Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Cogumelo Jones

Projetim SQPL Baratásso!

Recommended Posts

Postado em

Essa questão da caixa é complicada! No manual fala 42 Litros! 32 é litragem pra Sub dutado, da NAR, de 10 polrgadas!

TODOS os Sub de 12 da NAR são 60 litros pra caixa dutada!

Cheguei a mandar um e-mail pra lá e eles confirmaram! É 60 litros mesmo manolo!

Esse lance de gastar muito ou pouco é complicado! Acho que vai de cada um também!

E eu definitivamente não quero gastar horrores no som do meu carro!

Não acho que custo x benefício tenda sempre pra preço e qualidade zero:

Vc pode querer comprar algo barato demais em detrimento da qualidade!

Ou vc pode comprar algo da melhor qualidade possível, mas absurdamente caro!

O Custo x benefício é o equilibrio. É você comprar algo de boa qualidade, por um preço bom (justo). É simplesmente fazer um bom negócio!

Eu acredito plenamente no custo benefício! Acho que se a pessoa pesquisar bem da sim pra comprar algo descente, por um preço bacana!

Os Subs da NAR são um exemplo: Um Sub Serie 2 de 12 da NAR custa 220 reais! Um bom Sub, por um bom preço!

Não acha?

60L é como se fosse uma caixa padrão, eu prefiro uma caixa maior e sintonia um pouco mais baixa, os bumbos ficam mais macios e extendidos e o sub desce mais, só que perde um pouco de eficiência (velocidade) nos bumbos mais rápidos (bumbo duplo) !

Pra qualidade uma caixa menor é até melhor, pois além do delay ser menor, os bumbos ficam com mais impactos, o solo da bateria um pouco mais precisos, mas pequena d+ fica uma característica de grave seco !

Se você não escuta rock metal, que normalmente tem pedal duplo constante, e gosta de um sub que desça mais iria fácil na de 60L ! Quem é melhor pra recomendar caixa que o próprio fabricante ?

Postado em

60L é como se fosse uma caixa padrão, eu prefiro uma caixa maior e sintonia um pouco mais baixa, os bumbos ficam mais macios e extendidos e o sub desce mais, só que perde um pouco de eficiência (velocidade) nos bumbos mais rápidos (bumbo duplo) !

Pra qualidade uma caixa menor é até melhor, pois além do delay ser menor, os bumbos ficam com mais impactos, o solo da bateria um pouco mais precisos, mas pequena d+ fica uma característica de grave seco !

Se você não escuta rock metal, que normalmente tem pedal duplo constante, e gosta de um sub que desça mais iria fácil na de 60L ! Quem é melhor pra recomendar caixa que o próprio fabricante ?

Num é? HEhehe

Essa de 60 L vai ser dutada pra um amigo meu. Ele vai de NAR Serie 1 de 12!

A minha provavelmente vai ser NAR Serie 2 de 12 em Selada de 35 L!

Eu vô na recomendação do fabricante, pois como sou meio leigo, fica fácil de fazer mierda hehe!!

Postado em

Num é? HEhehe

Essa de 60 L vai ser dutada pra um amigo meu. Ele vai de NAR Serie 1 de 12!

A minha provavelmente vai ser NAR Serie 2 de 12 em Selada de 35 L!

Eu vô na recomendação do fabricante, pois como sou meio leigo, fica fácil de fazer mierda hehe!!

Pra você ter uma ideia os subs nar antigo SW2 pediam caixa bem maiores ! O de 10 (10sw2) pedia 56L, o de 12 (12sw2) pedia 85L, isso para resposta plana !

Postado em

Eu tinha pensado em fazer a caixa selada! Por isso precisava de um amplificador que dê pelo menos uns 300W rms!

O NAR Serie 3 é bacana! Problema é aquela bobina dupla 6+6 ohms. Haja amplificador pra tocar isso!

Man, qualquer ampli que faça bridge 4 opms toca esse nar bobina dupla de 6 ohms...

abs

Postado em

Pra você ter uma ideia os subs nar antigo SW2 pediam caixa bem maiores ! O de 10 (10sw2) pedia 56L, o de 12 (12sw2) pedia 85L, isso para resposta plana !

Nossa Senhora!

tá doido! Ai acho meio inviável! A caixa fica muito grande!

Postado em

Man, qualquer ampli que faça bridge 4 opms toca esse nar bobina dupla de 6 ohms...

abs

Falando de Sub! To pensando aqui na possibilidade tb de pegar um PHD FB12.1, 300W RMS, Bobina Simples de 4 Ohms! Parece um bom sub!

No caso do bobina dupla (foi o que eu pude ver as especificações, mas num deve ser muito diferente) A frequencia de ressonãncia deu 36hz em uma caixa dutada de 65 litros!

A Frequência de Banda Passante (EBP = Fs/Qes ou seja EBP=32/0,39) é igual a 82, ou seja, pelo que tenho estudado, é um Sub que tocará melhor em caixa dutada!

Li no NTriX Sound que: "Se o valor foi menor que 50, o Subwoofer é mais indicado para um Caixa Selada. Se for maior que 60, o mais indicado é usar uma Caixa Dutada e finalmente, se estiver entre 50 e 60, ambos os tipos de Caixas Acústicas podem ser usadas."

Será que isso procede mesmo?

No caso do NAR 1204SW2, se for seguir esse raciocínio, ele seria mais indicado pra caixa selada pois o EBP dele é de 23 (Fo=22,153hz e Qes=0,961)

Numericamente falando, a vantagem do NAR (além de ser mais barata R$220,00) é que desce bem (Fo=22hz)! A desvantagem é a sensibilidade que é baixa, (84,9db) ainda mais colocando em caixa selada!

Ja o PHD teria bem mais (SPL 89db), ainda mais colocando em caixa dutada!

O que vcs acham? NAR 1204sw2 em Selada ou PDH FB 12.1 em dutada?

Penso que o NAR terá uma resposta melhor e mais precisa (Mais qualidade), enquanto o PHD dará mais SPL!

Oque me dizem?

O meu receio é! Será que esse NAR de 12 em selada o SPL num ficaria meio fraquinho naum? E será o o PHD em dutada num iria perder muita qualidade naum? Aff tô muito indeciso! heheh

Postado em

Quem me conhece (meu nome é André Junqueira), sabe que tenho bastante experiência com NAR.

Prefiro eles em caixas seladas grandes (25L para o 10SW2 e 35L para o 12SW2).

Quanto ao SW3, é um dos melhores subwoofers que já escutei. E não tenha medo da impedância, a maioria dos BONS amplificadores suporta a ligação em 3 Ohms.

Quanto ao custoxbenefício, não quis dizer que deva ser despresado, apenas que o primeiro critério seja TER BENEFÍCIO. É que vejo muita gente recomendar equipamentos ruins apenas por que são baratos e isto me tira do sério. Como trabalho no ramo, seria anti ético falar mal desta ou daquela marca, mas de vez em quando fico com vontade...

Não é o caso de NAR, pois é uma marca que sempre foi voltada para som de qualidade. Quando o Nicolas (o N da marca) decidiu parar de importar JL e MB Quart, quis oferecer um produto com qualidade similar a um custo compatível com o mercado brasileiro. Isso é custo x benefício!

Postado em

Quem me conhece (meu nome é André Junqueira), sabe que tenho bastante experiência com NAR.

Prefiro eles em caixas seladas grandes (25L para o 10SW2 e 35L para o 12SW2).

Quanto ao SW3, é um dos melhores subwoofers que já escutei. E não tenha medo da impedância, a maioria dos BONS amplificadores suporta a ligação em 3 Ohms.

Quanto ao custoxbenefício, não quis dizer que deva ser despresado, apenas que o primeiro critério seja TER BENEFÍCIO. É que vejo muita gente recomendar equipamentos ruins apenas por que são baratos e isto me tira do sério. Como trabalho no ramo, seria anti ético falar mal desta ou daquela marca, mas de vez em quando fico com vontade...

Não é o caso de NAR, pois é uma marca que sempre foi voltada para som de qualidade. Quando o Nicolas (o N da marca) decidiu parar de importar JL e MB Quart, quis oferecer um produto com qualidade similar a um custo compatível com o mercado brasileiro. Isso é custo x benefício!

Sei que a qualidade do SUB NAR é idiscutível! Sei que são excelentes, pois apesar de eu ainda não ter tido o privilégio de ouvir, nunca ví ningué falar mal!

A questão é! Essa Sensibilidade baixa do 1204SW2 Num prejudica o SPL naum? Ainda mais em caixa selada que sabemos que da menos SPL que dutada?

Porque quero (pra mim) um SQPL! Num precisa dispara alarme! Mas gosto que os graves se destaquem!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...