Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
offtime

O que é audiofilia? Como encarar essa questão?

Recommended Posts

Mas voltando a analogia.

Alguém só pode ser considerado um enófilo se ele for um enólogo, ou cinéfilo se ele for crítico de cinema?

a "filia" está no você GOSTAR de alguma coisa, não conhecer alguma coisa (que viria do sufixo "ologia"). Eu acho o termo audiófilo correto para descrever 100% das pessoas que entram no hifi.

Agora, ser autoridade em algum assunto é completamente diferente. Como disseram, normalmente quem detem a autoridade gastou muito tempo com isso e deve cobrar pela informação. Mas isso quer dizer que ninguém que participe daqui pode dar algum tipo de contribuição? Se for assim pode fechar o forum inteiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque te dá prazer ver que alguem gastou mais e nao conseguiu um resultado bom? Vc devia é pensar, como eu posso ajudar esse cara a alcançar um resultado melhor já que ele esta partindo de uma eletronica em teoria superior. Esse tipo de pensamento que eu NÃO queria ver aqui.

mas o legal mesmo, é voce ter um set de x, e entrar em um carro que custou 10x escuta-lo e pensar com vc mesmo: "uai mas não tem nada demais é so marca"

pra mim isso não tem preço

e que as vezes só tocam bem musicas de teste, ou musicas sem dinamica, quero ver colocar a prova em um bom metal o que as vezes enche os olhos não enchem os ouvidos

Compartilhar este post

Link para o post

Conversar pessoalmente é uma coisa, elucidar dúvidas em Forum nacional é bem diferente. Em relação a instalação cada um vende o seu peixe sem problema nenhum, agora "puxar sardinha" em relação a equipamentos é que é o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre fidelidade, bom muita gente procura fidelidade o famoso HI-fi, ai entra em um carro e diz, nossa a voz dessa cantora esta meio anazalada,ai vai lá e da uma equalizada em 1k(exemplo) pra ver se abre um pouco, etc... mas perai, como vc sabe que esta dita cantora não tem mesmo a voz anasalada? só pq ouviu no carro de fulano e lá não estava ansalada??? e se ao vivo ela tem essa voz anasalada? então vc esta procurando ser fiel ao audio do carro de referencia e não da obra em si...

falar de alta fidelidade é compicado...

acho que o ideal é vc procurar oq te satisfaz, e dane-se quem disser o contrário... acho que o audiota é meio isso, vai atras doque os outros falam...

eu gosto é de música, e da forma que me agrade, tem música que gosto de ouvir com mais grave, outras prefiro dar um up nos médios, etc... Hifi pra im é só um termo...imagina ouvir um black em um som totalmente Flat (que saco)

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não existem pontos em que um ambiente automotivo pode se destacar mais do uma configuração residencial...

Poder pode. Mas isto vai variar de carro para carro. Tira a neutralidade.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Mas voltando a analogia.

Alguém só pode ser considerado um enófilo se ele for um enólogo, ou cinéfilo se ele for crítico de cinema?

a "filia" está no você GOSTAR de alguma coisa, não conhecer alguma coisa (que viria do sufixo "ologia"). Eu acho o termo audiófilo correto para descrever 100% das pessoas que entram no hifi.

Agora, ser autoridade em algum assunto é completamente diferente. Como disseram, normalmente quem detem a autoridade gastou muito tempo com isso e deve cobrar pela informação. Mas isso quer dizer que ninguém que participe daqui pode dar algum tipo de contribuição? Se for assim pode fechar o forum inteiro.

Man, eu não disse que não devem dar contribuição, mas sim que estão certos em não participar, pelo menos não puxam sardinha aqui pra nenhum dos lados... mas no dia a dia devem sim puxar sardinha pro lado deles...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo parabéns para vc, como disse antes não vou discutir sobre este assunto.

em relação a analogia muitos aqui veem o termo audiofilo como um ser inalcançável o senhor do conhecimento, e nada mais é do que um entusiasta de um bom sistema??

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo parabéns para vc, como disse antes não vou discutir sobre este assunto.

em relação a analogia muitos aqui veem o termo audiofilo como um ser inalcançável o senhor do conhecimento, e nada mais é do que um entusiasta de um bom sistema??

Man, sinceramente vc é mal educado pra caramba, to conversando de boa... mas deixa pra lá, tem coisas que é melhor ignorar... segue o tópico

fica na paz

Compartilhar este post

Link para o post

Mas voltando a analogia.

Certo!!!!! A maioria do forum pode se considerar aprendiz de audiófilo pois muitos dizem gostar , mas na verdade querem suprir a necessidade de aparecer pra determinado grupo com equipamentos mega caros e expressivos , esses talvez um dia irão gostar realmente de ouvir , apreciar, distinguir racionalizar (o que pra mim é o mais importante ) a musica como um todo!!!!!

Aprendo muito com algumas pessoas no forum, os encontros aqui em Curitiba estão ficando animados e instrutivos , Gariba é uma pessoa que manja muito do DIY no quesito instalação , Guilherme me dando dicas e me ajudando em regulagens , até porque ele também está aprendendo,só estou citando 2 pessoas que me ajudam e que devo agradecimentos aqui na minha cidade. Gosto muito de topicos que enriquecem o meu aprender e por isso a idéia de uma associação veio a tona e que pelo jeito ja morreu também pois uma andorinha só não faz verão , como diz os membros mais experientes da minha familia!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda sobre os "mestres". Sério, pense um pouquinho em PORQUE eles não contribuem mais aqui.

Simplesmente pq o pessoal perde muito tempo reclamando e questionando a autoridade da pessoa ou a validade do que ela falou! Chega uma hora que enche o saco tentar passar alguma coisa num lugar que o pessoal fica fazendo tempestade em copo d´agua. Um dia eles veem que não estão ganhando nada com isso, só se incomodando. E aí vão embora ganhar dinheiro e ajudar quem vai atrás de ajuda. È assim que o forum perde pessoas que podiam contribuir muito e com autoridade.

O ideal seriam essas pessoas participarem como uma "coluna" no forum, onde ninguem poderia dar reply e pronto.

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

O termo audiófilo ao pe´da letra seria uma pessoa que gosta muito de audio...

eu gosto de áudio, de música... mas tbm soou entusiasta de equipamentos, não gosto de só de ouvir, gosto tbm de ver um boma equipamento bem instalado..

é como a comida que dizem que vc deve comer com os olhos tbm...

mas minha paixão mesmo é música, seja em uma fatlady ou grande utopia, ou no meu ipod no fone de ouvido de 30 reais... os equipos e instalação pra mim vem depois da música em si...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda sobre os "mestres". Sério, pense um pouquinho em PORQUE eles não contribuem mais aqui.

Simplesmente pq o pessoal perde muito tempo reclamando e questionando a autoridade da pessoa ou a validade do que ela falou! Chega uma hora que enche o saco tentar passar alguma coisa num lugar que o pessoal fica fazendo tempestade em copo d´agua. Um dia eles veem que não estão ganhando nada com isso, só se incomodando. E aí vão embora ganhar dinheiro e ajudar quem vai atrás de ajuda. È assim que o forum perde pessoas que podiam contribuir muito e com autoridade.

O ideal seriam essas pessoas participarem como uma "coluna" no forum, onde ninguem poderia dar reply e pronto.

Ok, então me diga um tópico onde os grandes mestres acima citados elucidaram alguma dúvida de algum usuário?

Compartilhar este post

Link para o post

:+1

Eu acho que isso é ser audiófilo, eu sou exatamente assim também. Acho fantástico ver um set com um amp Mcintosh instalado, já tive no meu carro e é lindo ver os meters azuis na hora que vc abre o porta-malas rs

O termo audiófilo ao pe´da letra seria uma pessoa que gosta muito de audio...

eu gosto de áudio, de música... mas tbm soou entusiasta de equipamentos, não gosto de só de ouvir, gosto tbm de ver um boma equipamento bem instalado..

é como a comida que dizem que vc deve comer com os olhos tbm...

mas minha paixão mesmo é música, seja em uma fatlady ou grande utopia, ou no meu ipod no fone de ouvido de 30 reais... os equipos e instalação pra mim vem depois da música em si...

abs

Compartilhar este post

Link para o post

concordo plenamente,queria muito ter a opinião não só das pessoas que julgo conhecer do assunto realmente e sim de outras que são aclamados não só no forum, mas no seguimento como um todo!!!!!!!! Não gosto muito do bate boca no forum, mas também entendo que existem algumas discussões benéficas que fazem você pensar 2 vezes antes de tomar decisões precipitadas, tiro todo o mimimi como aprendizado mas estou sempre de olho !!!!! O deboche e o sarcasmo é que me deixa desanimado!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, eles não fazem isso. Se fizessem ia vir algum pseudo-conhecedor e iria querer contrariar o que ele disse ou falar que a pessoa tem que ir ela mesma ouvir e tirar as suas próprias conclusões.

Eu mesmo que não sou lá grande coisa já evito falar qualquer coisa por aqui, mas sempre procuro ajudar quem me procura por MP. E olha que não são poucas as pessoas.

Ok, então me diga um tópico onde os grandes mestres acima citados elucidaram alguma dúvida de algum usuário?

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente, eles não fazem isso. Se fizessem ia vir algum pseudo-conhecedor e iria querer contrariar o que ele disse ou falar que a pessoa tem que ir ela mesma ouvir e tirar as suas próprias conclusões.

Eu mesmo que não sou lá grande coisa já evito falar qualquer coisa por aqui, mas sempre procuro ajudar quem me procura por MP. E olha que não são poucas as pessoas.

Foi como falei com o Black-belt (ele interpretou de uma forma grosseira a intenção não foi essa) esta discussão não vai chegar a um final nunca, cada parte tem razão.

O que o forum deve fazer? aceitar que são os donos da verdade, seres supremos e não podem ser contrariados jamais, porque toda vez que foram a primeira atitude é denunciar ao moderador e sumir...

Compartilhar este post

Link para o post

Não brother, por isso que eu falei em uma coluna. Eles podem postar o que quiserem. Nós aceitamos que aquilo veio de uma autoridade no assunto e não ficamos enchendo o saco dessa pessoa. Se quiserem depois abrir um tópico pra discutir o que o cara falou na coluna blz, mas sem ninguém achar que é obrigação dele defender o seu ponto de vista.

Isso é autoridade.

Da mesma forma. Um doutor em engenharia escreve um artigo qualquer. Eu posso sim abrir uma discussão dizendo que eu não concordo. Mas ele é uma autoridade e eu não, eu sou um graduado apenas. Ele não tem obrigação nenhuma de rebater o que vc diz.

Compartilhar este post

Link para o post

Aposto que nenhum deles postariam alguma coluna sem ser remunerado. Eles postavam aqui quando tinham algum interesse comercial, abriam tópicos mostrando trabalhos e produtos do qual faziam parte somente isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa, eu acho que podemos sim chegar num ponto comum. Não que todo mundo vá concordar em TUDO.

Eu queria no final de cada "tópico de discussão" poder chegar aos pontos comuns e não comuns da discussão, ou seja, gerar um resultado e não simplesmente ficarmos divagando a esmo aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser. Mas eles que teriam condição de dar uma contribuição com um bom embasamento. Aí caberia a nós avaliar o quanto daquilo é pura propaganda e o quanto pode ser aproveitado.

Enfim, como eles não postam mesmo resta a nós como um conjunto de pessoas com o mesmo "objetivo" gerar conhecimento.

Aposto que nenhum deles postariam alguma coluna sem ser remunerado. Eles postavam aqui quando tinham algum interesse comercial, abriam tópicos mostrando trabalhos e produtos do qual faziam parte somente isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser. Mas eles que teriam condição de dar uma contribuição com um bom embasamento. Aí caberia a nós avaliar o quanto daquilo é pura propaganda e o quanto pode ser aproveitado.

Enfim, como eles não postam mesmo resta a nós como um conjunto de pessoas com o mesmo "objetivo" gerar conhecimento.

Perfeito, faço das suas palavras as minhas...abs

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre fidelidade, bom muita gente procura fidelidade o famoso HI-fi, ai entra em um carro e diz, nossa a voz dessa cantora esta meio anazalada,ai vai lá e da uma equalizada em 1k(exemplo) pra ver se abre um pouco, etc... mas perai, como vc sabe que esta dita cantora não tem mesmo a voz anasalada? só pq ouviu no carro de fulano e lá não estava ansalada??? e se ao vivo ela tem essa voz anasalada? então vc esta procurando ser fiel ao audio do carro de referencia e não da obra em si...

Depende. Se tem um sax alto tocando junto, geralmente ele fica duro. Guitarras e alguns violões tendem a ficar problemáticos.

É claro que o cara que diz isto ouvindo a primeira sílaba, sem se atentar a detalhes, sem ouvir outras faixas, óbviamente é uma pessoa que está mais interessada em defeitos que em áudio. Não é uma opinião a ser levada a sério, pois todo sistema tem deficiências, e nem sempre uma deficiência é problemática. Às vezes as vozes dão uma anasaladinha, mas no geral o sistema se mostra coerente. Tem que ver o que é e o que não é defeito.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Depende. Se tem um sax alto tocando junto, geralmente ele fica duro. Guitarras e alguns violões tendem a ficar problemáticos.

É claro que o cara que diz isto ouvindo a primeira sílaba, sem se atentar a detalhes, sem ouvir outras faixas, óbviamente é uma pessoa que está mais interessada em defeitos que em áudio. Não é uma opinião a ser levada a sério, pois todo sistema tem deficiências, e nem sempre uma deficiência é problemática. Às vezes as vozes dão uma anasaladinha, mas no geral o sistema se mostra coerente. Tem que ver o que é e o que não é defeito.

Então kleber, a questão da voz anasalada foi apenas um exemplo, mas pode ser em outras frequências tbm ... por isso eu digo que alta fidelidade é meio subjetivo,, até pq oq pode soar estarnho pra mim pode nãos er pra vc e vice versa...

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Em matemática podem existir teorias idiscutíveis.

Em arte, não. Logo, cada um é apto a discutir e discordar dentro daquilo que é capaz de ouvir (ouvir de forma crítica, claro. O ato de ao menos entender o que está ouvindo). Eu gosto disto, mas infelizmente muita gente que saiu o fez por não aceitar discordâncias, ou não saber lidar com elas (sem citar nomes, mas aconteceu aqui, no trio, no SPL, e em muitos outros).

Eu, por exemplo, sempre discordei do método do Mauro (não estou aqui falando de forma pejorativa), de usar falantes em off axis, frente-a-frente. Até mudei o direcionamento pra ver "in loco" como era aquilo.

Ele tem formação consolidada em campeonatos, onde a questão do palco tem importância. Ganha-se em muitos aspectos, mas para mim o que se perde (gosto pessoal aqui) é muito mais importante que um palco profundo e bem distribuído (embora com imagem desfocada, por conta da predominância de reflexões sobre a radiação direta).

Neste aspecto a gente discordava. Não que um estivesse certo e o outro não. Acho que é este o ponto. Formas existem muitas, muito mais do que imaginamos ser possível. O que muda é o gosto pessoal, calçado na experiência de cada um. Hoje muita coisa que eu penso é diferente do que eu dizia em 2004, por exemplo.

A audiofilia é saudável enquanto nos leva ao divertimento. Quando ela passa a alimentar o ego, a coisa está errada.

Muito boa a discussão até aqui. Espero que leiam meu post não como crítica a ninguém, tendo em vista a fase mais melindrosa por qual passa o fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Então kleber, a questão da voz anasalada foi apenas um exemplo, mas pode ser em outras frequências tbm ... por isso eu digo que alta fidelidade é meio subjetivo,, até pq oq pode soar estarnho pra mim pode nãos er pra vc e vice versa...

abraços

Então, apenas exemplifiquei como uma avaliação precipitada pode levar a uma visão distorcida do processo.

A alta fidelidade é abstrata mesmo. Gosto pessoal e aspectos psicológicos, organização cerebral... tudo influi. E muda toda a percepção.

Quem já fez PNL deve ter mais ou menos uma noção do porquê gosta de determinadas coisas. Eu sou absurdamente analítico por conta da minha organização cerebral, e o PNL me mostrou isto.

Logo, aquilo dito ali é meramente uma opinião pessoal mesmo. Quando alguém me pergunta o que eu achei do set, digo o que pensei conforme meu gosto, e sento lá com a pessoa pra mexer e ver se ela vai gostar. Tem gente que acata, tem gente que não, que prefere de outro jeito. Vai de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...