Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

RodrigoRRMA

Projeto de caixa para 1 par de 6x9 JBL

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, alguém se arrisca a projetar uma caixa para 2 6x9 JBL (GTO 938)?

Gostaria que tivesse dutos retangulares e aproveitasse bem os graves, mas que não ocupe muuuito espaço.

Não precisa desenhar nada, só as medidas um pouco mais estudadas. Tipo volume ideal, duto, formato da caixa...sem muita frescura.

Seguem os parâmetros que a JBL forneçe:

BL (T-m) 4.64

DCR (ohms) 2.35

Mms (g) 23.00

Sd (sq cm) 224.0

Cms (μm/N) 323

Vas (l) 22.76

Fs (Hz) 58.4

Qes 0.92

Qms 9.24

Qt 0.84

Type: 6" x 9" 3-Way

Nominal Impedance: 2 Ohms

Power Handling, RMS: 100W

Power Handling, Peak: 300W

Frequency Response: 45Hz – 21kHz

Sensitivity (2.83V, 1m): 94dB

Agradeço a quem puder ajudar.

Postado em (editado)

kra tenho uma caixa de 40 litros aqui com duto de 3", copiei daqui do forum mesmo pra dois bravox e ficou muito bom nos graves, pra quem não é exigente nem precisa de usar sub....

Edit: olha a caixa do tópico dele, ta igual a minha tirando esse rebaixo onde vai o falante...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=166829&st=125

Editado por Raseck
Postado em

kra tenho uma caixa de 40 litros aqui com duto de 3", copiei daqui do forum mesmo pra dois bravox e ficou muito bom nos graves, pra quem não é exigente nem precisa de usar sub....

Edit: olha a caixa do tópico dele, ta igual a minha tirando esse rebaixo onde vai o falante...

http://autoforum.com...c=166829&st=125

Valeu Raseck, vou dar uma olhada.

Vc acha que apenas 10L pra cada uma é pouco? Não vai render graves?

Postado em

http://autoforum.com...c=166829&st=125

Raseck, acabei de ler o tópico quase todo, mas percebi que ele preferiu spl do que qualidade.

Eu prefiro a qualidade em primeiro lugar, se der um grave to no lucro, pois é pra um apartamento, então não posso exagerar.

Acho que vou fazer em selada mesmo, pra ter um som mais plano, sem picos. Com selada eu tb ganho em espaço, pois dá pra fazer com volume menor.

O que tu acha?

Postado em

cara 10L acho pouco em, eu arriscaria uns 15L pra cada, o problema de 6x9 é que foi feito pra tocar free air no tampão então pra ter um grave a mais precisa de caixa grande... pra qualidade sem duvida a caixa selada é melhor, porém pra um 6x9 é selada entre aspas já que sai ar pelo meio do falante

Postado em

Eu fiz uma pra dois 6x9 do paraguai com 40 litros e gostei bastante, do Grave porque voz os 6x9 do paraguai eram um nhaca em voz. Baixe no site da bomber o manual dos 6x9 deles tem sugestões de caixas seladas e dutadas.

Postado em

cara 10L acho pouco em, eu arriscaria uns 15L pra cada, o problema de 6x9 é que foi feito pra tocar free air no tampão então pra ter um grave a mais precisa de caixa grande... pra qualidade sem duvida a caixa selada é melhor, porém pra um 6x9 é selada entre aspas já que sai ar pelo meio do falante

No ebay achei um cara vendendo os falantes em selada de 12L (http://www.ebay.com/itm/261060243553)

Vc acha melhor selada ou free-air mesmo?

Postado em

Eu fiz uma pra dois 6x9 do paraguai com 40 litros e gostei bastante, do Grave porque voz os 6x9 do paraguai eram um nhaca em voz. Baixe no site da bomber o manual dos 6x9 deles tem sugestões de caixas seladas e dutadas.

Valeu a dica, vou olhar.

Postado em

Esses dias tava num carro de um conhecido e ele ligou o som dele derepende veio um grave pessado assim eu falei putz o cara tem uns 2 subs ai atraz quando eu vi era so 2 6x9 não me lembro de que marca era , mas dava um som mt bom e equilibrado. Posta um video depois tambem ;D

Postado em

Bom pessoal, encomendei os 6x9 JBL GTO 938 (100 Rms / 2 OHMS cada), chegam em +- 15 dias.

Decidi botar nessa caixa uma fonte DbSound 80A, 1 SD250.2 e 1 Equalizador Clarion EQ-746. Esses 3 já tenho aqui guardado.

Sei que a fonte está super dimensionada, mas não to a fim de mudar de fonte, pq ela serve pra um SD700.1 e pra um BBuster 3000GL que comprei ao Juriti semana passada.

Esse EQ tem 7 bandas e 2 entradas (padrão e auxiliar). A entrada auxiliar tem ajuste de ganho, então dá pra ligar qq fonte de áudio nele. Acho esse EQzinho uma mão na roda, até controle de sub e filtro LP o bicho tem, e só ocupa 'meio dim'.

Seguem imagens de como imagino, pois até os falantes chegarem eu com certeza vou fazer algumas modificações.

Como tive umas 3 horinhas de folga agora a tarde, resolvi desenhar (tá meio grosseiro ainda).

São 40L brutos selada. Espero que não fique embolando graves.

modelo1e.th.jpg modelo4f.th.jpg modelo2i.th.jpg modelo3t.th.jpg modelo5a.th.jpg modelo6p.th.jpg

Abraço a todos.

Rodrigo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...