duas vias.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu mesmo não estou pegando leve por ele ser moderador, mas só estou defendendo um sistema humilde que se consegue tirar uma qualidade razoável (NO BOM SENSO), com bom acerto, regulagem, instalação etc...

Digo assim SQ básico, inicial, aquela pessoal que quer gastar o que, uns 800$ ~ 1000$, vai exigir um palco descente, com altura, largura de palco, palco centralizado, recorte de imagem etc ?

Também já ouvi o kit selenium, já regulei e talz, e sim não é um kit bom, kit parecido com um som original em qualidade, mas se bem ajustado e regulado da pra ficar legal ! O tweeter é extridente, mas com uma boa atenuação, um bom equalizador você consegue deixar ele legal de ouvir ! o mid, a mesma coisa, apesar de não descer muito, é até legal subir um pouco o LPF do sub, eu sei que vai atrapalhar o palco e blablabla, mas aumentando o LPF e conseguindo equalizar bem, fica agradável de ouvir !

Valeu :)

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai, Rodrigo esse player tem algum recurso legal (EQ, LPF etc..) ?

Editado por Viepper

Compartilhar este post

Link para o post

Usei durante uns 2 anos um kit 2 vias 6" da selenium, apenas substitui os tweeters por um par de BOSS do paraguai de 10 dólares, usando o cross do selenium mesmo. O mid não desce nada, mas dava pra compensar fazendo o bomber upgrade de 12" subir até 80Hz.

Não era SQ, na verdade não tinha "rótulo", mas quem ouvia achava bom num peugeot 206.

Compartilhar este post

Link para o post

concordo, o máximo que dá pra fazer, na minha opinião, é fazer o melhor uso possível do que o cara já tem.

direcionar o tw, atenuar, já que é estridente segundo quem já ouviu, ajustar os cortes da maneira correta e tratar as portas (ou doorpods ou pézinhos) já que não desce muito o mid, fazer um bom cabeamento pra suportar futuros upgrades, etc.

acho que não tem som que não possa ser melhorado, só que vai um investimento extra aí.

Sim sim... com certeza.

Tenho algumas limitações, eu tenho esse Celta e tenho também um Gol GTS 94

O Celta eu uso pra trabalhar, pra quebrar algum galho pra familia e etc, fora isso eu viajo muito com ele. Comprei ele 0 km e tenho ele ha 2 anos, e esta com 83.000 km rodados. È o carro do dia-a-dia, não posso também chegar e investir R$ 15.000 em som, se nem o seguro vai cobrir isso caso esse carro quebre numa BR, se roubem ele dentro de um shopping e etc.

Fora que, se eu fizer door pods e pezinhos eu vou perder o pouco conforto e espaço que tem dentro do celta.

Eu achei interessante postar esse topico aqui para a pessoas terem como base, como eu existem varios e varios brasileiros que tem as mesmas condições e limitações que as minhas, nao so usa o carro para ir pro trabalho e manter dentro de uma garagem com vigilancia e quando chega em casa tem uma garagem para deixar ele bem protegido.

Aqui em casa tem 4 carros, dois dormem dentro e os outros dois (no caso o celta e o GTS) dormem na rua, o Gol ainda tem a regalia de ficar debaixo de uma capa e na frente da guarita do prédio, e o celta? sai de casa de 7 da manha e so volta as 22 hs, as vezes tenho qeu deixar ele ha 50 metros da guarita do prédio por não ter onde estacionar na rua.

A minha ideia é aproveitar a porta desse carro, pensei também em instalar mantas no interior dela e tentar vetar o maximo as aberturas com espuma de expansão, isso vai dá uma melhorada.

Mas antes de fazer isso eu quero colocar a rede zobel nos mids e coloca o RTA pra rolar e ver a sua resposta, colocar algumas mp3 de teste de som pra ver no que vai da.

Mas vamos colocando mais ideias, lembrem-se que existem limitações, eu gostaria de utilizar o que o carro pode disponibilizar

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, man, com milão vc pega um morel tempo usado, um audiophonic 800.4 usado e um bomber upgrade usado, tafeito seu set e se bobear ainda sobra pra vc pegar um cabo rca decente...

abs...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Bem observado, irei substituir o coaxial

Em relação ao player, por enquanto eu vou mante-lo, mas minha pretenção é substituir no futuro por algo mais fiel. Não só ele, mas também os kits duas vias.

Abraços

Espero que entenda que as criticas são construtivas e nunca desmerecendo seu set... a idéia é somar e não subtrair...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Sim sim... com certeza.

Tenho algumas limitações, eu tenho esse Celta e tenho também um Gol GTS 94

O Celta eu uso pra trabalhar, pra quebrar algum galho pra familia e etc, fora isso eu viajo muito com ele. Comprei ele 0 km e tenho ele ha 2 anos, e esta com 83.000 km rodados. È o carro do dia-a-dia, não posso também chegar e investir R$ 15.000 em som, se nem o seguro vai cobrir isso caso esse carro quebre numa BR, se roubem ele dentro de um shopping e etc.

Fora que, se eu fizer door pods e pezinhos eu vou perder o pouco conforto e espaço que tem dentro do celta.

Eu achei interessante postar esse topico aqui para a pessoas terem como base, como eu existem varios e varios brasileiros que tem as mesmas condições e limitações que as minhas, nao so usa o carro para ir pro trabalho e manter dentro de uma garagem com vigilancia e quando chega em casa tem uma garagem para deixar ele bem protegido.

Aqui em casa tem 4 carros, dois dormem dentro e os outros dois (no caso o celta e o GTS) dormem na rua, o Gol ainda tem a regalia de ficar debaixo de uma capa e na frente da guarita do prédio, e o celta? sai de casa de 7 da manha e so volta as 22 hs, as vezes tenho qeu deixar ele ha 50 metros da guarita do prédio por não ter onde estacionar na rua.

A minha ideia é aproveitar a porta desse carro, pensei também em instalar mantas no interior dela e tentar vetar o maximo as aberturas com espuma de expansão, isso vai dá uma melhorada.

Mas antes de fazer isso eu quero colocar a rede zobel nos mids e coloca o RTA pra rolar e ver a sua resposta, colocar algumas mp3 de teste de som pra ver no que vai da.

Mas vamos colocando mais ideias, lembrem-se que existem limitações, eu gostaria de utilizar o que o carro pode disponibilizar

Abraços

Se puder, faz o tratamento acústico, deve dar uma boa melhora !

No seu set, up no kit 2 vias por um Genesis A13 que custa uns 120$ com o user ars1804 já da um up em tanto !

Compartilhar este post

Link para o post

outro problema é esta mania de subir o corte do SUB, mas perai, se é sub é pra tocar subfrequencias, ou seja, no máximo em 50hz, estourando e ja saindo 63hz... não fica legal sub tocar acima disso, seria como colocar um midbass pra fazer papel de tweeter...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

É isso ai, Rodrigo esse player tem algum recurso legal (EQ, LPF etc..) ?

O modelo do DVD é o HDB-9560-AV, tem regulagem de graves, medios e agudos, DTS e 3 pares de saidas rca. Tem também saiba pra sub com cortes LPF de frequencia variaveis de 50 a 160 hz

Ja o HPF para os mid-bass eu vou usar o do proprio fosgate, ele tem os cartões de corte de frequencia fixo (o dele se nao me engano é de 80 hz). Lembrando que eu quero utilizar apenas o corte para os mids, o do sub eu pretendo utilizar o do player para ter mais liberdade nos ajustes e não ficar no fixo do amplificador

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...