Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fretta

O que realmente ouvem os audiófilos?

Recommended Posts

Pra sim sempre foi esse o esquema. Música primeiro sistema depois.

E pra mim o sistema tem que ser musical!

Tem sistema que vc ouve o bater das baquetas dum baterista trocando por um par de vassourinhas. Legal não? É...O fo** é que não dá nem pra ouvir meia hora que dá uma fadiga auditiva do caraio!

Sistema musical PRA MIM é aquele que te faz bater os pés, cantarolar, não essa po*** analítica ao extremo que muita gente adora chamar de raifái...Toca maravilhosamente um ou outro CD audófilo, mas caga na reprodução de 99% dos outros!

Poha boccotte você falou tudo que eu queria falar e não sabia como

Hahaha

É isso ai mesmo

Sent from my Arc S using Tapatalk App.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não sei acho as opiniões por aqui muito extremistas. Eu considero meu set analítico mas acho que ele toca praticamente tudo muito bem. Já tive sets que eu achava mais warm mas que a experiência no geral era pior do que o que eu tenho hoje. E eu gosto de ouvir um set de alta fidelidade tocando coisa bem gravada.

Alias o pessoal fica chiando muito falando que não existe fidelidade absoluta que hifi e lenda. po*** presta atenção, hifi e ALTA fidelidade, não fidelidade absoluta 100%. E caramba hoje meu set me proporciona ouvir música de um jeito que eu nunca havia podido ouvir, tudo isso no conforto do meu carro na hora do transito sem gastar um tostão, o que e BEM diferente da experiência de ir num show ao vivo. Alias show esse que vai ser caro pra caramba num lugar lotado e as vezes que vai ter uma qualidade cretina como o teatro positivo aqui em Curitiba.

Enfim concordo que um set tem que te fazer sorrir e não te forcar a ouvir música que vc não goste. Os poucos que me conhecem sabem a raiva que eu fiquei da tal da spanish harlem pelo simples fato que uma época todo mundo só queria ouvir aquilo no sistema. Agora a realização pra mim e que eu tenho um set que eu boto pra tocar no transito e não quero nem saber quanto tempo vou demorar pra chegar. As vezes até me enrolo pra terminar de ouvir alguma coisa.

Em suma a minha opinião e que eu prefiro ouvir música boa, bem gravada e num bom sistema do que música boa, mal gravada e num sistema medíocre. E outra coisa o pessoal reclama que deveríamos parar de falar de detalhes e fala mais de música. Mas sinceramente, o que une o pessoal do forum não e o gosto musical de cada um e sim a apreciação pela reprodução musical, ou estou enganado? Senão cada um que vá pra fanpage da sua banda predileta!

Observação: eu ouço absolutamente TUDO! Funk, sertanejo, eletrônica, hip hop, pop, rock, metal... Depende do dia e da vontade que der. Ultimamente por exemplo eu estava começando escutar com carinho Rolling Stones.

E hoje se vc for escutar meu iPod (sim eu não me importo de usar um iPod na entrada auxiliar do drz) vc vai encontrar Martinho da Vila, Oasis, The Strokes, Calexico, Engenheiros do Havaí e Dave Matthews Band.

Compartilhar este post

Link para o post

E mais um adendo, eu me lembro até hoje deu ouvindo música no sistema do meu irmão que era um sq decente na década de 90 e achando aquilo fantástico. E eu gosto de ver hoje a minha mulher que não se interessa por audio gostar de ouvir música no meu carro pq ela consegue perceber a diferença.

E outro dia mesmo quando dei carona pra uma amiga fiquei satisfeito quando ela que conhecia bastante de música elogiou o sistema e fez observações sobre coisas e detalhes que eu considerava de interesse mais do audiofilo do que do musico.

Ou seja, sistema hifi não e loucura da minha cabeça, coisa que eu me condicionei a ouvir pra justificar o investimento que eu fiz. E algo que esta lá e que e legal de ir atras e conseguir atingir um resultado que te de mais prazer em algo tão bom quanto ouvir música.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que as opiniões, mesmo contraditórias, tem o seu valor.

Eu me vejo concordando e discordando em várias partes das mais diversas opiniões.

A verdade é que para mim não importa muito o sistema ou a música. A coisa só tem que me fazer bem!

Editado por Bruno Malachini

Compartilhar este post

Link para o post

Alias o pessoal fica chiando muito falando que não existe fidelidade absoluta que hifi e lenda. po*** presta atenção, hifi e ALTA fidelidade, não fidelidade absoluta 100%.

Exatamente, off. Não existe fidelidade absoluta. Existe a busca por uma maior fidelidade.

A questão é que existe uma linha que defende o "topo do pinheiro". Expressão que a gente não lê por aqui, mas que nas entrelinhas é a mesma coisa. A ideia que existe o "topo", que possa existir o "padrão" de alta fidelidade, ou uma escala fixa, onde a avaliação é absoluta. É o tal do "não existe gosto pessoal, alta fidelidade é alta fidelidade e ponto final".

Vida real mesmo, existe muita falácia. Topo do pinheiro mesmo é a expressão que sempre vem acompanhada do barulho da caixa registradora.

Se formos pra análise pesada, não existe o sistema de ALTA FIDELIDADE, pois jamais ele será AMPLAMENTE fiel. Ele será sempre uma aproximação em algum ponto, ignorando os outros pontos. Cada sistema se aproxima da fidelidade de um modo, e é por isto mesmo que não existe o padrão. Se existisse, na realidade, o padrão seria bem diferente da audição ao vivo.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

VOu ter que falar de alguns pontos. Primeiro, eu acredito sim que vc consiga um sistema com alta fidelidade. Até porque o quao alta é nao é necessariamente uma comparaçao com o real, mas sim o quao mais proximo ele chega perto de outros sistemas. É mais uma escala comparativa do que relacionada a um valor absoluto. Concordo que o topo do pinheiro nao existe, mas sim uma escalada que sempre se aproxima mas nunca chega lá. Algo como um limite matemático pra quem entende o raciocínio. Alias, hoje tenho o mesmo set por oq, 2 anos? Eu me sinto satisfeitíssimo com ele. Pode ser que esse seja o meu "topo do pinheiro".

Gosto pessoal e percepçao influenciam? Claro que sim, mas por isso mesmo que digo que cada um tem o seu pinheiro. Pra mim desde o meu primeiro sistema eu percebi uma melhora perceptivel em todos os que eu montei. Agora pra alguem de fora o quao bom ele é vai depender das referências e gosto dessa pessoa específica. O que nós tentamos aqui é passar a experiência pessoal de cada um e quem lê poder tirar suas próprias conclusões.

Se eu digo que o DAT é o melhor amp que eu já tive, mesmo que eu tenha tido um mcintosh MCC, essa é a minha verdade. Vc pode levar isso em consideraçao para uma escolha pessoal sua se vc acreditar que eu tenho credibilidade ou vc pode querer ouvir por si proprio e tirar sua propria conclusao, o que seria o ideal. Acontece que aqui eu posso analisar a escolha de muitas pessoas sem precisar sair de casa, o que é o mais legal do forum.

Outra coisa, o pessoal fala muito MAL de equipamentos, como se eles fossem o lado ruim do hobby e diz que só a musica importa. EU discordo! Eu gosto muito TAMBEM de equipamentos, alem de musica. Uma coisa nao exclui a outra e pra mim são os dois juntos que me deixam completamente satisfeito. Afinal, no exemplo dos motoqueiros. ELes estao ERRADOS ao falar de motos, ficar olhando, e admirando e mexendo nelas enquanto poderiam apenas apreciar a natureza? Claro que não. Mas o que cada um gosta mais, se de moto ou da liberdade que ela proporciona ai vai de cada um.

Tem gente que é diferente mesmo e gosta apenas de SOM e não de musica. Quem sou eu pra culpar essas pessoas? Da mesma forma que nós respeitamos o gosto musical de cada um aqui também precisamos aprender a respeitar o objetivo de cada um dentro do hobby que escolhemos.

Editado por offtime

Compartilhar este post

Link para o post

Acontece que aqui eu posso analisar a escolha de muitas pessoas sem precisar sair de casa, o que é o mais legal do forum.

E como é que se analisa um equipamento de áudio sem ouví-lo?

Compartilhar este post

Link para o post

VOu ter que falar de alguns pontos. Primeiro, eu acredito sim que vc consiga um sistema com alta fidelidade.

Este é o ponto. Eu, ao menos, não disse (no outro tópico) que ela não existe. Ela existe, mas não com a forma como muitos proclamam.

Você não tem um sistema DE alta fidelidade. Você buscou a fidelidade no seu sistema, em algum aspecto (reconstrução de imagem estereofônica, musicalidade, ambiência, precisão tonal, etc), e, esta busca, intensa, te leva a ter uma fidelidade considerável neste ponto. Você buscou a alta fidelidade, mas esta não é um título de um equipamento, por exemplo.

Por exemplo, tenho certeza absoluta que, no teste em SP, se tivesse um amplificador single ended com válvula 300B, tocando um par de waferdales de 12", tudo capitaneado por um vinil, seria DURAMENTE criticado. Agudos ruins, inexistentes, médio pronunciado... Para muitos, seria a antítese de um hi-fi.

Agora, muita gente vai às lágrimas com um sistema deste. Basta apresentá-lo a outro perfil de público. Um perfil que se ligue à fidelidade por aspectos diferentes do primeiro grupo.

A mesma coisa vale quando pensamos em finalidade. Um set que objetive a alta fidelidade em música clássica será duramente criticado caso seja ouvido com jazz. Dirão que a imagem é desfocada, borrada, não se sustenta. Isto porquê música de câmara é tão pensada em termos de ambiência, que as salas onde são tocadas são completamente vivas, ao ponto de reverberar (claro, abaixo de 24ms, logo, não falo em eco).

Um set com 2 subs de 15", tocados por um amplificador digital de alguns milhares de watts pode ser considerado hi-fi?

CLARO.

Qual é a finalidade dele? Se for tocar música eletrônica, é sim!

Logo, o problema é exatamente o tal do RÓTULO. A fidelidade é algo tão diverso, que varia do gosto pessoal, da organização psicossensorial do ouvinte, e até mesmo da finalidade daquilo!

Se eu digo que o DAT é o melhor amp que eu já tive, mesmo que eu tenha tido um mcintosh MCC, essa é a minha verdade. Vc pode levar isso em consideraçao para uma escolha pessoal sua se vc acreditar que eu tenho credibilidade ou vc pode querer ouvir por si proprio e tirar sua propria conclusao, o que seria o ideal. Acontece que aqui eu posso analisar a escolha de muitas pessoas sem precisar sair de casa, o que é o mais legal do forum.

Todos temos nossas verdades. Por isto este é um fórum de discussão!

A verdade de um pode não ser a verdade do outro. E aí entra o diálogo no meio.

Muito me assusta o que aconteceu no outro tópico, por exemplo. Quando disse que as pessoas deviam "ouvir mais e rotular menos", um destacado forista se sentiu ofendido. Ora, temos um espaço para discussão, não para lamentações. Fazer bom uso dele é que nos leva a isto que você escreveu: Livre exposições das verdades pessoais de cada um, o que não implica, claro, que a verdade de cada um seja impassível de questionamento.

A grande verdade é que cada um tem e sempre terá suas preferências. O que não podemos é tentar impor preferências a todos, classificando aqueles que não internalizaram aquela verdade como "surdos", "loucos", "incompetentes"...

Vivemos sempre nesse limiar aqui no fórum. Aliás, todo fórum vive sobre este limiar, é o conflito natural de todo espaço público.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, acho que agora vc conseguiu se expressar de uma forma melhor digamos. Nós compartilhamos muito da forma de pensar com relação a esse assunto. OK talvez não com relação a musica eletrônica, mas bola pra frente rs

Mas agora, para não ficarmos apenas no reino subjetivo onde parece que NADA do que EU escuto tem alguma relação com o que VOCÊ escutaria na mesma situação, vc não acha que a graça de um grupo tão plural seria exatamente identificar uma forma de nos comunicarmos e dizermos coisas que vc pode relacionar as suas experiências pessoais e aprender com isso? Do tipo eu posso escutar algum alto falante e dizer que eu gostei pela forma como ele recria exatamente o timbres dos instrumentos de sopro que eu gosto de ouvir. Vc pode simplesmente pegar essa informação e reclamar que um instrumento de sopro pode soar diferente por N fatores externos. Eu até concordo com você, mas vc acha necessário essa sua observação buscando invalidar o que eu disse ou vc poderia simplesmente entender que pra mim aquele falante soa mais fiel para instrumentos de sopro do que a "média".

Com qual reação você acha que o forum se beneficiaria mais?

É disso que eu estou falando. Mesmo o cara fanboy por alguma marca pode trazer uma informação relevante.

Outra coisa, mesmo sendo algo subjetivo, vc nao consegue mesmo pegar a informação que vc ouviu e dizer numa escala de 0 a 10 o quão parecido com o "real" aquilo soou?

É uma coisa fantástica que o nosso cérebro consegue fazer muito facilmente e que os computadores sempre penaram, quantificar algo subjetivo.

E como é que se analisa um equipamento de áudio sem ouví-lo?

Eu já falei, pela credibilidade que vc dá ao que o outro falou. Leia novamente o que eu escrevi, dialogue mais, acrescente alguma coisa e pare de mimimi e frescura. Não tenho paciencia pra pessoas como vc.

E pra quem gosta de dizer aos 4 ventos que gosta de escutar música. Blz gente, vão escutar música então se o que for discutido nao for relevante pra vc. Eu tb gosto de ouvir música, agora mesmo estou ouvindo Abre-te Sésamo - Raul Seixas, na caixinha de som do meu laptop, acha que eu estou achando ruim? To faceiro aqui, mas estou tentando contribuir pra um forum onde se possa aprender mais e se sentir menos ofendido com o que os outros dizem/

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Off, eu acho que, a partir do momento que temos uma discussão válida, tudo é proveitoso.

Quanto ao fanboy, ele pode sim adicionar algo útil. O problema é o bias da coisa, a supervalorização, a irrealidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que quem le precisa fazer uma analise criteriosa. Infelizmente muitas pessoas que passam por aqui nao tem condiçoes de fazer uma avaliacao por falta de conhecimento ou de causa ou de quem esta levando tal informacao. Ai concordo que podemos estar induzindo uma decisao errada dessa pessoa. Mas temos que conviver, o dia todoo nos deparamos com esse tipo de coisa. Mas só chamamos de "propaganda" e pronto, sem problemas rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já falei, pela credibilidade que vc dá ao que o outro falou. Leia novamente o que eu escrevi, dialogue mais, acrescente alguma coisa e pare de mimimi e frescura. Não tenho paciencia pra pessoas como vc.

Compartilhar este post

Link para o post

Ok...não tem paciência pra pessoas como eu?

Que coincidencia...não tenho paciência pra pessoas como vc também. Realmente não suporto "maria-vai-com-as-outras".

E outra, onde eu postei mimimi e frescura? Se enxerga cara, voce é digno de pena.

Editado por Boccotte

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, posso ate estar enganado, mas me parece que logo logo esse topico será fechado.

Compartilhar este post

Link para o post

Que isso, minha gente, pra quê a animosidade?

Vamos deixar o tópico fluir, afinal, é um dos raros tópicos que não está permeado de mimimi e choradeira aqui no Hi-Fi.

Compartilhar este post

Link para o post

Pow pessoal vamos acalmar as emoções, se continuar assim logo logo fecham.

Acho legal o pessoal expor os diferentes pontos de vista, só temos a ganhar com isso, seja concordando ou discordando da informação de cada.

Para mim que quase não tenho experiência e contato na parte de Hi-Fi está sendo muito bom ler várias opinões/críticas (no bom sentido da palavra).

Compartilhar este post

Link para o post

Pow pessoal vamos acalmar as emoções, se continuar assim logo logo fecham.

Acho legal o pessoal expor os diferentes pontos de vista, só temos a ganhar com isso, seja concordando ou discordando da informação de cada.

Para mim que quase não tenho experiência e contato na parte de Hi-Fi está sendo muito bom ler várias opinões/críticas (no bom sentido da palavra).

Primeiro passo, pra quem não tem experiência: Vá ouvir música ao vivo sempre que puder.

Não amplificada, se possível música clássica/erudita (eu achava chato pra caraleo, mas se for um Wagner, Holst, é muito bom), pequenos grupos tocando, inclusive de tipo de música que vc não gosta, porque seus ouvidos se acostuma com o timbre dos instrumentos.

Compartilhar este post

Link para o post

não sei se entendi bem o que o texto quer passar, mas se entendi, posso fazer uma analogia com o vinho

tem gente que entende de vinho, os enófilos, e tem gente que entende de vinho igualmente, os enochatos

vocês já devem ter escutado falar dos dois tipos

enófilo toma o vinho pelo prazer de tomar o vinho

enonchato toma vinho pelo prazer de criticar o vinho

o primeiro descobre as coisas por puro acaso (mas olha, este vinho tem notas de chocolate e café!), obviamente pq tem a lingua e olfatos bem treiados, mas não despreza um vinho de 15 reais na janta da casa de um amigo, só pq ele custa 15 reais

o segundo procura isso, não se permite tomar vinhos de baixo custo e ainda fala mal das escolhas alheias, mas de qualquer forma, também é uma pessoa bem treinada

os "escutadores de música de sistemas hi-fi" podem ser definidos da mesma forma

audiófilos e (um termo que já assou por aqui) audiotas

audiófilo se deixa envolver pela música, casualmente descobre nuances dela (as unhas batendo nas teclas do piano, a respiração do violinista...) "por puro acaso", bate o pé enquanto o baixo está dado aquela passada solo num disco de jazz e canta junto quando conhece a letra

audiota se deleita em procurar "pelo em ovo" nos mais diversos sets depois que escutou uma vez este "pelo" em um set mais refinado onde alguém mostrou "ouviu o peido do violonista? será que foi molhado ou seco?", ele não procura a musica, procura tudo o que está em volta dela, e acaba não desfrutado

agora, é inegável que um set bom te faz querer descobrir coisas da música que tu antes não conhecia, te faz escutar "com outro ouvido"

mas quando tu só quer escutar o que não escutava, tu passa a ser um enochato da música

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro passo, pra quem não tem experiência: Vá ouvir música ao vivo sempre que puder.

Não amplificada, se possível música clássica/erudita (eu achava chato pra caraleo, mas se for um Wagner, Holst, é muito bom), pequenos grupos tocando, inclusive de tipo de música que vc não gosta, porque seus ouvidos se acostuma com o timbre dos instrumentos.

concordo plenamente , pois referência é isso, gostar de musica é isso, tem que ouvir ao vivo pra realmente sentir como soa . to de cara que perdi emerson nogueira aqui na minha cidade, puta referencia na hora de escutar cds queria muito ter respirado o show, e como disse o offtime o teatro positivo deixa a desejar em varios quesitos!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não sou do hi-fi (por não ter o dinheiro disponível pra tal categoria de equipamentos; e por viver no Brasil hehe) mas desde que me conheço por gente, ouço música da melhor maneira que estiver ao meu alcance. Os equipamentos são os meios e não os fins.

Aqui na minha cidade tem um festival de blues e jazz anual, e até um tempo atrás era realizado num local com boa acústica planejada (teatro de arena) e ao vivo o som era equilibradíssimo, sem picos estridentes de agudos, facil distinguir quem está tocando qual guitarra, quem está tocando qual instrumento, etc. E infelizmente hoje, é realizado dentro de um ginásio (uma quadra de basquete, futsal, volei) onde tem MUITO eco, os agudos são ensurdecedores, não é facil distinguir uma guitarra da outra, as vozes ficam apagadas e sem graves... tudo aquilo que eu detesto num trio de carro (som pra fora).

Onde eu quero chegar:

Quem gosta da música realmente (qualquer que seja ela, eu acho), busca esses detalhes na hora de escutar. Eu deixei de ir nesse festival porque não consigo ficar naquele ambiente poluído, musicalmente falando. E no carro a mesma coisa, busco com o dinheiro que eu tenho, o som mais equilibrado que eu puder ter. Por isso não tenho "6x9 no tampão" nem nada que não colabore pra essa clareza que a gente tanto gosta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...