Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
brou

Litragem acima da requerida pelo subwoofer é ruim?

Recommended Posts

Boa noite, amigos.

Fiz um molde em papelão da caixa selada para meu subwoofer, um JL Audio 10w0-4. Pelo que li, ele pede cerca de 23 litros de caixa. É isso mesmo?

De acordo com esse molde, minha caixa ficaria com 28, 29 litros. Isso é ruim? Afetaria o desempenho do sub?

Obrigado.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigos.

Fiz um molde em papelão da caixa selada para meu subwoofer, um JL Audio 10w0-4. Pelo que li, ele pede cerca de 23 litros de caixa. É isso mesmo?

De acordo com esse molde, minha caixa ficaria com 28, 29 litros. Isso é ruim? Afetaria o desempenho do sub?

Obrigado.

Abraços.

Bom na real acho que seu sub pede 23 litros livres, ou seja sua caixa teria que ter uns 25 ou 26 litros pra poder descontar o volume do sub... então essa caixa fica pouco maior que o recomendado...

acho que não tem problema desde que vc não meta potencia exagerada e volume no talo...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

uma caixa com volume maior causa menor controle do cone do subwoofer, o auto falante trabalha com excursao demasiada, com a bobina fora do campo magnetico, isto causa alteraçao no som e sobreaquecimento da bobina.

também altera a velocidade de resposta do auto falante, o deixando mais lerdo.

com esse volume que voce citou nao devera er problema,s mas só pra deixar claro auqis sao os possiveis problemas de uma caixa grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom exemplo de caixas(e potências) maiores que as indicadas são os subs antigos da JL Audio, tinha gente aqui no forum usando caixas de 50 litros e 500rms em 1 10W0.

Compartilhar este post

Link para o post

uma caixa com volume maior causa menor controle do cone do subwoofer, o auto falante trabalha com excursao demasiada, com a bobina fora do campo magnetico, isto causa alteraçao no som e sobreaquecimento da bobina.

também altera a velocidade de resposta do auto falante, o deixando mais lerdo.

com esse volume que voce citou nao devera er problema,s mas só pra deixar claro auqis sao os possiveis problemas de uma caixa grande.

:+1

dependendo vc pode estragar sim o sub, principalmente se não souber usa-lo

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

dependendo vc pode estragar sim o sub, principalmente se não souber usa-lo

certeza, o piazito falou tudo que eu pensava e mais um pouco ali em cima... acho que o maior problema seria a excurção demasiada. Acho que essa litragem fica legal, se não estiver certinha, não tá muito acima não...

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos litros um sub de 12 ocupa em media ? E o que da pra fazer pra reduzir o volume da caixa sem ter que reconstruir ? Sem ser garrafa pet com areia. A minha é um pouco acima tambem, mas queria acertar.

Compartilhar este post

Link para o post

Quantos litros um sub de 12 ocupa em media ? E o que da pra fazer pra reduzir o volume da caixa sem ter que reconstruir ? Sem ser garrafa pet com areia. A minha é um pouco acima tambem, mas queria acertar.

É só colocar resina com areia ou serragem.

Como o Murillo falou, o tamanho da caixa muda a resposta do sub. Traduzindo: caixas maiores deixam a resposta mais plana, mas perde SPL; caixas menores ganham SPL, mas não descem tanto a frequência.

Eu gosto de respostas mais planas e, normalmente, uso seladas um pouco maiores que o recomendado. Mas isso tem um limite, principalmente se for aplicar muita potência no sub.

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa são 40L (nunca medi, mas foi vendida como se fosse isso), o recomendado são 35,4L (suponho que seja descontando o sub já pois está escrito volume interno "net")

não sei se está TÃO acima assim

É só colocar resina com areia ou serragem.

Como o Murillo falou, o tamanho da caixa muda a resposta do sub. Traduzindo: caixas maiores deixam a resposta mais plana, mas perde SPL; caixas menores ganham SPL, mas não descem tanto a frequência.

Eu gosto de respostas mais planas e, normalmente, uso seladas um pouco maiores que o recomendado. Mas isso tem um limite, principalmente se for aplicar muita potência no sub.

Compartilhar este post

Link para o post

minha caixa são 40L (nunca medi, mas foi vendida como se fosse isso), o recomendado são 35,4L (suponho que seja descontando o sub já pois está escrito volume interno "net")

não sei se está TÃO acima assim

Se descontar o volume do sub (uns 2,5 L), sua caixa está com apenas 2 litros a mais do que o recomendado. Não deve detonar o sub.

A resposta dela deve ser um pouco mais plana e respondendo frequências mais baixas, mas perderá SPL. Meu conselho: instale e escute. Se achar que ficou meio "lerda", ou se fizer algum ruído estranho, prepare um pouco de resina com areia e jogue dentro da caixa, procurando distribuir uniformemente. Além de diminuir o volume, vai dar mais resistência para ela.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

mais uma dica entao, resina com areia, capriiiicha no catalizado pq é um cu pra secar

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...