Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Galera, saudações...

Tô precisando de ajuda de alguém que manja bastante de som aí !!!

O negócio é o seguinte, tô tentando achar uma maneira de tirar um melhor aproveitamento com o som que tenho em mãos. No momento não tô querendo gastar com som, então tô quebrando a cabeça para casar as impendâncias aqui junto com as potências para ter um melhor ganho no meu som.

Peço humildemente a ajuda de alguém que manja para me orientar.

Vamos lá:

O que tenho:

1 CD Kenwood (não tem saída RCA)

1 conversor de fios p/ RCA (2 canais) - utilizo para mandar p/ o módulo que entra RCA

1 par de falantes 6X9 HBUSTER 110 RMS cada (total 220RMS)

1 Kit 2 vias midbass HBUSTER com crossover 90 RMS cada (180RMS total)

1 caixa dutada com falante 10" HBUSTER KILLER 600 RMS (bobina dupla 4+4homs)

1 módulo Profile California 600sx

( Stereo 2 homs - 2 canais de 225RMS cada)

ou Bridge (MONO 4 homs - 1 canal 450RMS)

No momento estou usando o módulo como bridge na caixa e o restante dos falantes apenas na saída do rádio, sem módulo, porém o falante da caixa é bobina dupla 4+4, então tá em série, para dar 8 HOMS, porque se eu ligar em paralelo, fica com 2 homs e o módulo não suporta.

Porém acredito que deva ter uma forma de melhorar o rendimento, conto com o entendimento de vcs.

Aproveitando o ensejo, tenho uma dúvida em relação aos falantes bobina dupla:

Sendo o falante bobina dupla, sei que se eu ligar em paralelo terei 600RMS.

Mas e as ligações abaixo?????

1º - eu ligando apenas uma bobina (4 homs), terei somente 300RMS???????

2º - eu ligando em série (4+4)= 8 homs, terei somente 150RMS???????

OBS>: Meu módulo aceita ligação TRI-MODE, ou seja, mono e estéreo junto.

Não consegui postar a foto aqui.

Na ligação TRI-MODE, os dois canais estereo suportam 2homs cada e o mono em bridge suporta 4 homs.

Sugestões, fiquem à vontade.

Obrigado pelo espaço e agradeço desde já a atenção de todos.

Abraços...

Editado por kauks

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está praticamente tudo certo o que você falou. Se você ligar o subwoofer em 8 ohms , o amplificador deve enviar por volta de 50% a 60% a menos que enviaria na impedância correta (4ohms), e eu não ligaria apenas uma bobina.

Vendo o seu amp , ele me parece ser bom , e como eu torço o nariz para ligação em tri-mode , te aconselho a comprar um amp apenas para o kit 2 vias e 6x9.Como seu player não tem saída rca você poderia usar um sd200.2 ou com outro adaptador rca pegar um sd250.2.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza P-mAV, valeu a sugestão. Farei isso futuramente, vou comprar um módulo só para o stéreo.

Por enquanto arrisquei. São 2 canais, então liguei em um canal um 6x9 com um kit 2 vias em série, ficando com 8 homs. No outro canal fiz a mesma coisa, e como o módulo aceita tri-mode, liguei o sub com as bobinas em série também, para ficar com 8 homs, ou seja, ficou com 8 homs no sub em bridge e com 8 homs em cada canal do estéreo.

Pelo manual do módulo quando utiliza a ligação tri-mode, recomenda-se não colocar menos de 2 homs nos canais estéreo e não colocar menos de 4 homs no canal em bridge para o sub.

O problema é que meu falante do sub é bobina dupla 4+4, ou seja, não consigo deixar ele com 4 homs, somente 2 homs ou 8 homs. Isso é ruim pois não utilizo a potencia toda do módulo.

Agora só vou precisar de um passa baixa para filtrar o sub, pois em tri-mode não tem como utilizar o crossover do módulo, tem que ser full-range.

Nos canais estéreo o módulo aceita 2 homs, pensei em ligar em paralelo o 6X9 com o kit duas vias, mas tô com medo de forçar muito e queimar o módulo.

Se alguém manjar de ligação tri-mode, aceito sugestões ou orientações.

Pesquisei bastante no google sobre falante de bobina dupla, mas cada um fala uma coisa.

Tipo tenho dúvida se eu posso utilizar apenas uma bobina do falante. Caso faça isso, teria os 4 homs no sub, porém ninguém sabe ao certo dizer se utilizando apenas uma bobina, teria o total da potencia do falante ou somente metade. Um outro blog o cara da BRAVOX disse que utilizando uma bobina vc consegue a potencia total, outros blogues já dizem o contrário, então tá meio indefinido.

Mas agradeço e qualquer sugestão, sou puro ouvidos....

abraçoss

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...