Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
felipeantoniazzi

PHD + CORZUS (!) DIY

Recommended Posts

Boa noite Pessoal!

Vou começar um projeto de som para o meu carro e estou criando esse tópico para ir postando minha experiência e ir trocando ideias com vocês.

Gosto muito de musica, e como cada vez mais estou passando mais tempo no carro graças ao transito aqui de Brasília, resolvi dar uma melhorada no som original do carro.

Meu objetivo é montar um set de qualidade, com um palco sonoro bem definido, e boa resposta para graves, médios e agudos. Não viso SPL, grave tremendo tudo, nem tweeters gritando no meu ouvido. Resumindo, estou procurando um set equibrado.

Li bastante os tópicos aqui do forum antes de escolher os equipamentos e tomei algumas decisões que podem ser arriscadas, mas resolvi testar para ver no que dá! Quero extrair o máximo possível desse primeiro set mais simples, ir aprendendo e conforme for evoluindo, vou alterando o que julgar necessário no set.

Vamos por partes:

Carro: TR4 ano 2004

HU: Inicialmente vou usar o original do carro, dei uma pesquisada no manual e vou fazer as conexões para ter dois pares de saídas RCA 4v e uma entrada auxiliar

Segue a foto do manual, onde tirei a ideia dos chicotes que vou fazer para as RCAs e a entrada auxiliar. Na próxima semana posto o chicote pronto!

foto3nq.th.jpg

Amplificador:

Li bastante sobre opções de amplificadores. Quando o assunto é qualidade, os classe AB são unanimidade, inclusive com destaque na classe de custo benefício para o audiophonic club 800.4

Na pesquisa, também fui verificando quanto aos requisitos de alimentação dos módulos e aí comecei a ficar meio preocupado com relação a usar o audiophonic com a bateria original de 65ah do carro e sobre o aquecimento.

Foi aí que comecei a olhar com mais carinho para os módulos digitais. Sei que a recomendação dos digitais é mais para graves, mas também vi que com o avanço da tecnologia estamos tendo bons resultados também para médios e agudos com os digitais.

Sei que a fama dos módulos da corzus não é boa, mas resolvi apostar que com uma boa instalação e utilização adequada, seria possível extrair um bom resultado desse módulo. Entrei em contato com o setor de engenharia da corzus explicando o que pretendia e o engenheiro Nilton foi super atencioso, me recomendou o modelo HT 3100 e me passou por e-mail as indicações de instalação.

Alimentação:

Pompéia 9mm - tanto para o positivo quanto para o negativo e porta fusível com fuspivel de 40ah o mais próximo possível da bateria.

Também é um assunto controverso, mas seguirei a orientação do Milton de ligar o cabo negativo também direto na bateria.

Cabos RCA

O Milton também comentou sobre a possibilidade de fazer os cabos RCA com cabo RGC e indicou que pesquisasse aqui no forum sobre o assunto.

Resolvi dar uma pesquisada e já montei os cabos com fio RGC59 da kmp e conectores de qualidade.

Kit duas vias:

Resolvi testar o modelo FB 6.1 da PHD, que está sendo bem elogiado aqui no forum.

Seguem as fotos do kit:

kit1a.th.jpg

kit2s.th.jpg

kit3h.th.jpg

(o crossover veio com o capacitor C1, que será isolado, conforme recomendações do representante da marca)

kit4e.th.jpg

kit5.th.jpg

kit6.th.jpg

kit7.th.jpg

De início pretendo montar os mid em baffles inclinados no lugar original da porta.

Fios do kit duas vias:

Esse confesso que não pesquisei muito. Optei pelo santo angelo 2 x 1,5 porque já confio na marca (faço meus cabos de instrumentos com cabos e conectores santo angelo a muito tempo e nunca tive problemas)

SUB:

Como resolvi testar o kit duas vias da PHD, que estava sendo bastante elogiado, resolvi testar também o sub, que ainda não teve nenhum review aqui no forum. Se a qualidade acompanhar a fama do kit duas vias, parece uma boa!

peguei o modelo FV 10.2. 10 polegadas com bobina dupla da 4 ohms.

Seguem as fotos do SUB

sub1i.th.jpg

sub2c.th.jpg

sub3s.th.jpg

sub4i.th.jpg

sub5tr.th.jpg

sub6.th.jpg

Primeiramente vou montá-lo numa caixa selada, conforme a especificação do manual para avaliar o resultado, depois vejo de há necessidade de construir uma dutada.

Fio do SUB:

Para o sub peguei o santo angelo 2 x 2,5

Semana que vem vou iniciar a montagem do kit e vou postando o avanço!

Quaisquer sugestões e críticas são muito bem vindas!

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica de fiação: to usando os da Blitz (tanto speakers como de alimentação), nada a reclamar! Ótimo custo x benefício, e bom de trabalhar com eles.

Peguei com o Jander (janderstyle) aqui mesmo no fórum (dá uma olhada nos classificados qualquer coisa).

Editado por Vinícius MB

Compartilhar este post

Link para o post

UIA! Ancioso pra ver como ficou! Tanto o Kit quanto o Sub são muito interessantes! Num esquece de posta naum heim mano!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa!

Semana pesada de trabalho! porisso dei uma sumida! Ontem chegou a espuma para chicote que tinha encomendado e amahã vou começar a montagem! Conforme for evoluindo vou postando as fotos!

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Pois agora, cada um quer vender o seu peixe. Mas man, tenho raiva de ver os outros sendo enganados, então sou obrigado a te dizer, o amplizinho mentiroso na potencia. O sub é parrudo heim? Quanto custou? Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Fala andré!

O sub mais o kit sairam por 590 já com o frete aqui para brasilia. Só o sub estava anunciado no ML por 290. Depois vi aqui no forum anunciado por 260 pelo ars1804, que também está representando a marca.

Quanto ao módulo, é o que eu falei, no início, eu li bastante criticas quanto à marca. Sei que os primeiros corzus eram mto mentirosos qto a potencia, mas resolvi testar essa linha digital e correr esse risco. Você ja testou esse modelo, ou conhece alguem que já o tenha testado? Tem como medir a potencia real de saída em casa? Se tiver como posso inclusive fazer o teste e postar aqui os resultados.

Não estou ganhando nada nem da corzus nem da phd estou testando para mim mesmo para ver no que dá. Acredito que os resultados serão bons, senão não estaria fazendo, mas estou ciente dos riscos que estou correndo! :D

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Pois agora, cada um quer vender o seu peixe. Mas man, tenho raiva de ver os outros sendo enganados, então sou obrigado a te dizer, o amplizinho mentiroso na potencia. O sub é parrudo heim? Quanto custou? Abraço!

Fala aí qual é o amplificador?

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, instalei o ht600 e sinceramente, não rendeu nada. 180A de bateria e clipava facil facil. Não tem 600rms. Quanto aos testes de potencia, é meio complicado, requer alguns equipos e um bom nivel de conhecimento. Quem faz testes direto e pode te dar uma luz é o Ernany. Valeu, abraço e fico no aguardo pra ver como ficou!

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma pesquisada e achei esse artigo aqui:

http://autosom.net/artigos/medindo_potencia_rms.htm

Esse Fds vou tentar instalar o set e avaliar os resultados no ouvido.

Depois corro atras de umas resistências de chuveiro para fazer o teste da potência e postar os resultados!

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Oi mixirica! eu que estou montando. O Carlos da boom audiosystem me deu umas dicas de instalação e sou seguir essas dcas dele mais as que o engenheiro ca corzus me passou, mais algumas coisas que aprendi lendo os ópicos aqui do forum!

:D

Amanhã promete! kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Oi mixirica! eu que estou montando. O Carlos da boom audiosystem me deu umas dicas de instalação e sou seguir essas dcas dele mais as que o engenheiro ca corzus me passou, mais algumas coisas que aprendi lendo os ópicos aqui do forum!

:D

Amanhã promete! kkkkk

Tenho um amigo que ta som um set igual ao seu,so que o kit e o 6.2, com modulo clarion e phd,quanto pagou no corzus ?em breve vou montar um sistema tambem ,o pessoal daqui nao marca um encontro,tava falando com o alexandre parece que chegou de 4 polegadas tambem,vou ver se cabe do lado esquedo painel,ta montando em casa?voçe e do plano piloto?qualquer coisa levo umas musicas para testar,trabalho com home theater. Editado por mixirica

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Mixirica!

Moro no grande Colorado.

Acabou que hoje não consegui montar o som! Ontem fui na leroy merlin, não me aguentei e acabei comprando mais umas ferramentas e hoje passei o dia tentando organizar a zona da minha oficina! kkkkkk

Amanhã eu vou ter que trabalhar, mas durante a semana vou montar o som devagarinho.

Vamos marcar sim, pode ser para o proximo fim de semana?! Se mais gente do forum animar seria melhor ainda! bom para podermos comparar os resultados e tirar conclusões mais precisas.

O Thiago da PHD disse que me mandaria um kit 3 vias que chegou para ele, pare eu testar também e comparar o resultado com o do

Paguei 400 reais no modulo, já com o frete.

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Hoje começou a labuta!

Seguem as fotos de até onde deu para chegar:

Chicote para saída auxiliar do player montado:

chicotey.th.jpg

Cabos RCA com RGC 59:

caborca.th.jpg

Caixa selada do sub com 15,6 litros, conforme especificações do fabricante: (ainda falta cobrir com carpete e instalar o falante, com as bobinas em paralelo.)

caixasub1.th.jpg

caixasub2.th.jpg

Quinta feira, se Deus quiser, tem mais!

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Como você estava acostumado com o som original, quando a instalação estiver pronta você vai sentir uma grande diferença. Lembre-se que a instalação bem pensada e executada tem grande peso no resultado do áudio. Se você entrar no caminho do SQ, o virus do Up vai pegar você rápido. Quando tiver oportunidade, ouça sets voltados para qualidade para ter uma idéia do que você procura. Em Sobradinho, salvo engano no Condomínio RK , tem um colega aqui do fórum que talvez possa te ajudar. Ele faz instalações e é representante de alguns produtos de áudio. É o Jurandir: http://autoforum.com.br/index.php?showuser=6946

Vamos ver se agitamos o encontro pra trocar umas idéias.

Boa sorte e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! valeu pela dica Sérgio!

Estava pensando exatamente isso mesmo! Eu não tenho muitas referências de som automotivo de qualidade. Porisso que acho que seria muito bacana se marcassemos uns encontros do pessoal de SQ aqui em Brasília. Quando o som tiver pronto Vou procurar o jurandir.

Eu gosto MUITO do serviço do Carlos, da boomaudiosystem (http://www.boomaudiosystem.com.br) a instalação dele é primorosa e ele entende de calculo de caixas, palco sonoro, etc... Eu ia fazer o projeto e instalação com ele, mas quero pazer tudo em casa para ir brincando! KKKK Ele está me dando muitas dicas nessa instalação.

Como refrência de som, costumo comparar os resultados com meu home (um kit onkio que não é lá essas coisas, mas tem uma qualidade razoável) e com o som dos meus fones k44 da AKG (que gosto MUITO!).

Quero caprichar o maximo que puder no quesito instação. E já estou ciente no virus do UP! (inclusive já estou vendo um player novo aí... kkkk) Mas quero ir por partes! Extrair o máximo que puder desse set, ir aprendendo e depois ir fazendo os ups. Para mim o processo de evolução faz parte do hobby, não ia ver muita graça eu já pegar um carro pronto com um som hi-fi top de linha.

Primeiro quero aprender, testar, educar os ouvidos e ir fazendo os ups conforme for vendo necessidade! Aproveitando as experiências do pessoal aqui do fórum, claro!

Abraço!

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje de manhã arrumei um tempinho para começar a instalação.

Comecei a preparar os cabos de energia para ver se amanhã consigo instalar o resto.

Como referência, tenho as instalações que já vi co Carlos da BoomAudiosystem, que me apresentou a espuma para chicote e o espagueti termo contratil (desde então quase não uso mais fita isolante! graças a Deus!) e os posts que li no forum.

Aqui, a preparação do pedacinho de cabo que vai ficar entre a bateria e o fusível (estanhei a ponta e fiz o acabamento com o espagueti termocontrátil):

energia1.th.jpg

Aqui o porta fusível, com fusível de 40 (conforme especificações do fabricante do módulo) já no cabo.

energia2.th.jpg

Conforme, falei nos posts anteriores, estou passando o cabo positivo e o negativo direto da bateria.

Aqui, passando a espuma para chicote para fazer o acabamento nos cabos de energia + o fio do remote

energia3.th.jpg

Aqui os cabos chegando ao porta-malas, onde vai ficar o módulo

energia4e.th.jpg

Vou passar os cabos RCA e os de audio dos auto falantes pelo outro lado para organizar melhor a fiação e evitar interferências e ruídos.

O Milton (engenheiro da corzus) orientou que passasse os cabos de audio pelo meio do carro e os RCA pelo outro lado, mas não estou disposto, por enquanto, a arrancar os bancos e levantar o carpete para passar os cabos pelo meio do carro. Então os de audio vão do mesmo lado dos RCA mesmo.

Amanhã espero conseguir instalar o resto dos equipamentos para ver os primeiros resultados.

[]s

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu passei os cabos do meu Fluence sem precisar arrancar os bancos, usei uma guia de instalação residencial.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...