Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guto_de_Almeida

Tratamento acústico nas Cornetas!

Recommended Posts

A não ser que façam um receptáculo de madeira individual dentro da caixa!

É assim que eles fazem na showcar! Fazem uma caixa grande, e uma menorzinha dentro, só pra "vedar" o local onde ficam os drivers e tw! Dessa forma, n chega a forçar os drivers e tws!

As caixas "trio" que vi por aqui tem uma frente única, mas a corneta fica fora da caixa. Assim apenas parece uma caixa só, sem problemas com vibração.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E depois os que compraram vão reclamar do barulho causado pela vibração das cornetas.

É um serviço bom, só que ao contrário.

acredito que sim, mas grande maioria das pessoas que conheço tem uma caixa dessas, já vi sub nitro nessas caixas... e sinceramente nunca ouvi barulho nenhum, nem reclamações...

Compartilhar este post

Link para o post

e toca que é uma beleza né?

[^]

hehe, não sei se tu concordou comigo ou foi irônico... mas nunca vi ninguém reclamar delas.

Compartilhar este post

Link para o post

hehe, não sei se tu concordou comigo ou foi irônico... mas nunca vi ninguém reclamar delas.

Não concordei não, fui irônico mesmo.

essas caixas "prontas" são horríveis!

o povo não reclama porque tem 2 boca di dozi e 4 d250x e grita pra kraleo.

mas eficiência e qualidade é zero.

sabiiiia que ia dar mer** esse tópico... mas como sou teimoso, acabei criando-o!

huahuahua

mer** pq?

é um fato que isso acontece.

até na minha caixa de MG é dividida ao meio e em cada lado tem um 10pw3 + d210ti [^]

sei que ta errado, quem sabe em breve eu faço algo diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

o intuito do tópico era mostrar que muitas vezes é necessário fazer o "ERRADO" (mesmo em muitos casos eu achar que não é errado não) para se conseguir litragem!

Mas já que vai fazer o "ERRADO" amenize os efeitos colaterais! rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Todo e qualquer material vai ter uma frequencia natural de ressonancia, frequencia que vai depender do comprimento e também da espessura draras paredes. E geral as cornetas de aluminio obviamente tendem a vibrar menos que as de plastico, mas levando em consideração um bom projeto. Se for uma casquinha fina de aluminio, a ressonancia vai existir e em frequencias mais altas.

Gostei da dica do Kleber, umas boas camadas de fibra ajudam.

É por isso que boas cornetas de uso profissional, feitas de aluminio ou fibra de vidro custam caro, por terem paredes grossas. Mas nem só de parede grossa vive uma boa corneta. As vezes um desenho mais elaborado, com reforços estruturais permitem reduzir a espessura , sem comprometer as paredes, deixando-as mais rigidas.

Dentre as cornetas de plastico, existem muitas diferenças entre fabricantes, inclusive nos materiais , se são feitas de ABS ou NYLON . Se você pegar uma HM1725 original da selenium e pegar uma generica (ludovico por exemplo) a diferença é gritante.

Quanto mais comprida a corneta pior é. Por isso muitas vezes escutamos drivers soando no estilo "voz de pato" em cornetas plasticas compridas 14-25 e ainda por cima de gosto duvidoso com uns grafites e tudo mais kkk.

Em se tratando da utilização em driver TI, a coisa piora pois a medida que a frequencia aumenta, o comprimento da onda diminui, então as vibraçoes do cone irão causar "coloração" no som, além da aspereza do material contribuir também para modificar o som.

Gutão, esquenta não cara. Teus topicos são sempre legais e ajudam os novatos.

Compartilhar este post

Link para o post

As caixas "trio" que vi por aqui tem uma frente única, mas a corneta fica fora da caixa. Assim apenas parece uma caixa só, sem problemas com vibração.

As que eu ja vi, tambem sao separadas.

o intuito do tópico era mostrar que muitas vezes é necessário fazer o "ERRADO" (mesmo em muitos casos eu achar que não é errado não) para se conseguir litragem!

Mas já que vai fazer o "ERRADO" amenize os efeitos colaterais! rsrsrs

So quem poe a mao na massa entende,

que tem fazer certos milagres kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

acredito que sim, mas grande maioria das pessoas que conheço tem uma caixa dessas, já vi sub nitro nessas caixas... e sinceramente nunca ouvi barulho nenhum, nem reclamações...

Pode ser que a corneta ficasse fora da caixa, ou em câmara separada.

Mas vá lá, pra quem tá na mer** e não quer refazer nada, removam o sub, prendam BEM a "bunda" da corneta na caixa usando uns tocos de madeira e voltem o sub.

Não resolve, mas deve ajudar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

e trocar as cornetas de plastico por cornetas de aluminium pode resolver o problema da vibração ?

Considerando o custo de uma, não é melhor fazer uma boa caixa não? A mais barata sai na faixa dos 40 reais. Se vc usa duas, já vão ser 80 reais, ou seja, o preço de uma caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera eu estou com uma duvida parecida mais comigo são falantes quadriaxiais de 6.. e como tenho uma saveiro quadrada eu nao quero furar

as laterias das portas. Que ja fiz isso e com o tempo zuou todas e tive que trocar... fiz uma caixa e coloquei tudo ! kkkkk

- 1 Sub falcon fs 600D 4+4Ohms de 150w RMS ( Ligado na Saida de Sub do Modulo 150w em 2Ohms )

- 2 Hurricane 6,5 Quadriaxiais de 90w RMS 4Ohms cada. ( Ligado 1 Em cada saida estéreo do modulo )

- 1 Duto de 3 Polegadas na Parte de tras da caixa.

- Modulo H-Buster 3 Canais T-310 Aquele prata antigo.. ta comigo a 4 anos e por incrivel que pareça ainda funciona normal ! hahaha'

( 2x 55w em 4Ohms ou 2x 75w em 2Ohms)

( 1x 130w em 4Ohms ou 1x 150w em 2Ohms)

A Caixa foi feita em MDF de 1,5mm a vedação externa foi feita com a mistura de cola com serragem e a interna com silicone de vedação. (Não Passa Nada pelas frestas !)

Abaixo tem o link da caixa pronta... bom a principio coloquei um duto de 2 pol. vi que saia muiiito mais muiiiito ar de dentro.. mudei pra 3 pol. nao sai tanto ar assim..

mais meu medo é dos falantes nao aguentarem a pressão interna que o sub provoca la dentro.

Pode ocorrer danos aos meus falantes ? Pra não perder essa caixa... alguem tem alguma opinião ?

queria manter o mesmo projeto... pois uso o carro pra trabalho, e essa caixa é removivel.

Obrigado ! :D

https://imageshack.com/i/f30tpaj

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...